Por que razão as petrolíferas estão a ajudar a Toyota na corrida das baterias de estado sólido?
A Toyota tem trabalhado com a empresa japonesa Idemitsu Kosan, desde 2023, num programa piloto focado nas baterias de estado sólido. Por que razão está uma gigante petrolífera a ajudar a fabricante de automóveis neste âmbito?
A Toyota e a Idemitsu Kosan começaram a colaborar no desenvolvimento de tecnologia para produção em massa de eletrólitos sólidos, em outubro de 2023, concentrando-se em eletrólitos sólidos de sulfeto, considerados um material promissor para alcançar produção em escala de baterias de estado sólido para veículos elétricos.
Os eletrólitos sólidos de sulfeto caracterizam-se pela suavidade e pela adesão a outros materiais, duas qualidades que os tornam particularmente adequados à produção em massa.
Agora, ambas as empresas decidiram avançar com uma nova fábrica para produzir eletrólito sólido para baterias de veículos elétricos totalmente de estado sólido.

Em outubro de 2023, a Idemitsu e a Toyota anunciaram o início da cooperação para a produção em massa de baterias de estado sólido para veículos elétricos. Na imagem (da esquerda): Koji Sato, diretor-executivo da Toyota; e Shunichi Kito, diretor-executivo da Idemitsu Kosan. Crédito: Toyota
Qual o interesse de uma petrolífera nas baterias de estado sólido?
Aparentemente, o interesse não está nas baterias per si: empresas como a Idemitsu Kosan geram fluxos massivos de enxofre durante a dessulfurização de combustíveis, e converter esse enxofre de baixo valor num material de alta margem de lucro, como o sulfeto de lítio, pode ser uma vantagem financeira para o setor de refinação de petróleo.
São subprodutos da melhoria de produtos petrolíferos. A Idemitsu descobriu a utilidade dos componentes de enxofre em meados da década de 1990 e, através da nossa investigação e capacidades tecnológicas melhoradas ao longo de muitos anos, conseguimos criar um eletrólito sólido. Este eletrólito sólido está prestes a abrir um novo futuro para a mobilidade.
Explicou Shunichi Kito, diretor-executivo da japonesa Idemitsu Kosan, conforme citado.
Segundo o Electrek, o plano de produto original, publicado pelas duas empresas no final de 2023, visava a comercialização bem-sucedida das suas baterias totalmente de estado sólido para um veículo elétrico a bateria da Toyota, capaz de oferecer 1000 km de autonomia e carregamento de 10 a 80% em cerca de 10 minutos, entre 2027 e 2028.

O anúncio da nova fábrica para produzir eletrólito sólido para baterias de veículos elétricos totalmente de estado sólido parece indicar que estão a cumprir o cronograma.
Além da Idemitsu Kosan, a Toyota está, também, a colaborar com a Sumitomo Metal Mining, um grupo japonês, por forma a garantir materiais de cátodo de alto desempenho para a nova fábrica de baterias de estado sólido, que deverá ser capaz de produzir “várias centenas de toneladas métricas” de eletrólito sólido quando estiver totalmente operacional.
Leia também:




















Nada é tão certo no mundo, como:
– A morte;
– Os Impostos;
– As promessas vagas de baterias em estado sólido por parte da Toyota.
hehehehehe
Ainda para mais vindo de uma empresa que diz que os carros elétricos não servem para nada…
A Toyota não disse que os carros elétricos não servem para nada. Recusou-se foi a entrar na corrida, desesperada pelos carros elétricos, que diz que não se justifica. Continua a ser o maior fabricante mundial de automóveis, por uma larga margem, dá-lhe razão.
Vale o que vale. A Nokia já foi o #1 nos telefones a nível mundial, e deu no que deu. Não metia as minhas mãos no fogo por eles.
É verdade mas as vendas futuras são mais importantes que as vendas actuais
E por isso é que tem de encomendar carros híbridos à BYD…
Quem segue há pelo menos 10 anos, as promessas da Toyota sobre carros elétricos e as baterias que vão criar, só pode no mínimo pensar que é a história de Pedro e o Lobo. Uma marca que admirei durante muitos anos, tornou-se uma anedota, carros que eram os mais fiáveis, ficaram a ser vulgares ao começarem a ter problemas constantes, enfim, um lento declínio que vai piorando a cada ano.
Tao vulgares que sao os que mais vendem no mundo, prius e de longe o mais usado em ubers e yaris o melhor citadino…..devias estar calado que não pescas disto
Já para não falar de como enganaram alguns dos mais fieis clientes com a tecnologia do hidrogénio. Mas sinceramente, foi bem feito, que deixem de ser burros, bastava investigar um bocadinho para chegar à conclusão que o hidrogénio em carros era uma ideia completamente ridícula
Todos os anos há a tal nova bateria milagrosa da Toyota que suporta 1 milhão de cargas rápidas e com autonomia de 1200km… Enquanto os chineses comem-nos de cebolada. A sorte da Toyota são os países de terceiro mundo que lhes compram ainda muitos carros a gasóleo, como as Hilux.
Tens um problema qualquer com a Toyota. Foi líder mundial, e líder ou um dos principais fabricantes nos EUA e Canadá, Japão, Europa, Ásia e demais regiões.
Zero problemas, aliás, eu tenho um Toyota. O problema que tenho é com a atitude arrogante da Toyota em relação aos EVs. Arranjam 1001 desculpas e 1001 coisas para tentar fugir aos EVs. O hidrogénio foi mais um, e foi um flop monumental. O hidrogénio tem o seu lugar, mas não será nos veículos de transporte.
Atitude arrogante? Ao chamar a atenção que a eletricidade não é toda verde e por isso os elétricos poluem bastante? Isso tudo é por causa da frase: “1 elétrico polui mais que 3 híbridos?” Ou é pela previsão de que os 100% elétricos, quando muito chegariam aos 30%?
Acaba por ser uma atitude arrogante, já que os EV são dos que consomem menos electricidade de todos os eles, portanto se ela não é toda verde, pior ficam.
10 anos não, pelo menos 15 anos pois apresentaram um protótipo em 2011 na revista Nature:
https ://www.nature.com/articles/nmat3066
https ://observador.pt/2026/02/12/lisboa-carro-eletrico-explode-e-leva-a-evacuacao-do-edificio-da-nos-no-parque-das-nacoes/
Existem carros a combustão a arder todos os dias e ninguém repara, no entanto quando é um carro elétrico como é um evento raro, é preciso fazer publicidade exaustiva… lol
Também ardem todos os dias, até novos que afundam navios, fábricas de baterias de lítio também virou moda incendiarem.
Não há mais notícias porque são em muito menos quantidade, a maior diferença é que os combustão que ardem tipicamente é em andamento por isso em espaços abertos e sem provocar danos para além do próprio carro.
Não foi isso que aconteceu em Pior Velho…
Aliás o carro estava parado.
Um carro eléctrico plugin ?
Full EV, volvo ex30
Mas não foi um Volvo, foi um BMW híbrido, um 530e.
Onde inventou isso ?
A propósito, já há recall anunciado de volvos ex30 pelo mesmo motivo.
Neste caso o problema é em carregamento, foi o que aconteceu na NOS
Foi ? Então porque já apareceram relatos de que foi um BMW híbrido ?
Já agora, isso é mentira, o recall do Volvo não afeta os EX30 vendidos cá, são cerca de 5600 vendidos no Brasil e mais 40 nos EUA.