Fumos do escape: a cor pode dar indicação de problemas
A cor do fumo que sai pelo escape pode ser um “aviso visual” sobre o estado do motor ou de alguns dos seus componentes. Saiba os significados prováveis de cada tipo de fumo.
O escape de um automóvel não serve apenas para libertar os gases resultantes da combustão. Muitas vezes, a cor do fumo que dele sai funciona como um alerta visual sobre o estado do motor e pode ajudar a identificar avarias antes que se tornem graves.
Fumo preto
Se do escape sai fumo preto, isso significa que a mistura de combustível e ar não está a ser queimada de forma correta.
- Causas prováveis: excesso de combustível, injetores defeituosos, filtro de ar obstruído ou problemas no turbo.
- Sintomas associados: aumento do consumo e perda de potência.
- Mais comum em: motores a gasóleo.
Fumo azul
Um escape a deitar fumo azul ou azulado é sinal de que o motor está a queimar óleo.
- Causas prováveis: desgaste nos segmentos dos pistões, guias ou retentores de válvulas danificados, fugas no turbocompressor.
- Sintomas associados: consumo anormal de óleo, cheiro característico a queimado.
Fumo branco
Nem sempre o fumo branco é motivo de preocupação.
- Situação normal: ao ligar o carro a frio, especialmente em dias húmidos, é comum ver vapor de água a sair do escape.
- Situação preocupante: se o fumo branco é denso e persistente, pode indicar que o líquido de refrigeração está a entrar na câmara de combustão.
- Causas prováveis: junta da cabeça queimada, fissuras no bloco ou na cabeça do motor.
- Sintomas associados: perda de líquido de refrigeração, aquecimento do motor.
Quando não há fumo
- Nos motores mais modernos, sobretudo equipados com filtro de partículas, pode não ser visível nenhum fumo, mesmo que existam pequenas anomalias.
Conclusão
A cor do fumo do escape é um sinal importante que não deve ser ignorado.
- Fumo preto: problema de combustível.
- Fumo azul: problema de óleo.
- Fumo branco persistente: problema de refrigeração.
Ao notar alguma destas situações, o melhor é procurar um mecânico de confiança para evitar reparações mais dispendiosas.






















Mas só indica problema ao que vai atrás !!! Deviam por isso mudar o local do escape para a frente.
Ainda não conheci nenhum veículo que não disponha de, pelo menos, dois retrovisores…
Como é que pelo retrovisor vê o fumo que sai pelo escape ? Tal como na foto ?
Depende da quantidade…
Já andei em alguns diesel e bastava olhar pelo espelho.
Ai está o ponto.
É que se a quantidade for muita, já devia estar na oficina. LOL
De acordo.
Vêsse mesmo que nunca tiveste um carro a sério. XD
Então carros a sério são as locomotivas a carvão ?
Então és da queles que os espelho só server para enfeitar o carro, bem me parecia 🙂 🙂 🙂
Se tens dois espelhos retrovisores e consegues ver o teu carro por eles, tenho uma má noticia para ti…
Pelos espelhos não vê o que se passa na traseira do carro, só os carros que vêem atrás, basta olhar para a foto em cima.
Vocês peçam ajuda, pelos espelhos não vês o carro a fazer fumo?
Principalmente quando é o fumo azul, até um cego vê, mas vocês não.
Não, como vê o carro a fazer fumo ?
Você é se ele for à sua frente.
Com os olhos.
Sim, se sair dele e for ver.
Como diz o artigo
“The smoke is the least of your problems.”
https://www.dailydot.com/news/tesla-water-vapor-charging-cold-weather/
Então mas agora o valor de água já faz mal ? Só qua só sai dos escapes dos carros a combustão é que faz bem ?
Eu até vejo o vapor de água a condensar em dias de nevoeiro, como não se vê? Claro q se vê!
E nos teslas não ? LOOOOL
Portanto, quando sai fumo do escape o condutor consegue ver. Não seja teimoso.
Mas onde eu disse que não conseguia ? Desde que vá atrás dele ou saia do carro e vá ver, porque se vê a conduzir, então está na altura de meter o carro na sucata, porque nem para reparar já dá.
Excelente artigo!
Carros a deitar fumo preto é o que há mais. Normalmente são os engraçadinhos, dos xunings. Cada vez que aceleram, deixa de se ver o carro.
O fumo azul não é tão frequente, mas às vezes apanha-se um, ou outro. Principalmente pelo cheiro a óleo queimado.
Pensava que os carros a combustao purificavam o ar e o que saia era mais limpo do que o respiramos. Ar limpo e puro agora tem cor?
Sim, isso é dito por aqui algumas vezes.
A radiação proveniente da bateria dos carros elétricos é incolor.
As baterias emitem radiação ? então quanto emite a do v12 ?
Espero que esse comentário não tenha sido feito com dispositivos electrónicos. A radiação é fatal
Até os elektros deitam fumo. Prendam-nos:
https://www.techtimes.com/articles/300143/20231228/supercharger-steam-mistaken-smoke-emergency-calls-concerned-tesla-owners.htm
Que eu saiba steam é vapor, mas pronto, só o vapor dos motores a combustão é que é bom.
Já marquei alguns Teslas que vinham colados à traseira. LOL
Até eles o passarem ?
Passarem, lol! Como? Nunca fui ultrapassado por um Tesla na A1 ou A2!
Na autoestrada são as “lesmas”, se passam dos 120 KMS, lá vai a autonomia.
E toda a gente sabe disso…
A maioria que anda com sabe sabe mas recalca.
É porque não anda lá.
Lesmas ? Os a combustão ? Sim, é o que vejo todos os dias.
Mais cego é o que não quer ver… Você pelos vistos, não conhece a realidade homem. Vá para uma autoestrada e observe com a atenção. Seja ao menos intelectualmente honesto!
Ainda ontem lá andei.
Tem a certeza que conhece as ae portuguesas ?
Eu sou honesto, quer que faça um vídeo ?
Quem anda aqui a dizer isto é que não, lá viu o link que deixei em baixo, primeiro diz que não tem carros a combustão e só tem eléctrico, e depois vem dizer isto, e eu não sou honesto ?
Ou será que você é a mesma pessoa e trocou de Nick como ele faz ?
Mas não é você que tem um eléctrico também ? Provavelmente é um Porsche taycan ?
Então afinal ?
https://pplware.sapo.pt/motores/carregadores-rapido-de-carros-eletricos-saopontos-poluentes-afirma-estudo/#comment-3749715
Este JL enfia cada peta, lol
Hein ?