Orçamento dos clientes para um carro não vai aumentar só para o veículo ser elétrico, diz VW
Apesar de os catálogos estarem a crescer, abrangendo um espetro de preços mais largo, os carros elétricos ainda são consideravelmente mais caros do que os veículos com motor de combustão interna. Para a Volkswagen (VW), é crucial equiparar os preços, pois o orçamento dos clientes para um automóvel não vai ser superior só para o veículo ser elétrico.
Neste momento, o lucro por veículo elétrico ainda é significativamente menor do que aquele que as marcas conseguem obter com os veículos térmicos, principalmente pelo preço associado às baterias.
Na perspetiva de Martin Sander, chefe de vendas da marca principal da Volkswagen, novas plataformas, maior volume de produção, baterias mais baratas e menos complexidade poderão mudar este cenário.
Numa entrevista com a imprensa alemã, o chefe admitiu que a empresa está a "trabalhar arduamente" para conseguir uma paridade de preços que torne os elétricos tão atrativos quanto os motores de combustão interna, nesta matéria.
A maioria dos clientes tem um orçamento fixo para mobilidade. Este não aumentará repentinamente porque o tipo de propulsão muda.
Disse Martin Sander, explicando que os clientes não estarão dispostos a pagar mais por um carro só porque ele é elétrico.
Volkswagen empenhada na paridade de preços
No sentido de democratizar o carro elétrico, a versão de produção do novo ID.2all, com um preço de 25.000 euros, será mais acessível do que os veículos elétricos anteriores e permitirá igualar as margens de lucro com o seu homólogo com motor de combustão.
A chegada deste veículo está agendada para o próximo ano, prevendo-se que seja apresentado no Salão do Automóvel de Munique, ainda este ano.
Entretanto, segundo o chefe de vendas da Volkswagen, a submarca ID. será mantida durante a transição para a mobilidade elétrica, mas os futuros modelos voltarão a ter nomes próprios.
O ID.3 será substituído, em 2028/2029, por um Golf elétrico, que poderá chamar-se ID. Golf, e rumores dizem que o ID.2 poderá ser rebatizado para ID. Polo.
China e Estados Unidos exigem revisão de estratégia
A Volkswagen está, também, a rever a sua estratégia nos Estados Unidos e na China.
Além do desafio em que este último mercado se tornou para as fabricantes ocidentais, devido à vantagem dos players locais no desenvolvimento de carros elétricos, a guerra de preços está a reduzir significativamente os lucros.
Reforçando a sua posição, apesar de tudo, sólida, segundo o chefe de vendas, a Volkswagen lançará uma nova geração de carros elétricos, na China, a partir do próximo ano. Os modelos integrarão uma arquitetura inédita desenvolvida em colaboração com a XPENG.
Leia também:





















O que este senhor disse não é real.
Qualquer pessoa está disposta a pagar por um ID3 de 60kwh que tem 320km de autonomia (e estar a fazer calculos a carregamentos fora de casa, condicões climatéricas que afectam a autonomia, etc…) e se tem de andar devagar porque a 140kmh (velocidade ilegal e que absolutamente ninguém na realidade atinge em AE) faz pouco mais de 200km, o mesmo que custa um Golf 8 GTE!
Com o gte faz o mesmo, cálculo dos carregamentos.
Não. Isso é opcional.
Se for opcional não vale a pena gastar tanto dinheiro para ter o mesmo com custo de manutenção mais alto.
O facto de a velocidade ser ilegal não significa que ninguém atinge. Outra coisa é que por exemplo na Alemanha tem as Autobhan que no geral são sem limite de velocidade. Só pork para ti que talvez não excedas esse limite está bem não significa que esteja para todos
Eu faço 1000km com um carro a gasóleo todos os dias para ir almoçar a casa…
Assim enquanto não tiverem veículos elétricos capazes desta utilização normalíssima, não se deve comprar veículos elétricos.
Entretanto o tipo que ontem estava em Calais, hoje está a chegar a Setúbal…
https://idbuzz-worldtour.com/map/
“Perde-se muito tempo a carregar o carro”
Isso é verdade, é necessário ter paciência para carregar e andar a pisar ovos.
Mas há opções para todos, é como as camisas.
No entanto 1000km para ir almoçar a casa todos os dias já é para todos…
Por isso é que hoje em Almodôvar, com a caravana atrás, tive que ultrapassar um byd e um Tesla a 80, e vidro aberto….tipo Fiat uno.
Não me diga que nunca ultrapassou um carro desportivo com 10x mais potência que o seu ?
E também se gabou disso ?
O carro desportivo a combustão se vai devagar e de vidros abertos é porque quer.
Já um elektro é porque quer chegar a um carregador e depois ir almoçar porque eles só carregam na hora de almoço.
É igual, até porque a autonomia desses desportivos é identica.
Não faço 1000 km mas facilmente ás 10h da manhã estou em Lisboa e ás 21h no Porto, no mesmo dia. Muitas vezes só com uma sandes no estômago.
Quase off-topic: “Se não tem tempo para cuidas da sua saúde, vai ter de ter tempo e dinheiro para cuidar da sua doença”.
Isto a propósito da “maganas das pressas” 🙂
Evidente.
O que o senhor diz é mais do que sensato e acertado. Só quem não sabe fazer contas é que acha que isto é tudo um disparate. As modas a serem modas, custe o que custar …
O que este senhor diz é daquelas regras de La Palice. O que ele deveria dizer também é que a VW já não faz carros acessíveis há anos ou década. Por alguma razão as vendas têm caído.
Isso é um lugar comum. É não querer ver a realidade porque se está agarrado a uma moda.
Exato, ter carro a combustão deixou de ser moda e imposição.
Confirmo. Passaram a imposição para os elétricos…. Discriminação em favor de.
Mas há pessoas iletradas que ainda não perceberam.
Não, agora existe liberdade de escolha, antes não.
Senão veja:
QUAL É O SEU ELECTRICO ?
Sim, a imposição passou para o elétrico. E depois como este povo nunca foi bom a matemática…o resto é ditado pela moda.
Por isso é que ainda agora vi numa ficha da bateria da Nissan em que dizem “fatores de degradação da bateria” , “elevado consumo elétrico” então mas isto significa que não posso andar com o AC ligado e a 140kmh na autoestrada? Então o elétrico é uma valente treta.
Posso partilhar consigo JL se estiver a duvidar.
Se não inventar tanto pode andar sim, até já sonha com textos desses ? mas afinal qual é o seu eléctrico ?
Mas já agora, só nissan leaf é que é carro eléctrico ?
A partir de agora vou continuar a usar os piores carros a combustão para comparações.
Carro a gasolina é mais barato e melhor.
Ainda há esperança para ti, nem tudo está perdido.
Mas isso é mais ou menos óbvio, os elektros não foram feitos por serem melhores mas para serem imposto á população com a desculpa das tais “teorias fofinhas e verdes”.
Melhor para quem ? Para si que os repara ?
Um elektro é melhor em quê mesmo?
Em tudo. Até mesmo nas reparações que o secalharya parece não saber nos eléctricos.
Só sabe quem já teve das 4 tecnologias.
Tudo o quê? Especifica.
Tudo.
Um elektro não é melhor:
-Mais caro
-Pouca autonomia
-carregamentos demorados
-degradação da bateria
-desvalorização maior
– Impraticável a velocidades mais elevadas.
Prontos…..não paga IUC, por enquanto.
Disse tudo ao contrário, é mais barato, a autonomia é relativa, até pode ser maior.
Carregamentos demoram, mas eu não perco tempo com eles como perdia com abastecimentos.
A desvalorização também é relativa, não é igual em todos.
Por acaso são mais praticaveis a velocidades maiores, até chegam lá mais depressa.
Ou seja, são melhores em tudo.
Para o JL é tudo relativo, o que quer dizer que o que dizes é tudo mentira.
Eu sem sair de casa em 3 min atesto para uma autonomia de 1000km REAIS.
É, porque cada pessoa tem um perfil de uso deferente, não se esqueça que nem todos pertencem a rebanhos.
O que disse é verdade, e para muitos, senão não os compravam.
Sem sair de casa não abastece. Que interessa os 1000 kms reais ? nunca os vai usar de uma vez.
Para abastecer para 30000km só saio de casa uma vez.
Claro que uso os 1000km de uma vez pois só volto a atestar apos fazer 1000km.
Não, não usa.
Usa em varias vezes.
“Para a Volkswagen (VW), é crucial equiparar os preços”
Vindo de uma marca com preços mais altos que a média e qualidade igual ou inferior… tem que se lhe diga, tem.
É claro que os carros têm de ser mais acessíveis. No entanto, tanto a VW como outras marcas têm vindo a “engordar” o preço dos carros com “acessórios” e funções que não interessam muito. Por alguma razão a Dacia tem sido a marca a crescer e a vender mais. As pessoas querem carros acessíveis, coisa que a VW já não faz há anos (décadas????). Por isso acho que este senhor antes de falar deveria ler a própria bíblia que anda a pregar.
E comparas carros VW com os carros de plástico da Dácia ?
Depois de 6 anos, com carro eléctrico, voltei para um, a gasóleo.
Ora contras: preço dos seguros (incluindo o de casa); obrigado a passar a potencia, de casa, para 11,9, no mínimo dos mínimos, o aconselhado é 16,9 ou 23; obrigação de validar quantos km posso fazer, até precisar de carregar, para poder parar e ORAR para que os carregadores estejam operacionais; ler, as 40000 páginas, do manual, para perceber, como reduzir a energia usada, como reduzir a luminosidade, do monitor, reduzir a potência, das luzes externas ou não usar ar condicionado; consumo muito elevado, quando se conduz, a 125kmh, por 1 hora; Não existirem falhas energéticas, nos locais onde se pare, ou, em vez de 45 minutos, passam a ser 8 horas, de paragem, para carregar, a bateria.
Vantagens: redução do preço do combustível usado; acesso a muito mais informação, sobre o carro; localizações, actualizadas, conforme nos deslocamos, sem ser preciso usar, internet.
Para quem vive, em vivendas, que faça 400km, por semana, o eléctrico é excelente. Mais que isso, ainda estão muitíssimo longe, de serem úteis. Até os GPL são muito mais eficazes.
Será que consegue dizer alguma verdade nisto tudo ?
É que nem potências que falou existem.
Tanta imaginação e nem as vírgulas sabe usar. Não posso escrever o que lhe desejo.
Quem foi o adulto que o deixou mexer no PC? 🙂
Que chorrilho de tretas, essa parte das potências deu para soltar uma boa gargalhada. Ninguém acredita em ti rapaz, só dá para perceber que odeias carros elétricos.
Então mas ele falou verdade. Temos que andar a reduzir a luz do painel, não usar AC, não usar não sei o que e n sei que mais. Carregadores avariados, etc etc
Qual verdade ?
Mas os que vejo a não usar AC são os a combustão.
Avariados onde ? pode-me dizer o ultimo que encontrou avariado ?
E os que eu vejo a não usar o AC são os elektros.
Abrantes estão metade avariados. Já as bombas estão todas a funcionar.
Então creio que não os sabe identificar.
Como sabe que estão metade avariados ? e os postos ? afinal só abastece de 1000 em kms.
Elétricos são para quem não percebe de carros.
É o seu caso.
É para quem é burro os elétricos. Se um dos fatores de degradação das baterias é o elevado consumo elétrico em condução, para que é que preciso de um elétrico? Para ter que fazer um plano de viagem cada vez que saio com ele de casa?
Tretas atrás de tretas
Os a combustão também têm factores de degradação, já reparou que todos os anos levam peças novas ?
E chega ao fim de uns anos tem de levar mais umas quantas.
Elevado ? mas eles consomem 5x menos, como têm elevado factor de consumo ? onde inventou isso ?
Se não precisa porque embirra ? é como as crianças que embirram com o que não querem nem lhe querem dar ?
Fazer planos ? então quer dizer que é mesmo bur ro, porque os inteligentes até sabem quantos kms dura a carga, fora que o carro também diz.
Se é treta PORQUE SE PREOCUPA TANTO ?
É como ele, também só sabe reparar os outros ?
Eu estou a ponderar trocar o carro actual por um PHEV. O actual é a diesel. Elétrico com as mesmas características de desempenho, espaço e autonomia comparativamente ao meu diesel actual, não há a preço normal (teria de hipotecar a casa para comprar um). A versão PHEV do carro que me agrada (não há versão EV) é 5m€ mais cara que a versão diesel. FEitas todas as contas considerando o meu tipo de utilização, só consigo recuperar o valor gasto a mais com o PHEV ao fim de 12 a 15 anos de utilização. Ora…para quê ??? Não faço conta de ter o carro tanto tempo. É um dispêndio adicional apenas a favor da moda.
A VW não tem com que se preocupar. É só passar pelo Pplware, onde há uma legião de especialistas da mobilidade elétrica que garantem que vale sempre a pena. Afinal, só pagam 0,04€/kWh e limitam-se a dar umas voltinhas em redor de casa. Está tudo resolvido.
Quem precisar de um a combustão passe por aqui também, é uma legião de especialistas da mobilidade a combustão que garantem que vale a pena, como se tivessem a ensinar algo que todos já lá passamos.
Afinal só pagam 1.2 euros no combustível e garantem que gastam menos de 3 litros aos 100. Está tudo resolvido.
Esqueci me da outra:
Andam 1000 KMS para ir almoçar, no entanto têm carros com décadas e nem 200 mil KMS têm.
Quem? Quantos? Mostre lá onde é que está a dizer isso….
Os que aparecem por aqui, é fácil dar com eles, é tomar tomar atenção, o Mário é um deles.
Prove la mostre lá? É só mais uma mentira.
Então quantos kms tem o seu e que idade tem ?
Tem 18 anos e 386.000 km sem nunca ter trocado o motor e com a autonomia original.
Este pessoal não entende.
Nunca deviam ter fabricado carros com capacidade maior que 11 litros até à reserva! Desta forma eles escusavam de debitar argumentos parvos e de fazer figuras tristes.
Claro que não, compram carros que não usam.
Mas quem faz figuras tristes é você, não entendeu ainda onde ? é que não há post nenhum por aqui que não seja isso.
Não estou a entender. Explique-se melhor sff.
Leia novamente, está lá tudo.
nem mais, quero lá saber se é a carvão,elétrico ou o q for, a carteira estica bem vai esticar,as marcas q baixem custo de produção, reduzam na margem de lucro, e o imposto na hora de compra tb tem de reduzir
Um carro elétrico é caro, pois é. As pessoas não têm dinheiro, pois não. Compram Dacia e já não é mau.
Escusam de vir com lavagens cerebrais.
Já disse que não quero electrodomésticos na estrada.
2.0 TDI 140 CV RAW power.
Para as minhas deslocações chega perfeitamente.
Vruumm vruumm, carro que não faz isto não é carro nenhum, é um traste.
“Adoro o cheiro a napalm logo pela manhã”, Apocalypse Now, para quem não chegou lá.
Quantos mais melhor. Ainda bem que os fumarentos estão a acabar 😉
Bom domingo. 😀
O meu diesel não deita fumo preto. Posso provar. Mas é melhor ser hipócrita e depois fazer 30 ou 40 viagens de avião por ano.
Por isso esta semana na A2, um Tesla e um byd a 80 a hora, até com a caravana atrelada os ultrapassei e com AC ligado.
O teu deita fumo verde, é um gasóleo ecológico, que em contacto com o ar, perfuma! Santa paciência…
Em parte até é. A incorporação de bio já vai em 11%.
Simplesmente esse valor nunca é descontado e é simplesmente ignorado pelos promotores da ME.
OS elétricos incorporam 100%. Há uma pequena diferença de 89% 😉 coisa pouca.
Nem toda a electricidade é “bio”. Tudo depende.
Toda ela “queimada” no veículo é bio para a atmosfera. A montante, é como os térmicos, há de tudo.
Porque havia de ser descontado ? não vai para o ar na mesma ?
O lítio, também vem de minas que nada poluem o ambiente:
– Com movimentação de estéril e rocha associada, estima-se entre 3 a 5 toneladas de terra e rocha deslocadas para obter 1 kg de lítio;
– Uso intensivo de água: cerca de 500.000 litros de salmoura para 1 tonelada de lítio — o que se traduz em aproximadamente 500 litros para 1 kg de lítio;
– Uma bateria de 75 kWh (como em um Tesla Model 3 Long Range) consome entre 5 a 15 MWh de energia durante a produção (depende do país, tipo de fábrica, eficiência);
– A energia de 1 barril de petróleo bruto equivale a cerca de 1.7 MWh de energia térmica, mas só uma parte disso se converte em eletricidade (cerca de 30% de eficiência).
Barris de petróleo = 0.3×1.7 MWh/Barril 10 MWh ≈ 20 Barris
Quanto pesa uma bateria de lítio de um único carro?
Quantos carros elétricos existem atualmente?
Produção de energia, se todos os carros do mundo fossem elétricos, a rede de distribuição, não teria capacidade de resposta à demanda de energia, nem teríamos capacidade de produção de tanta quantidade de energia de forma ecologia/sustentável/limpa.
O carro elétrico, não ecológico, o carro elétrico é tão ou mais poluente que qualquer carro a combustão.
O mito da não sustentabilidade do lítio e dos carros elétricos. Apesar de haver algumas pessoas que comungam dessas críticas à exploração de lítio e à mobilidade elétrica baseadas em dados soltos e comparações enviesadas, também é verdade que cada vez são menos. E ainda bem.
No entanto, tal como algumas vezes já escrevemos, com base factual, a realidade é mais complexa e, sobretudo, mais favorável ao caminho elétrico do que muitos querem fazer crer. Mas, em relação ao teu comentário, vamos por pontos:
1 – Falaste e bem na extração do lítio e impacto ambiental: sim, é inegável que a extração de lítio tem impacto ambiental, como qualquer atividade mineira. No entanto, a maioria dos projetos modernos na Europa e noutros continentes está a ser planeada com regras ambientais exigentes, tecnologias de reaproveitamento de água e sistemas de recuperação ecológica. Não é menos verdade que o consumo de água de 500.000 litros para 1 tonelada de lítio refere-se aos salares da América do Sul, que não representam a realidade da mineração de rocha dura, como é o caso europeu (ex. Portugal e Austrália). Além disso, as novas técnicas de extração direta estão a reduzir drasticamente o consumo de água e o impacto no solo.
2 – Falaste e bem na energia necessária para produzir baterias: como também já escrevemos algumas vezes, a energia gasta na produção de baterias está a diminuir ano após ano, graças à eficiência das fábricas e à transição para fontes renováveis. Gigafábricas na Europa e nos EUA já operam com energia solar ou eólica. os números de 10 ou 15 MWh para uma bateria estão desatualizados. O valor médio atual ronda os 3 a 5 MWh por bateria de 75 kWh, e este custo energético é compensado nos primeiros 20 a 30 mil quilómetros de uso.
3 – Comparaste com o petróleo: a tal falácia energética: é sabido que um barril de petróleo pode ter energia térmica, mas é altamente ineficiente: apenas cerca de 20–30% é convertido em movimento no carro. Um carro elétrico usa 90% da energia da bateria para mover-se. A diferença de eficiência entre um motor elétrico e um motor a combustão é enorme. Por isso, a comparação de “MWh vs barris” é tecnicamente incorreta e enganadora.
4 – A rede elétrica e a transição energética: há imensos estudos e projetos em desenvolvimento que mostram que a eletrificação da mobilidade será progressiva, acompanhada por reforços na rede e aumento de produção renovável. Países como Portugal, Noruega ou Dinamarca já produzem mais de 60% da sua eletricidade a partir de fontes limpas.
Além disso, como recentemente escrevi, os carros elétricos podem ainda ser parte da solução, com baterias ligadas à rede (V2G), podem estabilizar a produção e armazenar excedentes solares ou eólicos.
5 – Ecologia comparada: elétrico vs combustão: mesmo com a pegada da bateria, um carro elétrico emite entre 50% a 70% menos CO₂ ao longo da sua vida útil face a um carro a combustão. O verdadeiro impacto ambiental de um automóvel deve considerar o ciclo de vida completo, não apenas a produção da bateria.
Portanto, e para não me alongar, é aceite já pela maioria que o carro elétrico, apesar de não ser perfeito, é incomparavelmente mais eficiente, limpo e sustentável do que o motor a combustão. As críticas ao lítio devem ser contextualizadas, e não usadas para alimentar mitos ou defender o status quo do petróleo.
Um diesel a fazer vruumm vrummm ? isso não será algum desejo seu ?
Vocês vêem cada coisa. Eu vejo gente a usar tanto ac em elétricos ou a combustão. Vejo gente que não usa por avaria em ambos, e vejo gente que não usa para poupar em ambos uma vez que tem gastos em ambos. Mas parece que tem gente que só vê para 1 lado seja a combustão ou elétrico
O AC tem um efeito mais devastador na autonomia dos elektros. Em grande parte pq a densidade energética das baterias é muito reduzida, mesmo ridícula a comparar com gasolina ou gasóleo.
Devastador ? devastador é num a combustão, que consome muito mais no AC.
Boa tarde.
Venho apenas partilhar a minha experiência. Não é minha intenção criticar qualquer opinião ou opção individual.
Faz 2 anos que conduzo diariamente um veículo elétrico. Tem atualmente cerca de 30.000km – aproximadamente 15.000km ano.
É verdade que se anda anda mais devagar, mas é uma opção. Podemos andar tão depressa como um térmico, mas paramos mais vezes para carregar. O ar condicionado… pouca diferença faz se está ou não ligado. O meu está sempre ligado. Seja em cidade ou em autoestrada.
Lisboa Algarve (Faro) são 3h – incluindo uma paragem de 25m. O que, para quem faz uma paragem para um café e WC, é algo normal.
Em abril fui até à Serra Nevada e voltei. Duas paragens em cada percurso. O que também me parece normal (Almodovar e Sevilha para lá e para cá). 3 adultos + malas + equipamentos + ar condicionado. Fácil.
Velocidade… 120km marcados no cruise control. Não é rápido… não. Mas evita as multas. Principalmente em Espanha.
Encontrar carregadores… fácil. Estão disponíveis na consola do carro, com indicação de custos, se estão disponíveis, potência de carga e tempo de carregamento previsto. Fácil.
É melhor/pior que outras opções? Não interessa. Eu estou satisfeito e não volto a um veículo térmico. É uma opção. É pessoal.