Petrolífera Shell quer ter mais centrais de carregamento para elétricos
Apesar de não serem uma alternativa consensual, a aposta nos carros elétricos está a ser, direta e indiretamente, conduzida. Agora, foi a vez da petrolífera Shell anunciar que irá acelerar o investimento em centrais de carregamento.
Num relatório sobre a estratégia para a transição energética de 2024, a Shell partilhou que quer continuar a fortalecer a sua oferta de soluções baixas em carbono, à medida que deteta um aumento significativo na procura pelos consumidores e nas políticas de apoio pelos governos.
Até 2030, a petrolífera quer concentrar-se em três áreas-chave, nas quais acredita poder ter um impacto positivo, reduzindo os custos para os consumidores:
- Carregamento de carros elétricos;
- Bio-combustíveis;
- Energia integrada.
A Shell revelou querer aumentar o seu negócio de carregamento de carros elétricos, no sentido de apoiar os consumidores que escolherem mudar de um veículo a gasóleo ou gasolina para um elétrico.
Estamos focados em oferecer opções aos consumidores nas áreas em que detetámos maior procura, como o rápido crescimento da mobilidade elétrica na Europa e na China. Ambicionamos aumentar o número de pontos de carga que operamos para 200.000 em 2030, aumentando dos 54.000 de atualmente.
Conforme partilhou, a Shell irá focar-se no carregamento público, em vez do doméstico, uma vez que acredita "que será o mais necessário entre os consumidores". Aliás, segundo apontou, a sua rede pública de carregamento, Shell Recharge, já opera em cerca de 33 países.
Temos uma vantagem competitiva gigante em termos de localizações, uma vez que a nossa rede global de estações de serviço é uma das maiores do mundo.
Em setembro de 2023, a petrolífera inaugurou a sua maior central de carregamento de carros elétricos, na China. Com 258 pontos de carga, a central consegue responder a 3300 carros, diariamente.
Conforme consta no relatório, a Shell está a atualizar a sua rede de retalho, "com um aumento do carregamento de veículos elétricos e ofertas de conveniência, em resposta à evolução das necessidades dos clientes".
No total, planeamos desfazer-nos de cerca de 500 instalações pertencentes à Shell (incluindo joint ventures) por ano em 2024 e 2025.
"Estamos a aumentar a nossa carteira de produtos lubrificantes premium para abastecer setores-chave da transição energética, como os óleos de transformação utilizados nos parques eólicos offshore e os fluidos de refrigeração para sustentar o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos", lê-se no relatório.
É o inevitável. Ou se adaptam, ou desaparecem…
Uma pessoa com um eletrico em Portugal está limitada…nem consegue ir de Lisboa a braganca num tesla, n ha carregadores e os que ha estao ocupados. Esquecam os eletricos fora das cidades, como citadinos sao porreiros mas fora ui, so problemas
Eu ja fiz Vila Nova de Gaia – Portimão num tesla model 3, e não tive grande problema
Como te atreves a contradizer?
Se ele diz que está tudo ocupado é porque está tudo ocupado…
sim, a rede de carregamento de elétricos é paupérrima no interior do pais, infelizmente.
Mas isso tem de melhorar senão não vamos la…
Então ? com hidrogénio não funcionou ?
Se não tiver um tesla não consegue.
Mas os telas nem precisam da rede publica, só a privada chega para ir a bragança sem problemas.
Esqueçam ? então qual teve e correu mal ?
Dá pra ir com praticamente qualquer EV. Demora mais…
Uma questão de planeamento.
Segundo a ABRP, num ID3 58kwh são cerca de 5h40m , ja incluindo 46m de carregamentos.
Num Tesla m3 lr é bem mais rapido.
Também já referi várias vezes que esta pseudo entidade mobi e devia agilizar os licenciamentos de carregadores e exigir PCRs no minimo com 120kwh.
PCRs só de 120Kwh não é necessário, alias tirando em AE e outro sitios estratégicos carregadores rapidos são desnecessários, devias sim massificar os carregadores de 7,4Kwh nas cidades, tudo o que fosse lugar publico com 7.4Kwh e só para não dizer 3.7Kwh…
Nas cidades, 7.4kW é demasiado lento até para um carro com bateria pequena como a minha. Depois o pessoal usa o carregamento como se fosse estacionamento o que acaba por estragar tudo.
22kW (AC) deveria ser a norma.
@Rui, não concordo.
Carrega muito mais rápido e aumenta a rotatividade. É esse o objectivo.
O carros estão mais tempo parados que a andar, a tipica pessoa conduz 15k ano, nas grandes cidades menos que isso, mas 15k ano é cerca de 40km dia, com consumo médio de 16kwh são cerca de 6.6kwh de consumo, mesmo que gaste diguemos 10kwh, num carregador de 3.7Kwh carrega em menos de 3 horas.
Um carro que passe a noite perto de um apartamento ou o dia junto ao local de trabalho a carregar a 3.7Kwh é mais que suficiente.
Se podos os lugares de estácionamente da EMEL por exemplo tivesse um carregador de 3.7 ou 7.4 chegava e podias sim em shoppings ter os tais a 11/22kwh e alguns DC de 120 com valores claramente mais caros…
Isso é pra quem não tem nada que fazer ou está em casa.
Quem está de passagem por uma localidade ou de viagem quer é despachar o assunto.
Não é com essas velocidades de carregamento miseráveis.
Fora de casa/zona de residência quanto mais rápido melhor.
Isso não funciona assim, o melhor é sempre ter carregamento rápido, que tem cabo próprio, quem faz 40km por dia, praticamente tem que carregar 1 vez por semana, pode bem esperar 20a30mn a carregar por exemplo no supermercado.
Mas deixar o carro a carregar 3 ou mais horas, sozinho, com o nosso cabo, á noite, em baixa tensão, não é para mim, a não ser que seja na garagem dum hotel, por exemplo.
Desculpa??? Percorri portugal de uma ponta á outra com 2 carregamentos no supercharger de fátima e outro no algarve… Mas como é que ainda podem pensar que não há carregadores se até no raio da aldeia que eu vivo tenho dois semi-rápidos…
Então ? com hidrogénio não funcionou ?
Pois claro que quer, sem os combustíveis fósseis os carros eléctricos não funcionam.
Funcionam sim.
Não funcionam é COM combustíveis, e ainda bem, que eles são caros e dão cabo do nosso ar que respiramos
A ciência e engenharia está sempre a evoluir um dia vão inventar mecanismos de criação de energia elétrica sem a utilização de combustíveis fósseis. No futuro vai ser possível
Olha que muita gente vai passar ao lado desta ironia…
Roda de Hamster?
não me diga ? o meu ja leva 150 mil km e nunca lhe meti gasolina, onde é que se mete ?
Agora quando as marcas europeias estão a rasgar o plano de produzir elétricos é que a Shell quer abrir carregadores. Boa sorte!
A Shell não percebe nada do assunto, até já fechou postos de hidrogénio, que muitos petrolheads dizem ser o futuro, aqueles que nem sabem que são eléctricos. Loool