Rede de carregamento vasta poderá não ser suficiente para impulsionar a venda de elétricos
Quando se menciona a transição elétrica, um dos grandes problemas apontados é a escassez de pontos de carregamento. Ora, na opinião de muitos, se os países não garantem uma vasta rede de carregamento pública que responda à necessidade, as pessoas não vão adquirir um carro elétrico, pela falta desse recurso, especificamente. Contudo, a experiência do Japão diz o contrário.
Apesar do investimento feito na rede de carregamento, a venda de carros elétricos, no Japão, não correspondeu ao esperado.
O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, comprometeu-se a tornar o país neutro em carbono até 2050. Para atingir o objetivo dentro do horizonte temporal, estipulou, em 2012, que seriam investidos cerca de 911 milhões de dólares. Este valor destinava-se à construção de postos de carregamento, por forma a estimular a adoção de carros elétricos.
Contudo, hoje em dia, as vendas de carros elétricos, no Japão, correspondem a cerca de 1% e, por isso, as centenas de postos outrora construídos estão obsoletas e a precisar de ser renovados ou fora de serviço, pela falta de utilizadores. Aliás, segundo o Zenrin Co, o número de postos de carregamento de carros elétricos caiu para 29.200, nos 12 meses terminados em março, contra os 30.300 do ano anterior.
Apesar de o governo do Japão ter estabelecido um objetivo de 150.000 postos até 2030, além dos outros planos em curso que visam aumentar a rede de carregamento, as novas informações poderão boicotar a ideia.
Segundo Akio Toyoda, presidente da Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA), o simples cumprimento dessa meta em específico poderá ser problemático, pois serão deixadas outras, igualmente importantes, para trás.
Ora, o Japão resolveu um dos muitos entraves à compra de um carro elétrico. Além da infraestrutura de carregamento, poderia ter apostado em facilitar a aquisição de um elétrico, através de ajuda pública, sensibilizar os consumidores para o seu potencial, ou até mesmo reduzir os benefícios associados aos motores de combustão.
Este artigo tem mais de um ano
Portugal demorará, pelo menos uns 10 anos, até ter uma rede mínima, de carregadores superchargers (+ de 100kw).
É o maior entrave à compra de um eléctrico.
Tens uma previsão muito optimista
Depende… se surgirem aqueles, como nos EUA, em que pagas 1800 euros anualmente e passas a poder usar toda a rede de carregadores gratuitamente, se calhar até é rápido. Desde que muita gente adira a esse serviço.
Não percebi… paga 1800 euros e usa gratuitamente?
É cada vez mais assim o “pensamento” das pessoas… são capazes de afirmar uma coisa e o seu contrário numa frase.
A matematica é o teu forte
Não, não é. O maior entrave é a falta de dinheiro do povo porque ainda são caros. Se não tens dinheiro sequer pra comprar o carro, não vais estar a pensar se há ou não super carregadores.
Maior entrave é o preço. Se um elétrico com 500km de autonomia a 80% e carregamento em 15 minutos existisse a menos de 15 mil euros vendiam que nem pães. E não é com subsídios que vamos lá pois esses subsídios saem dos nosso bolsos também. Baixem os impostos nos carros, eletricidade e o privado que criei baterias boas e baratas e a coisa va lá. do lado dos impostos nunca vai acontecer principalmente em Portugal, no lado do privado ainda va demorar uns 3 a 5 anos para o preços dos carros baixarem para valores acessíveis a qualquer um. Ter que dar 50 mil euros para ter um bom elétrico. Não obrigado. Não é por acaso que muitos de nós compra bons carros usados.
Pois é serve mt bem um usado até no maximo até 5k € a beber pouco levanos a onde os outros novos levam e se calhar não dá tantos problemas
Tempo de carregamento, autonomia e preço, são os entraves.
E alguns 50 anos para ter o parque perto dos 100% elétrico. Epic fail.
O tempo que demora a carregar…
Mais valia ir a um posto de abastecimento e trocar a bateria por uma que estivesse cheia.
As pessoas (pobres) não andam a nadar em dinheiro para irem a correr comprar um carro eléctrico.
E ainda nem entendi a obsecao pra trocar todos os carros no mundo andam com falta de dinheiro as marcas???
Se trabassem numa energia como o hidrogénio isso é que era trabalho.
hidrogénio não é uma fonte de energia, é apenas uma forma de armazenamento de energia por sinal pouco eficiente quando comparado com baterias
Por enquanto, a tecnologia evolui basta que haja um forte investimento
enquanto fusão nuclear não for viável, hidrogénio vai continuar apenas como forma de armazenamento e não estou a ver alguém colocar um tokamak num ligeiro nas próximas decadas
As marcas japoneses estão muito atrasadas na electrificação e a toyota está a nadar em hidrogénio !!!
Pelo menos a Toyota demonstra ser bem mais inteligente que as restantes marcas.
Hidrogénio é o futuro das viaturas, se realmente se pretende um parque automóvel de energia limpa, algo que com o carro elétrico nunca será conseguido.
Não sei se sabes, mas um veículo a hidrogénio é um veículo elétrico.
A toyota trabalhou com a tesla durante anos, incluindo ajudo a mesma a não ir à falência. Eles se quiserem fazem bons carros eletricos, têm experiencia e capacidade para tal. Estão é apostar mais no hidrogénio enquanto não se resolve bastante problemas dos carros a bateria.
Não é bem assim. O novo Lexus (totalmente elétrico) é uma vergonha na autonomia e motor.
Wtf…. Toyota é Japonesa e foi das primeiras marcas a electrificar. Tens o Honda e, tens o Renault ZOE e tantos outros só no mercado asiatico…
Grandes problemas: o abastecimento pode demorar 30 minutos a 5 horas.
Ora quem abastece quando vai para um sítio, perder 30 minutos é muito tempo;
Foram anunciados como “carregue em casa e poupe mais de 2500 euros anualmente”, só que isto só se aplica a quem tiver garagem ou vivenda. Quem morar em prédios é impossível ter carregamento em casa;
Com o avançar da tecnologia vai ser preciso pagar um serviço móvel para ter no automóvel, para usar a internet e os serviços de suporte ao carro. Será uma nova despesa mensal (talvez anual, dependendo das marcas).
No fim, ao cabo de 5 a 8 anos, o carro precisa de mais 15000 a 34000 euros para continuar a circular, a empresa irá oferecer 10%-25% do preço que recebeu, para ficar com o carro antigo, na compra de um novo. Com isso, torna-se impossível manter um carro destes por tanto tempo como um de combustão.
Para quem é mais velho (mais de 30) lembram-se de 1995-2005 em que o GPL era anunciado como sendo o “futuro do transporte individual e com poupanças de 60% a 70%”, está-se a repetir.
E qual e o problema do GPL? Tirando que os mitos que o povo criou acerca dele, poupanca real que tens comparando com um a gasolina continua a ser espectacular.
O meu carro já tem 7 anos e a bateria está a 80% de capacidade. é um dos eletricos que sofre mais degradação do mercado. Vou ter de gastar os 15000€ para o ano?
Isto de mandar bitaites por coisas que se vai lendo na internet é que está a dar. Chama-se pesquisa de sanita.
Essa dos 30 minutos já cheira mal, então tens autonomia 500kms dizer quem em 4 horas não paras 30minutos? então és um assassino ao volante. Sabes quanto tempo estou a perder por dia a carregar o carro? posso indicar 2segundos muito menos de quando ia á bomba. Chego a casa ligo o cabo e já está.
E achas que vai haver carregadores para todos se demorares 30 min a carregar o carro?
Fdx tanto tempo a på carregar
Só agora é que estão a perceber que o verde nos elétricos e a sua funcionalidade é uma fraude? Mais vale tarde do que nunca.
O pessoal jovem aí da anda iludido , daqui a uns anitos abrem os olhos.
A funcionalidade e uma fraude para quem? Quando compram estao a enganar em que? Para quem usa o carro para ir trabalhar e das melhores compras que se pode fazer. Se tiveres uma casa tens gastos de abastecer o carro extremamente baixos a juntar a isso a manutencao que tb e baixa. Agora que vais todos os dias de Viana do Castelo para Faro, entao realmente nao deverias investir num eletrico.
Extremamente baixos com eletricidade mais cara da europa e os impostos na mesa a subir todos os anos? quando começar a faltar eletricidade para todos vai ser ainda mais bonito. Alem disso nem toda a gente tem 30 mil euros para dar por um elétrico (dos mais rascas). Boa sorte. A tecnologia das baterias precisa de pelo menos 10 anos de maturidade para chegar a preços e comodidade da gasolina ou gás.
Isso de nao haver dinheiro a culpa nao e das construtoras, vao para a rua reclamar com os politicos e com os impostos que eles metem. Agora nunca vao faltar eletricidade, ou tb vamos dar o exemplo da falta de combustivel quando foi a greve dos motoristas de pesados?
Nao precisas de maturidade, vai ser a maturidade dos carros tesla e ve os graficos do grupo tesla Holanda e Belgica, e podes ver que os carros ao final de 10 anos ainda mentem a carga da bateria acima de 90%, isto sao dados reais de utilizadores reais, nao de um anuncio. E podes ver tb outros grupos nos USA que tem exatamente a mesma conclusao. Isto so mostra que as baterias com regulacao de temperatura sao eficases e quem compra em segunda mao pode esta tranquilo ( coisa que os Nissam Leaf nao tinham e perdem muita caga ao final de 10 anos).
Ora aí está, o EV neste momento só é alternativa para quem faz poucos kms. Para isto mais vale investir nos transportes públicos.
anon, desculpa mas discordo. Faço cerca de 300 km por dia e o elétrico é mais que viável. Por vezes, o carro faz 250Km de manhã e 300Km à tarde e é mais que viável. Quanto à autonomia não há stress. Enquanto se dorme ou trabalha, carrega-se.
E agora com energia cinzenta em vez de verde… ainda é melhor.
Elétrico é-o futuro a médio prazo e provavelmente a longo prazo deixem de inventar teorias seus pacóvios
O maior entrave é ordenados baixos em Portugal. Para o meu tipo de vida, praticamente não preciso de carregadores fora de casa. Conseguia sempre carregar em casa. Se for preciso fazer uma viagem maior, tambem alugava um carro a combustão só para isso. Não precisava de estar com despesas de combustiveis, revisoes e essas coisas.
Fogo, tens um carro e alugavas outro para passear? isso é o ideal?
Eu vivo na Ilha da Madeira, para fazer passeios maiores de mota muitas vezes levo a minha mota de contentor para o continente apenas para usar a minha mota e não uma alugada….
E uma das razões também é o preço… o valor de aluguer é bastante alto e se não estou em erro aumenta ainda mais quando sais de Portugal
A maior hipocrisia é os elétricos nas ilhas onde a maior parte da energia ainda vem do Fuel e do Gasóleo. Dizem eles que é verde
No Porto Santo é um projeto muito interessante para alimentar os carros elétricos com energia limpa.
Existe, mas não funciona, eles mantêm o fornecimento de combustível para a central e têm de gastá-lo.
Foi uma jogada de marketing, conseguiram uns fundos e alguma publicidade… mas no final é uma jogada de corrupção, conhece melhor quem está na Madeira, mas é uma teia muito grande infelizmente.
Aqui temos muita coisa monopolizada, tal como o transporte de mercadorias e ferries… apenas temos uma companhia, que também gere o porto (até o de Lisboa), e não permite concorrencia, obviamente.
Por isso perdemos o ferry para Portimão, não temos o Porto Santo 100% sustentável, entre outras coisas. O habitual a que o Português está acostumado.
Não é hipocrisia, porque é mais eficiente do que meter o combustível directamente num carro a combustão. Um central elétrica a combustível tem níveis de eficiência maiores que os motores dos carros de produção.
Se compensasse, sim, alugava. Não ia comprar um carro de propósitivo para fazer 5 ou 6 viagens anuais, um carro decente implica uma despesa mensal mínima de 200€. Não ia comprar um carro de propósito para isso. Se é para fazer férias, não ando a correr nem a fazer 800km de viagem, isso não é férias.
Comprei carro a gasolina recentemente.
Pelo preço que comprei, não há nenhum EV, portanto aí continua o maior problema dos EVs em Portugal.
Não tenho garagem, nem tempo para andar a pastar em carregamentos. Supers e hipers aqui nas redondezas não têm carregamento para EVs.
Em alternativa, converto para GPL.
Já agora, ter uma concentração grande de cablagens por m^2 não será propriamente saudável nem ambiental para a sociedade.
Ah e tal e a energia é barata: –> https ://eco.sapo.pt/2021/08/27/erse-propoe-investimento-de-831-milhoes-na-rede-eletrica-ate-2031-mas-avisa-sobre-impactos-nas-tarifas/
Esquecem-se que estes milhões todos vão ser pagos por todos e para fazer a vontade aos utilizadores dos elétricos que querem carregadores de 100-200-300-400kwh.
quando tivermos o kwh a 20-25centimos + iva e não há-de faltar muito… depois falamos.
Falamos em quê?
0,25€ x 15Kwh = 3,75€ + IVA = 4,61€ por 100kms
1,41€ x 6,5 = 9,165€ por 100kms
eu carrego em bi-horario 0,10€ +i va x 15Kw=1,84€ por 100kms
O cálculo foi feito na base dos 0,25€ comentados pelo André Silva.
Para ser ainda mais preciso os valores actuais em bi-horário são:
0,0949€-12%+IVA= 0,102
0,102x15Kw=1,54€ por 100kms
achas que só pagas iva na eletricidade ou não vão criar mais taxas a curto prazo? fia-te na virgem.
Sim, tudo aponta para isso.
Mas de momento penso que as empresas podem até deduzir também no imposto 100% do IVA pago com a aquisição de energia para o carregamento das baterias.
E existe tb isenção no iuc.
A vantagem é que posso produzir eletricidade, já combustível népia
E não há de faltar muito?? Ahahahahah.. só se for com as rendas garantidas que o estado dá a este lindo negócio que foi feito com as energias verdes..
Com autonomia acima de 1000kms e tempos de carregamento iguais ao de atestar um depósito e sem ter de esperar por outros que estejam a abastecer ( e sem preocupações quanto ao local onde posso carregar), são as minhas condições para adquirir um VE. E com as restantes características que tenho no meu carro actual (equipamento e preço) e aí troco para um VE. Não faz qualquer sentido ficar dependente da bateria de um carro como se de um telemóvel se tratasse.
Eu como condutor de um carro eletrico, só aceito mudar para um de combustão quando puder abastecer em casa e que cada abastecimento custe 1.6€/100KM.
Tambem só aceito se o motor do carro não tenha oleo, correias e filtros para substiuir.
Quando tiveres uma determinada idade vais perceber como o tempo se escapa pelas tuas mãos. E quem pode abastecer o carro em casa ? Só os privilegiados como tu.
Pois por isso mesmo, e porque já não sou novo, já não perco tempo a correr para as bombas.
Trabalhei para ser previligiado…
Neste momento falo com experiência. Um VE é mesmo uma mais valia para quem puder carregar em casa.
Em casa própria ou garagem com tomada ligada ao apartamento caso contrário não é assim tão vantajoso só para esclarecer.
És privilegiado, mas a tua educação não te permite ser humilde. O que é que sabes da vida dos que aqui comentam ?
Foste tu que me chamaste previligiado.
Não sei de nada da vida de quem aqui comenta, tal como tu não sabes o que é ter um VE e isso não te impediu de comentar.
Pois chamei e tu até confirmaste. Mas para quem diz que não sabe nada da vida de quem aqui comenta, parece que sabes muito sobre o que cada um sabe ou não sabe sobre VE. Quando for preciso incoerência, já sei a que porta vou bater.
Ou seja, quer um carro a combustão, com os custos operacionais de um VE. Vá sonhando…
Estava a ser irónico… Não me parece que volte a mudar para CI. E tenho dos piores VE!
Não estava a responder a si.
Eléctricos não são o futuro.
Blabpabla…
Então qual é o futuro?
Em Espanha o preço da electricidade pode aumentar 25% . preparem-se.
Se isso acontecer, prepare-se também.