PplWare Mobile

Orçamento dos clientes para um carro não vai aumentar só para o veículo ser elétrico, diz VW

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    O que este senhor disse não é real.
    Qualquer pessoa está disposta a pagar por um ID3 de 60kwh que tem 320km de autonomia (e estar a fazer calculos a carregamentos fora de casa, condicões climatéricas que afectam a autonomia, etc…) e se tem de andar devagar porque a 140kmh (velocidade ilegal e que absolutamente ninguém na realidade atinge em AE) faz pouco mais de 200km, o mesmo que custa um Golf 8 GTE!

  2. Realista says:

    Eu faço 1000km com um carro a gasóleo todos os dias para ir almoçar a casa…

    Assim enquanto não tiverem veículos elétricos capazes desta utilização normalíssima, não se deve comprar veículos elétricos.

  3. há cada gajo says:

    O que o senhor diz é mais do que sensato e acertado. Só quem não sabe fazer contas é que acha que isto é tudo um disparate. As modas a serem modas, custe o que custar …

    • says:

      O que este senhor diz é daquelas regras de La Palice. O que ele deveria dizer também é que a VW já não faz carros acessíveis há anos ou década. Por alguma razão as vendas têm caído.

    • JL says:

      Exato, ter carro a combustão deixou de ser moda e imposição.

      • Mário says:

        Confirmo. Passaram a imposição para os elétricos…. Discriminação em favor de.
        Mas há pessoas iletradas que ainda não perceberam.

      • há cada gajo says:

        Sim, a imposição passou para o elétrico. E depois como este povo nunca foi bom a matemática…o resto é ditado pela moda.

      • Mário says:

        Por isso é que ainda agora vi numa ficha da bateria da Nissan em que dizem “fatores de degradação da bateria” , “elevado consumo elétrico” então mas isto significa que não posso andar com o AC ligado e a 140kmh na autoestrada? Então o elétrico é uma valente treta.
        Posso partilhar consigo JL se estiver a duvidar.

  4. KingSOL says:

    Carro a gasolina é mais barato e melhor.

    • Anung says:

      Ainda há esperança para ti, nem tudo está perdido.

      Mas isso é mais ou menos óbvio, os elektros não foram feitos por serem melhores mas para serem imposto á população com a desculpa das tais “teorias fofinhas e verdes”.

    • JL says:

      Melhor para quem ? Para si que os repara ?

      • Anung says:

        Um elektro é melhor em quê mesmo?

        • JL says:

          Em tudo. Até mesmo nas reparações que o secalharya parece não saber nos eléctricos.

          Só sabe quem já teve das 4 tecnologias.

          • Anung says:

            Tudo o quê? Especifica.

          • Anung says:

            Um elektro não é melhor:

            -Mais caro
            -Pouca autonomia
            -carregamentos demorados
            -degradação da bateria
            -desvalorização maior
            – Impraticável a velocidades mais elevadas.

            Prontos…..não paga IUC, por enquanto.

          • JL says:

            Disse tudo ao contrário, é mais barato, a autonomia é relativa, até pode ser maior.

            Carregamentos demoram, mas eu não perco tempo com eles como perdia com abastecimentos.

            A desvalorização também é relativa, não é igual em todos.

            Por acaso são mais praticaveis a velocidades maiores, até chegam lá mais depressa.

            Ou seja, são melhores em tudo.

          • Anung says:

            Para o JL é tudo relativo, o que quer dizer que o que dizes é tudo mentira.

            Eu sem sair de casa em 3 min atesto para uma autonomia de 1000km REAIS.

          • JL says:

            É, porque cada pessoa tem um perfil de uso deferente, não se esqueça que nem todos pertencem a rebanhos.

            O que disse é verdade, e para muitos, senão não os compravam.

            Sem sair de casa não abastece. Que interessa os 1000 kms reais ? nunca os vai usar de uma vez.

          • Anung says:

            Para abastecer para 30000km só saio de casa uma vez.

            Claro que uso os 1000km de uma vez pois só volto a atestar apos fazer 1000km.

          • JL says:

            Não, não usa.

            Usa em varias vezes.

  5. says:

    “Para a Volkswagen (VW), é crucial equiparar os preços”
    Vindo de uma marca com preços mais altos que a média e qualidade igual ou inferior… tem que se lhe diga, tem.
    É claro que os carros têm de ser mais acessíveis. No entanto, tanto a VW como outras marcas têm vindo a “engordar” o preço dos carros com “acessórios” e funções que não interessam muito. Por alguma razão a Dacia tem sido a marca a crescer e a vender mais. As pessoas querem carros acessíveis, coisa que a VW já não faz há anos (décadas????). Por isso acho que este senhor antes de falar deveria ler a própria bíblia que anda a pregar.

  6. Manuel da Rocha says:

    Depois de 6 anos, com carro eléctrico, voltei para um, a gasóleo.
    Ora contras: preço dos seguros (incluindo o de casa); obrigado a passar a potencia, de casa, para 11,9, no mínimo dos mínimos, o aconselhado é 16,9 ou 23; obrigação de validar quantos km posso fazer, até precisar de carregar, para poder parar e ORAR para que os carregadores estejam operacionais; ler, as 40000 páginas, do manual, para perceber, como reduzir a energia usada, como reduzir a luminosidade, do monitor, reduzir a potência, das luzes externas ou não usar ar condicionado; consumo muito elevado, quando se conduz, a 125kmh, por 1 hora; Não existirem falhas energéticas, nos locais onde se pare, ou, em vez de 45 minutos, passam a ser 8 horas, de paragem, para carregar, a bateria.
    Vantagens: redução do preço do combustível usado; acesso a muito mais informação, sobre o carro; localizações, actualizadas, conforme nos deslocamos, sem ser preciso usar, internet.
    Para quem vive, em vivendas, que faça 400km, por semana, o eléctrico é excelente. Mais que isso, ainda estão muitíssimo longe, de serem úteis. Até os GPL são muito mais eficazes.

  7. 9WaInJo11 says:

    Elétricos são para quem não percebe de carros.

    • JL says:

      É o seu caso.

      • Mário says:

        É para quem é burro os elétricos. Se um dos fatores de degradação das baterias é o elevado consumo elétrico em condução, para que é que preciso de um elétrico? Para ter que fazer um plano de viagem cada vez que saio com ele de casa?
        Tretas atrás de tretas

        • JL says:

          Os a combustão também têm factores de degradação, já reparou que todos os anos levam peças novas ?

          E chega ao fim de uns anos tem de levar mais umas quantas.

          Elevado ? mas eles consomem 5x menos, como têm elevado factor de consumo ? onde inventou isso ?

          Se não precisa porque embirra ? é como as crianças que embirram com o que não querem nem lhe querem dar ?

          Fazer planos ? então quer dizer que é mesmo bur ro, porque os inteligentes até sabem quantos kms dura a carga, fora que o carro também diz.

          Se é treta PORQUE SE PREOCUPA TANTO ?

          É como ele, também só sabe reparar os outros ?

  8. há cada gajo says:

    Eu estou a ponderar trocar o carro actual por um PHEV. O actual é a diesel. Elétrico com as mesmas características de desempenho, espaço e autonomia comparativamente ao meu diesel actual, não há a preço normal (teria de hipotecar a casa para comprar um). A versão PHEV do carro que me agrada (não há versão EV) é 5m€ mais cara que a versão diesel. FEitas todas as contas considerando o meu tipo de utilização, só consigo recuperar o valor gasto a mais com o PHEV ao fim de 12 a 15 anos de utilização. Ora…para quê ??? Não faço conta de ter o carro tanto tempo. É um dispêndio adicional apenas a favor da moda.

  9. Yamahia says:

    A VW não tem com que se preocupar. É só passar pelo Pplware, onde há uma legião de especialistas da mobilidade elétrica que garantem que vale sempre a pena. Afinal, só pagam 0,04€/kWh e limitam-se a dar umas voltinhas em redor de casa. Está tudo resolvido.

  10. 2 dedos de testa says:

    nem mais, quero lá saber se é a carvão,elétrico ou o q for, a carteira estica bem vai esticar,as marcas q baixem custo de produção, reduzam na margem de lucro, e o imposto na hora de compra tb tem de reduzir

  11. PJA says:

    Um carro elétrico é caro, pois é. As pessoas não têm dinheiro, pois não. Compram Dacia e já não é mau.

  12. PorcoDoPunjab says:

    Escusam de vir com lavagens cerebrais.
    Já disse que não quero electrodomésticos na estrada.
    2.0 TDI 140 CV RAW power.
    Para as minhas deslocações chega perfeitamente.

    Vruumm vruumm, carro que não faz isto não é carro nenhum, é um traste.
    “Adoro o cheiro a napalm logo pela manhã”, Apocalypse Now, para quem não chegou lá.

    • Vítor M. says:

      Quantos mais melhor. Ainda bem que os fumarentos estão a acabar 😉

      Bom domingo. 😀

      • Mário says:

        O meu diesel não deita fumo preto. Posso provar. Mas é melhor ser hipócrita e depois fazer 30 ou 40 viagens de avião por ano.
        Por isso esta semana na A2, um Tesla e um byd a 80 a hora, até com a caravana atrelada os ultrapassei e com AC ligado.

        • Vítor M. says:

          O teu deita fumo verde, é um gasóleo ecológico, que em contacto com o ar, perfuma! Santa paciência…

          • Yamahia says:

            Em parte até é. A incorporação de bio já vai em 11%.
            Simplesmente esse valor nunca é descontado e é simplesmente ignorado pelos promotores da ME.

          • Vítor M. says:

            OS elétricos incorporam 100%. Há uma pequena diferença de 89% 😉 coisa pouca.

          • Yamahia says:

            Nem toda a electricidade é “bio”. Tudo depende.

          • Vítor M. says:

            Toda ela “queimada” no veículo é bio para a atmosfera. A montante, é como os térmicos, há de tudo.

          • JL says:

            Porque havia de ser descontado ? não vai para o ar na mesma ?

          • Wolfheart says:

            O lítio, também vem de minas que nada poluem o ambiente:

            – Com movimentação de estéril e rocha associada, estima-se entre 3 a 5 toneladas de terra e rocha deslocadas para obter 1 kg de lítio;
            – Uso intensivo de água: cerca de 500.000 litros de salmoura para 1 tonelada de lítio — o que se traduz em aproximadamente 500 litros para 1 kg de lítio;
            – Uma bateria de 75 kWh (como em um Tesla Model 3 Long Range) consome entre 5 a 15 MWh de energia durante a produção (depende do país, tipo de fábrica, eficiência);
            – A energia de 1 barril de petróleo bruto equivale a cerca de 1.7 MWh de energia térmica, mas só uma parte disso se converte em eletricidade (cerca de 30% de eficiência).

            Barris de petróleo = 0.3×1.7 MWh/Barril 10 MWh ≈ 20 Barris

            Quanto pesa uma bateria de lítio de um único carro?
            Quantos carros elétricos existem atualmente?

            Produção de energia, se todos os carros do mundo fossem elétricos, a rede de distribuição, não teria capacidade de resposta à demanda de energia, nem teríamos capacidade de produção de tanta quantidade de energia de forma ecologia/sustentável/limpa.

            O carro elétrico, não ecológico, o carro elétrico é tão ou mais poluente que qualquer carro a combustão.

          • Vítor M. says:

            O mito da não sustentabilidade do lítio e dos carros elétricos. Apesar de haver algumas pessoas que comungam dessas críticas à exploração de lítio e à mobilidade elétrica baseadas em dados soltos e comparações enviesadas, também é verdade que cada vez são menos. E ainda bem.

            No entanto, tal como algumas vezes já escrevemos, com base factual, a realidade é mais complexa e, sobretudo, mais favorável ao caminho elétrico do que muitos querem fazer crer. Mas, em relação ao teu comentário, vamos por pontos:

            1 – Falaste e bem na extração do lítio e impacto ambiental: sim, é inegável que a extração de lítio tem impacto ambiental, como qualquer atividade mineira. No entanto, a maioria dos projetos modernos na Europa e noutros continentes está a ser planeada com regras ambientais exigentes, tecnologias de reaproveitamento de água e sistemas de recuperação ecológica. Não é menos verdade que o consumo de água de 500.000 litros para 1 tonelada de lítio refere-se aos salares da América do Sul, que não representam a realidade da mineração de rocha dura, como é o caso europeu (ex. Portugal e Austrália). Além disso, as novas técnicas de extração direta estão a reduzir drasticamente o consumo de água e o impacto no solo.

            2 – Falaste e bem na energia necessária para produzir baterias: como também já escrevemos algumas vezes, a energia gasta na produção de baterias está a diminuir ano após ano, graças à eficiência das fábricas e à transição para fontes renováveis. Gigafábricas na Europa e nos EUA já operam com energia solar ou eólica. os números de 10 ou 15 MWh para uma bateria estão desatualizados. O valor médio atual ronda os 3 a 5 MWh por bateria de 75 kWh, e este custo energético é compensado nos primeiros 20 a 30 mil quilómetros de uso.

            3 – Comparaste com o petróleo: a tal falácia energética: é sabido que um barril de petróleo pode ter energia térmica, mas é altamente ineficiente: apenas cerca de 20–30% é convertido em movimento no carro. Um carro elétrico usa 90% da energia da bateria para mover-se. A diferença de eficiência entre um motor elétrico e um motor a combustão é enorme. Por isso, a comparação de “MWh vs barris” é tecnicamente incorreta e enganadora.

            4 – A rede elétrica e a transição energética: há imensos estudos e projetos em desenvolvimento que mostram que a eletrificação da mobilidade será progressiva, acompanhada por reforços na rede e aumento de produção renovável. Países como Portugal, Noruega ou Dinamarca já produzem mais de 60% da sua eletricidade a partir de fontes limpas.

            Além disso, como recentemente escrevi, os carros elétricos podem ainda ser parte da solução, com baterias ligadas à rede (V2G), podem estabilizar a produção e armazenar excedentes solares ou eólicos.

            5 – Ecologia comparada: elétrico vs combustão: mesmo com a pegada da bateria, um carro elétrico emite entre 50% a 70% menos CO₂ ao longo da sua vida útil face a um carro a combustão. O verdadeiro impacto ambiental de um automóvel deve considerar o ciclo de vida completo, não apenas a produção da bateria.

            Portanto, e para não me alongar, é aceite já pela maioria que o carro elétrico, apesar de não ser perfeito, é incomparavelmente mais eficiente, limpo e sustentável do que o motor a combustão. As críticas ao lítio devem ser contextualizadas, e não usadas para alimentar mitos ou defender o status quo do petróleo.

    • JL says:

      Um diesel a fazer vruumm vrummm ? isso não será algum desejo seu ?

  13. Leonel matos says:

    Vocês vêem cada coisa. Eu vejo gente a usar tanto ac em elétricos ou a combustão. Vejo gente que não usa por avaria em ambos, e vejo gente que não usa para poupar em ambos uma vez que tem gastos em ambos. Mas parece que tem gente que só vê para 1 lado seja a combustão ou elétrico

  14. Petrus246 says:

    Boa tarde.
    Venho apenas partilhar a minha experiência. Não é minha intenção criticar qualquer opinião ou opção individual.
    Faz 2 anos que conduzo diariamente um veículo elétrico. Tem atualmente cerca de 30.000km – aproximadamente 15.000km ano.
    É verdade que se anda anda mais devagar, mas é uma opção. Podemos andar tão depressa como um térmico, mas paramos mais vezes para carregar. O ar condicionado… pouca diferença faz se está ou não ligado. O meu está sempre ligado. Seja em cidade ou em autoestrada.
    Lisboa Algarve (Faro) são 3h – incluindo uma paragem de 25m. O que, para quem faz uma paragem para um café e WC, é algo normal.
    Em abril fui até à Serra Nevada e voltei. Duas paragens em cada percurso. O que também me parece normal (Almodovar e Sevilha para lá e para cá). 3 adultos + malas + equipamentos + ar condicionado. Fácil.
    Velocidade… 120km marcados no cruise control. Não é rápido… não. Mas evita as multas. Principalmente em Espanha.
    Encontrar carregadores… fácil. Estão disponíveis na consola do carro, com indicação de custos, se estão disponíveis, potência de carga e tempo de carregamento previsto. Fácil.
    É melhor/pior que outras opções? Não interessa. Eu estou satisfeito e não volto a um veículo térmico. É uma opção. É pessoal.

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