Vendas da Tesla continuam a afundar na Europa, mesmo com o novo Model Y
As vendas da Tesla em vários mercados importantes da Europa continuam a cair drasticamente no segundo trimestre de 2025. Este cenário acontece, mesmo com a presença do novo Model Y. O novo elétrico da Tesla foi o responsável pelas vendas dececionantes no primeiro trimestre, já estar disponível.
Tesla continuam a afundar na Europa
Nos últimos anos, as vendas da Tesla na Europa têm diminuído. Em 2024, a Tesla entregou menos 11% de veículos na Europa em comparação com 2023. Isto apesar de ter aumentado a produção na Gigafactory Berlim, onde produz o Model Y para o mercado europeu.
Embora isto já fosse um mau sinal para a Tesla, as vendas começaram a cair a um ritmo muito mais acentuado em 2025, em comparação com o já mau 2024. No primeiro trimestre de 2025, as vendas da Tesla na Europa caíram 37% em comparação com o primeiro trimestre de 2024.
Nos 5 mercados europeus que reportam registos de automóveis diariamente, a Tesla regista uma queda de cerca de 50% em relação ao mesmo período de 2024 (2º trimestre de 2024). Além disso, também fica atrás do péssimo 1.º trimestre de 2025, apesar de ter o novo Model Y.
Vendas já contam com o novo Model Y
Em França, a Tesla terá entregue apenas 863 veículos em abril. Isto representa uma queda de 59% relativamente ao ano anterior e de 24% relativamente ao primeiro mês do primeiro trimestre de 2025. Na Dinamarca, a fabricante automóvel entregou somente 180 veículos em abril. Isto representa uma queda impressionante de 67% em comparação com abril de 2024 e de 59% em relação a janeiro de 2025, quando a Tesla ainda não tinha o novo Model Y.
Em Portugal, a Tesla entregou apenas 239 veículos em abril, com base nos dados de matrícula – uma quebra de 47% face ao ano anterior e de 39% face ao primeiro mês do primeiro trimestre de 2025. Mais dados dos países europeus deverão ser divulgados nos próximos dias, sendo que o conjunto de dados completo será disponibilizado ainda este mês.
No primeiro trimestre de 2025, a queda de 37% nas vendas da Tesla na Europa coincidiu com um aumento de 24% nas vendas de carros elétricos. Ainda pior que este cenário é a ideia de que não se esperam melhorias nos próximos meses. Os utilizadores associam a Tesla a Elon Musk, que está nos níveis mais baixos de popularidade dos últimos anos.
Nos meses anteriores, dizia-se que a queda das vendas era por se adiar a compra à espera do Model Y. Afinal, em abril havia stock de Model Y e as vendas ainda caíram mais.
Com as espetaculares marcas chineses a entrar em força no mercado europeu a oferecer qualidade e tecnologia muito mais avançada por menos dinheiro, fazendo contraste com o novo posicionamento dos EUA, dá a lógica atual.
Com a baixa de vendas, não devia haver mais carros para entrega imediata? Mas se eu quiser comprar um Y, tenho que esperar 2 meses.
Isto não tem piada, mas neste momento só me dá vontade de rir.
Não pelo que está a acontecer à Tesla, mas sim pela reação dos fãs que procuravam ridicularizar a opinião dos outros, garantindo que todos estavam à espera do Juniper Salvador e por isso é que a Tesla vendia menos.
Foram avisados, na altura certa, de que o Juniper não trazia nada de novo.
Por isso, era óbvio que não ia servir de impulso para as vendas. E que o antigo y até estava a vender acima da média.
Só para lembrar os velhos tempos:
https://pplware.sapo.pt/motores/novo-tesla-model-y-oficialmente-apresentado-na-china-conheca-o-juniper/comment-page-1/#comment-3592337
Looolooolool
Avisados ? Não entendi essa ? anda aqui a avisar do quê ? depois os outros é que andam em rebanhos.
Vc foi um deles. Para eu esperar que ia ter a resposta LOL
Gosto tanto de vê-los a engolir sapos 😛
Como já vimos por outro artigo não tem muito a ver com os carros em si…
Audi também caiu 10%, mas não tem ninguém falando nada.
Tem mesmo é de cair a partir do momento em que aposta naqueles mastodontes feios e elktros.
Ainda por cima elimina o lettering histórico do A4 para o colar num elektro desajeitado. Tóinos.
O único elektro bonito da Audi é o e-tron GT, mas custa o mesmo que um Taycan , portanto, é para esquecer. Apesar disso, continua a ser o único elektro lindo do mercado, pena ser elektro.
Então e quais foram as marcas que subiram ? ah espere, todas elas têm eléctricos, portanto esse argumento é irrelevante.
Mas alguma marca, que já tenha uma grande cota de mercado, está a crescer?
Acho que não.
O mercado de venda de elétricos está a abrandar, principalmente por conta do preço.
Enquanto não existir uma revolução no preço vão continuar com maus resultados.
Um model 3 deveria ter um preço de 25000 e não de 40000.
O novo Y é bem bonito, bastante mais que o anterior, e isso é opinião generalizada de toda comunicação social ligada ao automobilismo.
Além disso, melhorou muito no conforto e no silêncio de rolamento, era o que devia ter sido desde o princípio. E ainda mais completo pelo mesmo preço, qual é o ICE deste tamanho e por 45m€ que tenha tudo o que tem o Y, inclusive assentos aquecidos e arrefecidos? Não conheço nenhum.
Quanto aos motivos da queda de vendas:
Ainda não teem para entrega o Y mais vendido, só a partir de junho.
As posições politicas de Trump de certeza que influenciam muito as vendas, são as pessoas mais abastadas que compram os eléctricos, e também são as mais informadas, a quem não agradam nada essas posições nazistas
Eu pessoalmente atiro para aquela máxima “as pessoas mais inteligentes são por vezes aquelas mais burras que existem”, o Musk é o exemplo acabado disso.
E agora há muito mais competição que antes, portanto as pessoas que estão interessadas em comprar electrico tem agora muito mais oferta de qualidade para preço semelhante
Deixa me só lembrar te que muitas das decisões do Trump são influenciadas por gente que o rodeia. Nomeadamente o Musk o vince entre um ou outro. Então mencionares o Trump sem mencionar o musk pela queda de vendas é esqueceres te da pessoa mais importante em causa. Até pork quem tem ações na Tesla e o Musk não o Trump
Sorry, tem toda a razão, eu queria dizer Musk mas saiu Trump, este teclados IA que completam as frases às vezes pegam nos partidas.
O Musk é um génio que virou meio louco, pensa que pode fazer e dizer tudo o que lhe dá na telha, mas a realidade está a dar-lhe um banho de humildade, que ele bem precisa
Não acho que o Musk vai mudar pela atual situação.a humidade é algo que o dinheiro não compra e como mesmo a Tesla sendo afetada ele para ele já tem de sobra. Não acredito que ele mude.
O mercado de venda de elétricos está a abarndar? As vendas de EV’s na Europa aumentaram 24% no primeiro trimestre deste ano. Nada mau para um mercado a abrandar. Quem me dera que o meu ordenado também “abrandasse” assim.
A Tesla entregou 302 carros em Abril 2025, queda de 33% em relação a Abril de 2024.
https://acap.pt/pt/estatisticas/dados
Não fiquem tristes. Não vende a Tesla vendem mais os chineses e europeus
O Model Y custa acima de 45.000 euros. Quem é que pode comprar um carro desses ?? Deixemo-nos de sonhos, as pessoas que pensem na realidade. Ninguém sabe o dia de amanhã.
Pela quantidade que vejo na estrada, são muitos.
A tendência é começar a baixar o preço, vamos lá ver
A Tesla nunca fazerá isso. Baixar os preços ?? Não me acredito. E mesmo que os baixe não será muita a diferença.
É O RESULTADO da intromissão da política no mercado automóvel.
O JL desmaiou ao ver a notícia. A realidade bateu à porta. XD
Hein ?
Realidade de ?
Mais lado seja. A realidade de que o modelo y não salvou grande coisa. Tem pessoas que não se convencem de que a facto do musk ter entrado na política criou uma situação irremediável para a Tesla. Não digo que não continue a vender mas ficou irremediavelmente afetada. A adicionar a isso a concorrência chinesa e europeia faz o restante
Quem quer dar uma conotação política a isto vai fazê-lo.
Mas achar que a política é a única responsável é ignorância.
A realidade é que a China está a rebentar com tudo.
Tudo o q seja elektro, é bom ressalvar. Já desde 2020 que digo isso. Não devia ser novidade.
Então mas agora já não vêm os phev e os erev ? que você diz que estão a aumentar mas depois estão a diminuir ?
Tudo o que tenha motor a combustão, a china não tem vantagem nenhuma porque não detém o quase exclusivo das matérias necessárias para os fabricar.
As matérias são praticamente as mesmas, de onde vem o ferro ?
Nada a ver.
Ah agora já não tem a ver. Lol
Fora o rodio, platina e etc.
Olha… novidade… mais arroz …
Vamos dar mais gás ao fogo das ilusões…
Os do costume sempre a falar mal… já passaram dezenas de anos … e um carro acima de 50k€ consegue ser o mais vendido modelo em dois anos seguidos … muito diferente de um Corolla de 25k€….
Mas vamos ignorar os milhares de empregados a perder emprego dos OEM convencionais…
Estejam atentos as notícias…
VW, Merceds e BMW vão despedir num record mundial …
https://x.com/electric_nick_/status/1916161644251541660?s=19
Enquanto lá estiver o Musk à frente da empresa, espero bem que vendam cada vez menos.
Normal, as marcas europeias, tarde, começaram a colocar o seus produtos no mercado… Tenho estado à espera, não quero teslas nem chinocas….
Grande Musk. É fazer mais umas saudações nazis e meter-se mais na política Europeia para melhorar os resultados!