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Petrolífera Shell quer ter mais centrais de carregamento para elétricos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Dani+Silva says:

    É o inevitável. Ou se adaptam, ou desaparecem…

  2. JOaquin Lopes says:

    Uma pessoa com um eletrico em Portugal está limitada…nem consegue ir de Lisboa a braganca num tesla, n ha carregadores e os que ha estao ocupados. Esquecam os eletricos fora das cidades, como citadinos sao porreiros mas fora ui, so problemas

    • Isaltino says:

      Eu ja fiz Vila Nova de Gaia – Portimão num tesla model 3, e não tive grande problema

    • Blackbit says:

      sim, a rede de carregamento de elétricos é paupérrima no interior do pais, infelizmente.
      Mas isso tem de melhorar senão não vamos la…

    • JL says:

      Então ? com hidrogénio não funcionou ?

    • JL says:

      Se não tiver um tesla não consegue.

      Mas os telas nem precisam da rede publica, só a privada chega para ir a bragança sem problemas.

      Esqueçam ? então qual teve e correu mal ?

    • Lelo says:

      Dá pra ir com praticamente qualquer EV. Demora mais…
      Uma questão de planeamento.
      Segundo a ABRP, num ID3 58kwh são cerca de 5h40m , ja incluindo 46m de carregamentos.
      Num Tesla m3 lr é bem mais rapido.
      Também já referi várias vezes que esta pseudo entidade mobi e devia agilizar os licenciamentos de carregadores e exigir PCRs no minimo com 120kwh.

      • rui says:

        PCRs só de 120Kwh não é necessário, alias tirando em AE e outro sitios estratégicos carregadores rapidos são desnecessários, devias sim massificar os carregadores de 7,4Kwh nas cidades, tudo o que fosse lugar publico com 7.4Kwh e só para não dizer 3.7Kwh…

        • Realista says:

          Nas cidades, 7.4kW é demasiado lento até para um carro com bateria pequena como a minha. Depois o pessoal usa o carregamento como se fosse estacionamento o que acaba por estragar tudo.

          22kW (AC) deveria ser a norma.

        • Lelo says:

          @Rui, não concordo.
          Carrega muito mais rápido e aumenta a rotatividade. É esse o objectivo.

          • rui says:

            O carros estão mais tempo parados que a andar, a tipica pessoa conduz 15k ano, nas grandes cidades menos que isso, mas 15k ano é cerca de 40km dia, com consumo médio de 16kwh são cerca de 6.6kwh de consumo, mesmo que gaste diguemos 10kwh, num carregador de 3.7Kwh carrega em menos de 3 horas.
            Um carro que passe a noite perto de um apartamento ou o dia junto ao local de trabalho a carregar a 3.7Kwh é mais que suficiente.

            Se podos os lugares de estácionamente da EMEL por exemplo tivesse um carregador de 3.7 ou 7.4 chegava e podias sim em shoppings ter os tais a 11/22kwh e alguns DC de 120 com valores claramente mais caros…

          • Lelo says:

            Isso é pra quem não tem nada que fazer ou está em casa.
            Quem está de passagem por uma localidade ou de viagem quer é despachar o assunto.
            Não é com essas velocidades de carregamento miseráveis.
            Fora de casa/zona de residência quanto mais rápido melhor.

          • Antonio+Vasco says:

            Isso não funciona assim, o melhor é sempre ter carregamento rápido, que tem cabo próprio, quem faz 40km por dia, praticamente tem que carregar 1 vez por semana, pode bem esperar 20a30mn a carregar por exemplo no supermercado.
            Mas deixar o carro a carregar 3 ou mais horas, sozinho, com o nosso cabo, á noite, em baixa tensão, não é para mim, a não ser que seja na garagem dum hotel, por exemplo.

    • TM says:

      Desculpa??? Percorri portugal de uma ponta á outra com 2 carregamentos no supercharger de fátima e outro no algarve… Mas como é que ainda podem pensar que não há carregadores se até no raio da aldeia que eu vivo tenho dois semi-rápidos…

  3. JL says:

    Então ? com hidrogénio não funcionou ?

  4. Figueiredo says:

    Pois claro que quer, sem os combustíveis fósseis os carros eléctricos não funcionam.

  5. VTPC213 says:

    Agora quando as marcas europeias estão a rasgar o plano de produzir elétricos é que a Shell quer abrir carregadores. Boa sorte!

    • JL says:

      A Shell não percebe nada do assunto, até já fechou postos de hidrogénio, que muitos petrolheads dizem ser o futuro, aqueles que nem sabem que são eléctricos. Loool

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