Porsche reforça que nem todos os mercados do mundo estão preparados para os elétricos
Focada na mobilidade elétrica, a Porsche reforçou que não vai, contudo, esquecer os motores de combustão interna. Uma vez que as vendas não estão a crescer ao ritmo esperado, a empresa decidiu prolongar a vida útil da sua gama térmica.
No início da década, a Porsche previa que 80% das suas vendas em 2030 corresponderiam a veículos elétricos, com planos para substituir grande parte da sua gama por modelos elétricos.
Contudo, uma vez que a curva das vendas não está a subir como esperado, a empresa de Estugarda disse que não deixará de produzir carros térmicos.
Recentemente, aliás, confirmou que está a desenvolver um novo SUV térmico equivalente ao Macan; e que o Cayenne de terceira geração continuará à venda em paralelo com o de quarta geração, que é elétrico.
Além de os próximos Cayman e Boxster receberem versões com motor de combustão interna, o Panamera elétrico e o novo SUV situado acima do Cayenne já não são prioritários.
Porsche permanece flexível num cenário automóvel de incerteza
Descrevendo o cenário atual como "desafiador", Michael Steiner, diretor de desenvolvimento da Porsche, confirmou que o Taycan e o Macan não atingiram as previsões internas de vendas.
Contudo, explicou que considera que "não é que tenhamos de reestruturar completamente a nossa estratégia; nem todos os mercados do mundo estão igualmente preparados para os sistemas de propulsão elétricos".
Portanto, a partir de agora, a empresa procurará uma abordagem mais flexível.

Michael Steiner, membro do conselho executivo e responsável pela investigação e desenvolvimento da Porsche
Os números citados indicam que a maioria das perdas registadas pelo Grupo Volkswagen no terceiro trimestre de 2025 deveu-se precisamente à Porsche, que está a reinvestir no desenvolvimento da sua gama térmica após vários anos a concentrar a sua atenção na sua nova geração de carros elétricos. A isto acrescenta-se, ainda, a queda nas vendas registada na China.
Não cancelámos nenhum modelo, apenas ajustámos o ritmo. Qualquer pessoa que conduza os nossos modelos elétricos conduz um Porsche autêntico. É mais difícil associar um motor elétrico com esse ADN único da Porsche.
Vamos reimaginar o som e, também, temos ideias interessantes para carregar emocionalmente um Porsche elétrico.
Relativamente aos híbridos, embora o desenvolvimento de um 911 híbrido plug-in tenha sido cancelado devido ao seu peso elevado, esta tecnologia ainda tem lugar noutros veículos da gama, como o Cayenne ou o Panamera.
Segundo Steiner, a tecnologia híbrida oferece o melhor dos dois mundos, pelo que a Porsche continuará a apostar nela num futuro próximo.
Um motor elétrico para a cidade e um motor de combustão para estradas secundárias e autoestradas, com uma autonomia elétrica entre 50 e um máximo de 100 quilómetros.
Na perspetiva da Porsche, pela voz de Steiner, "mais do que isso não faz sentido do ponto de vista do custo e da rentabilidade para o cliente".
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Claro tal como nem todos os mercados do mundo estão preparados para porsches ahah
Então? Qual foi o mercado em que fecharam as bombas de gasolina todas?
Havendo bombas para abastecer ele rola em qualquer mercado.
Se lesses o artigo entenderias que a questão não é o rolar ou deixar de rolar.
Tu leste e percebeste Hugo. Parabéns.
Então eu sem ler percebi que o homem da Porsche disse que nem todos os mercados estão preparados para os elétricos. Estou de acordo.
O Rui diz que nem todos os mercados estão preparados para Porsches. Eu acho que para Porsches a gasolina qualquer mercado está preparado. Diz lá então o que tu percebeste afinal, que eu não percebi.
Tu não percebeste coisa nenhuma. Leste o titulo… só isso. Não podes concordar com algo que nem sabes do que se trata.
A questão do abastecimento não foi sequer mencionada.
Ora bolas, está cá o Hugo e ele é que determina quem leu e quem não leu.
Ora bolas Hugo, é preciso ser um cientista para perceber que muitos mercados estão atrasados com os carregadores de elétricos.
Sim Hugo, é preciso ser um cientista para aperceber que nos mercados onde se tem vendido Porsches a gasolina, continuarão a poder rolar.
Sim, Hugo. Sem ler, olha se lesse.
Só não entendi porque te meteste na conversa. Disseste algo sobre o assunto, ou só vieste com as farpas? O queres dizer então quanto ao assunto?
Havendo bombas de combustível então há electricidade de certeza
No apagão o que mais se viu foram bombas de combustível com combustível, mas sem eletricidade para abastecer carros a combustão…
Porsche é o carro do povo
*nem todas as carteiras do mundo estão preparadas para porshes
Não, o que tu queres dizer é “nem todas as carteiras estão preparadas para ter um porsche” isso é um facto e uma verdade.
No entanto os porsches a combustão, estão preparados para todos os mercados do mundo, havendo bombas de gasolina, eles estão preparados.
Se há bombas de gasolina tambem há eletricidade portanto qual é a questão?
Não estão preparados para o mercado Russo:
https ://sicnoticias.pt/programas/daqui-moscovo/2025-10-20-video-falta-de-combustivel-alarga-se-na-russia-936d2657
Só esperava ver a Porsche vir dizer que todos os países estão preparados para aquilo que eles defendem, os combustíveis sintéticos.
“Um motor elétrico para a cidade e um motor de combustão para estradas secundárias e autoestradas, com uma autonomia elétrica entre 50 e um máximo de 100 quilómetros.”
Também faltou eles dizerem que se fizermos um arranque em cidade digno de um Porsche destes, o motor a combustão liga logo, portanto não se tem o melhor de 2 mundos, talvez seja o pior dos 2.
Na verdade tens sim o melhor dos dois mundos. Não só num Porsche mas em qualquer hibrido com potência e chassi interessante a ser utilizado por um entusiasta automóvel.
Considerando que grande parte dos trajectos urbanos, não são onde terás o veradeiro prazer de condução que tens numa possivel autoestrada ou estrada de serra, a formula está perfeita.
Mas é uma conversa para a qual não estás preparado
Não existe nada de mal em conduzir um EV, como um meio de transporte que é. Mas essa vontade em não compreender
Por acaso considero que é o pior de 2 mundos, é que são maus em eléctricos e bastante maus a combustão.
Se não tivesse preparado não falava deles, já tivemos um na empresa e acabamos por trocar.
Prazer de condução numa autoestrada ? ahahah até a minha avozinha conduzia um porsche em auto estrada a malta acha-se muito macho por andar a 200 em frente ahahah
Como meio de transporte o EV dá 100 a zero a qualquer carro de combustão. Como brinquedo a combustão é muito mais divertido, mas lá está… numa pista, numa estrada de montanha vazia… ou seja, temos um carro estupido para usufruir dele 1% do tempo, nos restantes 99% é uma grande porcaria comparado com um EV, então parado no transito…
Ora aí está: concordo, em absoluto.
Esta gente pensa que consegue ter prazer de condução em estradas normais, onde é mais provável apanhar uma autocaravana ou um ciclista na frente que nos obriga a ir num ritmo mais lento do que gostaríamos de conduzir, seja ele um veículo a combustão ou um veículo elétrico.
Numa pista ou circuito fechado um carro a combustão até pode ser mais divertido de conduzir devido ao fator barulho, no entanto em estradas normais esquece… então pior ainda é conduzir carros a combustão no dia-a-dia, e cada vez o cenário está pior.
Aquele prazer de condução em AE, onde se mete a 6ª mudança e nunca mais usar as outras…
Velocidade não é prazer de condução.
Em Portugal não falta porsches nas estradas, deve ser o ordenado mínimo de muitos que possibilita tal fenómeno!
Porsche elétrico com extensão de gambiarra, tem algum jeito? Há carros distinguidos por se ouvir a cavalaria a roncar, nunca a assobiar.
Apresse-se a comprar, porque esses sem gambiarra estão para acabar.
O ve está a 15, 20 anos de se massificar, talvez. É a vida.