Renault 5 E-Tech é o vencedor da categoria melhor citadino no Elétrico do Ano ACP
O Renault 5 E-Tech foi eleito o melhor citadino na eleição do Elétrico do Ano ACP, uma categoria dedicada aos modelos urbanos 100% elétricos.
É uma das propostas mais recentes da Renault, recuperando e atualizando para o segmento dos elétricos um dos ícones da indústria automóvel europeia entre as décadas de 70 e 90.
Este ícone reuniu as preferências de milhares de pessoas que participaram na votação deste concurso organizado pelo Automóvel Clube de Portugal.
A concurso para o melhor citadino elétrico estavam mais cinco modelos, entre eles o Abarth 500e, o Alfa Romeo Junior Elettrica, o Citroën ë-C3, o Dacia Spring e o Mazda MX-30. A votação decorreu entre 15 e 30 de outubro.
O concurso Elétrico do Ano ACP pretende eleger o modelo de automóvel elétrico preferido dos portugueses em quatro categorias: familiares, premium, citadino e crossover/SUV. Encontrando-se encerrada a votação dos modelos citadinos, a próxima votação relativa à categoria crossover/SUV terá início a 15 de dezembro.
Cada um dos votantes habilita-se a ganhar um Smart #1, sendo-lhe também oferecida a quota de sócio do ACP durante um ano. Este prémio será entregue no final de todas as votações, no dia 15 de janeiro de 2025, às 15 horas.
É ainda atribuído um prémio de 250 euros em carregamentos na APP ACP Electric a quatro participantes que votaram nos carros vencedores de cada uma das categorias.
Pode participar no concurso Elétrico do Ano ACP através da votação, aberta ao público, aqui.
O carro bonito é mas é bem caro…
Nunca percebi estes concursos… basicamente o carro ainda nem saiu… mas é o melhor citadino eletrico do ano! Com base em…? Pois… basicamente é só o melhor citadinho eletrico com base no gosto estético de cada um.
Não saiu, mas todos os que votam e avaliam já andaram com ele, fizeram ensaios e tiveram acesso a muita informação nas fases que antecedem o lançamento.
Como assim ?
“Este ícone reuniu as preferências de milhares de pessoas que participaram na votação deste concurso organizado pelo Automóvel Clube de Portugal.”
Dizes que milhares de pessoas em PT, que votaram, já experimentaram este carro que ainda nem saiu ?!
Não me parece…
Onde diz que experimentaram o carro milhares de pessoas? Malta, vocês têm de fazer um esforço para perceber o que é dito. Muitos (alguns) já o testaram, mas seguramente a maioria apenas adquiriu informação via meios especializados, páginas de construtores, entre outras fontes. Mas não o ter testado, não invalidem que possam votar nas suas preferências, certo?
Não especulem cenários maquiavélicos que só existem na vossa imaginação.
Já agora, vê aqui: https://bit.ly/3CeE6EW que te parece? 😉
“Onde diz que experimentaram o carro milhares de pessoas?”
Onde? Diz aqui:
“todos os que votam e avaliam já andaram com ele, fizeram ensaios e tiveram acesso a muita informação nas fases que antecedem o lançamento”
– já andaram com ele
e
– fizearm ensaios
e
tiveram acesso a muita informação.
Todos os que votam e avaliam, tu lê bem. Não me estava a referir a esta votação em particular, mas sim “a estes concursos” que foi o que foi referido no comentário que comentei, alargando a outros onde os carros em votação, como, por exemplo, a votação para o carro do ano, são votados pelos que analisam. Vocês não sabem ler bem as coisas. Este concurso, não foi o único referido, ele alargou a “outros”. Neste é de inscrição a quem quer votar. Mas não são os que votam e avaliam. 😉
@ Vitor. Diz o artigo que votaram milhares como referido acima.
“Não saiu, mas todos os que votam e avaliam já andaram com ele” Dizes tu.
Concurso organizado pelo ACP Portugal.
Votos em Portugal.
Todos os que votam e avaliam, tu lê bem. Não me estava a referir a esta votação em particular, mas sim “a estes concursos” que foi o que foi referido no comentário que comentei, alargando a outros onde os carros em votação, como, por exemplo, a votação para o carro do ano, são votados pelos que analisam. Vocês não sabem ler bem as coisas. Este concurso, não foi o único referido, ele alargou a “outros”. Neste é de inscrição a quem quer votar. Mas não são os que votam e avaliam. Este só votam. 😉
@Vitor. Não envieses as respostas.
O artigo refere-se ao concurso do ACP, em Portugal e quem participou cá.
O artigo, mas eu respondi ao comentário. Está bem explicado.
O @TugAzeiteiro disse “Nunca percebi estes concursos… basicamente o carro ainda nem saiu… mas é o melhor citadino eletrico do ano! Com base em…? Pois… basicamente é só o melhor citadinho eletrico com base no gosto estético de cada um.”
Estes, como é óbvio, existem vários. Este é der acesso por inscrição, livre, portanto, e outros, igualmente frisado no seu comentário, são apenas para um juri que os ensaiam, analisam, antes de votar. E aí, nesse sentido, vem o meu comentário:
“Não saiu, mas todos os que votam e avaliam já andaram com ele, fizeram ensaios e tiveram acesso a muita informação nas fases que antecedem o lançamento.”
Os concursos que exigem uma avaliação, um ensaio, já andaram com o carro para poderem votar.
Neste aberto do ACP, como podes ver, é por inscrição.
Não comentei o artigo, mas sim o comentário 😉 tens de estar atento.
Hummm, então é mais um concurso que reflete o prisma de uma amostra, que não é a realidade.
Ou seja, era a mesma coisa que dizer que o citadino do ano para o Vítor M. é o carro “x”.
Não, até porque as pessoas que votam, seguramente todas elas, estão devidamente munidas de informação. Uns, na prática, outros pelo que foi disponibilizado pela imprensa e construtores.
Segundo os regulamento, as pessoas podem participar mediante as regras. E há ali vários pontos:
O participante vencedor de cada categoria é sorteado entre os participantes que acertaram no carro mais votado dessa categoria.
O participante grande vencedor do ACP Elétrico do Ano 2024 é sorteado entre os participantes que acertaram no carro mais votado de todas as categorias.
As pessoas votam com base em quê? Na informação que dispõem. Uns por já terem na prática o conhecimento (e são muitos os que acompanham as marcas e fazem os ensaios), outros pela informação relevante que obtiveram. É o conjunto de todos que se escrutina o vencedor.
Para mim (que não votei nesse evento) o citadino do ano é sem dúvida o R5…. e que fantástico carro que é. Acompanhamos o carro desde a conceção do design até à prova dinâmica internacional há umas semanas: https://bit.ly/3CeE6EW
Qualquer dúvida, dispõe. 😉
O outro também dizia que a maçã pintada no quadro era muito saborosa.
Se fosse tinta comestível, não havia problema. Era tudo digerível.
Estou atento.
E não arranjo desculpas de interpretação…
Mas arranjas para justificares o que não percebeste.
Como é que já ganhou se ainda nem sequer é cá vendido ?
Mas para as pessoas votarem na sua preferência tem de estar à venda? Só se vota com fatura?
Podem votar mas a sua votação é vazia de qualquer peso. É como me mostrarem 6 bolos diferentes e pedirem para eu votar no melhor sem eu ter experimentado nenhum ou apenas metade deles. O meu voto não vale nada.
Neste caso votaram pelo aspeto o que, decididamente, não é fator suficiente para definir o melhor EV do ano. Vptaram só para se candidatarem ao prémio, nada mais.
Mas a opinião das pessoas sobre a aparência, sobre o motor, a bateria, sobre o interior, sobre os valores de mercado… não vale? Claro que vale. Óbvio que vale. Ninguém lhes está a pedir que avaliem perante as performances do motor, a dinâmica da condução, o desempenho no dia a dia. Mada disso, este em especial não está a pedir que votem pela sua avaliação dentro do carro. As regras não são essas. E os portugueses têm dois pontos fundamentais para a sua escolha: o aspeto e o preço. Ponto!
Só esses fatores não fazem nenhum carro ser o carro do ano. Não é uma questão de regras é uma questão de bom senso.
De nada adiantam esses fatores estéticos e especificações se depois o carro se revelar fraco em outros fatores mais importantes (fiabilidade, economia, conforto, etc) e que afetem negativamente a sua utilização.
Entretanto, foi eleito carro do ano porque uns “maluquinhos” resolveram elege-lo sem o experimentarem apenas para se candidatarem aos prémios de um concurso.
Não faz absolutamente nenhum sentido.
Mas a escolha das pessoas não se podem basear no que está disponível? Dizes tu, para ti, porque as pessoas podem escolher. Agora, se for só pela fiabilidade, economia, conforto… então só um grupo muito pequeno pode escolher. Os que têm o carro, os que analisaram o carro e os que fabricaram o carro. Não estás a dizer coisa com coisa. Quer dizer, pela oferta, preço, design, especificações e configurações não permite escolher um entre muitos?
Não estás a pensar, desculpa lá.
Agora, se para outro tipo de prémio, o júri tem de conhecer o carro (como referi nos meus comentários), o ter conduzido e ter conhecimento mais técnico? Sim, e isso existe, o Carro do Ano em Portugal, European Car of the Year (ECOTY), Autobest – Best Buy Car of Europe, Green Car of the Year (Portugal e Europa), World Car Awards (WCA), Red Dot Award – Design Automotivo, entre outros prémios da imprensa especializada
Tudo bem, náo tenho qualquer problema em concordar em discordar de ti, neste assunto.
Uma amostra com 6 carros !
Existem várias dezenas de veículos no mercado.
Aí seria justo atribuir um vencedor.
Um carro que nao existe … Quanto pagou a marca pelo prémio ?
LooooL.
Existe e é muito bom. Vê aqui para limpar essa falta de conhecimento: https://bit.ly/3CeE6EW
Loool era um holograma 😀 ele há cada um!
ainda nem circula mas já ganhou , quem diz este diz muitos outros veículos de todos os tipos , diz muito sobre estes “prémios”