Outubro trouxe mudanças drásticas nas vendas de carros elétricos em Portugal
O mercado dos carros elétricos está a passar por um excelente momento em Portugal. As vendas não abrandam e cada vez mais se vêm nas estradas estes veículos. O mês de outubro traz duas novidades para o ranking de vendas, uma muito positiva e outra menos lógica. Qual será a marca dominante, a BYD ou a Tesla?
BYD ou Tesla? Quem domina dos elétricos?
Portugal viu o mercado de carros elétricos mudara completamente no que toca Às vendas. A grande surpresa é conseguida pela BYD, que está a chegar em força e que conseguiu roubar o primeiro lugar à líder desde segmento há vários meses, a americana Tesla.
Os números oficiais da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) não deixam margem para dúvidas. A BYD vendeu uns impressionantes 459 carros elétricos novos só em outubro. Isto é um salto gigante de 82,1% nas vendas face ao mesmo mês do ano passado. A marca está, claramente, a conquistar os portugueses com os seus modelos mais recentes.
Apesar deste desempenho notável da marca chinesa, há outras marcas que estão a tomar o sentido oposto nas vendas. A Tesla, que em setembro era a líder do mercado com mais de 1.200 matrículas, deu um queda histórica. Em outubro, só vendeu 144 carros.
Mercado de carros em Portugal não abranda
Esta é uma queda enorme de 58,7% relativamente ao ano passado, o que fez a marca de Elon Musk cair para a 10.ª posição do ranking mensal. A quebra permitiu que outras marcas europeias se chegassem à frente. Logo a seguir à BYD, ficou a BMW, com 403 carros, e a Peugeot, com 320.
O panorama geral, contudo, é muito positivo. O mercado elétrico continua muito ativo. Em outubro, foram matriculados um total de 4.618 carros 100% elétricos novos. Segundo os dados da ACAP, isto traduz-se num aumento de 32,5% face a outubro de 2024. Ou seja, os portugueses estão a comprar cada vez mais elétricos, e a tendência não abranda.
No acumulado do ano (de janeiro a outubro), a Tesla continua à frente do pódio com 5.953 carros. Mas atenção, a BYD, com 3.832 unidades vendidas, está a crescer a um ritmo elevado de mais de 132% no total do ano. Se a Tesla não reagir nos próximos meses, o seu reinado anual pode estar seriamente ameaçado pela nova concorrência chinesa.






















O JL vai ter um orgasmo ao ler isto…
Então ? Isto não é novo normal ?
Nem sei porque razão. Viste o resto dos números ?
Exato, nada de espectacular, só o facto de serem a categoria mais vendida.
26,1% …
Exato.
Não fico surpreso, não há stocks, se forem ao site da Tesla o inventario está super baixo, eles fizeram um push gigante em Setembro que era o fim do quarter fiscal, dizem que não sabiam se promoções iam ser mantidas e por ai fora, muita malta antecipou a compra 1 mês…
Exato, agora só dezembro é que levantam novamente
A hipocrisia climática.
https://youtu.be/TQ0UnB54KLQ?si=u9Gn2PThv_i4vfou
O que os eléctricos têm a ver com isso ?
Mas os que vão a essas conferências (COP) não se manifestam a favor da transição energética? Mesmo que muito do que fazem seja hipocrisia?
O que tem a transição energética a ver com este assunto ?
BMW nos modelos mais vendidos
e não há dinheiro em Portugal!! faria se houvesse.
ou vivo num país diferente ou sou muito probre.
Eu vou ao site da bmw e assusto-me com os preços, não entendo
E a Mercedes que está em segundo. Em Portugal há pessoas que têm boas profissões e ganham bem, tem-se é o gosto em disser mal. É algo muito português.
E muitas que no contrato de trabalho têm carro incluído e outras que trabalham em nome da própria empresa e compram o carro em nome da empresa para ajudar a pagarem menos impostos.
É preciso ser-se inteligente e perceber o que é permitido legalmente para melhorar a fiscalidade sobre os ordenados, a carga de impostos é tão grande que só quem ganha muito pouco ou tem falta de literacia financeira não aprende
Em Portugal tem-se é o gosto em disser mal. É algo muito português.
Quem tem literacia financeira sabe que comprar um carro a pronto é uma asneira, asneira dupla se for novo.
Andas a assustar-te com o que não deves, aprende sobre finanças.
Já agora, bmw é um lixo, pior marca de carros que já tive, passei por Audi, Mercedes e agora decidi experimentar volvo, nunca mais voltaria a tocar num bmw e pensaria muito bem antes de voltar para o grupo vag para algo que não fosse Porsche.
Mercedes tem os seus problemas, mas traços gerais vive-se bem com eles.
O conto de fadas dos elétricos está a desmoronar. Os clientes já perceberam que é banha de cobra.
A unica malta que acha que é banha da cobra é quem não os tem, não conheço ninguem que queira voltar ao combustão…
Exacto…
Em outubro foram vendidos 16.137 ligeiros de passageiros dos quais 4.618 são elétricos. E ao contrário de ti eu conheço quem tenha comprado elétrico e depois teve de voltar à combustão. Sabes porque? Não somos todos iguais.
Portanto foram a categoria mais vendida.
Eu também conheço quem voltou a híbrido plugin , mas já anda novamente a pensar comprar electrico.
Agora o facto é que todos os que compraram eléctricos, deixaram os a combustão.
A categoria mais vendida, segundo você diz, tem 26,1% das vendas… É a mais vendida ?? 26,1% ? A sua matemática produz conclusões diferentes da minha …
Sim, é a mais vendida, todas as outras estão abaixo.
Não é a minha, é a da ACAP, a mesma que você viu, tanto que foi você que trouxe números, não me culpe pela matemática que não fiz.
Não o estou a culpar de nada. Apenas constato como é enviesada a sua forma de ver as coisas.
Talvez tenham feito escolhas informadas.
Seja como for, com o meu uso do carro seria algo tão penoso que me dói só de pensar.
O que é a verdadeira banha da cobra é tentarem impingir EVs como metas de um movimento ideólogo falso e inatingível.
O problema não são os EVs, são as políticas por trás
No entanto diz que é o único na empresa…
Que políticas são essas, estou curioso em saber.
Se for como na que estou é metas de CO2 apertadas para ficar bem aos olhos dos acionistas e fundos, no nosso caso já está com target de 0 CO2, ou seja apenas carros elétricos são possíveis até a uns meses atrás ainda era possível carros até 90 gramas CO2…
É fácil provocar aí uma corrida desenfreada aos eléctricos. Basta para já igualar o ISP do gasóleo ao da gasolina e a seguir indexá-lo ao co2. Como o gasóleo é 15% mais denso em carbono isso ia logo pô-lo 15% mais taxado que a gasolina. Remédio infalível para fazer os dieselistas fugir a sete pés para o eléctrico.
O zagóleo está caríssimo @Grunho, sem paralelo em mais lugar nenhum do mundo. O bife da rabadilha que o diga. Ainda queres mais @Grunho?
Até na Alemanha é mais caro que cá:
https://www.globalpetrolprices.com/diesel_prices/
Ou o seu conto está a desmoronar ? É melhor admitir.
Já não sei onde disse isto, mas 400 e tal é a bitola mensal da BYD, objectivo muito bem articulado com empresas “à lá carte” da Cova da Moura e do Kácem que depois subalugam a TVDEs. Desconheço por quando tempo este ardil terá pernas para andar.
Isso não tem numa verdade. Não é factual, é apenas falta de atenção ao mercado. Tens de te esforçar mais, visto que o mercado e a realidade toldam as tuas “previsões futuristas”. 😀
Afinal os Chineses não querem invadir a Europa com os seus carros, querem apenas vender 400 de por mês.