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Novíssimo Scénic da Renault: um SUV familiar 100% elétrico e com 620 km de autonomia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Hugo Nabais says:

    “87 kWh e uma autonomia superior a 620 km.”
    Sim muito superior!
    Conduzam lá isso a 120km/h, até deve chegar aos 1000 kms de autonomia.

    • Contador says:

      Qual é o problema de conduzir a 120km/h? És daqueles aceleras que depois vem reclamar das multas e da caça à multa?

      • Hugo Nabais says:

        Não percebeste, a 120 nunca dará para mais de 620 kms! nunca mesmo.
        Para andar mais de 620 km este modelo terá que ser conduzido a baixo dos 80km/h e mesmo assim tenho dúvidas!

        E se estás a falar dos aceleras que andam a 140/150 (nem estava a falar nesses), nem 300 kms de autonomia!!

        • EEQTR911 says:

          Os Teslas a 120km/h perdem muita autonomia. São pouco evoluídos.

        • JL says:

          Qual é o carro que a 120 kmh faz o consumo anunciado?

        • Carved says:

          Sim….
          compras um carro com tanque de 45L com autonomia para 900km, mas se andares a 120km/h também não fazes os 900km
          mesmo esperto….

          • Hugo Nabais says:

            Sou esperto sim, obrigado 🙂
            Mas falando do assunto, se andar a 120 km/h faço perto de 800 kms. O que quis mostrar foi que não diminui a tanto a autonomia como no elétrico.

            E mais se tiver que andar mais depressa e precisar de abastecer demoro 10 minutos. Não se compara com o tempo de reabastecer de um elétrico!

          • JL says:

            Qual é o consumo wltp do seu carro, assim vamos ver qual diminui mais.

            Mas que interessa isso, estes são 5x mais eficientes.

          • JL says:

            Já agora, em 95% das vezes também só se compara o tempo de carregamento gasto pelo utilizador(alguns segundos) com os minutos que todos os abastecimentos num a combustão demoram.

            Ou seja, eu gasto 10 a 20x menos de tempo por ano a carregar do que você a abastecer. Já agora, mesmo num carregamento rápido não preciso de la ficar a segurar o cabo, posso ir tomar um café, wc, ler o jornal, você não, tem mesmo de la ficar e muitas vezes ainda leva com uma fila para pagar.

          • Hugo Nabais says:

            A parte de segurar o “cabo” como dizes demora 3 minutos! É ridículo falar nisso, em relação ao tempo necessário para carregar um electrico.

            Por vezes eu também bebo o café e vou ao WC e ao fim de 20 minutos já estou farto e quero ir embora e não ficar á espera mais meia hora!

            Prefiro segurar a mangueira os 3 minutos! 🙂

          • Hugo Nabais says:

            O WLTP do meu carro:

            Fuel Tank: 50 Liter
            Fuel Consumption Low Speed (WLTP) 4,6 lt/100km
            Fuel Consumption Medium Speed (WLTP) 3,3 lt/100km
            Fuel Consumption High Speed (WLTP) 3,8 lt/100km

            Agora é fazer as contas mas a variação é menor do que a de um elétrico. Mas isto é um detalhe para mim.

            PS: Continuo á espera de um vídeo que mostre o model 3 em condução normal a passar os 900km de autonomia. Estou curioso!

          • Hugo Nabais says:

            Correção, fui agora abastecer o meu carro, estava quase vazio até ficar cheio e cronometrei no telemóvel o tempo de segurar o “cabo” como dizes:
            Levou 44,6 litros e demorou exatamente 66,8 segundos, desde retirar a mangueira e voltar a colocar de volta na bomba!

            1 minuto! estavas a criticar algo que demora UM minuto 🙂

            E quanto á fila para pagar… sim já tive 5-10 minutos á espera para pagar (por acaso é raro) e agora até tenho ido a uma bomba automática que pago logo na caixa com cartão!
            Ou seja 1 minuto a segurar o “cabo” e depois pago logo com o cartão!

            Não se compara com o tempo de espera que terás que apanhar se tiveres uma fila de carros á tua frente para carregar.
            Já deu nas noticias, pessoas que esperaram várias horas a caminho do algarve para poder carregar! HORAS
            Nem sei como podes sequer querer comparar!

          • JL says:

            Não é ridículo já que ligo o cabo em segundos e vou embora.

            Beber café , wc e 20 minutos já se pode ir embora.

            Também é raro apanhar fila, ao que parece este ano apenas apanharam uma vez em férias e para carregar de borla, senão não estavam lá tantos.

            Sabemos bem que é bem diferente, mas não se perde mais tempo com isso, é apenas quando se faz grandes viagens, essas não me afeta nada parar 30 minutos a cada 300 kms.

            O vídeo está ali em cima, eu já o deixei, ninguém lhe disse que era a 120 kmh, só lhe disseram que é possível, até a uma velocidade média superior ao que de faz em cidade.

          • JL says:

            Ah , eu não critiquei nada, também acho mal estarem a criticar os 20 segundos que perco por semana para carregar o carro.

        • Pedro says:

          620 km em WLTP (ninguém no planeta conduz assim). No mundo real WLTP / 1.35

    • Jaime Silva says:

      Sim, um deposito de combustivel também dá para os mesmos quilometros se fores a 50 ou a 120

      • Hugo Nabais says:

        O teu não sei, mas o meu depósito de combustível (diesel) dá para 800km, se conduzir no máximo 120/130.
        E se conduzir a poupar em nacionais 90/100, já fiz perto de 1000 km com um depósito.

        Neste electrico se conduzires a 70/80 talvez consigas os tais mais de 620 km com uma carga.
        Mas se conduzires 120/130 se chegar aos 400 km só com muita sorte. E depois é mais 1 hora parado a carregar!

  2. Gonçalo says:

    Obrigado pela sua opinião foi devidamente anotada

  3. Blackbit says:

    As performances são muito modestas (125 kW (170 cv), vmax de 150 km/h , acceleração de 9,3s e outro de 160 kW (220 cv), vmax de 170 km/h e acceleração 8,4s) quando comparado com a concurrencia e já nem falo do otismo do range WLTP.
    A Renault não consegue melhor? Vão ser arrasados pela concurrencia (sobretudo chinesa e koreana).

  4. NegacionistaPorqueDáJeito says:

    “concurrencia”?????

  5. Pedro António says:

    Ok. tudo bem! Apesar dos velhos do Restelo ou espécie de negacionistas à priori, o problema não é esse, é ver se a eletricidade usada não vem da queima de carvão, que está em força na maioria dos países que compra estes elétricos! Ser elétrico só por si não garante que não seja poluente. Mas como estamos no início (mais ou menos, e se não estamos, não se evoluiu o que se devia!) vamos dar-lhes o benefício da dúvida, só porque estamos desesperados e alguma coisa tem de ser feita para salvar o belo e único planeta terra!

  6. Sleepy Joe says:

    Nao sei muito bem porque, mas cada vez mais sinto que as Propostas da Renault ate que fazem o seu sentido pelo preço que é pedido. Continuam a ser Renault é certo, mas estão a remodelar o design num sentido interessante, nao extravagante como uma bmw , nem a ser demasiado conservadores , os interiores ja são melhor trabalhados que antigamente , o sistema de info entretenimento com a google faz o seu sentido de facto , o tamanho das baterias é o correto , so é pena claro a velocidade máxima, mas é um compromisso que se faz logo a partida para quem tenha ideias de comprar os seus carros. Acho cada vez mais que são passos bem dados, se calhar mais bem pensados do que algumas construtoras alemãs infelizmente, se bem que ainda vão a tempo todos de melhorar.

  7. Ricardo says:

    No meu model 3 conduzo a 90-100kmh e chego a todo o lado ao mesmo tempo dos aceleras. A diferenca? E que faco 900km de autonomia no long range!

    • Hugo Nabais says:

      O Tesla model 3 no modelo com mais alcance, anuncia no máximo 700Km de autonomia, isto apenas nas condições ideias.
      Há vários registos e videos na internet de pessoas que fazem no máximo 500-600km até ficar a 0% (que deve ser evitado a todo o custo por várias razões)

      Como é que fazes 900km?!!!
      Se isso for verdade por favor contacta a Tesla, necessitam de fazer um caso de estudo contigo!

      • JL says:

        Não existe anuncio de máximos, a autonomia anunciada é no ciclo wltp, ou saiu agora do buraco ?

        E também há videos na internet a fazerem 900 e até mais kms, quantos quer ?

        • Hugo Nabais says:

          Mostra aí um que seja credível, e que seja a conduzir normalmente e não a 60km/h, e/ou a descer em relação ao ponto de partida e com mais de 900km conduzidos num model 3.
          Estou curioso!

          • JL says:

            Não tem Google por aí ? É só lá meter o que quer procurar.

            Eu não disse que era a 60 kmh.

          • Hugo Nabais says:

            Ah bem me parecia!
            No “meu” Google não há nenhum video assim!

          • Hugo Nabais says:

            Eu estava a falar de condução normal e tu mandas cenas de Hypermiling que não tem nada a ver 🙂

            Em Hypermiling há aí videos com diesels a fazer mais de 2500 kms com apenas um depósito!
            Por exemplo: https://newatlas.com/tank-diesel-distance-world-record/22488/

            Mas isso não tem nada, mas nada a ver com o que eu estava a falar. é uma condução muito mas muito especifica que nada tem a ver com o dia a dia das pessoas.

          • JL says:

            Não, não falou, você implicou com o Ricardo a dizer que ele não fazia mais de 700 kms, eu só lhe provei que faz, se é com Hypermiling ou supermilling não interessa.

          • Yamahia says:

            “diesels a fazer mais de 2500 kms
            Pois é, na vida real é mais ou menos o mesmmo. O diesel faz o triplo do melhor elektro. Não falha.

          • Hugo Nabais says:

            Tens que estar mais atento JL eu sempre disse em condução normal!
            Sempre!!!

            Nunca falei nessas condições especiais!

          • JL says:

            É isso é , diesels a consumir 2.79 litros aos 100 kms é o que não falta por aí, e 3.76 litros aos 100 são aos montes. Looooll

          • Hugo Nabais says:

            @JL:
            Conduzir em “hypermiling”, é literalmente conduzir a pisar ovos, ir a morrer a baixas velocidades, ir a empatar o transito, não ultrapassar, não poder apanhar filas de trânsito, acelerar o minimo dos minimos, andar sempre em velocidades muito baixas, janelas sempre fechadas sem A/C, etc

            Poucas pessoas sabem e têm paciência para atingir os valores de autonomia que apresentaste.
            Ninguém aqui, nem eu que tenho carta há mais de 26 anos, sabe conduzir dessa forma.

            O que queria mostrar é o que o Ricardo estava a mentir a dizer que conduz a 90-100kmh e faz mais de 900km de autonomia!

            Os exemplos extremos que mostraste em hypermilling não são a essas velocidades! Portanto não mostraste que era possivel conduzir a 90-100 num model 3 e fazer mais de 900km.

          • JL says:

            O exemplo que eu mostrei é o no mesmo estilo que você mostrou.

            Está aqui o que você disse, não estou distraído:

            “ O Tesla model 3 no modelo com mais alcance, anuncia no máximo 700Km de autonomia, isto apenas nas condições ideias.
            Há vários registos e videos na internet de pessoas que fazem no máximo 500-600km até ficar a 0% (que deve ser evitado a todo o custo por várias razões)

            Como é que fazes 900km?!!!
            Se isso for verdade por favor contacta a Tesla, necessitam de fazer um caso de estudo contigo!”

            Onde falou em normal ? Até já tinha dito que não existe máximo.

          • JL says:

            Mas onde é que ele disse que fazia 900 kms a 90-100 kmh ?

          • JL says:

            Não interessa onde foi, só prova que é possível fazer mais de 900 kms com uma carga,’coisa que você disse que não fazia.

            O segundo era para mostrar que fazem também grandes viagens é praticamente no mesmo tempo.

            Se não serve não compre. Agora não venha dizer falsidades.

            Eu já conheço bem as suas razões, vocês só querem provar aos que escolheram bem, mas quem tem estes já teve a combustão, e mudamos por muitas razões.

        • Hugo Nabais says:

          FL, Agora é que vi os 2 links que enviaste com atenção 🙂

          O 1º era de um tesla numa test track. Numa pista de testes sem trânsito, a velocidade sempre constante, sem pessoas a bordo e sem parar ou arrancar sempre ás voltas!

          No segundo que enviaste nem leste nem viste o que era!
          “The 2022 Tesla Model 3 Performance covered the 620 mile distance for 9 hours and 15 minutes, a pretty amazing feat that beats the 2020 model year version by 40 minutes. The Tesla managed an average speed of 67 mph (108.1 km/h) and had to be charged only four times along the way, helping it top the previous record.”
          “Other electric cars, particularly ones from Chinese EV startups like Aion are reporting extreme 620-mile ranges, able to cover the challenge’s distance without charging, but they do it with much larger battery packs than what Tesla installs.”

          O Tesla “had to be charged only four times along the way”!!!!
          Apenas foi carregado 4 vezes!!! quatro!!!

          Enfim, está mais que provado o meu ponto e vou deixar esta thread.
          Acredito que os elétricos vão ser o futuro e acho bem. E têm muitas vantagens!

          Mas sinceramente para mim e para muitas pessoas não são nada práticos no momento. E faz-me muita confusão estas pessoas que querem mandar areia para os olhos dos outros!

      • Antonio Vasco says:

        Ele põe em ponto morto mas descidas, eheh

    • EEQTR911 says:

      Acrescentaste uma zero a mais. Fazes 90km de autonomia.

    • Yamahia says:

      WLTP é 40 à hora. Mais vale ir de bicicleta looolooolool qd chegasses já eu tinha jantado lool

      • JL says:

        Errado, não existe velocidade média.

        • Yamahia says:

          Errado está vc ou gosta de ser enganado ou enganar os presentes.
          A velocidade média do ciclo de teste WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) é de aproximadamente 46,5 km/h.
          Uma média miserável,portanto.
          Até no mato/monte a atravessar pinheiros ,eucaliptos, sobreiros corta fogos riachos , etc. faço o dobro looolooolool

          • JL says:

            Errado, não existe velocidade média no ciclo wltp, são feitos testes a velocidades diferentes, até a 120 kmh chegam a andar.

            Ah agora ja nao é 40 kmh, daqui a pouco será um pouco mais.

          • JL says:

            Não interessa se é miserável ou nao, é bem superior àquela que de consegue na maior parte das cidades e é igual para todos.

  8. falcaobranco says:

    O gajo que fez as jantes devia estar com uma grande bebedeira…o resto do carro é bonito mas aquelas jantes matam tudo…fogo!!!

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