Reciclagem do lÃtio pode ser uma das soluções para dar resposta à transição elétrica
É um dos pesados argumentos daqueles que desacreditam na transição elétrica. No entanto, à medida que se desenvolvem novos processos e se confirma a sua validez, surgem soluções: a reciclagem do lÃtio pode, em breve, ser um contra-argumento.
Por todo o processo que está associado à sua exploração, bem como pelo papel que tem enquanto matéria para dar corpo à s baterias, o lÃtio é um mineral polémico. A par daqueles que questionam a efetiva sustentabilidade associada aos carros elétricos, há também aqueles que não acreditam que os componentes como o lÃtio serão capazes de satisfazer a procura, por se prever crescente.
No entanto, além da lógica que defende que quanto mais procuramos lÃtio, mais encontramos, as empresas não param de inovar e desenvolver. Exemplo disso é a Electra Battery Materials Corporation, que confirmou ter conseguido recuperar o lÃtio, na sua refinaria, no norte de Toronto, Canadá.
A recuperação de lÃtio desde a massa negra representa um potencial game changer para a Electra e para a cadeia de fornecimento de veÃculos elétricos.
A reciclagem de lÃtio de baterias desativadas através da hidrometalurgia reduz a pegada de carbono do fabrico de automóveis elétricos e representa uma importante fonte de fornecimento futuro para um produto cuja procura deverá crescer significativamente nos próximos anos.
Partilhou o CEO da Electra Battery Materials, Trent Mell.
Segundo um comunicado divulgado pela empresa, massa negra é o "termo industrial utilizado para descrever o material que resta quando as baterias de iões de lÃtio expiram e são trituradas, e todas as cápsulas são removidas. Essa massa "contém elementos de alto valor, incluindo lÃtio, nÃquel, cobalto, manganês, cobre e grafite, que uma vez recuperados, podem ser reciclados para produzir novas baterias de iões de lÃtio".
Normalmente, as empresas norte-americanas que reciclam baterias concentram-se na sua recolha e trituração, tratando o material que resulta, principalmente, através de um processo de fundição pirometalúrgico, que tem uma maior pegada de carbono e menores recuperações de metais do que os processos hidrometalúrgicos.
Conforme partilhado pela empresa no mesmo comunicado, a reciclagem tornar-se-á "cada vez mais uma caracterÃstica-chave da cadeia de fornecimento de baterias para veÃculos elétricos, dada a forte procura de minerais crÃticos e o défice de fornecimento de metais como o nÃquel e o cobalto".
O comunicado termina com a informação de que todo o material que a Electra Battery Materials conseguir recuperar, através do seu processo de reciclagem, será vendido a empresas para processamento adicional e reutilização.
Imagem: Science
Neste artigo: baterias, elétricos, lÃtio, reciclagem
Tecnicamente não há obstáculo nenhum à reciclagem das baterias. Os únicos problemas são que por enquanto ainda sai mais barato extrair novo que reciclar velho e haver poucas baterias usadas para reciclar. Quando perdem mais de 70% da autonomia em carros podem ser usadas noutras aplicações menos exigentes. A ideia de que vão ficar indefinidamente a poluir, e de que motor a combustão polui menos é de mentecaptos.
Exacto. E nao é fácil separar os componentes da massa negra. Se esses afirmam q o fazem terão q o provar.
Este tipo de questões deveria ter sido colocada antes do start deste tipo de locomoçao. Agora chorem.
exatamente!
A sério ? também colocaram quando lançaram veÃculos a combustão na questão dos óleos usados ?
Quando lançaram carros a combustão, quem os promovia jamais se fez passar por aquilo que não era. Já a ME quem a promove joga um jogo mentiroso e sujo e esta da reciclagem de baterias é apenas mais uma para tentar sacudir a água do capote e branquear a porcaria que estão a fazer ao planeta!
Recordo-lhe Jorg Zimmermann, director da IWKS (Instituto de Tecnologia de Materiais para Energia e Recursos Sustentáveis) da Universidade de Augsburg! É só pesquisar os reais problemas com a reciclagem de baterias. Tanto técnicas como económicas.
Neste momento aproveita-se apenas e só o alumÃnio.
Então mas não respondeu porquê?
Esta questão das baterias é simples, basta acontecer o mesmo que aconteceu com os óleos.
Já tem por aà quem o faça e até com a massa negra.
Mas depois com soluções que têm o mesmo já tudo pode ser feito.
Enfim, você fala como um velho do Restelo, só serve aquilo que nada entende, defende soluções que não conhece, é contra as outras que também nao conhece, e faz uma campanha de pseudo-ambientalista anti ev baseada na negação dos factos.
Só interesses.
Olha, problemas nas fuel cell, onde para as reciclar e aproveitar uma pequena parte dos seus carÃssimos componentes são gerados gases altamente tóxicos. Olha, do IWKS…..
Ah já sei, neste com a sua ajuda psicológica, eles até vão resolver o problema.
https://www.german-energy-solutions.de/GES/Redaktion/EN/News/2020/20200416-hydrogen-fuelcell.html
Isso é completamente mentira nao sabes do que estas a falar vai investigar reciclagem de baterias já há empresas privadas a aproveitar 90% da bateria e tu achas que as empresas continuavam se nao fosse rentável ? ahahah sao empresas privadas a investir nisto não é o estado, ate a mercedes ja vai criar a sua fabrica de reciclagem de baterias