Afinal, os carros elétricos também podem fazer viagens longas
Claro que a possibilidade de usar um carro elétrico para viagens mais longas depende de uma série de fatores. No entanto, um Lucid Air foi, de facto, capaz de percorrer cerca de 830 km sem que o condutor precisasse de parar para recarregá-lo.
Apesar do amadurecimento dos carros elétricos, um dos entraves à sua compra continua a ser a autonomia, especialmente, pela logística que exige fazer uma viagem de média ou longa duração com um veículo que, eventualmente, precisará de parar algum tempo para recarregar.
Embora seja verdade que, atualmente, a maioria dos modelos elétricos não consegue competir com os seus homólogos com motor de combustão interna, em matéria de alcance, também é verdade que já existem alternativas elétricas competentes.
Há vários veículos que já oferecem mais de 500 km de autonomia, conforme o WLTP, assim como há já um leque de modelos que assegura 600 km. Aliás, o Audi A6 e-tron e o Volkswagen ID.7 prometem exceder os 700 km, e o Mercedes-Benz EQS já anuncia 822 km.
Lucid Air Grand Touring percorreu cerca de 830 km num teste de autoestrada
Um carro, também, promissor é o Lucid Air, que apresenta 792 km WLTP na sua versão Grand Touring - ainda que no mercado doméstico, nos Estados Unidos, este valor seja ligeiramente superior, de 824 km EPA.
A gama do Lucid Air divide-se em quatro variantes:
- Pure - bateria de 84 kWh e autonomia de 676 km EPA;
- Touring - bateria de 92 kWh e autonomia de 653 km EPA;
- Grand Touring - bateria de 117 kWh e autonomia de 824 km EPA;
- Sapphire - bateria de 118 kWh e autonomia de 687 km EPA.
Para comprovar a eficiência anunciada da variante Grand Touring do Lucid Air, o canal Out of Spec Reviews realizou um teste de autonomia a velocidade de autoestrada (cerca de 113 km/h, apesar de o Cruise Control estar ajustado para 116 km/h).
Num resultado melhor do que o anunciado pela marca, no total, o Lucid Air percorreu cerca de 829 km até ficar sem energia, tendo registado um consumo médio de combustível de 14,12 kWh/100 km, com uma carga de 100% e um controlo climático ajustado para 21 °C.
Graças à presença de descidas, que lhe permitiram recuperar alguma energia, o Lucid Air desligou-se após cerca 840 km.
Imagem: Lucid Motors
Neste artigo: alcance, autonomia, carro eletrico, Lucid Air
Possível é, tudo é possível depende é da paciência do condutor.
Para mim os 500 km já é aceitável longe dos 1000km que consigo fazer com um “carregamento de diesel” 🙂 no meu modesto carro mas já dá para não andar sempre ligado a ficha.
Eu não estou a ver o meu irmão a ser “obrigado” a parar para carregar o VE a meio de uma viagem, eu estou constantemente a brincar com ele, que têm sempre muita pressa de chegar a qual quer lado.
Eu sou o tipo de condutor ideal para o VE, não faço ferias em Portugal, 99% dos meus Km é em volta da minha aria de residência e não tenho pressa de chegar, a única coisa é gosto de parar onde quero e não até onde o carro me leva, mas quando chegar a altura ganha-se novas rotinas, digo eu.
Até gosto do carro e tem boa autonomia, mas carrega uma tonelada de baterias (2450 kg).
1300CV e custo de aquisição de 250k€
https://www.youtube.com/watch?v=EyDpQpcPpuc
Não sei qual a intenção de fazer 800 km sem parar. Eu não faço isso no meu carro diesel. Por norma, para um pouco para descansar a cada 300 km.
Tenho estado a pensar trocar por um eletrico, e desde que faça 500 km sem parar, para mim, já chega e sobra.
O comum português não faz mais de 100 km num dia. Arrisco-me a dizer que a larga maioria não faz mais de 50 km. Uma ou duas vezes por ano lá fazem uma viagem mais longa para ir de férias, e acham que não podem ter um eletrico devido a isso. Enquanto isso, andam o ano todo a gastar mais dinheiro em combustível e manutenções.
A intenção não é fazer 800km seguidos, mas ir carregar menos vezes, não estar tão dependente de andar a ter sempre de carregar a bateria..
Há quem até necessita de percorrer o dobro, 1500, 1600 KMS.
Eu, para ir a Portugal, percorro 1500 e uns trocos.
No dia a dia, por vezes um terço desses 1500.
Há carros com autonomia de 200 KMS que para alguns é suficiente para uma semana ou mais, para outros nem dá para um dia.
Nem almoça nem nada.
Eu, para ir a Portugal faço cerca de 2000 km, paro para dormir a meio caminho; na volta passei por Itália. Foram 6000km em 10 dias.
Este ano fui de Kia Sorento 2,2 Diesel. Como o carro e o cartão de combustível são da empresa, parei a cada 300, 350 km por medo de ter de pagar do bolso por não encontrar posto de combustível compatível com o carro.
Todas as estações que parei tinham carregadores disponíveis.
A ver se o leasing deste chasso fumarento acaba pa vir um EV6.
Prefiro ir de avião, dá para sair do trabalho e ir dormir a casa no mesmo dia.
Existe vários estudos onde explica que a média anda entre os 30 a 45Km diário que o Português faz.
Diria que 90% é isso que faz ou menos, eu faço 25km por dia e já a muito tempo que troquei para eléctrico e foi o melhor que fiz.
Vai dizer isso aos que vivem em Lisboa e trabalham no Porto
Se vivem em lisboa e trabalham no porto não devem de certeza de ir para o trabalho de carro 🙂 e qualquer tesla atual faz isso na boa.
Fiz 8700kms pela europa estas ferias sem qualquer problema e sem esperar para carregar (claro que aproveitei para almoçar e jantar ao lado dos locais de carregamento). faço todos os dia 160kms sem qualquer problema e sem perder 1 minuto a carregar.
É lindo já não saber o que é parar para abastecer no dia a dia, não é?
A minha mulher há 6 anos que não vai à bomba.
Estão completamente enganados. O problema dos carros eléctricos não é a autonomia. É o tempo de recarga.
Não me importo de ir à bomba de 400 em 400 km. Só não quero ficar 3h à espera para carregar 85% da bateria.
Isso e a falta de “Bombas eletricas”. Sim porque mesmo a tesla tem muitos superchargers mas em algumas zonas do interior de paises europeus ou até mesmo em Portugal deixa um pouco a desejar.
Concordo. Não necessito de um carro com 700 ou 800km, não vamos fazer Lisboa – Madrid (600km) todos os dias/semanas/meses. E não quero andar com um carro carregado de tijolos (baterias) todos os dias para fazer 120km por dia (no maximo dos Portugueses). Em termos de carregamento a maioria dos carros electricos já não se fica 3h a carregar (em carga rapida, numa viagem. Em casa ficam mais.) Fazem 20% aos 80% em 30min, já começa a ser razoavel. É o tempo de esticar as pernas. Ainda não estou para trocar, o meu está ok mas azares podem acontecer e o proximo faz-me sentido que seja electrico.
+1
É exactamente o que penso. Troquei de carro, mas preferi um hibrido plug-in.
O problema dos eletricos é quem não os tem e não sabe nada dos mesmos 3h para carregar 85%????? o meu carrega 80% em 30minutos e dá para mais 350 kms.
O meu dos 20% aos 80% carrega em 20m ou menos
Ainda este Domingo parei na A2 em Aljustrel com 30%
3 dos 6 carregadores rápidos disponiveis.
Um Café e um pastel de nata, miudos foram ao WC, chegámos já o carro tinha parado o carregamento (definido para não passar dos 80% fora de casa.
E seguimos viagem descansados da vida.
Tempo perdido a carregar o carro zero! (Menos do que se fosse a combustivel!)
Menos do que se fosse a combustível? Demorou dois minutos a carregar? Qual a marca e o modelo? lol
Claro k menos que por combustível. Ligou a ficha e foi embora, quando voltou foi só tirar a ficha.
Só quem já não tem de estar ao lado da mangueira é que entende isto.
E quanto é que pagou?
Em rápido fica o km fica +- ao mesmo preço de um diesel a consumir 6.5l/100km.
(dependendo do posto, pois há zero regulamentação e cada um cobra o que quer) Alguns ficam ao dobro do preço do combustivel, mas para isso existem as apps que dizem com que valor contar!
Eletrico compensa se carregar maioritamente em casa. E quem tem empresa, compensa ainda mais pois tenho um carro de 50k que ficou por +-30k, e por esse valor não comprava um tão confortável e com tanto equipamento como o meu Kia EV6
Eu diria que é o tempo de recarga e proncipalmente quem não tem possibilidade de carregar em casa.
Não havendo hipótese de carregar em casa, a poupança para um a diesel não é assim tanta e não estou a ver muita gente a parar durante a correria que é a semana para carregar num posto público.
Para não falar que quando carregas acima de 80% a potência baixa drasticamente até aos 100% e respetivamente o tempo de espera e num país onde se paga ao KW e ao também minuto, mais caro fica.
Em postos públicos, carregar no máximo até aos 80% e um carro que faz 400km, perde 80Km de autonomia.
VE sim, para quem tem hipótese de carregar em casa, caso contrário não vai ser fácil.
António, é hora de actualizar a cartilha. Só carros eléctricos com mais de 4/5 anos é que podem demorar 3 horas a carregar. Os mais modernos carregam dos 20% aos 80% em pouco mais de meia hora. Tenho 3 carros eléctricos (1 pessoal e dois na empresa) e pergunto sempre o mesmo a quem me pergunta se compensa – quantas vezes por semana faz viagens sem parar de 400 ou mais kms?
Boa.
Diariamente.
250.000€!!!
O caminho era sempre a descer?
Já tive um elétrico e digo o seguinte. Bom automóvel, silencioso, confortável, mas vivia sempre com o medo da autonomia… Como faço muita autoestrada, voltei ao meu A5 2.0 TDI.
Mendes – esse “muita autoestrada” é que distância por dia e a que velocidade?
Tesla Model 3 2024 na versão base standard range faz perfeitamente Lisboa Porto a 120kmh, sem paragens e sem chegar no limite de carga. Se o troço incluir IPs com velocidade média mais baixa melhor ainda. Ex. Lisboa Viseu a 120kmh na A1 e entre 90kmh e 100kmh no IP3, saindo com 100% chega a Viseu com 35 a 37% (sentido inverso consumo é ligeiramente inferior)
Depende muito.
– O transito não é sempre o mesmo
– Com 40 graus (por exemplo) o ar condicionado consome muito
– Se estiver frio tem de levar o aquecimento ligado
– De noite tem de levar luzes acesas
– Pode levar o rádio lidado ou desligado
Ou seja dá para fazer o que disse mas tambem pode ficar “à conta”, mas neste caso estamos a falar de um carro que custa 6 vezes mais do que um Model 3
Será que as luzes tirem 1 km de autonomia nessa viagem ? E o ac ?
Luzes é insignificante e radio igual, e não fará muito sentido comparar pois o rádio está integrado no sistema infoentretenimento que está sempre ligado, quanto mais não seja com infos da viagem.
AC não posso dar dados precisos, porque as viagens que fiz mais que uma vez e aqui dei exemplo foram com AC ligado na maior parte do trajeto, apenas ao anoitecer em alguns casos o desliguei. Com isto não sei exatamente quanto acrescentou ao consumo, mas parece-me relativamente pouco.
Exato, mas ainda há pessoas que pensam que nos a combustão essa energia vem do “além”.
E o rádio?
Que tem o rádio? Na Tesla e em qualquer veículo vendido atualmente não há rádio.
Está integrado no sistema de infoentrenimento que está sempre ligado durante a viagem.
Mesmo que fosse à parte, manter um aparelinho ligado de 45w que seja, comparado com a energia para colocar o carro em movimento parece-me algo insignificante. O raciocínio é o mesmo para os cada vez mais vulgares carregadores de telemóvel integrados nos carros.
Mais uma coisa. Os Teslas e a generalidade dos VEs continuam a ter a velha bateria de 12v, semelhante à que sempre conhecemos em todos os carros.
O Lucid Air Sapphire concorre é com os Model S Plaid e outros carros de alta gama.
Mas para se ter em perspetiva este Sapphire custa menos 100 vezes que um Bugatti Veyron e no entanto é mais rápido e ainda capaz de levar passageiros e bagagem.
O publico alvo do Lucid Air Sapphire não é de todo o do Model 3.
Esse deve ser 600% mais eficaz que o Y.
Fiz a viagem, com uma amiga, Almada – Guarda (A1 e A23). Quando estávamos a chegar à Covilhã, o carro estava com 11%. E com o limitador em 102kmh (segundo o manual é como gasta menos e recarrega mais, nas descidas). Ainda pior quando o mapa, da Tesla dizia existir super carregador logo na entrada da zona industrial, quando ficavam fora da própria cidade e estavam desligados. Lá nos safámos num antes de entrar na cidade que permitia usar o cartão da Mobi.e. 45 minutos a carregar, 55%. Na Guarda carregou até aos 99%. Ao voltar a Lisboa, no Carregado já ia a 8%, ela já conhece aquela zona, há lá 2 super chargers que carregou até 80% em pouco mais de meia hora.
Ou seja, sempre com as calças nas mãos.
Eléctricos só para condutores de fim de semana, e só na “aldeia”.
Elétricos é para gente séria, e não para quem inventa.
Os teslas não têm limitador de velocidade por autonomia, invente outra.
E não, não podia dizer que existia carregador nessa zona porque não existe.
No Carregador há 2 supercarregadores ?
Engraçado as invenções que você tem, antes era com zeros, agora é com supercarregadores.
Lá está você a chamar mentiroso às pessoas outra vez. Leia o texto outra vez.
Não chamei mentiroso, já corrigi o que disse de errado.
“Tesla Model 3 2024 na versão base standard range faz perfeitamente Lisboa Porto a 120kmh”
Não faz @RD
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Eu falo com base no carro que tenho e que já fiz essa viagem nos dois sentidos sem parar.
Sim qualquer simulador online manda parar 1x, incluindo o da própria Tesla.
No entanto, na realidade e já com o planeador do próprio carro, a viagem é feita sem sobressaltos.
Não vale a pena, ele regula-se pelo consumo dos outros. Mas quando dizemos que um carro igual ao dele consome 9 litros, diz que não pode ser. Lol
Não foste a 120.
Este a 110 num caso e a 115 num outro, nunca conseguiu tal marca. E estamos a falar do Highland. Portanto o modelo mais recente!
Para conseguires esse alcance tens que rodar entre os 90 e os 100 kms/h
A maioria dos carros que anunciam autonomias até aos 700km, não passam de 350km nas autoestradas, por isso, não venham com tretas.
Diga um de exemplo ?
Tesla model Y de 2021.
Segundo o manual, usando o carro em “freeways” com o limitador a 102kmh devia dar para 560km – 610km.
Aos 350lm já vai abaixo dos 10% e o limitador desce para os 60kmh.
o Y de 2021 (LR portanto) anuncia WLTP de 533km e não 700 como refere. em AE a 130km/h faço cerca de 240km com 75% da bateria (ou seja aprox 320km com uma carga completa). Nunca me apercebi do carro ficar limitado a 60km/h quando baixa dos 10% d ebateria.
Os teslas não têm limitador de velocidade por autonomia.
WLTP – 533 kmh
Autonomia a 130 kmh (média geral de 120.7 kmh) = 381 kms.
https://www.youtube.com/watch?v=zpPbs9Bls6U
Aqui já só fez 245 kms.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd5_bEd9smTXZ65ZQ?e=ZLt4ls
Bastam 8º para faralharem por completo, com temperaturas negativas não deve fazer 150 kms lool
Diz lá 275 até zero para. E não, esse também não anuncia 700.kms.
Ng anda até zero!
Porque não ?
E até pode ver aqui, mesmo com 3% ainda tem potência para ir a 110, na verdade ainda tem potência para chegar aos 200 kmh.
Com 0% ainda tem cerca de 280 cv de potência disponível.
https://youtu.be/y675YCgSnlc?t=227
Lucid > Tesla
Lucid $ > Tesla $
Esperemos que após os 800km não tenha que voltar para tras no mesmo dia, pois o tempo que demorou a chegar ao destino vai ter de o gastar a carregar o carro novamente…isto se for carregamento rápido senão mais vale tirar umas férias no destino 😀
+1 quem tiver com pressa de fazer 1600km por dia sem paragens não dá muito jeito
+1
Nem me quero imaginar numa viagem de França até Portugal.
E vir no mesmo dia. Isso sim é complicado com um carro elétrico.
Faço da Bélgica que é mais longe.
Não ha meio do leasing do Sorento acabar pa vir um EV6
Avião. Mais rápido e mais barato
Fiz hoje 306 kms, Paço de Arcos a Tavira, em 2h30, no meu Hyundai kauei híbrido, gastando menos de meio depósito de gasolina simples e a bateria em pleno
Ótimas notícias : já só preciso gastar 100.000€ para ter a autonomia de um carro de 20.000€ lol – anedótico
Sim, realmente o seu argumento só pode ser uma anedota, e sem piada.
Bolas, afinal há carros elétricos de 20.000€ com 800kms de autonomia e eu não sabia …
Fácil ao que é anunciado WLTP dos BEV é retirar 100km, nos ICE é acrescentar mais 1l.
Vem aí mais caldeirada. Mais 140.000 bombas incendiárias disfarçadas de automóveis:
https://www.morningstar.com/news/dow-jones/202409031021/bmw-recalls-140000-electric-mini-coopers-due-to-battery-fire-threat
Esses não são a combustão, mas olhe que há umas semanas eram setecentos e tal mil a combustão. Esses não são bombas Ml?
Normal VW Audi e afins é só broncas
https://www.cars.com/articles/261000-plus-vws-audis-recalled-over-fwd-fuel-leak-fire-risk-478580
E nao esquecer também destes, provavelmente tambem sao elektros
https://www.yahoo.com/news/mercedes-benz-recalls-341-000-114401694.html
Coisas de carros alemaes
Já viagem duas vezes a cote d azur e uma para Alicante, desde Lisboa ,com meu Ev de 250km de autonomia. É super fácil, acresce sim paradas de meia hora, o que ajuda muito a chegar descansado. Mudou a dinâmica da viagem sim, mas não é melhor ou pior. É diferente! Afinal, pressa nas férias para quê?
É o que eu penso, viajar em VE vai criar novas rotinas, para quem fuma ou bebe café provavelmente até já fazia algumas paragens para matar o vicio, eu como não faço nenhuma tenho de arranjar alguma coisa para fazer.
Eu por norma paro para fazer uma refeição durante a viajem, e tenho a rotina de parar quase sempre nos mesmos restaurantes, hora com um VE isso pode ter de mudar, e ter de parar não onde quero mas sim até onde o carro me levou, lado positivo da coisa, conhecer novos restaurantes diriam uns, mas eu sou super conservador no que toca a comida, como bom Português que sou, adoro viajar e conhecer o mundo mas na comida não sou aventureiro 🙂 🙂 :).
lol
Não tenho esses vícios, mas tenho uma filha que começou com 3 hoje tem 5. Essas paradas são uma BENÇÃO para todos! lol
Yá o novo normal pretende ser passar as ferias na estrada. E o pessoal papa Eheheh
Quais ? Os que vão para as filas de abastecimento no Algarve ?
Só se forem os Teslas, como já vimos.
No Algarve ? quais perderam mais tempo, os teslas ou os a combustão nas filas das bombas ?
Então não servem para fazer viagens longas??!!!
Eu diria mais, não servem para outra coisa, qualquer viagem num carro eléctrico, especialmente na altura das férias, se torna muiiiito longa…há quem refira as paragens para almoço para carregar…..numa Lisboa-Berlim chega ao destino com 10kg de peso a mais
Malvados carros a diesel que demoram 3 minutos a carregar. Ainda ontem meti 1200km de autonomia numa passat em 3 minutos.
E não tenho que andar a coçá-los nem a beber cafés nem a ir á casa de banho á espera que eles carreguem. PArece que vocês têm muito tempo…
Se não tens tempo a perder, porque é que não vais de avião?
Para que perder 2/3h num avião se poder fazer isso em 2 dias de carro, Não faz sentido.
Avião para Almeria são 9horas com sorte…
Ou menos.
Ou mais
Depende do sítio de partida.
Se vieres do Brasil até são mais horas mas se vier de Bruxelas são 3 horas…
Estou na AML _PT
9h, então é o mesmo tempo que de carro. Para passar um FDS é complicado.
Existem sitios bem mais perto e melhores.
E para perder 9h em viagem mais vale ir para um pais tropical.
Carro é ~6 horas!
Depois do trabalho e ainda dá para ir para jantar e ir para a disco!
Portanto, limitas as tuas férias pela distância que estás disposto a conduzir…
O google maps diz que são 8:30 e de avião 3:30 horas.
https://www.google.pt/maps/dir/Loures/Almer%C3%ADa,+Espanha/@37.7694003,-7.1123831,8z/data=!3m1!4b1!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0xd1ed32e340fca19:0x98b0da4ac3d261cd!2m2!1d-9.1663697!2d38.8297603!1m5!1m1!1s0xd7a9e00ecccf2c1:0x8d9da01f8ebc485e!2m2!1d-2.4521658!2d36.8512151?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI0MDgyOC4wIKXMDSoASAFQAw%3D%3D
1000x’s Almeria a comparar com Algarve já para não falar na qualidade vs preço e ultimamente bandidagem de meia noite que não existe para aqueles lados.
https://tviplayer.iol.pt/programa/tvi-jornal/63ef5eb50cf2665294d5f87a/video/66d1c4230cf28c51602e0241
Além de casos de violação, tiros quase todos os dias, facadas
https://sicnoticias.pt/pais/2023-04-17-Casal-de-jovens-detido-por-matar-mulher-a-facada-junto-a-bar-0271b7f7 etc.
Mais por menos, não. Obrigado!
Veja lá se não se arrepende:
https ://www.noticiasaominuto.com/mundo/2602276/corpo-de-britanico-encontrado-com-sinais-de-violencia-em-almeria
https ://pt.numbeo.com/criminalidade/cidade/Almeria
https ://www.jn.pt/8532650855/mata-filhas-de-dois-e-quatro-anos-em-espanha/
@JL, o que o gmaps diz não se escreve.
Avião 3:30H, só se for num jacto particular loolool
Ah, agora já não se escreve ? só quando tem a ver com eléctricos !!! LOL
Agora vai buscar crimes passionais. Não arranjou nada melhor?
Sabia que lá as Chicas andam sozinhas e despreocupadas a altas horas da madrugada? A princípio até fiquei naquela, mas depois percebi que era normal! É só a diferença!
Desde quando eu disse que o Gmaps vale para os elektros? Humm? Nos elektros é ao contrário. Nunca conseguem acompanhar as estimativas do Gmaps, quanto mais vencê-las ahahah
O outro não é.
Mas há crimes ou não ?
É diferente de cá em que aspecto ?
@JL A informação do google maps só conta para a N14…
Mas então é para poupar o meio ambiente ou não, é que uma viagem de avião emite, por passageiro e por km , muito co2…..decidam-se lá, poupamos ou não o meio ambiente
Ouvi dizer que há aeroporto em freixo de espada a cinta. Ou na Picha.
A pagar 75 cêntimos por kWh na autoestrada, nem o elétrico me compensa.
Nunca fui a essas terras, nao sei quais os melhores acessos para ir para outros paises Europeus. Possivelmente compensa fazer 20h de carro.
Como resido a 25 minutos de um aeroporto é algo que nao estou preocupado
Se fossem só os 25 minutos…
Eu moro a 10 minutos e acho muito o tempo que se leva para entrar num avião e quase outro tanto para sair no aeroporto no destino, ainda por cima apeado e com as malas às costas!
E quantos realmente fez ?
A pessoa em causa, fez 2500km em dois dias. Pouca coisa.
Eventos na zona centro, Lisboa, e Porto. Mais voltas.
E sem stresses nem ansiedades de andar á procura de um carregador ás 3 da manhã e ainda ter que esperar que o carro carregue para fazer a viagem de volta.
Então quer dizer que hoje já abasteceu outra vez.
Se não serve porque perdem tempo com posts de coisas que não vos serve ?
Porque mais uma vez, os interesses querem impingir veículos elétricos dê por onde der… E esquecem se que é apenas mais uma opção.
E a nível de eficiência dos ICEs os diesel devem ser dos mais eficientes. Por algum motivo geradores de grande porte usam gás natural ou diesel..
Regime contínuo por horas.
Querem impingir ? então qual é o seu ?
Mas são uma opção, você tem algum ?
Eficiência combustão sim, eficiência geral não.
Por alguma razão tudo o que se consegue meter a trabalhar com motores elétricos, já os têm…