Porsche acredita que aumento dos preços poderá atrasar a adoção de elétricos
Neste momento, já várias fabricantes anunciaram um horizonte temporal para a eletrificação da sua oferta. Caso disso é a Porsche que, agora, revelou acreditar que o aumento do preço das matérias-primas poderá atrasar a adoção dos carros elétricos.
Além de atrasar, poderá implicar um aumento do preço dos automóveis.
Apesar de a Porsche ter apenas um modelo elétrico no seu catálogo, o Taycan, já anunciou que, em breve, terá mais máquinas a seguir esse caminho. Afinal, até 2030, a empresa pretende que 80% das suas vendas correspondam a veículos com zero emissões.
No entanto, Michael Steiner, membro do conselho executivo e responsável pela investigação e desenvolvimento da Porsche alertou para o aumento do preço das matérias-primas necessárias para a produção de veículos elétricos. Na sua opinião, isso poderá retardar a expansão da mobilidade elétrica e obrigar a fabricante a aumentar o preço dos seus automóveis. Ainda assim, não descarta o desenvolvimento de modelos com motor de combustão.
Até 2030, queremos que 80% dos veículos que entregamos aos nossos clientes sejam totalmente elétricos, dependendo da disponibilidade e das infraestruturas. No entanto, vamos continuar a fazer crescer o motor de combustão. Estamos confiantes de que haverá um mercado para motores de combustão no futuro.
Disse Michael Steiner.
Embora a Europa tenha aprovado a proibição da venda de carros térmicos a partir de 2035, a Porsche já confirmou que continuará a desenvolver combustíveis sintéticos.
Temos de nos afastar dos combustíveis fósseis a longo prazo e precisamos de combustíveis sintéticos para o fazer. Com a nossa fábrica piloto no Chile, estamos a mostrar que é tecnicamente possível. No entanto, gostaríamos de ver ainda mais apoio político, por exemplo [...] impostos específicos sobre os combustíveis correspondentes. Esta é a forma correta de substituir gradualmente os combustíveis fósseis.
Explicou Steiner.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Não é preciso ser um génio para chegar a esta conclusão ….
Para mim não se trata de preço, mas se esplicasse aqui seria crucificado, por isso apenas queria dizer que nem todos andam loucos para comprar um eléctrico.
No meu caso o preço é apenas a 4ª razão para não comprar.
Exatamente, 100% de acordo.
E podes dizer aqui as tuas razões que ninguém te cruxifica, basta ignorares os fanáticos da religião “electric power”-
Vou enumerar, mas não respondo a fanáticos dps * :
1 – Gosto de conduzir e onde conduzo não há trânsito. Sinto prazer em fazer mudanças, reduções e embraiagem, sinto gosto em conduzir carros mais antigos. Carro para mim não é apenas um meio de transporte.
2 – Gosto de mexer, no meu carro faço revisão entre outras coisas e gosto de saber o que se passa quando levo ao mecânico, gosto de reparar, não substituir.
3 – Preocupo-me com o ambiente, ando sempre de mota e faço a minha parte na redução de emissões, o carro serve para levar coisas ou mais que 2 pessoas.
Este ponto é cumprido, porque não estou ainda convencido que os EV ajudam no problema climático, apenas movem a poluição para outro lado.
Existem vários tipos de minério necessários e não gostaria de nenhum deles por perto (Portugal tem planos de começar 🙁 )
Também ainda não se recicla completamente bateriase nem quero imaginar onde vão parar todos os carros actuais.
4 – O preço dos carros
5 – Custo de reparação em caso de acidente, até uma lâmpada é cara.
6 – O perigo em caso de acidente, o chão do carro costuma ser a bateria, se ela torce ou fura há um risco enorme de combustão (é mais que conhecido)
7 – Não gosto de carros grandes (felizmente para este já começam a existir opções.
Por acaso onde vivo, uma autonomia real de 200km é mais que suficiente, por isso não entrou na minha equação.
* eu considero-me fanático de carros, especialmente antigos
Confesso que até ser mesmo obrigado a comprar, para já ainda é dispensável.
E o preço (não só), acaba por ser uma das razões!
Preço de compra
Preço baterias
Estado da bateria dos usados
Locais de carregamento
Tempo de carregamento
Autonomia
Nada ecológicos no seu fabrico
Etc etc