Reciclar baterias de elétricos? Renault em “conversações avançadas” para estreia europeia
A Renault está focada na mobilidade elétrica e tem concretizado várias ações para remar no seu sentido. Agora, sabe-se que a fabricante estará em "conversações avançadas" com parceiros para reciclar baterias de carros elétricos.
A produção do carro elétrico per si não dá forma à transição energética. De facto, há uma série de outros elementos que é preciso considerar e desconstruir, de modo a tornar a alternativa verdadeiramente sustentável. As baterias são, ainda, um dos maiores desafios.
Para reduzir a dependência da Europa face à China em matéria de baterias, importa mobilizar investimentos para produzi-las por cá, mas também explorar a possibilidade de reutilizar/ reciclar os seus componentes.
Para isso, a Renault estará em "conversações avançadas" com potenciais parceiros para extrair e reciclar lítio e outros metais das baterias usadas de veículos elétricos. A informação foi avançada por um executivo da empresa, citado pela Automotive News Europe.
Apesar de a reciclagem de peças de automóveis ser cada vez mais comum, a Renault pretende ser a primeira fabricante automóvel europeia a reciclar baterias à escala industrial.
Na Europa, não há atualmente... ninguém que possa afirmar que recicla baterias usadas num circuito fechado para reproduzir níquel, cobalto e lítio para fabricar novas baterias.
Afirmou Jean-Philippe Bahuaud, CEO da unidade ambiental da Renault, "The Future Is Neutral" (TFIN).
Numa entrevista dada antes da conferência ChangeNOW, em Paris, esta semana, o executivo da Renault revelou que as conversações com empresas especializadas que podem ser parceiras na reciclagem estão numa fase "avançada".
Em abril, a Renault deixará de produzir carros novos na sua fábrica de Flins, a oeste de Paris, em França, e passará a produzir componentes automóveis parcialmente reciclados e veículos recondicionados. O CEO da unidade ambiental da Renault espera que a fábrica repare 9000 baterias este ano.
Atualmente, a empresa já vende baterias e outras peças recondicionadas, tais como motores elétricos e carregadores, com um desconto de 30% relativamente aos novos produtos.
A reciclagem é crucial neste processo de transição, no futuro podemos chegar ao ponto que só reciclamos baterias e já não precisamos fabricar novas
Alguns já afirmam que por volta do ano 2040 a 2050 já não será necessário escavar mais recursos porque o que já foi retirado do solo e é reciclado já é o suficiente…
Quem disse isso não bate vem da bola.
É mais do que possivel já há dezenas de empresas a trabalhar nisso chama-se evolução
Quantas vezes se pode reciclar um metal?
Diga antes assim “isso não me convém porque quero continuar a usar um recurso finito que é preciso escavar e ao dura uma vez” Loooool
A própria UE afirma que em 2040, 50% da procura de Cobalto e Nickel serão provenientes da reciclagem que ao contrário do Cobalto utilizado da produção de combustíveis fosseis, o Cobalto das baterias pode ser recuperado e reciclado…
Olha, afinal o model 3 SR sempre faz 400 kms em AE a 125 kmh.
https: //www.youtube.com/watch?v=sepuA-Wz7DI
Nem faz 400 à velocidade que andou, nem andou a 125.
A 125 nem 250 KMS fazia.
Mais um caso de estudo como estes gajos dos referrals da Tesla se tornam automaticamente vendedores cegos da marca. looololll
Outra piada foi querer manter o anonimato do dono do carro por vontade do próprio. No entanto a identificação do mesmo aparece nas imagens do vídeo (Mário Maia, ávido comentador do canal)
É só dukes looolool
Andou a 125 sim, não admitir que está errado é outro assunto.
Então onde está o referral do Mário ? E o meu e dos outros que andam aqui?
Amigo ele fez Lis-Fat a uma média de 102 kms/h e gastou mais de 17 aos 100. Uma vergonha.
O Mário não deu o referral mas o referral do autor do vídeo aparece em parangonas logo de inicio. E na verdade um vendedor profissional não faria melhor. Até o tablier forrado com pano de cozinha foi elogiado. Fdx. Já não há pachorra loolool
Ele faz a ae toda a 125, que dá uns 120 reais.
E para baixo gastou pouco mais de 15, para quem diz que não fazem menos de 20kwh, até o meu faz menos de 20.
Não é isso que está em questão e você não quer responder: onde estão os referrals da malta que anda por aqui ?
Não fez nada a AE toda a 125.
Se o tivesse feito não teria demorado 1h10m para fazer 118 kms.
Se realmente tivesse feito média de 125, teria chegado a Fátima em 56 minutos.
E por acaso sabe quanto tempo teve o carro ligado a contar tempo ? Esteve uns largos minutos com o carro parado a fazer videos, já viu algum direto onde abrange a velocidade.
Mas como sempre, você não sabe o que é a velocidade média.
De certeza que gastou menos tempo do que eu no vídeo que lhe mostrei que ainda tive que ligar o tablet e procurar a camara.
Ele já trazia tudo a postos.
Esse rapaz apenas foi sincero no início, onde é exemplo o V40 Recharge que gastou 33kWh/h aos 100 e onde fez os 119 kms/h de média. Ultimamente é só “grups”
Como sabe que levou menos tempo ?
Claro, as pessoas só são sinceras quando lhe mostram o que você quer, isso sim é que é sinceridade. Loooooool
No universo, toda a energia não é perdida mas sim transformada… Isso da reciclagem está muito mal explicado… Pode ser fundido e “reciclado” mas teem que juntar o que lá falta e se perdeu com os anos para gerar energia … Isso inclui tudo que existe no universo… Até nós…
O que se perdeu ao longo dos anos ?
Claramente não entendes muito bem como funcionam as baterias