Porsche reforça que nem todos os mercados do mundo estão preparados para os elétricos
Focada na mobilidade elétrica, a Porsche reforçou que não vai, contudo, esquecer os motores de combustão interna. Uma vez que as vendas não estão a crescer ao ritmo esperado, a empresa decidiu prolongar a vida útil da sua gama térmica.
No início da década, a Porsche previa que 80% das suas vendas em 2030 corresponderiam a veículos elétricos, com planos para substituir grande parte da sua gama por modelos elétricos.
Contudo, uma vez que a curva das vendas não está a subir como esperado, a empresa de Estugarda disse que não deixará de produzir carros térmicos.
Recentemente, aliás, confirmou que está a desenvolver um novo SUV térmico equivalente ao Macan; e que o Cayenne de terceira geração continuará à venda em paralelo com o de quarta geração, que é elétrico.
Além de os próximos Cayman e Boxster receberem versões com motor de combustão interna, o Panamera elétrico e o novo SUV situado acima do Cayenne já não são prioritários.
Porsche permanece flexível num cenário automóvel de incerteza
Descrevendo o cenário atual como "desafiador", Michael Steiner, diretor de desenvolvimento da Porsche, confirmou que o Taycan e o Macan não atingiram as previsões internas de vendas.
Contudo, explicou que considera que "não é que tenhamos de reestruturar completamente a nossa estratégia; nem todos os mercados do mundo estão igualmente preparados para os sistemas de propulsão elétricos".
Portanto, a partir de agora, a empresa procurará uma abordagem mais flexível.

Michael Steiner, membro do conselho executivo e responsável pela investigação e desenvolvimento da Porsche
Os números citados indicam que a maioria das perdas registadas pelo Grupo Volkswagen no terceiro trimestre de 2025 deveu-se precisamente à Porsche, que está a reinvestir no desenvolvimento da sua gama térmica após vários anos a concentrar a sua atenção na sua nova geração de carros elétricos. A isto acrescenta-se, ainda, a queda nas vendas registada na China.
Não cancelámos nenhum modelo, apenas ajustámos o ritmo. Qualquer pessoa que conduza os nossos modelos elétricos conduz um Porsche autêntico. É mais difícil associar um motor elétrico com esse ADN único da Porsche.
Vamos reimaginar o som e, também, temos ideias interessantes para carregar emocionalmente um Porsche elétrico.
Relativamente aos híbridos, embora o desenvolvimento de um 911 híbrido plug-in tenha sido cancelado devido ao seu peso elevado, esta tecnologia ainda tem lugar noutros veículos da gama, como o Cayenne ou o Panamera.
Segundo Steiner, a tecnologia híbrida oferece o melhor dos dois mundos, pelo que a Porsche continuará a apostar nela num futuro próximo.
Um motor elétrico para a cidade e um motor de combustão para estradas secundárias e autoestradas, com uma autonomia elétrica entre 50 e um máximo de 100 quilómetros.
Na perspetiva da Porsche, pela voz de Steiner, "mais do que isso não faz sentido do ponto de vista do custo e da rentabilidade para o cliente".
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Claro tal como nem todos os mercados do mundo estão preparados para porsches ahah
Então? Qual foi o mercado em que fecharam as bombas de gasolina todas?
Havendo bombas para abastecer ele rola em qualquer mercado.
Se lesses o artigo entenderias que a questão não é o rolar ou deixar de rolar.
Tu leste e percebeste Hugo. Parabéns.
Então eu sem ler percebi que o homem da Porsche disse que nem todos os mercados estão preparados para os elétricos. Estou de acordo.
O Rui diz que nem todos os mercados estão preparados para Porsches. Eu acho que para Porsches a gasolina qualquer mercado está preparado. Diz lá então o que tu percebeste afinal, que eu não percebi.
Tu não percebeste coisa nenhuma. Leste o titulo… só isso. Não podes concordar com algo que nem sabes do que se trata.
A questão do abastecimento não foi sequer mencionada.
Ora bolas, está cá o Hugo e ele é que determina quem leu e quem não leu.
Ora bolas Hugo, é preciso ser um cientista para perceber que muitos mercados estão atrasados com os carregadores de elétricos.
Sim Hugo, é preciso ser um cientista para aperceber que nos mercados onde se tem vendido Porsches a gasolina, continuarão a poder rolar.
Sim, Hugo. Sem ler, olha se lesse.
Só não entendi porque te meteste na conversa. Disseste algo sobre o assunto, ou só vieste com as farpas? O queres dizer então quanto ao assunto?
Havendo bombas de combustível então há electricidade de certeza
No apagão o que mais se viu foram bombas de combustível com combustível, mas sem eletricidade para abastecer carros a combustão…
Realista…. A bomba onde abasteço tem um gerador de 100 kVA e 80 mil litros de combustível para vender e para o gerador. Malvados não é?
Mas carregar um elétrico com gerador a gasóleo é mais fancy.
Só se for essa, as restantes estavam às escuras e tinham gasóleo…
Para além disso, ter um carro que pode andar recorrendo a carvão, gasóleo, gás ou solar é mau? xD
Porsche é o carro do povo
Qual povo? O povo que lavas no rio?
*nem todas as carteiras do mundo estão preparadas para porshes
Não, o que tu queres dizer é “nem todas as carteiras estão preparadas para ter um porsche” isso é um facto e uma verdade.
No entanto os porsches a combustão, estão preparados para todos os mercados do mundo, havendo bombas de gasolina, eles estão preparados.
Se há bombas de gasolina tambem há eletricidade portanto qual é a questão?
Não estão preparados para o mercado Russo:
https ://sicnoticias.pt/programas/daqui-moscovo/2025-10-20-video-falta-de-combustivel-alarga-se-na-russia-936d2657
Só esperava ver a Porsche vir dizer que todos os países estão preparados para aquilo que eles defendem, os combustíveis sintéticos.
“Um motor elétrico para a cidade e um motor de combustão para estradas secundárias e autoestradas, com uma autonomia elétrica entre 50 e um máximo de 100 quilómetros.”
Também faltou eles dizerem que se fizermos um arranque em cidade digno de um Porsche destes, o motor a combustão liga logo, portanto não se tem o melhor de 2 mundos, talvez seja o pior dos 2.
Na verdade tens sim o melhor dos dois mundos. Não só num Porsche mas em qualquer hibrido com potência e chassi interessante a ser utilizado por um entusiasta automóvel.
Considerando que grande parte dos trajectos urbanos, não são onde terás o veradeiro prazer de condução que tens numa possivel autoestrada ou estrada de serra, a formula está perfeita.
Mas é uma conversa para a qual não estás preparado
Não existe nada de mal em conduzir um EV, como um meio de transporte que é. Mas essa vontade em não compreender
Por acaso considero que é o pior de 2 mundos, é que são maus em eléctricos e bastante maus a combustão.
Se não tivesse preparado não falava deles, já tivemos um na empresa e acabamos por trocar.
Falavamos antes precisamente em dinámica e prazer de condução (Porsche), e o argumento que se segue é a utilização “na empresa” …
Next..
Na empresa não podemos ter prazer de condução ?
Claro que podem, e devem!
Afinal o que mais não falta por aí são empresas a correr no Estoril!
Para ir para o autódromo alugo.
Fazes tu muito bem! Até porque uma empresa com frota de Porches não se encontram todos os dias!
Já que o ponto era precisamente “Porsche mas em qualquer hibrido com potência e chassi interessante “, alguem é que extrapolou para frotas de empresa
Qual é a empresa que tem frota de Porsches ?
Esse alguém não fui eu, eu até referi “um” e só foi comprado porque era híbrido plugin.
Sim, um Porsche híbrido plugin com uma bateria de 200 kilos na parte traseira do carro dá um prazer imenso conduzir, são sensações únicas. Looool
“Sim, um Porsche híbrido plugin com uma bateria de 200 kilos na parte traseira do carro dá um prazer imenso conduzir, são sensações únicas. Looool”
Esta frase fala por si… venham daí os Model 3, esses sim, trazem o verdadeiro prazer de condução, qual Porsche..
“Qual é a empresa que tem frota de Porsches ?”
A resposta estava logo a seguir, mas ler parcialmente os comentários ou artigos, é algo cada vez mais comum.
Têm mais que esses porsches, é que nem se compara, os teslas e elétricos em geral são pesados como esse porsche, mas têm o peso baixo e distribuído no meio do carro.
Você é que extrapolou, eu disse apenas que tivemos um na empresa.
Prazer de condução numa autoestrada ? ahahah até a minha avozinha conduzia um porsche em auto estrada a malta acha-se muito macho por andar a 200 em frente ahahah
Felizmente nem todos conduzimos nas mesmas autoestradas, e melhor ainda, nem todos somos como a tua Avó 🙂
Como meio de transporte o EV dá 100 a zero a qualquer carro de combustão. Como brinquedo a combustão é muito mais divertido, mas lá está… numa pista, numa estrada de montanha vazia… ou seja, temos um carro estupido para usufruir dele 1% do tempo, nos restantes 99% é uma grande porcaria comparado com um EV, então parado no transito…
Ora aí está: concordo, em absoluto.
Esta gente pensa que consegue ter prazer de condução em estradas normais, onde é mais provável apanhar uma autocaravana ou um ciclista na frente que nos obriga a ir num ritmo mais lento do que gostaríamos de conduzir, seja ele um veículo a combustão ou um veículo elétrico.
Numa pista ou circuito fechado um carro a combustão até pode ser mais divertido de conduzir devido ao fator barulho, no entanto em estradas normais esquece… então pior ainda é conduzir carros a combustão no dia-a-dia, e cada vez o cenário está pior.
Felizmente nem todos passeiam em boas estradas ou interessantes roadtrips isoladas dos grandes centros, apenas 1% do tempo de condução.
Mas sim, para aqueles que conduzem apenas em circuito urbano e querem um carro como um meio básico de transporte, concordo totalmente contigo.
Aquele prazer de condução em AE, onde se mete a 6ª mudança e nunca mais usar as outras…
Velocidade não é prazer de condução.
Aquele tal auto-intitulado “Realista” 🙂
Felizmente nem todos conduzimos no mesmo país, nem nas mesmas autoestradas.
Nota: a parte da frase “estrada de serra” não foi lida por esquecimento ou é mesmo um problema de análise selectiva?
Estrada da serra, aquelas em que se apanham frequentemente ciclistas, autocaravanas, tratores agrícolas, motas e carros mais lentos?
É que se a estrada é boa vais ter mais gente a usa-la por, imagine-se, ser boa…
Sabes que existem mais serras interessantes na Europa do que aquela ao lado de tua casa certo?
Portanto essa é aquela utilização típica portuguesa, e por isso é que se precisa de 1000km de autonomia para se circular no dia-a-dia…
É por causa dessas utilizações típicas que todos temos uma mota de neve na garagem em vez de motas e um limpa neves na porta.
“Portanto essa é aquela utilização típica portuguesa”
Portanto só em Portugal é que se pode conduzir, e todas as serras em Portugal estão rodeadas de ciclistas…
Mundo/mente pequenina essa..
Realmente a minha mente é pequena…
Então quer dizer que é falso que a média do condutor português ser 10.000km por ano, porque na verdade deve ser 10.000km a cada 10 dias de uso porque o que não falta são condutores portugueses a ir comprar pão aos Pirenéus ao domingo.
Aliás cada condutor português possui uma serra com uma estrada só para ele ter uma experiência de condução no seu carro a combustão e que impede de encontrar carros de turistas, ciclistas, caravanas, autocaravanas, animais…
lol
Em Portugal não falta porsches nas estradas, deve ser o ordenado mínimo de muitos que possibilita tal fenómeno!
Os 5% de cima de Portugal são 520 mil indivíduos. E desses nem metade tem porsche. Apesar de ser um país de terceiro mundo, em que os 10% de cima à conta deles sugam mais de 2/3 da riqueza e do rendimento, deixando menos de 1/3 para os outros 90% de baixo.
Porsche elétrico com extensão de gambiarra, tem algum jeito? Há carros distinguidos por se ouvir a cavalaria a roncar, nunca a assobiar.
Apresse-se a comprar, porque esses sem gambiarra estão para acabar.
O ve está a 15, 20 anos de se massificar, talvez. É a vida.
Quem compra um Porsche ou algo equivalente, a não ser que seja através de empresas, mostra só que é burro.
Péssimo investimento a todos os níveis.
Caríssimo, desvalorização absurda e manutenção extremamente dispendiosa.
Então agora que podem ser desligados remotamente é que só mesmo um atrasado compra disso.
Os Chineses é que sabem..Polsche? Não quelo, obligado.
“Quem compra um Porsche … mostra só que é burro.”
Acho que essa frase deveria ser colocada num quadro, e enviada para o Museu do Caramulo..
Next…
Acho que faz mais sentido em frente do stand dos gajos. O museu do Caramulo não vai comprar mais nenhum.
Sim, de facto, um bom slogan para qualquer stand de carros decentes, se o objectivo for fechar a porta!
Os elétricos foram um grande fail na europa…e no mundo.
Agora os carros CI valem ouro! Toda a gente os quer!
Se foram porque as vendas continuam a aumentar ? E a dos gasolina continuam a cair ?
Se soubesse como as vendas são contabilizadas em Portugal… Ria se.
Por isso é que nas estradas cada vez se vê mais veículos elétricos…
Deve ser por se contabilizar mal mesmo.
É como todas as outras.
Mas diga lá então, estou curioso pelo que vai inventar desta vez.