Nova fábrica na Europa deverá produzir baterias para um milhão de elétricos por ano
A dependência da Europa relativamente à China reside, em grande parte, na necessidade de baterias e dos seus componentes. Encurtando este problema, a nova fábrica da Northvolt, na Alemanha, terá capacidade para produzir baterias suficientes para alimentar as necessidades de um milhão de carros elétricos por ano.
A China tem uma grande vantagem relativamente à Europa, pois assegura um fornecimento de componentes, bem como uma produção de baterias, muito oleados. Por não estar, ainda, nesse patamar, o ocidente depende largamente das empresas chinesas.
A encurtar essa dependência está o investimento em fábricas de baterias e em novas formas de mobilidade.
Northvolt quer ajudar a Europa a reduzir a sua dependência em matéria de baterias
A Northvolt oficializou, ontem, o arranque da construção de uma nova estrutura perto da cidade de Heide, em Schleswig-Holstein, na Alemanha, e prevê-se que crie inicialmente um total de 3000 postos de trabalho diretos e mais alguns indiretos.
A empresa investirá 4,5 mil milhões de euros, com o objetivo de começar a produzir baterias em 2026. Segundo as estimativas, a instalação terá capacidade para produzir baterias suficientes para alimentar as necessidades de um milhão de carros elétricos por ano.
É ótimo pôr este programa em marcha. Estamos profundamente gratos pelo apoio dos clientes, investidores e partes interessadas públicas para criar este projeto emblemático para a transição climática global.
Para nós, Heide é como se fosse a nossa casa [...].
Disse Peter Carlsson (2.ª posição à direita, na fotografia abaixo), CEO e cofundador da Northvolt, segundo um comunicado oficial da empresa.
O CEO da Northvolt Alemanha, Christofer Haux (à direita, na fotografia acima), revelou estar "incrivelmente orgulhoso" da sua equipa, "que demonstrou tanta paixão por esta fábrica, desde as primeiras conversações de seleção do local, há dois anos, passando por todo o planeamento e conceção, até hoje".
E agora começa o verdadeiro trabalho. Quero também agradecer à população de Dithmarschen. É inédito na Alemanha que um projeto industrial de grande escala, construído em 110 hectares de terreno, tenha um apoio tão forte da população local.
A Northvolt procurará que a nova fábrica seja sustentável e tenha um impacto positivo nas comunidades locais, pelo que utilizará águas residuais tratadas da região para refrigeração. O calor gerado durante a produção será transferido para uma rede local, que fornecerá aquecimento de baixo custo às famílias da cidade de Heide.
Além disso, prevê a construção de uma instalação para reciclar as baterias usadas, que podem ser transformadas em novos packs, melhorando ainda mais a pegada de emissões de todo o processo.
Investimentos como o da Northvolt são de importância estratégica para o nosso país e para a Europa. A Alemanha foi, é e continuará a ser um país com uma forte base industrial. E a produção de bons automóveis para além do motor de combustão continua a constituir a espinha dorsal do nosso setor industrial. Para isso, precisamos de células de bateria fabricadas na Alemanha, fabricadas na Europa.
Por isso, é uma boa notícia para todo o nosso país o facto de células de bateria produzidas de uma forma amiga do ambiente poderem vir a ser fabricadas para um milhão de automóveis por ano no futuro.
Congratulou o Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz (3.ª posição à esquerda, na fotografia acima).
Mais sobre a Northvolt
Fundada em 2016, em Estocolmo, na Suécia, e pioneira num modelo sustentável de fabrico de baterias, a Northvolt recebeu mais de 50 mil milhões de dólares em encomendas de clientes importantes, incluindo BMW, Fluence, Scania, Volvo Cars e Grupo Volkswagen.
Atualmente, a empresa fornece baterias a partir da sua primeira gigafactory Northvolt Ett, em Skellefteå, na Suécia, e do seu campus de Investigação & Desenvolvimento e industrialização Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia, com o apoio de mais de 6000 funcionários na Suécia, Alemanha, Noruega, Polónia, Portugal, Estados Unidos e Canadá.
Leia também:
Em Portugal está em construção em Sines, uma fábrica da CALB que a correr bem, ficará responsável por 4% do PIB português.
E ainda por cima eles estão sempre a inovar pois já tem uma tecnologia de íon de sódio (Na+) que permite 160Wh/kg o que pode ser comparada as LFP chinesas (BYD / CATL).
Eu sou a favor da massificação destas baterias de sódio para carros de 300km a 400km de autonomia, pode ser que a Europa não fique para trás neste campo se investir a grande, pois a China já vai muito adiantada.
ermm… acho que sim, voltamos a Europa Industrializada ou invés de andarmos a comprar industria da China.
Caramba, bom era se Portugal tivesse lítio
Nop, Portugal só tem petróleo.
Lá vai a Alemanha queimar ainda mais carvão e lenhite!
Sendo uma empresa nórdica, a Northvolt deveria construir essa fábrica por lá e aproveitar a energia de lá que dizem ser toda verde.
Ou então exportar mais energia de lá para a Alemanha.
Desconfio que quem iria começar a queimar carvão e lenhite eram os nórdicos.
Eram ? Só para lhe fazer a vontade. Loooool
Acorde para a real. A Suécia nem sequer electricidade tem para se aquecer qt mais para fabricar baterias. A Svenska Kraftnat, a operadora da rede elétrica da Suécia, alertou ainda no ano passado que o país poderia enfrentar um déficit de energia no inverno de 2022/2023, devido a uma série de fatores. O Governo sueco lançou medidas parecidas com as da Suíça para limitar carregamento de carros elektros em caso de necessidade.
Etc:
https://www.reuters.com/business/energy/swedish-power-supply-is-satisfactory-despite-nuclear-shutdowns-grid-operator-2022-12-09/
E enfrentou
Qual o problema então ? Eu só vejo um, a sua dificuldade em aceitar a realidade e continuar a querer lobbies massivos. Looool
E vão comprar matéria prima a quem? Aos marcianos?
Todo o cuidado é pouco
https ://www.record.pt/fora-de-campo/amp/bomba-de-140-mil-euros-pega-fogo-quando-carregava-baterias
Pois, carros a combustão já se sabe, todo o cuidado é pouco.
Claro o carro ice tem cerca de 80 vezes mais probabilidade de pegar fogo… E preciso ter cuidado já os Bevs Equipado com LFP é nula a questão de pegar fogo
É melhor reveres a matéria dada. Podes começar com uns vídeos do serpentza.
E começar pelas estatísticas ? Não ?
Videos de YouTube ? Looool
As estatísticas tendem a ser manipuladas.
Tome lá uma tigelada de factos reais de carros que arderam por via da beteria LFP. A tal que nc arde:
https://youtu.be/yOA7qKMcjcE?si=VLrA87oIL4ErE5MK
Ah e os vídeos de YouTube não ? Que até mostram camiões com botijas de gás a explodir, carros a combustão a arder com o título de carro eléctrico pega fogo e explode. Loooooooool
Sim a bateria LFP não arde, já o carro si pode arder.
Não ficou satisfeito?
Tome lá mais LFP’s com fartura:
https://youtu.be/DwhnArkZTu8?si=OgPDZW64JS4elPj1
Um jipe com GÁS LFP ? É um novo tipo de gás ? Looooooool
Vi essa notícia. O mais surpreendente foi a quantidade de água para apagar. Segundo apurado, já são vários BMW i8 que pegam fogo pelas baterias. Um flagelo.
Será que chega ao flagelo do que são e foram os BMW a diesel e gasolina ?
Considerando que este também é a gasolina.
Onde dizem que ardeu devido as baterias ?
Caso para dizer: Quer sabotar uma obra prima automóvel? Simples, adicione-lhe uma bateria de lítio.
Lol obra prima. Diz antes algo normal nos BMW.
https://www.independent.co.uk/news/bmw-detroit-b2032005.html
Atitude louvável a meu ver. Carros com quase 20 anos e a marca ainda se preocupa em oferecer uma experiência “como novo” aos seus Clientes.
Quero ver o que vai suceder ao apoio de carros elektros com a mesma idade…se lá chegarem.
Louvável é terem corrigido os problemas antes de serem obrigados.
Se forem obrigados têm de o fazer, remédio têm….
A BMW não foi obrigada a fazer este recall por nenhuma agência governamental. A BMWdecidiu fazer o recall por iniciativa própria, após ter conhecimento de um problema potencial com o sistema de recirculação de gases de escape, vulgo válvula EGR, em alguns dos seus veículos desde 2006 até 2013.
Está a dizer que a NHTSA não manda nada ? Foram eles que identificaram o problema e disseram à bmw, se está não fizesse, era obrigada como é óbvio.
Mas se são carros a combustão não sei como pode ter risco de incêndio.
Afirmam sempre que carros a combustão não ardem. Está algo de errado
Este não tem bateria de lítio, mas sim de níquel.
Sabotados já andam à muito os a combustão como este, a começar pelos BMW que costumam arder do nada.
Tipo este?
https://youtu.be/sAQlLu5ttOk?si=jvNh2MDfdDMZvBZ7
Esse também não é lítio, e o que está a arder não é a bateria.
Não é lítio? Então é o quê? Cádmio?
Esse jipe deve ser gasolina ou gás. De lítio não é de certeza. Looool
t ao resto
Vc só insiste em disparates e desnformação porque quer ou é mesmo uma questão mais grave?
A bateria do BMW i8 é uma bateria de íons de lítio…Ela é composta por 96 células prismáticas fornecidas pela Samsung, montadas em uma caixa de alumínio fundido.
https://www.caranddriver.com/news/a15365351/all-about-the-batteries-baby-2015-bmw-i8-battery-pack-dictated-its-entire-design/
Como vê a desinformação é sua.
A bateria é NMC, e sim, a tecnologia é sim ions de lítio.
Deixe-se de tretas, a bateria do BMW i8 é composta por íons de lítio, que são uma combinação de lítio, cobalto, níquel e alumínio. O Lítio é o principal componente!
Errado, é uma bateria NMC, os principais completos são níquel, manganes e cobalto, lítio tem prai uns 3%.
*componentes.
Por isso não se chamarem bateria de lítio, mas sim níquel.
Perfeitamente normal nos BMW. Quase todos os anos fazem recall por risco de incêndio.
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/bmw-recalling-917000-us-vehicles-over-engine-fire-concerns-2022-03-09/
A sério que o alumínio e o ferro também ardem. Looool