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Reciclagem do lítio pode ser uma das soluções para dar resposta à transição elétrica

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: Science

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Grunho says:

    Tecnicamente não há obstáculo nenhum à reciclagem das baterias. Os únicos problemas são que por enquanto ainda sai mais barato extrair novo que reciclar velho e haver poucas baterias usadas para reciclar. Quando perdem mais de 70% da autonomia em carros podem ser usadas noutras aplicações menos exigentes. A ideia de que vão ficar indefinidamente a poluir, e de que motor a combustão polui menos é de mentecaptos.

    • Yamahia says:

      Exacto. E nao é fácil separar os componentes da massa negra. Se esses afirmam q o fazem terão q o provar.
      Este tipo de questões deveria ter sido colocada antes do start deste tipo de locomoçao. Agora chorem.

      • fernando says:

        exatamente!

      • JL says:

        A sério ? também colocaram quando lançaram veículos a combustão na questão dos óleos usados ?

        • Yamahia says:

          Quando lançaram carros a combustão, quem os promovia jamais se fez passar por aquilo que não era. Já a ME quem a promove joga um jogo mentiroso e sujo e esta da reciclagem de baterias é apenas mais uma para tentar sacudir a água do capote e branquear a porcaria que estão a fazer ao planeta!
          Recordo-lhe Jorg Zimmermann, director da IWKS (Instituto de Tecnologia de Materiais para Energia e Recursos Sustentáveis) da Universidade de Augsburg! É só pesquisar os reais problemas com a reciclagem de baterias. Tanto técnicas como económicas.
          Neste momento aproveita-se apenas e só o alumínio.

          • JL says:

            Então mas não respondeu porquê?

            Esta questão das baterias é simples, basta acontecer o mesmo que aconteceu com os óleos.

            Já tem por aí quem o faça e até com a massa negra.

            Mas depois com soluções que têm o mesmo já tudo pode ser feito.

            Enfim, você fala como um velho do Restelo, só serve aquilo que nada entende, defende soluções que não conhece, é contra as outras que também nao conhece, e faz uma campanha de pseudo-ambientalista anti ev baseada na negação dos factos.

            Só interesses.

          • JL says:

            Olha, problemas nas fuel cell, onde para as reciclar e aproveitar uma pequena parte dos seus caríssimos componentes são gerados gases altamente tóxicos. Olha, do IWKS…..

            Ah já sei, neste com a sua ajuda psicológica, eles até vão resolver o problema.

            https://www.german-energy-solutions.de/GES/Redaktion/EN/News/2020/20200416-hydrogen-fuelcell.html

          • Rui says:

            Isso é completamente mentira nao sabes do que estas a falar vai investigar reciclagem de baterias já há empresas privadas a aproveitar 90% da bateria e tu achas que as empresas continuavam se nao fosse rentável ? ahahah sao empresas privadas a investir nisto não é o estado, ate a mercedes ja vai criar a sua fabrica de reciclagem de baterias

  2. Telmo says:

    Neste planeta tudo se recicla. Ecopontos às carradas, não têm capacidade de dar vazam. Os pneus vão todos para a reciclagem, pagamos até para serem reciclados. Depois la vem uma notícia que uma montanha de pneus começou a arder do éter. Os carros de forma geral têm muito metal para reciclar e reutilizar. É vê-los a desaparecem em ferrugem um pouco por todo o mundo. Já existem baterias à anos, tudo se recicla, é vê-las nas montanhas de lixo dos pais de terceiro mundo. Tudo se recicla, tudo se faz, o plano está traçado. Milhares de carros a trocar de bateria de 10 em 10anos, TODAS vão ser recicladas. TODAS!!! Nenhuma vai para um país de terceiro muito às escondidas para ficar lá à fazer monte. Nenhuma!!!

  3. Telmo says:

    Entrevista a uma instalação de reciclagem de baterias lítio onde o CEO diz que esperavam ter milhares de baterias para reciclar em breve considerando que as garantias acabavam em 8/10 anos por isso elas iriam para lá nessa altura. Isto vai tudo resultar sem problemas. Alguns conhecidos despacharam os carros com as baterias já a dar as últimas pq la está, o custo para as trocar é altíssimo e as garantias já tinham passado. Apenas sei que pediram 14/15mil € a um vizinho meu para as trocar. Duraram pouco mais 8 anos e meio. Isto contas feitos bate tudo certo. O nosso historial como humanidade diz que está tudo num bom caminho.

    • JL says:

      Posso ver essa entrevista ?

      Até parece milagre, duraram a garantia e tiveram de ser trocadas, grande palpite as marcas tiveram, a até foi a um vizinho, ou será um vizinho de um amigo da tia ? LOOL

      • telmo says:

        Procure a entrevista no google. Não as marcas não pensam em nada dessas coisas. A garantia é numero completamente aleatório. Podia até ser 2 anos como os eletrodomésticos. Em relação ao vizinho, não é familiar, é apenas um vizinho que fala muito alto e as paredes são finas. Mas você é que é deve ser perito nestas coisas, o seu carro elétrico já deve ter uns 20 anos pela sua absoluta confiança. É bom haver pessoas assim. 😉

        • JL says:

          Procuro ? então porque não a deixa aqui ?

          Aleatório ? então umas vezes é 8 e outras é 5 ?

          Por acaso tenho um com 26 anos.

          Sim, o mundo também precisa de pessoas como você, senão não havia dúvidas nem negacionismos.

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