Noruega instala os primeiros Superchargers para barcos elétricos
Temos assistido a uma transição inevitável para os veículos elétricos. Além dos carros, também os barcos já se movem a eletricidade e, por isso, as cidades têm de estar preparadas. A Noruega vai, portanto, instalar os primeiros Superchargers para barcos elétricos.
A empresa responsável já confirmou o projeto de instalação da rede, que poderá ser usada pelos barcos, mas também pelos carros que precisem.
Noruega dá mais um passo para a mobilidade elétrica
A empresa norueguesa EVOY confirmou um projeto para iniciar a instalação de uma rede de Superchargers para barcos elétricos. As primeiras estações serão implantadas este ano, nos portos de Aker Brygge, Bergen, e Florø e terão uma capacidade de 150 kW.
Com 150 kW, um barco equipado com uma bateria de 160 kWh poderá ir de 20% a 80% em cerca de 45 minutos. Ou então, atingir 100% em cerca de uma hora.
Desta forma, a Noruega será pioneira na Europa e no mundo.
De ressalvar que a ideia não é que os Superchargers sirvam grandes embarcações. Por sua vez, estarão disponíveis para barcos mais pequenos, garantindo que cumprem as suas rotas diárias sem problemas. Além disso, as estações poderão ser utilizadas, quer por barcos, quer por carros elétricos que cheguem aos portos e precisem de carregamento.
Barcos elétricos com rede de carregamento
O projeto da empresa EVOY vai começar com cinco estações de carregamento, representando uma iniciativa que se verá alargada a toda a costa da Noruega, nos próximos anos.
Se a Noruega decidir embarcar nesta viagem, significa que a necessidade de carregadores ao longo da sua linha costeira irá aumentar […]. Temos vários planos e um bom diálogo com vários portos e associações náuticas.
Disseram os responsáveis pelo projeto, num comunicado de imprensa.
Mais do que isso, pretendem estabelecer contacto com outros portos e proprietários, de forma a saber se estão prontos para a transição para os elétricos e se procuram uma estação de carregamento.
A EVOY optou pelo formato CCS Combo 2 que, além da flexibilidade na potência das cargas, oferecerá corrente contínua e alternada no mesmo ponto. Portanto, os Superchargers poder-se-ão adaptar a cada necessidade.
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Este artigo tem mais de um ano
Não sei se alguém acompanha a Formula E, os directores das equipas dizem que o próximo passo é o carregamento ultra rápido para os carros terem de ir as boxs para recarregar as baterias durante as corridas.
Dai a saltar cá para fora vais ser um pequeno pulo
Sim, parece lógico.
Espero que isso ajude a promover soluções de carregamento mais rápidas (maior potência de carga? Uso de condensadores de elevada capacidade? …)
Portugal aposta no fiasco do hidrogénio, a não ser que vamos abastecer as Starship da SpaceX ?
espera !
Não dá, estamos tramados não saímos da cepa trota.
Int€r€ss€s….
Fiasco ou não, o que certo é o hidrogénio pode ser usado na industria de transporte de mercadorias marítimas e na industria aeronáutica de forma viável, já as células elétricas não.
O hidrogénio é uma fonte de energia armazenável, e transportável de forma muito mais viável.
Ao contrário dos combustíveis fosseis, basta agua e hidrolise para sintetizar hidrogénio, e o produto da sua combustão é agua.
Se calhar aquilo que os media vendem é mais aquilo que os grandes monopólios querem vender …
Em veículos eléctricos não faz qualquer sentido a utilização do hidrogénio, não devemos esquecer que as tecnologias das baterias esta em constante desenvolvimento, não é só baseada no lithium outros tipos baterias já existem e tão eficazes ou mais que o as de lithium isto estou falar a escala industrial na produção de energia eléctrica onde o tamanho e peso da bateria não é um problema .
Proximamente na mobilidade eléctrica também existira a possibilidade de carregamentos enquanto o veiculo eléctrico se desloca, não esquecer que ainda existe toda uma rede a ser construída para que o hidrogénio esteja disponível massivamente, já mobilidade 100 % eléctrica não tem qualquer tipo de impedimentos pois a rede já existe e não precisa de ser transportada por veículos tal como já acontece com combustíveis fósseis, o hidrogénio tem os mesmo vícios económicos que o combustível fóssil .
A mobilidade 100% eléctrica vem trazer liberdade energética abrindo possibilidade de qualquer um , fabricar energia, vender-la , ou comprar directamente a uma identidade não empresarial .
E a energia N é viciada por entereses economicos… Fica barato um painel solar ne e dura pra uma vida
Os holandeses devem ser muito pacóvios para irem fazer o mesmo com um consórcio em Groningen.
Ui… água e eletricidade, que combinação, vai ser bonito!!!!!!
És daqueles que não anda de carro em dias de chuva porque a bateria pode fazer curto-circuito?
exatamente, depois fico todo elétrico LOLOLOLOL
A Grande Cruzada, de tempos a tempos as pancadas não nisto.
Ponham se a brincar depois digam que o café tem formigas
AHAHALOLOLOLO Boa!!
a ficha CCS Combo 2 fornece em DC, em corrente alternada é a mennekes, que num veículo que suporte as 2 formas a porta é a mesma, mas o cabo do posto são diferentes
ok