Noruega quer que cidadãos deixem os seus elétricos e viajem nos autocarros gratuitos
A Noruega soube distribuir os incentivos e é, hoje, uma referência em matéria de elétricos. Contudo, agora, quer que os cidadãos deixem os seus veículos privados em casa e optem pelos autocarros, também eles elétricos e, mais ainda, gratuitos.
Nos últimos anos, antes mesmo de a mobilidade elétrica estar sob as luzes da ribalta, a Noruega já havia iniciado a jornada dos incentivos à compra de veículos elétricos. O objetivo era claro e, conforme já vimos por aqui, andava a ser cumprido.
Apesar do sucesso, o país tem repensado esses incentivos e ponderado aplicá-los de forma mais proveitosa. Segundo dados do governo norueguês, os subsídios destinados aos carros elétricos vão custar ao orçamento deste ano 39,4 mil milhões de coroas (cerca de 3,31 mil milhões de euros).
Na perspetiva de alguns especialistas, este investimento poderia ser redirecionado e utilizado para tornar o sistema de autocarros totalmente gratuito. Isto, porque, embora os elétricos reúnam vantagens, carregam também desvantagens, como o impacto da produção das baterias.
Então, apostar num sistema eficaz de transporte coletivo seria uma alternativa mais eficiente e sustentável. Além disso, esses especialistas apontam que eliminar milhares de carros das estradas, diariamente, diminuiria o tempo que os cidadãos demoram em viagens.
Teoricamente, se os cidadãos adotarem os autocarros elétricos, a Noruega conseguirá uma alternativa mais barata, sustentável e, em certos casos, mais rápida.
Os carros elétricos proporcionam-nos um transporte mais ecológico, mas também têm uma clara concorrência intermodal com o transporte público em áreas urbanas. Temos de tornar as deslocações em transportes públicos, de bicicleta e a pé mais atraentes.
Explicou Jon-Ivar Nygard, ministro norueguês dos transportes.
Posto isto, a Noruega não quer apenas que os cidadãos larguem os combustíveis fósseis e adotem carros elétricos; o país pretende que o transporte, como um todo, seja mais consciente. Para isso, além das reduções e cortes aos incentivos à compra de elétricos, está a apelar a alternativas mais sustentáveis, como caminhar, andar de bicicleta e optar por transportes públicos.
Este artigo tem mais de um ano
Enquanto cá em Portugal a lógica de viver em sociedade for a de fugir aos impostos, usar todo o tipo de subterfúgios ao cumprimento de obrigações fiscais, legais ou de contribuição para o sistema, nunca, mas nunca mesmo iremos ter transportes públicos gratuitos. Não dá. O dinheiro não estica. E não vale a pena virem para aqui com as demagogias do costume de que se A ou B também o faz, logo eu também tenho de fazer. Não. Todos somos responsáveis e como tal todos devemos contribuir para uma sociedade melhor e virada para o bem estar comum e não só para o de alguns. A Noruega é um exemplo, mas de um modo geral, toda a cultura nórdica é exemplar no que ao contributo individual para o bem colectivo diz respeito.
Os 3 mil milhões que deram ao sector eleKtro dava para comprar 10.000 autocarros desses a 300.000 € cada.
O problema não é a fuga aos impostos dos que não têm. O problema de PT é a fome insaciável de quem já muito tem e não quer parar de xuxar no que ai vem!
Não esquecer que o 44 está e estará cá fora a gozar com o pagode!
Concordo plenamente
A questão é que nos países nórdicos, os impostos são utilizados de forma eficiente, em Portugal quanto mais impostos se pagar, mais dinheiro há para esbanjar em porcarias.
Tens de ver a coisa ao contrário. O povo escolhe quem governa à luz do que faria se também esse povo fosse governo. O povo aqui ambiciona aldrabar e fugir às obrigações tanto como aqueles que o fazem. É uma questão de princípios e valores basilares de uma sociedade que aqui pura e simplesmente não existem.
Não terás nada e serás feliz, bem-vindos à escravidão, dependência, e tirania, liberal.
?
WEF. Ainda há assim tanta malta distraída com o que se passa?
O que se passa ?
estás(estamos) lentamente a perder liberdades para o ‘bem’ maior. Cumprimentos.
Estamos ou está ? Eu não perdi.
Sim a culpa é do liberalismo. Nas próximas eleições vou votar no PS para ter a certeza que os liberais não me empobrecem mais como tem acontecido até aqui.
Ele tem razão no que disse, não é nenhuma teoria da conspiração. Eu tenho vergonha do povo Europeu de hoje. A cada dia que passa perdem mais direitos e bens, e não se importam. Só a bola é que conta.
O Forum Económico Mundial, na agenda 2030 tem várias medidas, como o fim das viagens de cruzeiro, viagens de avião a não ser para voos intercontinentais, uso cada vez menor do automóvel, fim do transporte privado.
Bem vindos ao novo mundo que será casa trabalho.
Perde ? Então mostre lá onde isso está escrito ?
E muito bem,
Até pq os carros eléctricos não vieram substituir os carros “velhos” a combustão.
Os Noruegueses, na generalidade, aproveitaram as benesses que representavam quase a oferta do carro e mantiveram o velhinho, fiável e de longo alcance carro a combustão.
Mais tarde com outra grande vantagem de poder leva-lo nos barcos em viagens aos fiordes, ao contrário dos elektros que foram proibidos devido ao alto risco de incêndio e destruição que incorporam.
Evidentemente que tal política apenas conseguiu criar mais dificuldades de circulação e uma luta maior por espaço disponível na via pública.
Daí que esta decisão de transportes públicos à borla me pareça mais uma atitude de desespero para minimizar os danos que acarretaram a corrida aos elektros do que propriamente benemérita.
Andar de bici e a pé tb é fixe. É o que faço na maioria dos dias e fins de semana e não me queixo, antes pelo contrário.
Por acaso vieram, tanto que a posse de veículos por família baixou.
Por acaso atingiram novos records de vendas, portanto mais um argumento falacioso.
Errado, só uma empresa proibiu e a razão foi explicada, não tem nada a ver com o alto risco de incendio, escusa de inventar.
Errado, está bem visto que como direcionaram o dinheiro dos incentivos para os autocarros, agora querem que façam serviço dentro das cidades. Portanto escusa de inventar novamente, já que essa dificuldade já existia, eles querem é diminui-la. Cá deviam fazer o mesmo.
Não é de desespero, é de boa politica, em Lisboa já fizeram o mesmo, não há borla mas com uma grande comparticipação, também foi por desespero ?
Também acho que sim, andar de bike é uma maravilha, faço-o sempre que posso e a distância assim o permita.
A Noruega, de acordo com a ACEA, passa de 39.497 carros vendidos em Dezembro de 2022 para 1.860 carros em vendidos em Janeiro de 2023.
Uma baixa de 96,00%
Se vc acha que isto é aumentar as vendas, vou ali e já venho…loooloooloool
É porque só liga a um mês ?
Quando venderam a mais em dezembro em relação a outros meses ?
Pq marca o efeito da transição entre 1 mês com e outro mês sem algubs dos subsídios. A diferença é gigante, não é preciso dizer mais nada.
Então mas…. Se os incentivos não surtissem efeito já nao existiam há muito.
Então veja os números a recuperar, as vendas nunca foram lineares, teve sempre altos e baixos, tem aqui um gráfico que mostra bem isso, mas no geral a curva é sempre a subir, em abril 91% dos novos eram BEV.
Já agora explique me porque é que os ICE também caíram em Janeiro ? Foi dos incentivos aos BEV ?
Looool
https://cleantechnica.com/2023/05/03/norway-continues-to-grow-plugin-share-with-3rd-month-above-90/amp/
Dezembro teve um aumento de 100% em relação aos meses anteriores.
Março 2023 teve um aumento de 1.000% em relação a Dezembro 2022.
O mesmo se passa quando o estado português decide aumentar o IA no ano seguinte:
– As vendas disparam no mês de Dezembro anterior e depois caiem a pique.
Mostra q nao estou a ver uma oscilação tão grande.
96% nem aqui nem na China.
Dezembro de 2008, as pessoas antecipam as compras de veículos:
https://tvi.iol.pt/portugal/acap/vendas-de-carros-disparam-26-com-medo-dos-impostos
Em Janeiro de 2009, as vendas caíram 50%:
https://tvi.iol.pt/portugal/europa/venda-de-carros-em-janeiro-cai-mais-de-50
2008 e 2009… a serio que vais buscar dados da ultima grande crise? lol
é desvirtuar todo o teu argumento
Então antes da crise as pessoas foram a correr comprar carro ? LOL
Sergio, a crise foi em 2011…
E venderam 19.366 em Março de 2023.
Em 2 meses passou de 1.860 para 19.366.
Provavelmente um dos maiores crescimentos de vendas da história automóvel.
Para depois em Abril levarem nova castanhada.
A Noruega é o único dos países ali analisados que tem 3 meses negativos no 1º quadrimestre de 2023 em comparação com 2022.
Então parece que os a combustão também levaram uma castanhada em Janeiro, será que perderam os incentivos ?
LOOOL
https://pushevs.com/2023/05/09/april-2023-plug-in-car-market-share-continues-to-grow-in-norway/
Quando conduzires um elétrico e sentires a aceleração, garanto-te que esqueces as chocolateiras…
haha
Ui…Ui…A direito ou nas curvas?
Ás cambalhotas ou decapitado pelos rails… esqueça estamos a falar de carros e não de Motos yamaha … não me diga tem um aspirador parabéns .
Aspiradores nc tive, é sp de YZF para cima. E já agora isso vem a respeito de q?
Aspiradores ? Então só teve compressores ?
Então, na gíria das motas o que é um aspirador? Não sabe tb?
Algo muito parecido com a sua loolooolool
Nesse caso a sua era o aspirador, a minha é maior que uma YZF.
Aspirador é uma tanga que não anda um p*, não tem nada a ver com o tamanho eheheh
Pois, então nesse caso a sua é mesmo um aspirador. Loool
A direito e nas curvas ou nos montes já que os elétricos não necessitam de andar de reduzir caixas para irem ao monte…
Nota-se que falas sem saber.
Quando meteres um rabinho num EV garanto-te que não vais querer outra coisa. 🙂
Sem saber? Até parece qur não ando na estrada, taditos.
Uma coisa é andar na mesma estrada ao lado de um que está na descontração, a outra é conduzir um…
Ter a potência do motor de forma instantânea é uma experiência de condução completamente apaixonante, muda tudo, porque está noutro nível.
Não me convences @Realista. Já apanhei muitos a tentarem-se bater, arrancam bem mas duram pouco.
Mas quais acelerações? Eu só os vejo a andar devagar.
https://www.youtube.com/watch?v=vcn7tvESreI
Os carros elétricos são mais rápidos na aceleração do que qualquer veículo a combustão numa utilização normal pois estão sempre prontos para arrancar no máximo ao premir um pedal e para igualar o carro a combustão teria que estar sempre, mas sempre, com as rotações ao máximo a todo o tempo… o que não acontece.
A tua argumentação é a mesma que eu dizer que os carros desportivos são lentos porque estão sempre parados nas garagens: Modo de utilização é diferente do potencial.
Mas só o que referes diz que nunca experimentaste um EV.
Experimenta, faz um test drive vais ficar surpreendido…
Eu sei isso e toda gente sabe a questão é que as pessoas não o fazem. E porque? Porque a bateria não permite. Lá está é preciso uma rede de carregamentos como é exemplo o que país deste artigo tem. O resto é conversa, vídeos e filmes.
Não permite ? Então que bateria tem o seu ve que não permite ?
Não temos porque não queremos, afinal as pessoas que não têm ve começam logo a meter defeito naquilo que não conhecem. Típico tuga, nunca nada está bem.
Não permite?
Faço isso todos os dias…
Multiopticas pode ser a solução.
Só se for para si.
Eu já uso. Lol
Eu também mas não me afecta o pensamento.
O teu pensamento é meio estranho.
Dizes que as pessoas aceleram pouco (baseado não sei em quê) porque a rede de carregamento ainda não é suficiente. Isso tem alguma lógica?
Parece que afeta, já que diz que vê com o pensamento.
E agora a questão é
Se eles conseguem, porque não conseguimos também?
Nem existe comparação possível entre a sociedade portuguesa e as sociedades nórdicas.
E porque?
Porque tu, como a maioria, não quer ter de pagar impostos, faz tudo para fugir e elege para governar os seu pares. A sociedade em que vives é a sociedade do amigo, do compadrio ou a do “dá-se um jeito” em vez de cumprir regras de vivencia comum e a favor do bem comum. É um enorme problema cultural que ninguém quer saber, pois quem governa tem interesse nisso.
Porque não temos petróleo para vender… o dinheiro não cresce nas árvores!
Os valores referidos no artigo, a serem verdadeiros, correspondem a cerca de 30% do orçamento do nosso SNS para 2022.
Despender esta quantidade de dinheiro, para comprar pópós a pilhas, num pais de 5,5M de habitantes, é obra!!
Quem pode, pode.
Não temos popos a pilhas à venda, lá apesar de haver, vendem-se muito pouco, em 2022 apenas 7.
Não temos porque não queremos ter, tal como lítio e muitas outras coisas, trabalhar faz calos, como dizia o meu avô .
@JL, eu compreendo o que dizes “Não temos porque não queremos ter, tal como lítio e muitas outras coisas”, mas acredito que não gastarias de ter uma mina no teu quintal, é um exagero o que digo mas tu entendes o significado de quintal.
O que não podemos é não querer minas ou explorações de petróleo e depois andar a choramingar e querer fazer vida de “ricos”, a fuga aos impostos ainda é a maior fonte de receita em Portugal, todas as pessoas que conheço que trabalham em restaurantes e cafés, grande parte do ordenado é pela porta do cavalo, quando vou a um restaurante que não têm MB, só me leva a pensar o motivo de não ter tal ferramenta, só aceitam pagamentos em €€, se não pedires fatura é dinheiro que estas a por no bolço do proprietário
Mas eu tenho minas de lítio perto de onde vivo, inclusive de lítio.
A mais perto é de materiais usados em casas e estradas, devo me opor a elas e desejar que as pessoas andem a pé e voltem para as cavernas ?
@JL, eu estou de acordo contigo, mas compreendo também as preocupações dos que vão ter as minas a porta de casa, como deves calcular não vai valorizar em nada a tua casa.
Eu já visitei países que fazem extração de crude, e uma das coisas que me ficou na memória foi o cheiro fortíssimo que pairava no ar junto aos sítios onde se fazia a extração que até ardia na garganta.
Conheço pessoas que tinham uma bela casa no meio do mato, ao fim de uns anos cortaram algum mato e construíram uma bela ae. Ou seja, a mesma situação.
Yeah dude, mas apenas 9% desse orçamento foi implementado até agora
Resumindo, até ao fim do ano, se 20% foi colocado é muito
Por isso a questão mantem se.
Mas posso fazer te outra:
– Nesta altura onde estão os 91% do orçamento?
Portuga/ Noruega (Fonte OCDE, dados de abril/2023, referente ao ano anterior)
PIB per-capita em USD: 42.341 / 95 027
Dívida pública em % do PIB: 116,6% / 42,2 %
Petróleo bruto produzido: 0,0 / 89,6 milhões toe (tonne of oil equivalente).
Dava-nos bastante jeito extrair 89,6 milhões de toneladas de crude.
Angola produz praticamente o equivalente e é o que se vê.
O problema é e sempre será a xuxa!
Angola 54,4 milhões de toe.
https://data.oecd.org/energy/crude-oil-production.htm (selecionando table)
Tem outros tipos de energia. Os dados são de 2021
Vê o Brasil então
OCDE, 2021:
Brasil /Noruega
Produção de petróleo (em milhões de toneladas): 150,3 / 89,6
População (em milhões): 213,3 / 5,4
Produção de petróleo por habitante (em milhões de toneladas): 0,7 / 5,4
Por pessoa, a Noruega produz cerca de 8 vezes a produção no Brasil. Isto também conta. Naturalmente a Noruega tem boas instituições, etc, mas também tem muito petróleo, que ajuda bastante.
Má gestão monetária, tonelada de burocracia, trabalhos baseados em tachos e não competência. Política do silencio quando existe erros na direção, órgão de justiça ligada a política e não como um sistema isolado, transparente e neutro, 50% salário bruto – 50% ajudas de custo, “muito trabalho torto a curto prazo (com vários arranjos ao longo do tempo) é melhor que trabalho pensado e eficiente a longo prazo”.
E por fim, mas ainda raspando a ponta do icebergue, não há fiscalização em absolutamente nada.
As maiores redes de transportes públicos urbanos, no Porto e em Lisboa, já estão a fazer a transição para transportes mais ‘verdes’. Além disso, há apoio do Estado para os passes intermodais.
Podia-se ir mais longe? Sim e penso que o caminho será esse.
É óbio que não são os carros eléctricos que resolvem o problema do trânsito. Usar mais transportes públicos resolve o problema do trânsito e da poluição também!
E quem disse que aqueles que aqui controlam o trânsito das cidades e os transportes públicos estão mesmo interessados em resolver o problema do trânsito e da poluição?
Bem, mais ecológico do que um carro eléctrico são transportes públicos eléctricos, obviamente.
Mais ecológico ainda é andar de bicicleta ou a pé.
Enfim, utopias.
Claro, utopias. Eu estava a ser irónico.
Já vivi em algumas cidades europeias onde o carro era um estorvo, andava de bicicleta para todo o lado.
Mas obviamente isso deve ser uma opção pessoal.
É mesmo verdade, dependendo da perspectiva. Para um gordo obeso dar um passo a pé ou uma pedalada de bicicleta é uma perfeita utopia. A realidade é eles tentarem impedir os outros de fazer isso para não ficarem atrás deles.
No meio da fumarada dos outros. Passo!
Ficas mais contente por mandares fumo para o Dani Silva.
A GPL duvido que incomode muito!
Se todos os carros e autocarros forem eléctricos, deixa de haver fumarada nas cidades.
@MF, os países do norte da Europa historicamente , são muito mais organizados que os países do sul, isto porque o clima assim os abrigou a ser, repara que lá a janela das plantações tinham de ser gerido à risca, já nos países do sul, isso não acontecia, se não plantares em Março plantas em Abril, obrigaram a ser mais atentos ao pormenor e ficou enraizado nas culturas nórdicas.
Nos em Portugal até devíamos de sermos mais fãs dos transportes públicos, mais uma vez acredito que de inverno deve de ser mais agradável utilizar transporte pessoal nos países nórdicos, ter de sair de casa ir para a paragem dos autocarros ou estação de comboios esperar e com temperaturas negativas não deve de ser fácil, coisa que em Portugal só em poucas regiões do país isso acontece.
Mas se lá for igual aqui ao retângulo e fácil acabar com as demoras nas estradas, é acabar com as escolas 🙂
Assim que começa as ferias escolares acaba-se as confusões no transito, vamos queimar as escolas todas e temos o problema resolvido 🙂 🙂
Em Portugal a palavra de ordem da direita em matéria de transportes públicos é muito simples: se queres ser transportado com conforto e dignidade, enriqueces e compras carro (fazendo a prosperidade dos meus amigos do lobby automóvel, pois claro). Transporte público é para gentinha da classe baixa, e para esses qualquer coisa serve, não são exigentes. “E então se for de bicicleta, isso nem pensar, é um crime de lesa pátria, tens de gastar, consumir, desperdiçar, que é para manter a economia a funcionar”!
A NORUEGA A aprender com portugal, se continuarem assim ainda nos apanham em qualidade de vida mas por agora continuamos na frente da europa
Convém saber que na Noruega não há golpes aos impostos: o fisco controla tudo o que é conta bancária, e no fim põe as declarações de rendimentos em cima da mesa para fiscalização popular. Ninguém faz trafulhices, que podem sair caro. Em Portugal, o IRS é uma farsa montada em cima das folhas de pagamento que os patrões mandam para as finanças. Quem não tem um patrão a mandar para lá a folhinha, preenche como quer a declaração de rendimentos, e depois ou fica alegremente isento, ou dá uma esmola ao estado, se não quiser ficar tão mal na fotografia. Alguns até aproveitam a suposta falta de rendimentos para se candidatar a subsídios ou ao RSI e terem uns charutos e umas garrafas de whisky à pala dos contribuintes que não têm defesa, como se faz em certos escritórios de advocacia.
O que me escandaliza é chegarem a esta conclusão passados tantos anos, mas pelo menos estão mais avançados.. cá ainda acreditam que os eletricos é 100% da solução
E lá também acreditam, por isso mesmo os autocarros serem eléctricos.