Renault Clio vendeu meio milhão de unidades e é o modelo preferido dos portugueses
Provavelmente, todos os portugueses já andaram de Clio, muitos já tiverem um destes automóveis Renault, e seguramente não haverá quem não conheça os vários modelos que chegaram às nossas estradas. Não são meia dúzia deles, falamos em meio milhão nos últimos 33 anos. Casais viveram as suas histórias de amor dentro de um, foi transporte para a família, para os filhos, foi o primeiro carro de muitos portugueses. A Renault Portugal marcou este número que não está ao alcance de qualquer marca e modelo!
Meio milhão de unidades vendidas, só em Portugal, significa que saíram da Rede de Concessionários da Renault, em média, mais de 40 Clio por dia. Desde que foi lançado, "nenhum outro automóvel conseguiu chegar a tantos portugueses".
Os números indicam que este é um dos modelos mais populares no país:
- Em 12 anos, o automóvel mais vendido em termos absolutos, seis deles consecutivos: 1999, 2002, 2003, 2008, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020;
- Em 15 anos foi o líder do segmento: para além dos anos em que foi líder absoluto de vendas, 2006, 2007 e 2012;
- Em 25 anos esteve no pódio dos mais vendidos e, em mais de três décadas, só em 2005, não esteve no top 5 absoluto de vendas.
A história do Renault Clio traduzida em números
Contabilizadas as vendas até ao dia 4 de dezembro de 2023, o Clio I, comercializado entre setembro de 1990 e março de 1998, permanece como a geração mais vendida, com um total de 172.258 unidades comercializadas: 139.124 das versões de passageiros e 33.134 como comercial de dois lugares.
Entre abril de 1998 e setembro de 2005, o Clio II assumiu-se como a segunda geração que mais vendeu em Portugal, com um total de 163.016 unidades: 112.471 como automóvel de passageiros e 50.545 como comercial ligeiro.
Já o Clio III, vendido entre outubro de 2005 e novembro de 2012, conquistou o coração de 65.107 portugueses: 55.374 nas versões de 5 lugares e 9.733 como 2 lugares.
O Clio IV vendeu mais do que o antecessor, com um total de 79.263 unidades vendidas no país, entre novembro de 2012 e novembro de 2019: 71.705 como ligeiro de passageiros e 7.558 como comercial ligeiro.
Desde setembro de 2019 e até 4 de dezembro de 2023, já foram comercializadas 23.108 unidades do Clio V e, hoje, a versão híbrida já é responsável por 14% das vendas do modelo.
A partir de 19.400 euros, um novo Renault Clio com renovados argumentos: uma gama de motorizações, para que cada cliente possa encontrar uma versão adaptada às suas necessidades - seja híbrida, bi-fuel (gasolina e GPL), gasolina ou gasóleo; mas também uma gama mais atrativa, ainda que simplificada, agora com três versões - Evolution, Techno e Esprit Alpine.
Apesar de ser caro!
Nunca tive um nem andei num lol, faço parte da outra percentagem
E eu também. 🙂
Apesar de que ao fim de um ano é só barulhos parasitas no interior
Falta uma versão a…
É o carro mais vendido. O preferido duvido que seja este, mas acredito que seja dos mais acessíveis.
O preferido acredito que seja um Porsche ou Ferrari, no entanto o Clio ao longo de gerações de Avós, Pais, Filhos, Netos é a escolha dos Portugueses e de facto é um carro com uma boa relação qualidade/preço.
Já tive uma Clio 1.5 DCI comercial de 2002 e andei com ela 280K e era o meu carro de trabalho na altura, a empresa depois trocou por novos mas enquanto andei nela nunca deixou ficar mal.
Barulhos parasitas e carros franceses é um casamento pra vida….
Ao contrario do meu…tive exactamente esse modelo, comprei com 0km em 2002
Cheguei a 180 mil km e tive que mandar para o abate, porque foram problemas atrás de problemas (problema de injetores – que é conhecido, o conta-rotações/velocimetro deixou de funcionar, perda de água constante, etc…) tive tanta dor de cabeça que nem o mecânico que ia, nem quis comprar o carro…em 2015 faleceu…
Depois comprei outro…fui para a Opel. Até a ver não tive problemas graves desde 2015…
Acho que todos os carros é uma questão de sorte ou azar…um pouco como jogar uma roleta russa…
99% das avarias tem a ver com as manutenções.
Óleos fracos, trocas fora do estipulado, água do radiador não mudada, combustiveis sem aditivo, não trocam filtros do gasóleo e por aí fora…
Esta Clio tinha mudança de óleo de 30 em 30K no manual mas a empresa fazia sempre entre os 10 e 15K, até o óleo da caixa mudaram 2x algo que nem no manual fala, mas se tiverem um bom mecânico eles explicam tudo que se deve fazer para não terem problemas nos carros.
Aqui na empresa temos 9 Clios e já vão na terceira geração e o pessoal não prefere outro carro, mas agora até vão trocar para o modelo eléctrico estou para ver o que vem aí.
Carro preferido é algo que só cada um de nós o possa dizer. Eu cá adorava conduzir um Mustang (daqueles que deitam fumo)…
As vendas devem-se muito a 2 coisas:
Rent a car, nao ha rent a car que nao tenha clios, e frotas empresas.
Conheco muita gente que nunca andou num,, e eu das vezes que andei foi devido a rent a car e nada mais.
Existem muitos na estrada sem duvida, principalmente das geracoes mais antigas, tal como os Opel Corsa e Peugeot 206/208.
É e será a nivel nacional um modelo iconico apesar de noutros paises onde ha mais poder capital nao ser um carro de destaque, mas aqui estamos a falar apenas de Portugal.
E mesmo que o cliente final ande cada vez mais a olhar para outras propostas, o rent a car vai sempre fazer o Clio vender e encher os stands de usados, com Clios. É o carro ideal para quem acabou de tirar a carta e quer algo de baixa manutencao, e que serve bem para o dia a dia e primeiros anos.