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Novos Radares de Velocidade: 360 mil euros em apenas 24 horas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Gonçalo says:

    Há pessoas muita estupidas, continuem assim que dão mais dinheiro ao estado o país bem precisa

  2. Vergonhoso says:

    “Prevenção Rodoviária”

  3. Paulo Pedroso says:

    Quero ver é a mão de obra para enviar todas as cartinhas e responder a todas as contestações

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      Os sistemas de envio das “cartinhas” é informatizado e automático. Não te preocupes que elas chegam-te a casa. Depois se quiseres contestar em tribunal, estás à vontade, mas se perderes aviso-te já que a brincadeira te sairá muito mais cara.

      • PM says:

        Eu já contestei uma coima por excesso de velocidade o custo que tive foi o do correio registado…

      • David Guerreiro says:

        A contestação não é em tribunal , mas sim a com Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. E eles têm 2 anos para processar e dar ou não razão ao queixoso. Com a quantidade de contestações e a falta de funcionários, a probabilidade de prescrever é muito elevada.

        • Zé Fonseca A. says:

          Neste momento já há poucas a prescrever, da rede SINCRO não prescreve nenhuma, agora dos radares de velocidade média, aí o assunto já é diferente porque é fácil ganhar uma contestação.

      • Paulo Pedroso says:

        Deixa-me dizer-te que não é bem assim, primeiro eu nunca recebi nenhuma multa, tenho atenção a velocidade mas um familar meu não teve, e recebi passado 6 meses uma carta em casa de um radar movel, respondi com a identificação do condutor, até hoje não recebi a resposta passaram 2 anos e meio da dita multa…

      • Pobrezinha Não conduz says:

        Já contextei 2 até hoje …expiradas

    • Fred says:

      Estes tempos que correm estão cheios de novidades. Usando aquelas máquinas conhecidas como computadores há uma solução que permite ligar os radares, que têm computadores dentro e fazem reconhecimento automático de texto com as matrículas, com os computadores do IMT e da ANSR. Estes por sua vez, consultando as bases de dados do registo automóvel, controladas pelos computadores do IMT, emitem as contra ordenações e enviam os textos para os serviços de impressão dos CTT. E os CTT executam a sua tarefa de base e entregam as cartas, com aviso de recepção, na morada do dono do carro. As ligações entre estes equipamentos são feitas usando cabos de fibra óptica, coaxiais, de pares entrançados, eventualmente cabos telefónicos, e ondas de rádio.
      Enfim, modernices que só lembram ao diabo! Tudo para acabar com os empregos no estado.
      IMT=Instituto da Mobilidade e Transportes
      ANSR=Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária

  4. supersilva says:

    E o governo fica feliz! Vamos deixar vender carros que chegam a 300 Km/h, enquanto nossas rodovias só permitem 100 km/h…

  5. berlaitada says:

    Alguém acredita que esta porcaria vai acabar com os acidentes rodoviários? Isto é instalar modernices num país mentalmente atrasado.

    O mais certo é dentro de 1/2 meses arranjarem maneiras de ludibriar o radar, seja por hacking feito por “Ruis Pintos” na cave dos pais ou por partir os radares ao meio com catanas…

    • Gonçalo says:

      Concordo contigo na parte do mentalmente atrasado porque realmente é preciso ser muito atrasado para ser apanhado num radar devidamente sinalizado.

    • A tua mãe says:

      o novo de velocidade media da A25 está numa descida nunca vi ninguém a fazer aquilo a 100 agora é toda a gente

    • João Câmara says:

      Se calhar o que ia resolver o problema dos acidentes era acabar com os limites de velocidade e contratar uns criminosos para lixar o sistema, mas caso não saiba, informo que os Rui Pintos deste mundo atacam para ganhar dinheiro e só passam a “bons samaritanos” quando são apanhados.

    • RadarHater says:

      Hoje dia 4 morreram 4 pessoas nas estradas nacionais, um miudo de 15 anos e 3 funcionários de uma empresa de construção, todos eles em sítios onde as condições das estradas não permitem falhas… Os radares resolveram alguma coisa ? Ok, o governo encaixou 360m€ com os distraídos ou os que desconheciam que as máquinas lá estavam e o pessoa vai morrendo na mesma… Enfim

  6. Luis says:

    Carrega Costa que é disto que o povo gosta! Tudo em nome da prevenção claro! Povo manso e ignorante nunca tal vi

    • Gonçalo says:

      Ignorante é de certeza porque é preciso ser muito ignorante para ser apanhado num radar devidamente sinalizado

      • Luis says:

        Não rapaz, ignorante é aquele que acha que o radar lá foi colocado a pensar na segurança rodoviária, quando na realidade é apenas mais uma forma de extorquir o desgraçado do português. Foi um investimento que foi feito para servir de fonte de receita.

        • Gonçalo says:

          Diria que se junta o útil ao agradável, 1º se forem todos a 120 há menos probabilidade de haver acidentes. 2º Ganha-se uns trocos com os estúpidos que não sabem travar quando vêm um radar devidamente sinalizado. 3º se objetivo fosse mesmo extorquir dinheiro não sinalizavam os radares e aí é que era bar aberto. 4º Eu até sou a favor de outra politica em que não havia radares nem prevenção mas quem tiver um acidente em que a causa é a velocidade ou o álcool não tem direito a tratamento hospitalar no hospital publico, aí sim andam à velocidade que quiserem mas se fizerem doi doi vão arrotar para o privado

          • Zé Fonseca A. says:

            sinalização apenas à direita, se fores a ultrapassar um camião nunca consegues ver a sinalética de radar, para isso era necessário um pórtico a sinalizar em todas as faixas.

          • Gonçalo says:

            O tuga a ser a tuga ahahahah as coisas estão sinalizadas mas têm que lhes meter o sinal à frente do focinho para eles verem bem ahah
            Tal como se fores a passar um camião não vês também o radar não te vê portanto ultrapassa um camião onde estiver o radar que ele tira uma foto ao camião do pingo doce

          • Zé Fonseca A. says:

            Vai a outros países ver como se faz.
            Os radares apanham 6 vias

        • Chuck Norris says:

          Forma de extorquir? Se o condutor passar no radar acima do limite de velocidade é multado e BEM. Se cumprirem as leis não multados. Isto é muito simples. O tuguinha que começe a ter mais calma na estrada e a respeitar mais as regras de transito.

    • Carlos says:

      País terceiro mundista! A prevenção rodoviária seria a prioridade nº1, mas não, é a penalização.
      Os agentes só são vistos em dois locais, ou no quartel ou atrás de uma árvore…

  7. Sérgio says:

    Se os novos radares de velocidade média já faturaram 360 mil euros em 24h, quer dizer numa só semana o estado vai faturar suficiente para pagar os custos de aquisição, instalação e manutenção dos radares, que foram 2,2 milhões de euros, mais IVA.

  8. Abel says:

    Todas as empresas de transportes e serviços deviam de imputar os custos dos atrasos devidos à prevenção.
    As velocidades deveriam ser ajustadas à realidade, se hoje em dia os 120km são muito isso quer dizer que há 20 anos atrás em que os carros não apresentavam as mesmas qualidades dos dias de hoje a velocidade estava definida para níveis muito graves.

  9. A tua mãe says:

    mas localidades que é com cada retardado a 120 no meio das casas a pensar que está na autoestrada é que eu não vejo radar nenhum, metem semáforos, mas para as mentes iluminadas é o mesmo que não estar lá nada.

  10. Aindanaoseitudo says:

    Os amantes de radares têm que perceber que não é a velocidade que mata, mas sim a estupidez, porque se a velocidade mata-se, metade do Povo Alemão estava morto com as suas Autobahn.

    Mas pronto querem continuar a ser ignorantes, pois não sou eu que vou-vos contrariar.

    O meu Avô sempre ensinou que não se deve contrair os malucos, porque podem ficar espertos.

    • Person says:

      +1
      As pessoas estão a ficar experts em cumprir ordens e acharem que estão a fazer o bem para algo maior. Talvez pensem que terão direito a “um lugarzito no céu”.

      Basta andar pelas estradas fora, o que não falta são condutores a 30km/h a causar tráfego, mas que depois seguem no meio da Estrada, não param nos semárforos nem nos stops, e fazem o reboliço no trânsito.
      Veículos a 100Km/h ou até menos na AE na faixa do meio? Veículos que não acionam o pisca para mudar de direção ou faixa, travam bruscamente porque sim, fazem as rotundas todas pela direita, etc etc etc. É o prato do dia.
      Mas o problema é a velocidade…

      E em quantas destas situações estava a polícia presente? Nunca, pois estão a colocar radares escondidos, ou dentro das esquadras a fazer trabalho burocrático.

      Este Investimento poderia ter sido utilizado para reforçar a polícia e a GNR com novos elementos e viaturas, para que possam patrulhar as ruas e estradas devidamente. Isso sim aumentaria a segurança de todos!

      Deixo a questão, o facto de um condutor ser multado num destes radares vai fazer com que comece a conduzir a menor velocidade, ou apenas vai fazer com que esteja com mais atenção da próxima vez que passar no mesmo radar?
      Se queremos prevenir a sinistralidade usamos mecanismos para tal. As multas, apenas por si só, não previnem coisa nenhuma, caso contrário a sinistralidade estaria bastante mais reduzida.

      • B@rão Vermelho says:

        Se dar €€€ ao estado por multas quer de estacionamento quer por não cumprir os limites de velocidade então é no mínimo falta de atenção ou estar habituado a ser o Chico esperto lá do bairro.
        Quando te sair do bolço logo vais ver como vais passar a conduzir.
        “As pessoas estão a ficar experts em cumprir ordens e acharem que estão a fazer o bem para algo maior. Talvez pensem que terão direito a “um lugarzito no céu”., a isto chama-se viver em sociedade, estou a ver que percebes pouco do assunto, para ti o livre arbítrio é que é a solução?

      • Alex says:

        +1
        Devia haver radares para apanhar a muita azelhice e estupidez que anda na estrada.
        Acredito que a grande maioria dos acidentes não está diretamente ligada ao excesso de velocidade nem velocidade excessiva, mas sim porque um azelha fez asneira da grossa e o culpado que por acaso vinha à “vontade” estava no local errado, à hora errada…
        Agora, as Leis da Física não perdoam: não é a velocidade que mata, é a desaceleração bruta!

        • Aindanaoseitudo says:

          “não é a velocidade que mata, é a desaceleração”

          Certo @Alex, tenho um amigo (Motard) na Chamusca que esta numa cadeira de rodas por causa dum azeiteiro (amante de radares que vinha à vontade) que saia de uma estrada particular (39.365516, -8.475952) para uma a via principal que entrou a papo seco e o moço nem teve tempo de travar (local errado, à hora errada) Apesar de nenhum deles ir em excesso de velocidade (provado pela pericia GNR em tribunal) o moço foi projetado e aterrou de cabeça.

          Mesmo que tivesse ali um radar nao teria servido de nada.
          “Devagar tambem MATA”

      • Aindanaoseitudo says:

        Certissimo @Person.

        Nesta questão:
        “Deixo a questão, o facto de um condutor ser multado num destes radares vai fazer com que comece a conduzir a menor velocidade, ou…”
        Neste ponto:
        “…apenas vai fazer com que esteja com mais atenção da próxima vez que passar no mesmo radar?”

        Quando isso acontecer, estar com mais atenção quando lá passar, vai fazer com que aja menos rendimento monetário, logo vira a retórica de que afinal os radares fazem muita despesa de manutenção, vamos, retira-los (deixa de ser zona perigosa). Foi exatamente o que aconteceu em França.

        Depois os amantes de radares deixam de ter “um lugarzito no céu”.

      • João Câmara says:

        Não há problema absolutamente nenhum em fazer uma ultrapassagem a 100 na faixa do meio se ninguém vier a 150 ou 180.
        Aliás os pesados ultrapassam e não podem andar a mais de 100.
        Para quem pode gastar, a multa em si não previne, mas ela vem sempre com uns pontos negativos na carta e com sanções acessórias como 30 a 90 dias sem carta… e isso já previne.

  11. Fusion says:

    Agora quero ver se vão gastar esse dinheiro em real prevenção / sinalização ou compor as estradas que estão uma miseria algumas delas.

  12. Helio says:

    De certeza que era pessoal que esteve fechado no Bug Brother, e só saiu à rua no dia 1.
    Como não passou nenhum avião a avisar, não sabiam, é mesmo uma chatice…

  13. paulo says:

    o estado penaliza sempre com dinheiro! podia penalizar com a carta de conducao 1 mes 2…..

    • Fusion says:

      Isso tem dois problemas:

      1) Não é benefico para o estado (porque $$$)
      2) Uma pessoa se ficar sem a carta, aí efetivamente vai aprender e não voltar a cometer o mesmo erro.

      Para alguns é preferivel pagar x do que ficar sem carta, até porque a carta é o ganha pão de muitos, e custa mais perder a dita cuja do que pagar a multa.

      Portanto, mesmo que concorde com a tua ideia, o estado nunca iria fazer isso, já viste o que fatura?

      • B@rão Vermelho says:

        E não perdes ponto na carta?
        Assim perdes €€€ e a carta, e se mesmo assim não aprender, irra que é burro de criar bicho

      • Alberto says:

        Portanto estás me a dizer qua uma pessoa só aprende quando fica sem carta?
        Citando um velho sábio
        “Só há duas coisas infinitas o universo e a estupidez humana mas quanto ao universo ainda não tenho a certeza”

        • Fusion says:

          Eu nunca fiquei sem a carta, nem nunca tive uma multa. Dito isto, para mim era pior ficar sem a carta do que pagar uma multa

          • Alberto says:

            É claro que é pior ficar sem carta mas não quer dizer se tiveres de arrotar 1000 paus por uma multa não aprendas

          • Yamahia says:

            Aprender o quê, @Alberto? A ter visão raiosX? Para conseguir perceber um sinal de 50 escondido por detrás de ramos de árvores ou arbustos com radar logo a seguir a 500 m da localidade que não se vislumbra no horizonte?
            Só se for…
            É que armadilhas destas são aos montes por essas nacionais de 90 a fora e é isso (entre outras cenas como a Santos e Castro em Lisboa) que é condenável nesta autêntica caça à multa!
            Já agora não são 1000 mas são 500 e a forma de prevenir isso é andar com um dispositivo que alerte a velocidade permitida em cada troço. Ou isso ou fazer as nacionais a 50 ou 30 para maior segurança, não vá o diabo tecê-las…que tb há casos de 30 que aparecem de rompante!

  14. Pedro IC17 says:

    Se colocassem radares no troço do IC17 que vai do Pina Manique até à entrada para A5 para Cascais, uma coisa garanto:

    A dívida Portuguesa ficava liquidada em 1 semana…

    • B@rão Vermelho says:

      Ser multado por velocidade a culpa é do Costa, 🙂 🙂
      As coisas que aprendemos.
      Eu vou comprar uma arma para caçar e vou para a porta de um estádio de futebol à caça de animais que saem lá de dentro, se for preso a culpa é do Costa, se se vende armas de caça e dentro dos estádios a maioria são animais não consigo entender o porquê de eu não poder caçar ali 🙂 🙂

  15. EEQTR911 says:

    O Costa já pode ir de férias outra vez.

  16. PeterJust says:

    Em Matosinhos na A4, a estrada está claramente mal feita e a sinalização também não é eficaz, passa de 100 para 60 e tem uma curva totalmente fechada que ainda por cima tem uma entrada da A28 em cima da própria curva! não é admissível num troço de AE, obviamente que há muitos acidentes, a solução deveria ser primeiro corrigir o problema o mais rapidamente para eliminar uma autêntica armadilha, ou como as autoridades gostam de chamar “ponto negro”, para responsabilizar os condutores pela m**** que fazem, segundo responsabilizar os inteligentes que desenharam aquilo para evitar repetições no futuro.
    Solução encontrada pelas nossas autoridades, deixa tudo na mesma e mete um radar, assim responsabilizam os condutores pelos acidentes e ainda fazem uns trocos, se isto não é caça à multa, não sei o que é.

  17. António Barata says:

    Vamos todos para Marte e, acabou a festa.

  18. Xuning guy says:

    Dica: Passem todos acima da velocidade e contestem todos, assim ficam com toneladas de contestaçoes e caduca tudo passado dois anos :p
    Estou a brincar obviamente, possivelmente agora vai ser tudo automático, se aprenderem a usar a IA poderemos vir a receber respostas de contestaçoes em tempos record.
    E obviamente que o estado tem que ter lucro, um ivestimento destes não foi pensado para dar prejuizo.

  19. Salvador de Vidas says:

    Queria era saber quantas vidas salvou nas primeiras horas…

    “LANÇAMENTO DA CAMPANHA “OS RADARES SALVAM VIDAS””
    http://www.ansr.pt/Noticias/Pages/Os-Radares-Salvam-Vidas.aspx

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