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Afinal, os carros elétricos também podem fazer viagens longas

                                    
                                

Imagem: Lucid Motors

Autor: Ana Sofia Neto


  1. B@rão Vermelho says:

    Possível é, tudo é possível depende é da paciência do condutor.
    Para mim os 500 km já é aceitável longe dos 1000km que consigo fazer com um “carregamento de diesel” 🙂 no meu modesto carro mas já dá para não andar sempre ligado a ficha.
    Eu não estou a ver o meu irmão a ser “obrigado” a parar para carregar o VE a meio de uma viagem, eu estou constantemente a brincar com ele, que têm sempre muita pressa de chegar a qual quer lado.
    Eu sou o tipo de condutor ideal para o VE, não faço ferias em Portugal, 99% dos meus Km é em volta da minha aria de residência e não tenho pressa de chegar, a única coisa é gosto de parar onde quero e não até onde o carro me leva, mas quando chegar a altura ganha-se novas rotinas, digo eu.

  2. João-Sousa says:

    Até gosto do carro e tem boa autonomia, mas carrega uma tonelada de baterias (2450 kg).
    1300CV e custo de aquisição de 250k€

  3. fait says:

    Não sei qual a intenção de fazer 800 km sem parar. Eu não faço isso no meu carro diesel. Por norma, para um pouco para descansar a cada 300 km.
    Tenho estado a pensar trocar por um eletrico, e desde que faça 500 km sem parar, para mim, já chega e sobra.
    O comum português não faz mais de 100 km num dia. Arrisco-me a dizer que a larga maioria não faz mais de 50 km. Uma ou duas vezes por ano lá fazem uma viagem mais longa para ir de férias, e acham que não podem ter um eletrico devido a isso. Enquanto isso, andam o ano todo a gastar mais dinheiro em combustível e manutenções.

    • Mloite says:

      A intenção não é fazer 800km seguidos, mas ir carregar menos vezes, não estar tão dependente de andar a ter sempre de carregar a bateria..

      • Veritas says:

        Há quem até necessita de percorrer o dobro, 1500, 1600 KMS.

        Eu, para ir a Portugal, percorro 1500 e uns trocos.

        No dia a dia, por vezes um terço desses 1500.

        Há carros com autonomia de 200 KMS que para alguns é suficiente para uma semana ou mais, para outros nem dá para um dia.

        • JL says:

          Nem almoça nem nada.

        • Pinky says:

          Eu, para ir a Portugal faço cerca de 2000 km, paro para dormir a meio caminho; na volta passei por Itália. Foram 6000km em 10 dias.
          Este ano fui de Kia Sorento 2,2 Diesel. Como o carro e o cartão de combustível são da empresa, parei a cada 300, 350 km por medo de ter de pagar do bolso por não encontrar posto de combustível compatível com o carro.
          Todas as estações que parei tinham carregadores disponíveis.
          A ver se o leasing deste chasso fumarento acaba pa vir um EV6.

    • Rodrigo says:

      Existe vários estudos onde explica que a média anda entre os 30 a 45Km diário que o Português faz.
      Diria que 90% é isso que faz ou menos, eu faço 25km por dia e já a muito tempo que troquei para eléctrico e foi o melhor que fiz.

    • Nirelle says:

      Vai dizer isso aos que vivem em Lisboa e trabalham no Porto

      • jpr says:

        Se vivem em lisboa e trabalham no porto não devem de certeza de ir para o trabalho de carro 🙂 e qualquer tesla atual faz isso na boa.
        Fiz 8700kms pela europa estas ferias sem qualquer problema e sem esperar para carregar (claro que aproveitei para almoçar e jantar ao lado dos locais de carregamento). faço todos os dia 160kms sem qualquer problema e sem perder 1 minuto a carregar.

  4. António says:

    Estão completamente enganados. O problema dos carros eléctricos não é a autonomia. É o tempo de recarga.
    Não me importo de ir à bomba de 400 em 400 km. Só não quero ficar 3h à espera para carregar 85% da bateria.

    • Zé Stum says:

      Isso e a falta de “Bombas eletricas”. Sim porque mesmo a tesla tem muitos superchargers mas em algumas zonas do interior de paises europeus ou até mesmo em Portugal deixa um pouco a desejar.

    • lourenco says:

      Concordo. Não necessito de um carro com 700 ou 800km, não vamos fazer Lisboa – Madrid (600km) todos os dias/semanas/meses. E não quero andar com um carro carregado de tijolos (baterias) todos os dias para fazer 120km por dia (no maximo dos Portugueses). Em termos de carregamento a maioria dos carros electricos já não se fica 3h a carregar (em carga rapida, numa viagem. Em casa ficam mais.) Fazem 20% aos 80% em 30min, já começa a ser razoavel. É o tempo de esticar as pernas. Ainda não estou para trocar, o meu está ok mas azares podem acontecer e o proximo faz-me sentido que seja electrico.

    • Luis Zeferino says:

      É exactamente o que penso. Troquei de carro, mas preferi um hibrido plug-in.

    • jpr says:

      O problema dos eletricos é quem não os tem e não sabe nada dos mesmos 3h para carregar 85%????? o meu carrega 80% em 30minutos e dá para mais 350 kms.

      • Pedro Lopes says:

        O meu dos 20% aos 80% carrega em 20m ou menos
        Ainda este Domingo parei na A2 em Aljustrel com 30%
        3 dos 6 carregadores rápidos disponiveis.
        Um Café e um pastel de nata, miudos foram ao WC, chegámos já o carro tinha parado o carregamento (definido para não passar dos 80% fora de casa.
        E seguimos viagem descansados da vida.
        Tempo perdido a carregar o carro zero! (Menos do que se fosse a combustivel!)

        • Veritas says:

          Menos do que se fosse a combustível? Demorou dois minutos a carregar? Qual a marca e o modelo? lol

          • Pinky says:

            Claro k menos que por combustível. Ligou a ficha e foi embora, quando voltou foi só tirar a ficha.
            Só quem já não tem de estar ao lado da mangueira é que entende isto.

        • PJA says:

          E quanto é que pagou?

          • Pedro Lopes says:

            Em rápido fica o km fica +- ao mesmo preço de um diesel a consumir 6.5l/100km.
            (dependendo do posto, pois há zero regulamentação e cada um cobra o que quer) Alguns ficam ao dobro do preço do combustivel, mas para isso existem as apps que dizem com que valor contar!

            Eletrico compensa se carregar maioritamente em casa. E quem tem empresa, compensa ainda mais pois tenho um carro de 50k que ficou por +-30k, e por esse valor não comprava um tão confortável e com tanto equipamento como o meu Kia EV6

    • Out says:

      Eu diria que é o tempo de recarga e proncipalmente quem não tem possibilidade de carregar em casa.
      Não havendo hipótese de carregar em casa, a poupança para um a diesel não é assim tanta e não estou a ver muita gente a parar durante a correria que é a semana para carregar num posto público.
      Para não falar que quando carregas acima de 80% a potência baixa drasticamente até aos 100% e respetivamente o tempo de espera e num país onde se paga ao KW e ao também minuto, mais caro fica.
      Em postos públicos, carregar no máximo até aos 80% e um carro que faz 400km, perde 80Km de autonomia.
      VE sim, para quem tem hipótese de carregar em casa, caso contrário não vai ser fácil.

    • Jorge says:

      António, é hora de actualizar a cartilha. Só carros eléctricos com mais de 4/5 anos é que podem demorar 3 horas a carregar. Os mais modernos carregam dos 20% aos 80% em pouco mais de meia hora. Tenho 3 carros eléctricos (1 pessoal e dois na empresa) e pergunto sempre o mesmo a quem me pergunta se compensa – quantas vezes por semana faz viagens sem parar de 400 ou mais kms?

  5. João-Sousa says:

    250.000€!!!

  6. Fred says:

    O caminho era sempre a descer?

  7. Mendes says:

    Já tive um elétrico e digo o seguinte. Bom automóvel, silencioso, confortável, mas vivia sempre com o medo da autonomia… Como faço muita autoestrada, voltei ao meu A5 2.0 TDI.

  8. RD says:

    Tesla Model 3 2024 na versão base standard range faz perfeitamente Lisboa Porto a 120kmh, sem paragens e sem chegar no limite de carga. Se o troço incluir IPs com velocidade média mais baixa melhor ainda. Ex. Lisboa Viseu a 120kmh na A1 e entre 90kmh e 100kmh no IP3, saindo com 100% chega a Viseu com 35 a 37% (sentido inverso consumo é ligeiramente inferior)

    • João-Sousa says:

      Depende muito.
      – O transito não é sempre o mesmo
      – Com 40 graus (por exemplo) o ar condicionado consome muito
      – Se estiver frio tem de levar o aquecimento ligado
      – De noite tem de levar luzes acesas
      – Pode levar o rádio lidado ou desligado
      Ou seja dá para fazer o que disse mas tambem pode ficar “à conta”, mas neste caso estamos a falar de um carro que custa 6 vezes mais do que um Model 3

      • JL says:

        Será que as luzes tirem 1 km de autonomia nessa viagem ? E o ac ?

        • RD says:

          Luzes é insignificante e radio igual, e não fará muito sentido comparar pois o rádio está integrado no sistema infoentretenimento que está sempre ligado, quanto mais não seja com infos da viagem.
          AC não posso dar dados precisos, porque as viagens que fiz mais que uma vez e aqui dei exemplo foram com AC ligado na maior parte do trajeto, apenas ao anoitecer em alguns casos o desliguei. Com isto não sei exatamente quanto acrescentou ao consumo, mas parece-me relativamente pouco.

        • Realista says:

          E o rádio?

          • RD says:

            Que tem o rádio? Na Tesla e em qualquer veículo vendido atualmente não há rádio.
            Está integrado no sistema de infoentrenimento que está sempre ligado durante a viagem.
            Mesmo que fosse à parte, manter um aparelinho ligado de 45w que seja, comparado com a energia para colocar o carro em movimento parece-me algo insignificante. O raciocínio é o mesmo para os cada vez mais vulgares carregadores de telemóvel integrados nos carros.
            Mais uma coisa. Os Teslas e a generalidade dos VEs continuam a ter a velha bateria de 12v, semelhante à que sempre conhecemos em todos os carros.

      • Realista says:

        O Lucid Air Sapphire concorre é com os Model S Plaid e outros carros de alta gama.

        Mas para se ter em perspetiva este Sapphire custa menos 100 vezes que um Bugatti Veyron e no entanto é mais rápido e ainda capaz de levar passageiros e bagagem.

        O publico alvo do Lucid Air Sapphire não é de todo o do Model 3.

    • Manuel da Rocha says:

      Esse deve ser 600% mais eficaz que o Y.
      Fiz a viagem, com uma amiga, Almada – Guarda (A1 e A23). Quando estávamos a chegar à Covilhã, o carro estava com 11%. E com o limitador em 102kmh (segundo o manual é como gasta menos e recarrega mais, nas descidas). Ainda pior quando o mapa, da Tesla dizia existir super carregador logo na entrada da zona industrial, quando ficavam fora da própria cidade e estavam desligados. Lá nos safámos num antes de entrar na cidade que permitia usar o cartão da Mobi.e. 45 minutos a carregar, 55%. Na Guarda carregou até aos 99%. Ao voltar a Lisboa, no Carregado já ia a 8%, ela já conhece aquela zona, há lá 2 super chargers que carregou até 80% em pouco mais de meia hora.

    • Yamahia says:

      “Tesla Model 3 2024 na versão base standard range faz perfeitamente Lisboa Porto a 120kmh”
      Não faz @RD
      https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg

      • RD says:

        Eu falo com base no carro que tenho e que já fiz essa viagem nos dois sentidos sem parar.
        Sim qualquer simulador online manda parar 1x, incluindo o da própria Tesla.
        No entanto, na realidade e já com o planeador do próprio carro, a viagem é feita sem sobressaltos.

        • JL says:

          Não vale a pena, ele regula-se pelo consumo dos outros. Mas quando dizemos que um carro igual ao dele consome 9 litros, diz que não pode ser. Lol

        • Yamahia says:

          Não foste a 120.
          Este a 110 num caso e a 115 num outro, nunca conseguiu tal marca. E estamos a falar do Highland. Portanto o modelo mais recente!
          Para conseguires esse alcance tens que rodar entre os 90 e os 100 kms/h

  9. Ricardo says:

    A maioria dos carros que anunciam autonomias até aos 700km, não passam de 350km nas autoestradas, por isso, não venham com tretas.

  10. Awake says:

    Esperemos que após os 800km não tenha que voltar para tras no mesmo dia, pois o tempo que demorou a chegar ao destino vai ter de o gastar a carregar o carro novamente…isto se for carregamento rápido senão mais vale tirar umas férias no destino 😀

  11. Jaime Menezes says:

    Fiz hoje 306 kms, Paço de Arcos a Tavira, em 2h30, no meu Hyundai kauei híbrido, gastando menos de meio depósito de gasolina simples e a bateria em pleno

  12. João says:

    Ótimas notícias : já só preciso gastar 100.000€ para ter a autonomia de um carro de 20.000€ lol – anedótico

  13. PJA says:

    Fácil ao que é anunciado WLTP dos BEV é retirar 100km, nos ICE é acrescentar mais 1l.

  14. Raphael says:

    Já viagem duas vezes a cote d azur e uma para Alicante, desde Lisboa ,com meu Ev de 250km de autonomia. É super fácil, acresce sim paradas de meia hora, o que ajuda muito a chegar descansado. Mudou a dinâmica da viagem sim, mas não é melhor ou pior. É diferente! Afinal, pressa nas férias para quê?

    • B@rão Vermelho says:

      É o que eu penso, viajar em VE vai criar novas rotinas, para quem fuma ou bebe café provavelmente até já fazia algumas paragens para matar o vicio, eu como não faço nenhuma tenho de arranjar alguma coisa para fazer.
      Eu por norma paro para fazer uma refeição durante a viajem, e tenho a rotina de parar quase sempre nos mesmos restaurantes, hora com um VE isso pode ter de mudar, e ter de parar não onde quero mas sim até onde o carro me levou, lado positivo da coisa, conhecer novos restaurantes diriam uns, mas eu sou super conservador no que toca a comida, como bom Português que sou, adoro viajar e conhecer o mundo mas na comida não sou aventureiro 🙂 🙂 :).

    • Yamahia says:

      Yá o novo normal pretende ser passar as ferias na estrada. E o pessoal papa Eheheh

  15. Luis Sousa says:

    Então não servem para fazer viagens longas??!!!
    Eu diria mais, não servem para outra coisa, qualquer viagem num carro eléctrico, especialmente na altura das férias, se torna muiiiito longa…há quem refira as paragens para almoço para carregar…..numa Lisboa-Berlim chega ao destino com 10kg de peso a mais

  16. Mário says:

    Malvados carros a diesel que demoram 3 minutos a carregar. Ainda ontem meti 1200km de autonomia numa passat em 3 minutos.
    E não tenho que andar a coçá-los nem a beber cafés nem a ir á casa de banho á espera que eles carreguem. PArece que vocês têm muito tempo…

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