Novo Hyundai IONIQ 5 oferece 350 km de autonomia em apenas 18 minutos
O novo Hyundai IONIQ 5 chega renovado e recheado de argumentos para reforçar a gama IONIQ de veículos 100% elétricos. A versão atualizada apresenta-se com duas novas baterias de iões de lítio, com 63 kWh e 84 kWh, oferecendo melhor economia, mais eficiência e maior autonomia elétrica, de até 784 km em ciclo urbano WLTP.
Segundo a própria Hyundai, a versão atualizada do IONIQ 5 pretende "manter o elevado nível de competitividade global do modelo, por via de melhorias nas especificações e da introdução de novas tecnologias que elevam a experiência do utilizador".
O novo Hyundai IONIQ 5 apresenta-se com duas novas baterias de iões de lítio, com 63 kWh e 84 kWh, que substituem a anterior versão de 77,4 kWh, oferecendo melhor economia, mais eficiência e maior autonomia elétrica, de até 784 km em ciclo urbano WLTP.
Design exterior otimizado
As melhorias visuais no novo Hyundai IONIQ 5 incluem um novo acabamento em formato V e para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, que reforçam a postura ampla e baixa do SUV.
O comprimento total do veículo aumentou 20 mm, passando para 4655 mm, mantendo-se inalteradas as restantes dimensões exteriores: largura de 1890 mm, altura de 1605 mm e distância entre eixos de 3000 mm.
Para uma aparência mais dinâmica e melhor desempenho aerodinâmico, o spoiler traseiro foi prolongado em 50 mm e foram introduzidas novas jantes aerodinâmicas em medidas 19 e 20 polegadas.
Presente no novo Hyundai IONIQ 5 está ainda o Sistema Inteligente de Iluminação Frontal e a inclusão de um novo limpa-para-brisas traseiro.
Habitáculo mais funcional e confortável
O interior foi aprimorado para oferecer maior funcionalidade e comodidade, sem comprometer o espaço tipo "sala de estar".
Na consola central deslizante, a parte superior da "Universal Island" passa a contar com botões físicos que permitem aceder rapidamente a funções como os bancos dianteiros aquecidos e ventilados, o volante aquecido e o assistente de estacionamento.
O carregador wireless para smartphones foi reposicionado para a parte superior da consola, facilitando o acesso e a utilização.
O volante tem, agora, um novo design com luzes interativas tipo pixel, e os comandos do sistema de infoentretenimento e do ar condicionado foram reorganizados para uma utilização mais intuitiva.
A moldura do ecrã de infotainment passa a estar presente em preto e foi posicionada uma porta USB-C (carregamento rápido e carregamento/dados), bem como ligação 12V (180 VW), em posição central.
Nova geração de tecnologia e segurança
O novo Hyundai IONIQ 5 conta com incremento de tecnologias, com destaque para as seguintes novidades:
- Carregamento ultrarrápido de até 350 km de autonomia em apenas 18 minutos (arquitetura de 800V);
- Sistema Vehicle-to-Load interior e exterior;
- Park assist com controlo remoto;
- Oferta de Bluelink (10 anos).
Entre as melhorias tecnológicas incluídas no novo Hyundai IONIQ 5, a Hyundai refere o sistema de infotainment de nova geração ccNC (connected car Navigation Cockpit) e suporte de atualizações remotas de software (OTA - Over The Air), que garante que os principais sistemas eletrónicos do veículo estão sempre atualizados.
Além disso, destaque para as seguintes novidades em matéria de segurança e comodidade:
- Volante com deteção de mãos (HOD);
- Assistente de Manutenção na Faixa 2 (LKA 2);
- Assistente Remoto de Estacionamento Inteligente 2 (RSPA 2);
- Assistente de Prevenção de Colisões em Estacionamento (PCA-F/S/R) - frontal, lateral e traseiro.
Foram ainda incorporadas funcionalidades "muito procuradas" pelos clientes, como o Sistema Inteligente de Iluminação Frontal (IFS), Digital Key 2 e rebatimento remoto dos bancos da segunda fila.
Conforto, isolamento e estrutura reforçada
O conforto de condução foi melhorado com novos amortecedores que reduzem as vibrações da estrada.
Mais do que isso, a rigidez da barra da estrutura frontal foi aumentada para diminuir vibrações no volante, e foram reforçadas zonas estruturais na traseira e na parte inferior do veículo, melhorando a estabilidade e agilidade.
A rigidez da carroçaria foi reforçada, contribuindo para a redução do ruído de baixa frequência e para o controlo otimizado do ruído do motor. Foi ainda aplicada isolamento acústico adicional na zona do motor traseiro, aumentando o silêncio a bordo.
A segurança estrutural foi reforçada com melhorias na carroçaria, portas dianteiras e traseiras, e colunas B, aumentando a proteção em colisões laterais.
O Hyundai IONIQ 5 está, agora, equipado com oito airbags, incluindo airbags laterais para a segunda fila.
Ecossistema de mobilidade elétrica Hyundai Blue
A solução de mobilidade elétrica Hyundai BLUE e-Mobility está ao dispor de todos e tem como principal missão simplificar o acesso e utilização à rede de carregamento, carregadores, serviços e pagamentos.
Para que a experiência de ter um veículo elétrico seja confortável e descontraída, a BLUE disponibiliza acesso gratuito, através da App Blue e-Mobility, a uma ampla rede de carregamentos, pública e privada, incluindo um total de mais de 3400 postos da rede pública.
Disponibilidade em Portugal
A gama do novo Hyundai IONIQ 5 é composta por quatro versões: Premium, Premium Plus, Vanguard e Vanguard Plus.
- Hyundai IONIQ 5 EV 440 km Premium MY25 - a versão de entrada, modelo standard-range, está equipada com a recém introduzida bateria de 63 kWh, potência de 125 kW (170 cv), consumo de 15,6 kWh/100 km e autonomia de até 440 km em ciclo combinado WLTP e de até 613 km em ciclo urbano WLTP;
- Com a nova bateria long-range de 84 kWh e motor com potência de 168,4 kWh (229 cv), existem três versões:
- Hyundai IONIQ 5 EV 570 km (Premium Plus ou Vanguard) MY25 - consumo de 16,0 kWh/100 km e autonomia de até 570 km em ciclo combinado WLTP e de até 784 km em ciclo urbano WLTP (com jante de 19 polegadas);
- Hyundai IONIQ 5 EV 530km Vanguard Plus MY25 - consumo de 17,0 kWh/100 km e autonomia de até 530 km, em ciclo combinado WLTP e de até 709 km em ciclo urbano WLTP (com jante de 20 polegadas).
A renovada gama IONIQ 5 conta com duas novas cores exteriores: Ecotronic Gray Pearl e Ecotronic Gray Matte.
O novo Hyundai IONIQ 5 já está disponível, em Portugal, a partir de 29.990 euros (+IVA).
A gama Hyundai IONIQ 5 conta ainda com o Hyundai IONIQ 5 EV 440 km Premium MY25 a partir de 43.000 euros e com o Hyundai IONIQ 5 EV 570 km Premium Plus MY25, a partir de 49.900 euros.


































Como? Mas o carro carrega dos 0 aos 100% em 18 minutos? Não acredito.
Não acreditas? Tens de perceber o que oferece o carro. Não deves saber, mas o Hyundai IONIQ 5 utiliza uma arquitetura de 800V, que permite um carregamento ultrarrápido. Com esta tecnologia, o IONIQ 5 pode carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos em estações de carregamento rápido DC de 350 kW, adicionando até 336 km de autonomia em 15 minutos. Aliás, se não me engano, só existem duas marcas no nosso país com este tipo de arquitetura, a Hyundai e a XPeng.
350 km reais não são 70% da bateria, são 100% da bateria e a poupar.
Tirando isso…..e carregadores?
Aiii nossa senhora!!!
“350 km reais não são 70% da bateria, são 100% da bateria e a poupar.”
Falhas redondamente. Não sabes distinguir autonomia teórica (ciclo WLTP) de autonomia real em estrada, e também confundes percentagem da bateria com autonomia adicionada.
O IONIQ 5 Long Range tem uma bateria de cerca de 72,6 kWh úteis e autonomia oficial de 507 km WLTP. 70% dessa bateria (10% a 80%) são cerca de 50,8 kWh. A autonomia correspondente depende do consumo, mas em condições ideais (por exemplo, 15 kWh/100 km), 50 kWh dão para 330 km, o que bate certo com os 336 km mencionados. Ou seja, os 336 km em 15 minutos referem-se a condições ideais (WLTP ou próximo disso), e não significam 100% da bateria.
Na prática, em autoestrada, a autonomia será menor, mas isso não invalida os dados técnicos referidos.
Percebeste?
Sobre os carregadores, existem já muitos em Portugal e mais virão. Aliás, dos mais rápidos, os DC de 300 kW, se não me falha a memória, atualmente, existem 2 estações públicas em funcionamento: Uma em Estarreja (A1, área de serviço Repsol), operada pela EDP Comercial, com 2 tomadas de 300 kW e a outra em Estremoz (A6, área de serviço Cepsa), igualmente da EDP Comercial, com 2 tomadas de 300 kW. Mas há mais já projetadas. Há um ano existiam muito menos e sem estas cifras. Portanto, a eletrificação já não para e os elétricos mais do que ser o futuro, são já o presente.
Segundo a UVE, também em Bragança.
Saida A4, num restaurante. É publico, 300kwh/400v.
A Porsche tb tem 800V, até no Macan tem isso. Não impede que fiquei ferrados nos Ionity de 350kW. Basta estarem muitos a carregar e não atingem picos superiores a 170 e na maior parte do tempo andam ali a moer em torno dos 100kWh, isto com a carga a meio ou a pouco mais de meio.
Alem desses:
Kia EV6
Kia EV9
e-tron GT
Q6 e‑tron
A6 e‑tron
Nenhum impressionou.
Só o Macan conseguiu chegar ao que promete (270kWh) mas apenas durante uns minutos e num HUB da Ionity só para ele.
Nestas notícias sobre EVs podiam começar a informar qual o fabricante das baterias de cada modelo/versão.
São informações confidenciais.
Foi um castigo para saber a marca da bateria que equipava o Mercedes que destruiu um bloco de apartamentos e as respectivas garagens subterrâneas há uns meses na Coreia do Sul.
Eh, que problema, não bastava perguntar à marca ?
Eles não queriam dizer. O governo da COR teve que se impor.
Hein ?
Logo depois do acontecido já se sabia que eram da LG Chem.
“The Mercedes EQE vehicle that caught fire used batteries supplied by China’s Farasis Energy (688567.SS),”
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/south-korea-antitrust-regulator-probes-mercedes-benz-local-unit-says-official-2024-09-10/
Esse pack era da Farasis. Mas dentro do mesmo modelo existem versões que usam CATL.
E nalguns modelos também depende do semestre e ano de produção, por ex. EQA.
A Hyundai usa, creio, principalmente LG, já a KIA opta pela Sk em varios modelos.
BMW usa Samsung e CATL, dependendo do modelo.
Era útil fornecer essa informação nestas noticias.
Os carros estão mesmo caros, irra começa nos 43K, dass, independentemente da forma de tração VE ou combustão, estão ao preço da morte.
É para quem pode. Quem não pode que viva numa cidade (dos 15m) onde tem tudo ao virar da esquina e transportes públicos de topo, com aromas vários, sem pagar mais por isso.
Até pode carregar se os carregadores IONITY estiverem a dar o q prometem (o que raramente se verifica), mas entre sair da AE, estacionar, autenticar, mete cabo, tira cabo foram-se 15 minutos (sem contar com o carregamento propriamente dito)
Estive a cronometrar isso num Xpeng 6 q promete 280 Kw a 800v.
No entanto sair da AE para abastecer na BP com os talões do Pingo Doce não demora nada…
Não é preciso parar.
Claro que não, por isso as estações de serviço estão a desaparecer, a malta não aparece na ae.
Depois de uma viagem de 1000km para o almoço é só soprares para o carburador…
Como e bebo em andamento. Só preciso de amendoins e por x’s outros frutos secos, Mars Lions ou kitKats, bananas, uns bolinhos, água e está feito
Também fazes para garrafas plásticas?
Normalmente rego as ervas onde melhor calhar. Tem a vantagem de não ter que ser apenas quando o elektro tiver q parar.
mas esses passos de carregamento nao sao semelhantes quando vais encher o deposito com gasolina? Entrar sair da AE, parar em frente da bomba, autenticar o cartao do banco, mete a mangeira, tira a mangueira.
… e ir para dentro do posto de gasolina, esperar na fila para pagar…
Isto se o caixa não estiver a fazer tostas mistas e tirar cafés para outro cliente…
Ou então a registar os talões de euromilhões, raspadinhas, talões de desconto e etc…
Tem razão, a última vez que fui atestar demorei para aí umas duas horas. O tipo até foi assar umas sardinhas para o almoço.
Mesmo, nunca mais me esqueci quanto estive 1hora e 46 minutos para pagar devido ao empregado estar a fazer um pato confitado de cebolada.
Pois, reclamam que 10 minutos a carregar é muito tempo mas se tiverem 10 minutos para pagar numa fila de uma estação de serviço (como já tive várias vezes) já não é problema porque não demora muito tempo…
É a chamada relatividade do tempo.
Depende dos 10 minutos de espera! Se a moça for tesuda do atendimento! São 10 minutos para lavar a vista!
Nem de perto.
Houve dificuldade em arrancar com o carregamento no posto, qd finalmente arrancou, fechou-se a porta de carregamento do carro, depois não abria, depois entreabriu-se e depois de muito liga e desliga com a chave sem que resolvesse, lá se lembrou de ir ao tablet e finalmente abriu a porta.
Depois carregou 60 kms eheheh. Desculpem mas isto só me dá vontade de rir. Ele só foi ali carregar 5 minutinhos para garantir que chegada a casa. 5 minutinhos ok? Isto com 800v até voa, é uma maravilha e nem se apercebeu que secou mais de 15 minutos.
60 kms? Acho que nunca carreguei para tão pouco. Nem na mota . Esta malta ou anda hipnotizada ou não sei o que se estará aqui a passar
Tipo num diesel ainda por cima numa AE, o rídiculo da figura:
-Ó faxavor ponha-me aí 4€ e cinquenta centavos de zagoil, eheheh
Ena até inventou que a porta de carregamento fechou e depois não abrir, que problema, já pensou em escrever novelas ?
Não se carrega KMS, carrega kWh.
Acho que você secou mais que ele a inventar a história..
Tem mota eléctrica também ?
Sim, anda hipnotizada como você que até vê radares e sinais onde não existem.
4 euros ? Então mas antes fazia 2.9 litros agora já faz 4 litros em autoestrada ?
O curioso é que você não para na área de serviço para abastecer mas fica lá 15 minutos a assistir a esta peripécias.
Hun, a secar na bomba para ver? NOP, está no YT. Gosto mais de assistir a isto do que ligar a TV no circo para ver os palhaços. Rio-me mais com isto, é mais autêntico. LOL
“… 2.9 litros agora já faz 4 litros em autoestrada ”
Na AE nem 2.9 nem 4 litros? Mas seguramente que 4€ e cinquenta centavos de zagoil dava e sobrava para os 60 kms à velocidade praticada pelos VE 😛
Só quando é para abastecer é que se leva menos de 5 minutos, nem é preciso entrar na bomba, estacionar e etc.
Para carregar o elétrico também não é preciso entrar na estação de serviço. É muito à frente, é por bluetooth. Também há logo um carregador disponível. Não há esperas. Especialmente na A2, em pleno mês de agosto. Em 18m30s está o carregamento feito e pronto a carregar no acelerador em direção a Vilamoura.
O que vale é que as avenças acabam em 2030. É aproveitar até lá. Depois, bem, depois o futuro dos facilitadores vai ser negro. Há polícias para todos?
Vai ser giro de ver.
E alguém disse que não ?
O carregador disponível é aquele que não tiver carro nenhum, é como na bomba de combustível. Duhhh
Que avenças são essas ?
Por acaso tenho aqui 2 carregamentos feito em Alcácer no ano passado, um foi 18 minutos e outro de 16 minutos, sem filas, foi chegar e ligar.
O mais lento foi feito em Loulé, de 39 minutos (entretido no shopping).
O mais rápido foi em Fátima, de 10 minutos.
E esses carregamentos todos na mesma viagem?
Não, para baixo nem carreguei, o carro fez a viagem sem carregar, foram ambos na volta, porque em ambas as situações sai com 70%, para baixo sai com 95 a 97%.
É o mundo da mentira, a nova realidade do século 21.
Por fora é lindo. Mas aquele tablet…blegh!