Peugeot bateu a Tesla e já é a marca que vende mais carros elétricos em Portugal em 2022
Os carros elétricos estão a conquistar um espaço único em Portugal. As vendas têm aumentado de forma exponencial e estes são cada vez mais as escolhas dos condutores.
A Tesla desde o início que tem conquistado o topo das vendas de carros elétricos no nosso país, mas esse cenário mudou. A Peugeot é agora a marca que mais carros vendeu desde o início de 2022, algo que deve manter nos próximos meses.
As propostas de carros elétricos têm estado a crescer em Portugal. Cada vez mais marcas têm disponíveis os seus carros elétricos, que tentam mostrar a sua utilidade e capacidade aos condutores, em especial em termos de autonomia.
Os dados referentes às vendas de carros no mês de maio, fornecidos pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), mostram uma nova realidade. A Peugeot conseguiu assumir o topo da lista de vendas desde o início do ano, com 613 carros elétricos.
A lista segue depois com mais um lote de marcas que têm propostas de elétricos. Assim, temos a Tesla com 591 em segundo e, em terceiro lugar, a Nissan, com 407 unidades comercializadas. A KIA surge na quarta posição (400) e a Mercedes no 5º lugar do ranking (com 397 carros elétricos vendidos).
Os dados da UVE revelaram novamente um dado interessante. Maio foi mais um mês em que se voltaram a vender mais carros elétricos que a gasóleo. Os veículos elétricos registaram uma quota de mercado de 19,62% face aos ligeiros de passageiros com motores a gasóleo, que obtiveram uma quota de mercado de 17,43%.
Também as vendas têm mostrado uma preferência clara pelos carros elétricos. Nesse sentido, importa destacar que neste ano de 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal era elétrico.
Este é um cenário que deve continuar aumentar durante os próximos meses. A situação associada aos preços dos combustíveis certamente que fará pender a escolha dos consumidores para os carros elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: UVE
Este povinho nem carros sabe escolher…..
Nem todos têm a sua sapiência…
O problema não passa tanto pela sapiência, passa mais pela carteira…
Também acho que esse será o maior motivo mas quis deixar uma resposta vaga tal como o comentário anterior o é.
Não tem é dinheiro para os pagar.
Ainda assim… Para mim, Peugeot nunca mais.
Subscrevo. Para depois cobrarem por um deposito de adblue 500€, saberem que é defeito da marca, mas que já é considerado consumível.
Nos elétricos nem quero pensar nas “avarias” que aí vêm… em especial na peugeot.
Acho piada a esta malta que não nem nunca teve vem para aqui escrever baboseiras….
Desde de 2001 que tenho na familia carros do antigo grupo PSA, nunca deram problemas, um deles foi trocado com +15 anos e +200.000 km (um C5 2.0 GDI da 1ª geração).
Actualmente tenho um 3008 e nunca me cobraram o reabastecimento de adBlue, e zero problemas até ao momento.
Por isso confio plenamente num motor hibrido ou electrico do grupo, sem probelmas.
Se a malta anda a comprar 208 electricos, acho que se deve a 2 razões. Uma são mais baratos (mas dentro da Setellantis existem gemeos mais baratos de momento). A outra para circuito de cidade são carros muito mais sensatos que um familiar, o que para o dia-a-dia de muita gente que se desloca de casa ao trabalho, vice-versa, e pouco mais é mais que suficiente.
Mas ainda há um outro ponto, que ainda não percebi se pode estar a afectar estes numeros, mas as frotas de emrpesa estão agora todas a virar para electricos e hibridos e mais uma vez estes electricos mesmo em leasing são mais acessiveis que um Tesla, por exemplo.
Só 500 ?
Onde ?
@João Luis. Foi com “comparticipação da marca” num concessionário.
@SrBla o atesto de adblue tb nunca me cobraram, refiro-me ao recipiente ao qual chamam tanque que o carro possui e que teve que ser substituido e cujo preço na marca é de 950€.
Por isso é que um elétrico quando bate é perda total… sei de um caso de um BMW 330e que numa batidelazinha ficou como perda total… valor do carro 56 000€, arranjo das baterias 40 000€.
Tenho Peugeot há cinco anos e tirando as revisões anuais, ainda não me deu chatices.
Escolhe melhor do que tu. Os teslas só têm tido problemas e processos contra a empresa.
Mas outra vez com essa história…
Usem dados… E não títulos de artigos falsos para vender cliques…
Ora vê lá nesta lista quantos Tesla tem :
https://www.pmtxlaw.com/top-2021-recalled-cars/
BMW tem pelo menos 10 modelos…. É um top de quantidade de recall por marca e modelo conta lá quantos Tesla aparecem…
Mas onde é que isto novidade? os teslas mais baratos custam 50000€ e são do segmento D a Peugeot tem um eléctrico mais barato do segmento B (15K ou 20K€ mais barato que o tesla). Tem toda uma rede de concessionarios muito mais próximos dos clientes.
é logico que as ofertas generalistas, em breve, ultrapassem marcas como a Tesla, pelo menos até que estas tenham ofertas do segmento C ou B.
Explicação obvia.
Até agora a grande maioria dos compradores de VE compravam porque tinham dinheiro para isso, daí as gamas altas venderem muito.
Agora que o desgraçado tem mesmo de comprar um VE, vai comprar os mais baratos.
Bons ou maus os Peugeots estão com uma estética muito agradável.
Concordo, era só uma questão de tempo até a concorrência começar a empurrar a Tesla para aquilo que ela é – uma marca overrated.
Acho bastante interessante que ninguém percebe que a fábrica da China esteve parcialmente encerrada em abril e maio e a Tesla não consegui entregar quase carros nenhuns na Europa!
O carro da Tesla é feio! aquela traseira e lateral, muito feia.
O Peugeot é mais bonito, até no seu interior.
E claro é mais barato!
Comprar um carro por se achar bonito deve ser o fator com mais peso na hora da compra e o mais ridículo.
O condutor vai lá dentro, ou seja, o “bonito” é o que a pessoa acha que os outros vão pensar. Mau princípio.
Na compra de um carro 50% é fator emocional. E assim que entra o racional surge logo o argumento “se é para gastar € pelo menos levo uma coisa bonita (que me agrade)”.
E está feito 😀
Exato! Não conheço ninguém que tenha comprado um carro sem gostar do seu design.
Fatores:
– preço
– autonomia
– estética
– numero de lugares.
Se o numero de lugares está em ultimo então é porque não é carro de família
Isso pode não ser relevante para ti mas ser para outros.
E além disso o que impede de um VE ser bom, eficiente, fiável… e bonito estéticanmente?
Não são caracteristicas que se auto excluem, que eu saiba.
LOL Eu afirmei precisamente que era dos fatores mais importantes para a maioria das pessoas.
as empresas fartam-se de adquirir os v.e. da peugeot
Qual os carros mais vendidos num país onde o ordenado mínimo é de 700€?
BMW/Mercedes Benz/Volvo.
Tuga o povo dos créditos.
Isso nem sequer é verdade, basta ir ver as estatisticas de vendas de carros em Portugal.
Boa tentativa.
Quem diz mal dos E.V da Peugeot claramente nunca andou com um. O 208-e então é excelente. É pena custar 30k. Se fosse mais barato então seria o carro mais vendido, ponto.
Eu digo mal dos diesel, e que acredito que vá a caminho dos elétricos… cobrarem ao cliente peças que são defeito da marca, mas que a marca agora considera consumivel…porque sim.
Os diesel sao iguais aos da volvo, ford, citroen e mais alguns.
E que peça é essa com defeito? É que nas 508 andaram a trocar polias sem custo devido a defeito.
Por acaso não é bem assim… Eu escolhi o Zoe Ze50 ao Peugeot… É experimentei ambos… O Peugeot tem menos bateria e menos eficiência… E um carregador AC mais lento… É não vem com GPS como standard vem com Car Play ou Apple Play… Right…
Tentem usar isso num contexto de trabalho e digam coisas…
Acho um carro interessante… Mas com falhas em alguns pontos essenciais…
“Mas com falhas em alguns pontos essenciais…”
E esses pontos são? Esclarece lá a malta.
Pelos vistos não sabe ler…
Baixa eficiência
Baixa autonomia
GPS dependente do telemóvel
Para quem usa o carro para trabalhar é muito incómodo..
Ou não sabe como funcionam essas funções?…
E o carregador é bem inferior… No zoe carrego 3x mais rápido e gasto menos de metade do dinheiro….
Quer que desenhe alguma coisa?
Agora seria interessante comprar directamente estas mesmas tabelas mas com a venda de carros a disel e gasolina de forma separada e agregada, nos mesmos periodos de tempo.
Vê aqui:
https://www.uve.pt/page/vendas-ve-05-2022/
Mas isto é notícia porquê?
Sabem que os Teslas vêm para Portugal de Shanghai certo…??
Sabem quantos estão a caminho?
https://insideevs.com/news/545752/12-cargo-ships-carrying-teslas/
Estás tão errado!! Sabes porquê? Por causa do processador que os teslas têm. A fabrica em Shangai só produz testas com AMD enquanto a dos EUA só produz teslas com Intel Atom os mesmos que cá são vendidos.
Não… Não é assim…
Mas alguém pelo menos usa factos ou faz pesquisa antes de dizer coisas que não sabe….
https://www.axios.com/2022/03/22/tesla-europe-factory-germany
Aliás basta ver o VIN o digito 11… Quantos aqui vêm com o “B”?
Sugiro deslocar-se a um show room e ver….
Pelo menos usem factos antes de dizer asneiras…
Intel átom? Mas isso la tem comparação com as APU que a AMD preparou para a Tesla? Uma empresa que depende tanto da capacidade de processamento não pode fazer uns carros com AMD e outros com o oito processador do mundo.
*pior
A sério? E ainda não chegaram?
É que essa noticia daqui a uns meses faz um ano.
LMAO
Peço desculpa apenas estava a provar um ponto….
Aqui o mapa online….
https://fmossott.github.io/TeslaCarriersMap/
Pelo menos em acabamentos estão melhor servidos
Exato pelo número de recalls… Claro que falhas em tinta e frinchas são coisas muito sérias….
Veja lá quantos Teslas tem na lista
https://www.pmtxlaw.com/top-2021-recalled-cars/
Peugeot, nunca mais, aos 40000 trocar correia do alternador, no anterior Renault Secnic foi para abate por acidente aos 20 anos e 238000 km sem nunca ter trocado tal como a suspensão dianteira que no Peugeot 2008 mudou tudo desde cabeçotes, foles, a suspensão e outras “merd@s” que ultrapassaram os 500 paus, e agora vamos ver o que virá a seguir, por isso nunca mais…
Portanto quantas horas são precisas para fazer Caminha – Faro com um Tesla ou Peugeot ou uma porcaria qualquer com essa mesma tecnologia (actual)? Não é que eu o faça ou o vá fazer mas é uma perspectiva, válida ou não depende de cada um, porque deviam de aprender a dizer algo que é muito difirente disto “ah isto é o melhor olha para os dados” ou “isto é o pior,olha para os dados” , no fim do dia há 3 razões a do A a do B e a que está algures no meio que deverá ser mais certa, ainda assim, deviam de começar as vossas frases por “Na minha opinião” , porque correm sempre , mas sempre mesmo o risco de dizerem asneiras, eventualmente vem sempre aquela velha máxima do “estudos recentes dizem que afinal não era como se dizia e eram dados falaciosos, … colocado processo blá blá blá…”. Acalmem-se cowboys.
Certo , não obrigado , talvez no futuro quem sabe , agora assim um bem haja a todos
O problema que muitos não vêem é que ninguém está a obrigar ninguém e todos são livres de ter ou não ter… Agora a indústria como aconteceu com os telemóveis e muitas outras coisas têm que ser regulada e orientada para um futuro sustentável…. Onde os carros a combustão não devem fazer parte… Quem os tiver continuará a tê-los se quiser, mas as regras têm que mudar… Basta ir a Madrid ou Barcelona para entender o dia a dia e perceber o porquê…
A verdade é que as emissões de um carro de combustão não são o seu único problema… Além de CO2 estes libertam gases muito mais perigosos do que o CO2, numa muda de óleo mal feita basta uma gota para contaminar 1000 litros de água… Olhem a vossa volta acham mesmo que o mal dos “outros” não nos vai acontecer também… Não há dúvida que vai acontecer e apenas o quando…
A Espanha está em seca há anos… Nem o preço elevado do m3 tem ajudado muito… Mas o problema agrava-se…
Tudo o que fizermos hoje já não vai evitar nada apenas vai controlar a frequência e a intensidade do que acontecer… Cada carro emite muito mais do que é enunciado… É o Tuga que é muito “dinâmico” ainda é pior…
https://www.frontiersin.org/files/Articles/475625/fmech-05-00062-HTML/image_m/fmech-05-00062-g004.jpg
Isto não é uma questão de gosto e de fazer algo para haver pelo menos uma hipótese para os nossos filhos e netos…. Poi olhem bem a volta e imaginem daqui a 10anos acham mesmo que estão seguros em vossa casa… Ou nos vossos trabalhos… Com eventos climáticos constantes… Vejam o exemplo da California e outros locais… Ouçam entrevistas de quem lá vive…
E diga-me uma coisa… Temos geração de energia renovavel para se no espaço de 10 anos, 1/3 da frota automóvel seja elétrica? Não me parece. E não vamos pagar o kw a 0.14 como pagamos agora, mas sim ao preço quase do que pagamos hoje um café 0,60, 0,70, 1€.
Por acaso sugiro informar-se melhor… Cada litro de gasolina refinado necessita :
+ 2kwh de energia eléctrica
+ 5 litros de água limpa
+ 3,1 kg emissões de CO2
+ 1200g de SOx, Nox, NMVOCs
Isto só para obter um litro de gasolina depois há o uso desse litro… Quer adivinhar o quanto mais destes items precisa…
Sabe quantos subsídios a indústria de petróleo recebe por ano… 20%… Chagava para sermos independentes energéticamente…
https://images.app.goo.gl/mixqVgh664iyZbkq6
E já agora…extrair o lítio é limpo, produzir o carro é limpo.
Estamos a apostar no cavalo antigo, a estratégia não passa por cada um de nós ter o nosso popozinho, mas apostarmos mais nos transportes coletivos.
Pois até concordo com a parte dos transportes colectivos… Mas com os biliões gastos ainda gasto quase duas horas para fazer 20 min de carro… E fica quase o mesmo preço o que é absolutamente impraticável…
Quanto ao lítio é outra ilusão…. Sabe quanto precisa de água um t-shirt (150g) 2700 litrose tanto a água como a t-shirt não são recicláveis… 1kg de lítio precisa de 2000 litros num processo evaporativo (equivalente ao sal) logo reciclável e o lítio é 100% reciclável e mais barato de reciclar do que minar….
Presumo então que não use roupa de algodão….
Para não falar na energia… Mas acho que já dá para ter uma ideia…
Muitos deles trocaram os Teslas por Peugeots. Finalmente pessoal com bom senso.
Mais uma vez… Se calhar deixavam de mandar postas de pescada e ficavam pelos factos…
Como se pode bmver na lista no link abaixo a peugeot está bem no Top…
https://cleantechnica.com/files/2022/05/World-plugin-vehicle-sales-top-models-March-2022-Chart-CleanTechnica.png
AHHHH… espera….
Sim Portugal é o mundo… 😀 tu tens cada uma. A notícia fala de Portugal jovem.
Peugeot é uma fraude neste momento, comprei e carros á meses, param a andar, o painel não funciona, é problemas atráz de problemas e na marca ninguém dá solução, nem a cara, é tudo por telefone e a resposta há meses é tem de esperar.