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Novo Hyundai IONIQ 5 oferece 350 km de autonomia em apenas 18 minutos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    Como? Mas o carro carrega dos 0 aos 100% em 18 minutos? Não acredito.

    • Vítor M. says:

      Não acreditas? Tens de perceber o que oferece o carro. Não deves saber, mas o Hyundai IONIQ 5 utiliza uma arquitetura de 800V, que permite um carregamento ultrarrápido. Com esta tecnologia, o IONIQ 5 pode carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos em estações de carregamento rápido DC de 350 kW, adicionando até 336 km de autonomia em 15 minutos. Aliás, se não me engano, só existem duas marcas no nosso país com este tipo de arquitetura, a Hyundai e a XPeng.

      • Anung says:

        350 km reais não são 70% da bateria, são 100% da bateria e a poupar.

        Tirando isso…..e carregadores?

        • Vítor M. says:

          Aiii nossa senhora!!!

          “350 km reais não são 70% da bateria, são 100% da bateria e a poupar.”

          Falhas redondamente. Não sabes distinguir autonomia teórica (ciclo WLTP) de autonomia real em estrada, e também confundes percentagem da bateria com autonomia adicionada.

          O IONIQ 5 Long Range tem uma bateria de cerca de 72,6 kWh úteis e autonomia oficial de 507 km WLTP. 70% dessa bateria (10% a 80%) são cerca de 50,8 kWh. A autonomia correspondente depende do consumo, mas em condições ideais (por exemplo, 15 kWh/100 km), 50 kWh dão para 330 km, o que bate certo com os 336 km mencionados. Ou seja, os 336 km em 15 minutos referem-se a condições ideais (WLTP ou próximo disso), e não significam 100% da bateria.

          Na prática, em autoestrada, a autonomia será menor, mas isso não invalida os dados técnicos referidos.

          Percebeste?

          Sobre os carregadores, existem já muitos em Portugal e mais virão. Aliás, dos mais rápidos, os DC de 300 kW, se não me falha a memória, atualmente, existem 2 estações públicas em funcionamento: Uma em Estarreja (A1, área de serviço Repsol), operada pela EDP Comercial, com 2 tomadas de 300 kW e a outra em Estremoz (A6, área de serviço Cepsa), igualmente da EDP Comercial, com 2 tomadas de 300 kW. Mas há mais já projetadas. Há um ano existiam muito menos e sem estas cifras. Portanto, a eletrificação já não para e os elétricos mais do que ser o futuro, são já o presente.

      • Yamahia says:

        A Porsche tb tem 800V, até no Macan tem isso. Não impede que fiquei ferrados nos Ionity de 350kW. Basta estarem muitos a carregar e não atingem picos superiores a 170 e na maior parte do tempo andam ali a moer em torno dos 100kWh, isto com a carga a meio ou a pouco mais de meio.
        Alem desses:
        Kia EV6
        Kia EV9
        e-tron GT
        Q6 e‑tron
        A6 e‑tron
        Nenhum impressionou.
        Só o Macan conseguiu chegar ao que promete (270kWh) mas apenas durante uns minutos e num HUB da Ionity só para ele.

  2. Olé says:

    Nestas notícias sobre EVs podiam começar a informar qual o fabricante das baterias de cada modelo/versão.

  3. B@rão Vermelho says:

    Os carros estão mesmo caros, irra começa nos 43K, dass, independentemente da forma de tração VE ou combustão, estão ao preço da morte.

    • Andreas Noack says:

      É para quem pode. Quem não pode que viva numa cidade (dos 15m) onde tem tudo ao virar da esquina e transportes públicos de topo, com aromas vários, sem pagar mais por isso.

  4. Yamahia says:

    Até pode carregar se os carregadores IONITY estiverem a dar o q prometem (o que raramente se verifica), mas entre sair da AE, estacionar, autenticar, mete cabo, tira cabo foram-se 15 minutos (sem contar com o carregamento propriamente dito)
    Estive a cronometrar isso num Xpeng 6 q promete 280 Kw a 800v.

    • Realista says:

      No entanto sair da AE para abastecer na BP com os talões do Pingo Doce não demora nada…

    • Rodrigo says:

      mas esses passos de carregamento nao sao semelhantes quando vais encher o deposito com gasolina? Entrar sair da AE, parar em frente da bomba, autenticar o cartao do banco, mete a mangeira, tira a mangueira.

      • Blackbit says:

        … e ir para dentro do posto de gasolina, esperar na fila para pagar…

        • Realista says:

          Isto se o caixa não estiver a fazer tostas mistas e tirar cafés para outro cliente…

          • JL says:

            Ou então a registar os talões de euromilhões, raspadinhas, talões de desconto e etc…

          • PJA says:

            Tem razão,  a última vez que fui atestar demorei para aí umas duas horas. O tipo até foi assar umas sardinhas para o almoço.

          • Anung says:

            Mesmo, nunca mais me esqueci quanto estive 1hora e 46 minutos para pagar devido ao empregado estar a fazer um pato confitado de cebolada.

          • Realista says:

            Pois, reclamam que 10 minutos a carregar é muito tempo mas se tiverem 10 minutos para pagar numa fila de uma estação de serviço (como já tive várias vezes) já não é problema porque não demora muito tempo…

            É a chamada relatividade do tempo.

          • Jonas says:

            Depende dos 10 minutos de espera! Se a moça for tesuda do atendimento! São 10 minutos para lavar a vista!

      • Yamahia says:

        Nem de perto.
        Houve dificuldade em arrancar com o carregamento no posto, qd finalmente arrancou, fechou-se a porta de carregamento do carro, depois não abria, depois entreabriu-se e depois de muito liga e desliga com a chave sem que resolvesse, lá se lembrou de ir ao tablet e finalmente abriu a porta.
        Depois carregou 60 kms eheheh. Desculpem mas isto só me dá vontade de rir. Ele só foi ali carregar 5 minutinhos para garantir que chegada a casa. 5 minutinhos ok? Isto com 800v até voa, é uma maravilha e nem se apercebeu que secou mais de 15 minutos.

        60 kms? Acho que nunca carreguei para tão pouco. Nem na mota . Esta malta ou anda hipnotizada ou não sei o que se estará aqui a passar
        Tipo num diesel ainda por cima numa AE, o rídiculo da figura:
        -Ó faxavor ponha-me aí 4€ e cinquenta centavos de zagoil, eheheh

        • JL says:

          Ena até inventou que a porta de carregamento fechou e depois não abrir, que problema, já pensou em escrever novelas ?

          Não se carrega KMS, carrega kWh.

          Acho que você secou mais que ele a inventar a história..

          Tem mota eléctrica também ?

          Sim, anda hipnotizada como você que até vê radares e sinais onde não existem.

          4 euros ? Então mas antes fazia 2.9 litros agora já faz 4 litros em autoestrada ?

          O curioso é que você não para na área de serviço para abastecer mas fica lá 15 minutos a assistir a esta peripécias.

          • Yamahia says:

            Hun, a secar na bomba para ver? NOP, está no YT. Gosto mais de assistir a isto do que ligar a TV no circo para ver os palhaços. Rio-me mais com isto, é mais autêntico. LOL

          • Yamahia says:

            “… 2.9 litros agora já faz 4 litros em autoestrada ”
            Na AE nem 2.9 nem 4 litros? Mas seguramente que 4€ e cinquenta centavos de zagoil dava e sobrava para os 60 kms à velocidade praticada pelos VE 😛

    • JL says:

      Só quando é para abastecer é que se leva menos de 5 minutos, nem é preciso entrar na bomba, estacionar e etc.

      • Andreas Noack says:

        Para carregar o elétrico também não é preciso entrar na estação de serviço. É muito à frente, é por bluetooth. Também há logo um carregador disponível. Não há esperas. Especialmente na A2, em pleno mês de agosto. Em 18m30s está o carregamento feito e pronto a carregar no acelerador em direção a Vilamoura.
        O que vale é que as avenças acabam em 2030. É aproveitar até lá. Depois, bem, depois o futuro dos facilitadores vai ser negro. Há polícias para todos?
        Vai ser giro de ver.

        • JL says:

          E alguém disse que não ?

          O carregador disponível é aquele que não tiver carro nenhum, é como na bomba de combustível. Duhhh

          Que avenças são essas ?

        • JL says:

          Por acaso tenho aqui 2 carregamentos feito em Alcácer no ano passado, um foi 18 minutos e outro de 16 minutos, sem filas, foi chegar e ligar.

          O mais lento foi feito em Loulé, de 39 minutos (entretido no shopping).

          O mais rápido foi em Fátima, de 10 minutos.

  5. PJA says:

    É o mundo da mentira, a nova realidade do século 21.

  6. freakonaleash says:

    Por fora é lindo. Mas aquele tablet…blegh!

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