Registo de carros elétricos cresceu exponencialmente na Europa em fevereiro
A adesão aos carros elétricos na Europa seguia a um ritmo elevado nos últimos meses. Este é um movimento natural e que vai mudar completamente o panorama das nossas estradas no futuro próximo. A mudança está decidida e está já em prática.
Os números referentes a fevereiro foram agora apresentados e revelam um cenário muito animador. O registo de carros elétricos cresceu exponencialmente na Europa em fevereiro, chegando agora aos 92%.
O competitivo mercado de carros elétricos
Quem acompanhava os números do mercado automóvel tinha uma visão de que os registos de novos carros elétricos estavam a crescer a um ritmo muito elevado. Cada vez mais estes são uma opção no momento da compra, com todas as vantagens associadas.
Os valores deste mercado para o passado mês de fevereiro vem mostrar que este ritmo acelerou e que esta presença está ainda mais visível. De acordo com a JATO Dynamics, uma empresa do mercado automóvel, os registos de BEVs aumentaram 92%, para um valor de 38.700 unidades, e os híbridos plug-in aumentaram 153%, para 28.700 unidades.
Tesla não domina este setor no velho continente
Embora o Model 3 da Tesla domine as vendas de veículos elétricos no mercado global, esse domínio não existe na Europa. Consegue apenas a terceira posição neste mercado, com 3.481 novos registos em fevereiro de 2020. Curiosamente, o seu volume de vendas caiu 6% em comparação com o ano anterior.
Quem domina é o Renault Zoe que vende quase o dobro das unidades, com 6.391 registos em fevereiro. Surpreendentemente, o VW Golf Electric continua popular com 3.695 registos. O Peugeot 208 EV elétrico e o Nissan Leaf completam a tabela dos cinco carros elétricos mais vendidos com 3.463 e 2.416 novos registos.
As vendas de fevereiro de 2020 na Europa
Os números de carros elétricos continuam a crescer de forma elevada. Os seus registos saltaram das 75.400 unidades em fevereiro de 2019 para as 135.500 unidades no mês passado. O aumento de mais de 80% ocorreu às custas dos carros a diesel e gasolina.
Até agora, os veículos elétricos foram a maior salvação para os fabricantes que operam na Europa. Esta é uma boa notícia, pois os planos de eletrificação do setor finalmente receberam uma resposta positiva dos consumidores.
As vendas por cada um dos países
Embora a JATO englobe todos os tipos de veículos eletrificados não nos permite determinar números exatos de VE numa base geográfica, os dados mostram as vendas de carros elétricos por país. Em todo o continente, os VEs representaram quase um terço de todos os chamados registos eletrificados.
Assim, temos em França um valor de 14%, no Reino Unido temos 13%, na Alemanha 11%, em Espanha 10% e em Itália 8,6%. a Noruega liderou todos os outros mercados com 75% de registo de carros novos como modelos elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: JATO
Eu aposto nos hibridos plug in.
Com uma autonomia de 100kms.
Já eu aposto no Diesel no meu carro e na gasolina na minha mota
petróleo a 75+ outra vez, já.
é isso, é isso…
Boa aposta. Ando com um EV com um pouco mais de 100km de autonomia e chega para as minhas voltas. Só para as férias é que não dá. Resumindo , no meu caso ando 11 meses de elétrico e 1 uma semana de combustão… E no vosso caso come seria?
A partir de Março, as vendas dos carros, sejam eles eléctricos, híbridos ou de combustão, vão ter uma quebra monumental em toda a Europa!!!!!
Sem dúvida, mas será também um cenário transversal a quase tudo… e por tempo que não se consegue ainda definir. 🙁
Cabecinha pensadora!!……….
Quanto aos Teslas poderão voltar ao topo apenas quando tiverem o carro para o povo. Neste momentos as marcas europeias já estão a oferecê-los ainda com um preço elevado e de boa qualidade.
Nem toda a gente quer um tanque para dar umas voltinhas e tem cêntimos suficientes para ocmprá-los.
Não se pode extrapolar as vendas da Tesla na Europa por apenas um ou dois meses. Enquanto não existir produção na Europa, a produção da versão europeia vai continuar a ser feita por picos, que neste momento fazem com que as entregas no velho continente aconteçam quase todas no final dos trimestres. Um bom exemplo disto foi o ano que passou, onde houve muitos meses em que o Model 3 ficou em 2o ou 3o lugar nas vendas, mas acabou o ano com o dobro do segundo classificado (em 1o o Model 3 95247 e em 2o o Zoe com 47408).
Isto não invalida o que disse, apenas acho que não é por estes números que se pode tirar conclusões. Para mim é óbvio a Tesla não se vai aguentar no topo das vendas se não vender os tais carros do povo. Eu acho que é mesmo isso que vai acontecer. A Tesla vai ter um producto diferenciado e vai ter a maior parte dos lucros do mercado, mas não vai ser a marca mais vendida. No fundo, é um pouco o que acontece com a Apple.
Agora com os dados de Março o que dizem os iluminados que admitiam que a tesla não ía vender nada.
Para quem ñ sabe a Tesla só apresenta os valores das vendas trimestralmente.
Pois bem, com os dados que saíram a Tesla vendeu mais carros em Março do que todas as outras matcas juntas sobre carros elétricos.