Qual o transporte com menor pegada de carbono?
As pessoas parecem estar cada vez mais conscientes do impacto que as suas escolhas podem ter no ambiente. Relativamente aos transportes, a solução amplamente mencionada é a eletrificação das opções, depois de ponderado o uso de bicicleta ou andar a pé.
Contudo, será realmente esta a opção com a pegada de carbono menor? Vamos perceber!
Geralmente, os transportes representam uma percentagem significativa das emissões, totalizando uma preocupante pegada carbónica. Considerando que os governos e as próprias pessoas estarão, aparentemente, mais conscientes em relação ao impacto que as suas escolhas diárias poderão ter no ambiente, a ponderação na hora de escolher o meio de transporte a utilizar numa deslocação tornar-se-á habitual.
Essa ponderação deverá resultar de recolha de informação, que dirá aos indivíduos qual o meio de transporte com menor pegada de carbono, dependendo da viagem que pretende realizar – seja uma deslocação diária, ou viagem mais longa, de lazer ou em trabalho.
A infografia mostrada abaixo ilustra a pegada de carbono de cada transporte por passageiro-quilómetro, com base em dados do documento metodológico acerca dos gases com efeito de estufa elaborado pelo governo do Reino Unido.
De ressalvar que os rótulos originais estão especificamente relacionados com o Reino Unido, pelo que o Visual Capitalism alterou alguns deles para se encaixarem no contexto internacional.
Qual o meio de transporte mais eco-friendly?
O melhor será sempre andar a pé ou optar por uma bicicleta. Contudo, e no caso de não ser possível, saiba qual é o meio de transporte com a menor pegada de carbono. Note que esta é medida em gramas de gases emitidos por pessoa ao viajar um quilómetro. Esta medida inclui o dióxido de carbono, bem como outros gases com efeito de estufa.
Meio de transporte | Emissões de CO2 por pessoa por km |
Voo curto | 255g |
Carro médio (gasolina) | 192g |
Carro médio (diesel) | 171g |
Voo médio | 156g |
Voo longo | 150g |
Autocarro | 105g |
Motociclo médio | 103g |
Carro a gasolina (2 passageiros) | 96g |
Veículo elétrico médio | 53g |
Comboio nacional | 41g |
Ferry | 19g |
Comboio internacional | 6g |
Ora, realizar um voo curto ou conduzir sozinho são os métodos de viagem com maior emissão de dióxido de carbono. Todavia, se adicionar um passageiro ao seu carro, reduz as emissões e torna a condução mais eficiente.
No caso dos voos, as suas emissões dependem largamente da duração do trajeto. Por exemplo, voos curtos, domésticos, que poderão acontecer dentro de um país europeu, têm uma maior pegada individual de carbono. Por sua vez, os voos médios, onde entram as viagens internacionais que podem acontecer entre países da Europa, têm uma pegada carbónica significativamente mais baixa. Contudo, voos longos, com mais de 3.700 quilómetros, possuem uma pegada de carbono por pessoa ainda mais baixa.
Como escolher aquele que devo utilizar?
Em distâncias médias e longas, quando possível, a opção mais ecológica será a utilização de comboios. Por sua vez, para viagens domésticas, a melhor opção será conduzir um carro, ao invés de apanhar um voo. Neste casso, se puder dividir a viagem, incluindo mais passageiros, melhor ainda.
Posto isto, considere ainda que a dimensão de cada país varia e, por isso, deverá considerar a distância total, bem como as opções que estão disponíveis. Ou seja, um voo doméstico operado nos Estados Unidos poderá ser largamente diferente de um operado em Portugal. Além disso, a opção do comboio poderá não ser viável. Pese as suas opções e, sempre que possível, opte por aquela que é mais vantajosa para o ambiente.
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Este artigo tem mais de um ano
~Pensei que era a bicicleta ou uma trotine
de bicicleta cansas-te mais = respiras mais = mais emissão de CO2
Se fizeres 10km a pé e se bicicleta igual cansas te mais a pé do que bicicleta. A pé demoras 2h de bicicleta demora 50min ou seja é mais económico andar de bicicleta e as pernas agradecem.
Errado, porque o ser humano está feito para andar a pé, logo cansa-se menos.
Sra. Manuela, consulte as aplicações de desporto e vê grandes diferenças 😉
12Km a pé na praia https://www.strava.com/activities/6117657670
84 Km de bicicleta https://www.strava.com/activities/6117657670
Que os vegetais necessitam no processo de fotossíntese.
As pernas
Tanta preocupação com o carbono , e depois é ver Rios contaminados , oceanos com uma carga de poluição desmesurada junto a terra e todos assobiam para o lado e só falam do carbono porque está na moda.. enfim
Projeção Astral. Dou cursos.
Projecção astral atravás de meditação e controlo dos chakras vegatarianos.
No quadro em Cima não entendo:Carro a Gasolina Medio 192 gr
Carro a Gasolina 2 pessoas 96gr estas gramas são somadas aos 192 gr’
E gasta mais de que um Avião?
E com duas pessoas é mais eficiente?
Então o veiculo mais pesado não consome mais?
Quando vamos para ferias vêm para as tv a dizer para equilibrar os veiculos e reduzir o peso para não ter mais consumo!
Ou sou burro ou não entendo este documento
Também é mais um estudo da treta para encher chouriços
Porque o avião leva muito mais gente, anda mais depressa e não tem filas.
Acima é o inutil SUV/”jeep” citatino, em baixo um veiculo comum…
Andar a pé continua a ser o menos poluente.
É o carro do Fernando. Umas vezes a pés, outras andando.
Gostava de ver o estudo de avaliação de ciclo de vida/pegada de carbono do carro eléctrico VS motor térmico….
O que não faltam é dados sobre isso:
Este até inclui reciclagem:
https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2020/04/TEs-EV-life-cycle-analysis-LCA.pdf
Durante a vida util:
https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf
Sobre a treta dos efuels, sintéticos e outros tretas.
https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2021/11/2021_12_TE_e-fuels_cars_pollution.pdf
Quem quiser discordar desta malta esteja há vontade, é que até agora não vi ninguém a dizer que estão errados.
Sobre o mesmo tema e podem ver os FCEV, para aqueles que pensam que são limpos, só os tanques de hidrogénio que têm uma duração em tempo e ciclos, emitem mais que uma bateria de um eléctrico.
https://theicct.org/why-are-electric-vehicles-the-only-way-to-quickly-and-substantially-decarbonize-transport/
Ou seja, incentivam os transportes públicos e comunitários quando estes são os piores!
Não deves saber ler, porque os transportes comunitários são os com a pegada mais baixa….. mas ler cansa muito
Eu so não percebo é como é que um Ferry gasta 19gr por 4 passageiros…
Alguém aqui já viu os ferrys in Lisboa a speedar??
Aquilo manda cachucho..deve beber pouco deve, é pior de certeza que um autocarro.. 😀
E só levam o comandante ?
Vou passar então a andar no interior do país de ferry e comboio 🙂
O carro do Armando, um pouco a pé um pouco andando!!!!
A solução passa pelo elétrico …… depois quando forem só elétricos vais ser necessário muito mais eletricidade. E as baterias quando berrarem são recicladas? A loucura do ambiente quando na realidade duvido que os verdadeiros poluidores diminuem a sua pegada ou fazem como Portugal, fecham as centrais a carvão mas consomem energia de Espanha proveniente do carvão. A realidade é uma, excesso de população no mundo o que faz com que seja necessário uma quantidade brutal de energia para os sustentar, de qualquer maneira pessoalmente acho que o mundo está condenado, tem que haver uma limpeza.
Muito mais eletricidade, quanto mais ? sabe dizer ?
O uso de centrais a carvão não tem nada a ver com o tema, além de que é muito mais eficiente e portanto menos emissões respetivamente, a malta não anda a dormir.
Tem sim de haver uma limpeza, pelo menos nas mentes.
O planeta só não é sustentável pela forma como os países fomentadores do consumismo o pretendem manter e crescer. E esses, cada vez com taxa de natalidade mais baixa, bem o sabem.
Um navio de cruzeiro está a rir-se daquele gráfico!