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Noruega continua a colher os frutos: elétricos conquistaram 82,4% de quota de mercado

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. luisa says:

    Parece ser um grande ideia a troca de carro a combustão para um electrico, a sua eficiência e a capacidade de reduzir custos em combustível mostra ser um ponto muito forte, o problema é que mais uma vez as marcas continuam a abusar do cliente. A prova disso é que infelizmente temos poucas oficinas especializadas em eléctricos, poucas empresas a fazer recondicionamento das baterias e as marcas como sabem disso fazem o que querem do cliente o louis rossaman mostrou isso num no seu ultimo video com um carro da hyundai. 60k para trocar uma bateria?! É ridículo e demostra bem o pouco interesse das marcas em avançar com a facilidade de reparação dos veículos.

    • O realista says:

      Em Portugal mas grandes cidades ja e obrigatorio ter eletrico no centro, quem não tem anda de transportes públicos. Ja mudei para a tesla ha 4 anos e este ano comprei um taycan 4s e adoro o conforto e silencio dos eletricos. Parem de poluir o nosso pais

      • Grunho says:

        Parar de poluir, só há um meio de transporte. Chama-se bicicleta. Por sinal a última coisa que as direitas dos conservadores/reaças/fachos querem ver nas ruas: “tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”.

        • freakonaleash says:

          Tiveste 6 anos de geringonça e nada mudou. Não vi propostas que mudassem o paradigma dos transportes por nenhum dos partidos leninistas e stalinistas. Se calhar os reacionários da esquerda também estão bem com os capitalistas.

      • Infinity says:

        Compras-me um entao para deixar de poluir? De onde vem a electricicade? Só a construcao da bateria para o teu elétrico gerou mais poluição do que um carro com motor termico até ao final de vida. Enfim

        • JL says:

          Lol, provas e fontes: “a minha cabeça”

          • Infinity says:

            Como se a extração das minas e o transporte das materias primas em cargeiros fosse limpa. Tens ideia do combustivel que as maquinas gastam por dia? isso nao polui?

          • JL says:

            Ninguém disse o contrário, o que disseram é gera mais poluição, o que não é verdade, até porque confirma aquilo que é sempre dito, que a extração de petróleo e a transformação em combustivel não tem emissões nenhumas, o que obviamente é mentira.

            Quando se mete tudo na balança são só 3 a 4 vezes menos poluentes.

            O mundo não anda a dormir nem a torcer por um clube como você faz…

          • JL says:

            Também lhe compraram o que tem agora ? E também lhe compram o combustível.

          • Yamahia says:

            Da extração de petróleo, apenas pode imputar 30%aos combustíveis. Dos restantes 70% resultam produtos necessários inclusivamente para carros elektros (alcatrão, tinta, diluente, verniz, plasticos etc).

            A extracção de matérias primas para fabricar electricidade tb tem o seu impacto. Nomeadamente o carvão e o gás. Sendo que este último tem o problema do metano 100x mais impactante para o efeito de estufa que o CO2.

          • Yamahia says:

            Da extração de petróleo, apenas pode imputar 30%aos combustíveis. Dos restantes 70% resultam produtos necessários inclusivamente para carros elektros (alcatrão, tinta, diluente, verniz, plasticos etc).

          • Yamahia says:

            Da extração de petróleo, apenas pode culpar 30% aos combustíveis. Dos restantes 70% resultam produtos necessários inclusivamente para carros elektros (alcatrão, tinta, diluente, verniz, plasticos etc).

            A extracção de matérias primas para fabricar electricidade tb tem o seu impacto. Nomeadamente o carvão e o gás. Sendo que este último tem o problema do metano 100x mais impactante para o efeito de estufa que o CO2.

          • JL says:

            Errado, esses produtos são tirados dos resíduos da refinação, e são tanto que até têm de queimar o resto em centrais e navios.

            É isso é, os ambientalistas andam todos a dormir, o verdadeiro ambientalista é você.

          • Yamahia says:

            Vc de um barril apenas extrai 30% de combustíveis rodoviários. Já tínhamos visto!

        • Egoniz says:

          Foi a construcao da bateria que gerou toda essa poluição? Ou poderá ter sido a extracção das materias primas para fazer os electrodos das baterias?
          Enfim

          • JL says:

            Para este pessoal só as baterias é que precisam de ser fabricadas, tudo o resto são frutos colhidos em árvores.

            Vá-se familiarizando com isso, e não se esqueça, onde está um petrolhead, é certo 100% de certeza que é ambientalista, nunca se viu tantos. LOOOOL

      • PJA says:

        É mentira não é obrigatório a circulação de eléctricos no centro.

      • Yamahia says:

        “Em Portugal mas grandes cidades ja e obrigatorio ter eletrico no centro”
        Ao menos tens carta?
        Cada um looolooolool

  2. Alberto Pinto says:

    É tao bonito quando vives num país rico e podes te preocupar com o ambiente em vez de tentar sobreviver ao dia a dia…
    Nao quero com isto dizer que o ambiente nao é importante, agora Poortugal tem problemas bem mais graves que tem de resolver primeiro.

    • Claro says:

      Tem muita razão mas todos os Portugueses são livres de tentar lá fora e na Noruega se assim quiserem… Eu em Portugal ganho mais que a maioria e levo um bom nível de vida ou já tinha saltado fora também.

    • Luisa12 says:

      Ninguém compra electricos a pensar no ambiente! Isso é propaganda de esquerda para enganar os tolos. Achas que alguém na noruega comprou o eléctrico porque é melhor para o ambiente?

      • Mr. Y says:

        Propaganda de esquerda? Não sabia que o tema do ambiente era exclusivo da esquerda. Pelo menos, não deveria ser…

        • toder says:

          Pergunta a Greta 😀

        • Luisa12 says:

          É propaganda de esquerda fofinha! Na realidade eles estão se pouco lixando para o ambiente! E é facil de provar isso!

          • JL says:

            Ah sim, então prove lá ?

          • Luisa12 says:

            Facil! Cada vez temos mais activistas parvos que nada fazem pelo ambiente a não ser pintar quadros, colarem se ao chão e fazerm jornalismo rasco! Basicamente são as gretas da europa! Plantar arvores da flora nativa nada! Só gostam de plantar pinheiros e eucaliptos, apanhar lixo do mar, nada! Andei eu vários anos a apanhar o lixo das praias junto com os escuteiros por boa ação unicamente. Não é necessário fotos nem jornalistas para o mostrar, as pessoas sabiam porque no verão tinham as praias limpas!

            Activistas e influencers a espalhar a mensagem da esquerda fofinha mas por de tras nada foi feito!
            A esquerda esteve vários anos a governar com o PS nada fez nem sequer em relação aos incêndios florestais! Varias empresas incluindo a minha onde trabalho a plantar árvores, para repor o parque florestal da zona.
            Queres que continue? O próprio ministro do ambiente, mandou lixar o ambiente varias vezes em beneficio próprio e dos amigos.

          • JL says:

            Não é isso que você está a tentar fazer ?

            Portanto as provas são :”a minha cabeça”

            Ah, já agora tem por aqui muitos a tentar o mesmo.

            Deixo uma sugestão,em vez de se queixar que os outros não fazem, faça você mesmo.

          • Egoniz says:

            Sabia que a primeira ministra que esteve no poder de 2013 a 2021 era de centro direita? Ou será que os electricos apareceram todos na Noruega em 2022?
            E mais.. “Achas que alguém na noruega comprou o eléctrico porque é melhor para o ambiente?” Mas voce foi la fazer uma sondagem para dizer isso?

    • JL says:

      Por cá ser um pouco mais amigo do ambiente já saí mais barato.

    • Grunho says:

      Como se num futuro próximo a sobrevivência fosse fácil depois de todos os atropelos ao ambiente. Não vai ser. Vai ser bem pior que os tais problemas graves que Portugal tem de resolver primeiro.

    • Anónimo says:

      Tu deves é gostar de inalar fumo…

  3. LM says:

    É normal. Com a qualidade de vida que têm, assim também eu.

    • toder says:

      nao mudas porque? O pessoal gosta muito de reclamar e nao fazer nada….

      • GM says:

        Porque cá é o país dele/a. E não é ele/a que tem de se mudar, mas sim os políticos e as políticas por eles promovidas. A ver vamos dia 10 de Março.

      • LM says:

        Isso é uma NÂO resposta. Achas que mudar resolve os problemas deste pais? Haja paciência.

        • Claro says:

          Então pela vossa ordem de ideias se os nossos politicos nunca mudarem vocês ficam bem com isso e está justificada uma vida reles pois não há outra alternativa? Pensem um pouco no que dizem… Se não conseguem mais e melhor aqui procurem melhor noutro sitio / doutra forma… Não culpem os politicos por não procurarem uma vida melhor e por não fazerem mais por vocês próprios…

          • GM says:

            A mudança dos políticos manifesta-se nas urnas. Dia 10 de Março é a (nova) data. Não se pode é ficar sentado no sofá, porque está frio ou está calor, ou a chover. Ou porque está sol e a praia é linda.

          • JL says:

            Os políticos não mudam porque as pessoas não querem, estão lá aqueles que foram escolhidos pelo povo, e pode esta descansado que os que estão lá não foram escolhidos por mim, votei, mas tenho de respeitar quem ganhou.

          • GM says:

            Mudam, mudam. Aliás, os programas eleitorais são elaborados pelos políticos/partidos, e não pelos eleitores. As políticas, sendo erradas, os partidos/ políticos são, esperemos bem, penalizados e fortemente pelos eleitores, desde que sejam avaliados e os eleitores não se deixem ludibriar com tretas, como sucedeu em 2022. Querem enveredar pelo mesmo caminho, mas as vergonhas e escândalos sucedem-se a cada dia que passa. A actual oposição só não pode deixar adormecer os factos, para que estejam bem presentes na testa na altura de colocar a cruzinha.

  4. Figueiredo says:

    Não é nada surpreendente, o Reino da Noruega produz petróleo ocupando a 12ª posição na escala de produção por Países, tendo em conta que os automóveis eléctricos dependem dos combustíveis fósseis para funcionarem e circular, a opção por estes em detrimento do automóvel tradicional é compreensível embora mais cara, poluente, extremamente prejudicial à Natureza, Meio-Ambiente, e Ser-Humano.

    • Realista says:

      Os elétricos dependem dos combustíveis fosseis para funcionarem?!

      • Fusion says:

        Oui.

        As maquinas que fazem todas a extração dos materiais para as baterias, os plasticos do carro, o chassi do carro etc etc

        Para se produzir um carro electrico é possivel graças a existencia de combustiveis fosseis.

        • GM says:

          Tcharammmmm!
          Aplausos!

        • Mr. Y says:

          Ainda com esse argumento? Os carros a combustão nascem nas árvores?

          • Fusion says:

            Não é esse o meu ponto. Alguem perguntou

            “Os elétricos dependem dos combustíveis fosseis para funcionarem?!”

            E a resposta é sim, seja para fazer carros a combustão seja para fazer carros electricos.

          • JL says:

            Não sei qual a relevância disso, quando os combustíveis fósseis dependem da electricidade.

        • JL says:

          Só usam porque ainda é economicamente viável, podem usar combustíveis que não dependem de fosseis.

          Curioso porque é essa a tecnologia que defendem para os a combustão.

          • Fusion says:

            Finalmente chegaste lá

            As empresas não querem saber do ambiente, nem os governos nem ninguem.

            As pessoas andam a procura do “economicamente viável”

            Porque se tivessem tão preocupados com o ambiente estavam-se a marimbar para o “economicamente viável”

          • JL says:

            Se ninguém quer saber porque está preocupado com isso ? Você quer saber do ambiente ?

            As pessoas não têm só uma prioridade, o que acontece é que só defender o ambiente não chega.

        • Realista says:

          No no no no monsieur… Você está a usar aquela ilação de merceeiro:

          Como tens que ir a pé para o carro para fazer uma viagem de carro chegas à conclusão que é preciso andar a pé para fazeres viagens de carro…

          Na verdade a produção de eletricidade provem de várias fontes, sendo a mais utilizada – ainda – com recurso a combustíveis fosseis. Mas apesar de ser usado por questões económicas não significa que se esteja dependente de um recurso.

          Basta recuar uns séculos atrás para a extração de minério que era feita de forma manual e não existam ferramentas alimentadas a combustível e o transporte era feito através de cavalo e carruagens.

          Os primeiros carros a vapor eram construidos com latão, ferro e madeira não tendo sido descoberto os subprodutos de petróleo como o plástico. Também queimavam madeira para se locomover porque era economicamente mais viagem (e só posteriormente passou a carvão e kerosene).

          Assim estas a confundir economicamente viável com dependência porque é possível fazer extração mineira de recursos sem usar qualquer tipo de energia fóssil basta recuar para verificar como faziam antigamente…

          😉

        • Rui says:

          Portanto os combustíveis fosseis também dependem da eletricidade que logica da batata

        • Grunho says:

          Até para se produzir bicicletas é preciso combustiveis fosseis. Até sapatos. A diferença é que um carro electrico exige os mesmos recursos que mil bicicletas. E um carro a combustão exige algo menos na produção, mas muitíssimo mais na utilização.

      • Yamahia says:

        A maioria da electricidade tem origem em combustíveis fósseis. Só por aí estamos conversados.

        • JL says:

          Nem na Noruega nem em Portugal.

          Sim,.estamos conversados porque até mesmo usando fosseis têm menos emissões e mais rendimento.

          Conversados.

        • Mr. Y says:

          Onde? Na China?
          Em 2022, na UE, as renováveis já ultrapassaram os combustiveis fósseis.

          «Em 2022, a UE produziu 2 641 TWh (terawatt-hora) de eletricidade. Quase 40 % provieram de fontes renováveis. Os combustíveis fósseis representaram 38,6 % e a eletricidade nuclear mais de 20 %. O gás foi o principal combustível fóssil utilizado para produzir eletricidade (19,6 %), seguido do carvão (15,8 %).»

          https://www.consilium.europa.eu/pt/infographics/how-is-eu-electricity-produced-and-sold/

          • Yamahia says:

            E a que vem à socapa do norte de África produzida com carvão. Não conta?

          • Mr. Y says:

            Tinha de vir o argumento de Marrocos. Não és capaz de apresentar argumentos mais sólidos e que tenham peso?
            Eu também podia vir aqui e dizer que na Noruega, as renováveis são acima dos 90% mas não. Nós estamos inseridos na UE e é neste conjunto que deve ser feita essa análise, não é em nichos onde os números batem com o que pensas.

        • Keyboardcat says:

          98% da energia na Noruega é renovável. Só por aí estamos conversados

          Nem todos os países são geridos por pacóvios sem visão. Por terem petróleo, não significa que tenham que cometer o erro em ficar dependente do mesmo. Ao contrário dos restantes países, quem nem sequer petróleo têm, e que agora estão financiar as ditaduras árabes e a afundar a sua própria economia.

          • Figueiredo says:

            As energias renováveis/alternativas/limpas para além de ineficazes, extremamente caras e poluentes, prejudiciais à Natureza, Meio-Ambiente, e Ser-Humano, dependem todas dos combustíveis fósseis.

          • JL says:

            Ya, fontes: “a minha cabeça”

        • Toni da Adega says:

          Se os combustiveis fósseis fossem o melhor e o futuro eram utilizados em 100% das situacoes/aplicacoes, com tendencia a aumentar. Só por aí estamos conversados.

        • Realista says:

          Ter origem e ser dependente são coisas diferentes…

      • Figueiredo says:

        Como é que você carrega um carro eléctrico?

    • Rui says:

      Claro eles exportam o petróleo todos para os burros continuarem a meter nas suas antiguidades e eles vivem no bem bom com carros elétricos e renováveis a funcionar como um relógio daqui a 20 já sabemos a lenga lenga os nórdicos são os mais avançados da europa porque têm dinheiro

  5. JL says:

    @yamahia esta é para si:

    “Contudo, à semelhança das queixas que os consumidores de outros países apresentam, nem todos estão satisfeitos com a transição, apesar de a poluição sonora e atmosférica ter diminuído.”

    Loool

    • MLopes says:

      convém não omitires o que não te interessa.
      os motivos do descontentamento estão bem patentes no parágrafo seguinte e são extraordináriamente restritos:
      “queixam-se da falta de pontos de carga nas ruas e argumentam que as políticas atuais favorecem aqueles que podem pagar os seus próprios carregadores”

    • Luisa12 says:

      A poluição atmosférica diminuiu? Isso novamente parece propaganda de esquerda! Consegues apresentar factos sobre isso? Poluição sonora??? O que faz barulho numa condução normal é o movimento do carro! Obviamente que existe os azeiteiros sem escape a acelarar a fundo, mas ignorando esses tolos o barulho do carro vem do seu movimento e isso é impossível de reduzir.

      • JL says:

        Poluição essa é de caras, não é preciso ser nenhum ambientalista.

        Sobre a sonora, tudo faz barulho, e numa cidade os a combustão fazem mais barulho do motor que do deslocamento.

        Portanto os azeiteiros eléctricos não fazem barulho.

      • Toni da Adega says:

        +1 uma cidade que só possua veículos eléctricos vs com veículos a combustão não se nota diferença nenhuma na qualidade do ar ou barulho.

        Basta ver que um veículo parado num semáforo a trabalhar ou estacionado qual a diferença 0.
        Por isso é que deve olhar bem antes de atravessar a estrada, é impossível ouvir se um veículo está em funcionamento.

        Ninguém consegue saber se um veículo está a trabalhar ou não barulho é 0. Posso estar parado com o meu diesel a trabalhar e ninguém nota

        Garagens, a qualidade do ar é a mesma com ou sem veículos.

        • yamahia says:

          @Toni
          ralenti de um Diesel ~45dB (se não activar o star/stop
          “ralenti” de um electro é no mínimo 56dB. Todos os elektros a partir de 2021 são obrigados a ter um avisador acústico, cuja intensidade aumenta até aos 20 kms/h fixando-se em 75dB.

    • Yamahia says:

      Claro que fazem barulho. Fazem tando barulho que os donos andam desesperados a comprar borrachas aftermarket para colar nas portas frunk e porta bagagens a ver se abafam o barulho loool
      Já comprou o seu?
      https://youtu.be/BdHWRTMCMFc?si=eTv0mx8DNbl_Omrr

      Qt à poluição o que fazem é deslocaliza-la de um ponto para o outro. Resolvem bola e pelo contrário, ainda agravam o problema global.

      • JL says:

        Já vi que nem entende a diferença, isso é por causa do vento.

        Eu não tenho um model 3.

        Errado, diminuem a poluição como estamos fartos de ver, você é que insiste em fazer negação.

        Claro que agravam, o seu problema com os evs, até se nota que cada vez está mais chato com este artigos.

      • Toni da Adega says:

        E que tal ver e ler a descrição do vídeo. Isso é para abafar o barulho do vento e dos ruído exterior provocado por outros veículos.

        • Yamahia says:

          Por outros veículos. ?!
          Ruído de rolamento do elektro, isso sim.

          • JL says:

            Sim, deslocamento de outros veículos em sentido contrário, criam perturbações no ar e como estes vidros não tem tem frame na porta, o encosto não é tão perfeito, deixam passar mais ruído.

          • Yamahia says:

            Ja se esqueceu do LR a caminho de Espanha quase q sozinho na estrada?
            Vc esquece-se muito rápido das coisas. Veja lá se quer q ponha aqui os frames dessa parte?

          • Toni da Adega says:

            Sim outros veiculos, se tiverem veiculos electricos a circular vai ser um barulho infernal.
            Em paises com veiculos a combustao isso nao é um problema, porque nao emitem nenhum tipo de barulho.

          • Yamahia says:

            @Toni
            Trata-se o ruído provocado pelo próprio carro em deslocação. Exemplos são aos pontapés, deixo-lhe este:
            Min 1:45 a 2:02
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8XjZGXDVXOX9-Hig?e=cDieWC

          • JL says:

            Qual parte ? Dele se queixar do que acabei de falar ?

          • Yamahia says:

            Vê algum carro a passar por ele ou vice versa? Eu não.
            Ele queixa-se que aquele tipo alcatrão, poroso, é muito ruidoso. loooloool

          • JL says:

            É ruidoso para um carro eléctrico, não diz em lado nenhum que é pior que um a combustão.

          • JL says:

            E quando passam por ele até se ouvem.

          • Yamahia says:

            Chiça…tome lá outro.
            O barulho vem do rolamento do próprio carro. Não há diferenças independentemente de se estar a cruzar com outros carros ou não. Min 3:55 https://youtu.be/FkUAusfayP8?t=235
            Dava em doido com isso looolool
            Vir com a desculpa que o carro não faz barulho e por isso é que se ouve o ruido de rolamento e que nos alemães não se ouve pq o ruido é abafado pelo som do motor e do escape é mesmo explicação para mongas. loooloooloool
            Tratem mas é de construir carros melhor insonorizados, com melhor qualidade de materiais e melhor montagem que isso passa!

          • JL says:

            Faz barulho porque tem mau isolamento acústico, já o tinha referido, os elétricos em geral tem melhor isolamento acústico porque não têm lá algo a fazer mais barulho, e sim, isto é uma verdade.

            tanto que tratam que já o resolveram na nova versão.

          • Toni da Adega says:

            Quer isso dizer que um carro que se desloque com motor ligado ou desligado o ruido é o mesmo

          • Yamahia says:

            “tanto que tratam que já o resolveram na nova versão.”
            Todos os anos é a mesma “cumberça”

            “Quer isso dizer que um carro que se desloque com motor ligado ou desligado o ruido é o mesmo”
            O ruido de rolamento de um elektro é tendencialmente superior devido ao peso excessivo e pneus mais rijos.

          • JL says:

            Mas é mais pesado como ? já lhe mostrei veiculos a combustão mais pesados do mesmo segmento.

            Agora também usam pneus mais duros, há com cada uma.

          • Egoniz says:

            O Model3 varia entre 1610 e 1836kg.
            Tive um Citroen AX que não chegava aos 800kg.. é com esse que estamos a comparar?
            Um BMW 320d coupe, com cerca de 1500kg devido ao facto de ter o mesmo tipo de vidro sem frame na porta fazia-me o mesmo ruido devido ao rolamento na estrada e vento ou ate mais (porque o barulho do motor abafava os restantes – e nao tinha nada de xunings).

  6. Sungas says:

    O estado devia incentivar noutras areas também . Não há razão nenhuma para o IMI de uma moradia com grande jardim e muitas arvores ser superior a um T2 de 9 andar no cacém com plantas e flores de de plástico. Temos que pensar no ambiente.

  7. Toni da Adega says:

    Na Noruega pode funcionar devido ao clima ameno, mas e nos paises que faz frio será que funciona?
    Em Portugal o pessoal queixa-se que carros electricos não funcionam com o tempo frio, maioria do ano o carro fica na garagem.

  8. X says:

    Devia de existir um teto limite de riqueza que cada europeu podia acumular, distribuia-se melhor os recursos e estava a europa melhor protegida contra populismos e fascismos, pensar no bem comum devia ser a prioridade.

  9. Vitor says:

    O que quer dizer que o Medina Norueguês deverá estar para criar uma taxinha no iuc para a poluição que a bateria trará ao ambiente a quando o seu fim de vida

    • JL says:

      No seu fim de vida trará elementos para uma bateria nova.

      • Yamahia says:

        Trará, irá trazer etc
        De concreto e actualmente apenas retira alumínio para janelas. loooloolool

        • JL says:

          Alumínio entre outros elementos.

        • Egoniz says:

          Isto nao é verdade.Existem varias empresas na europa a fazer a reciclagem e a transpormar os electrodos novamente em materia prima.
          As baterias sao depois feitas com uma certa percentagem dessa materia prima reciclada. Assim como a sucata de producao de baterias (porque obviamente existem defeitos e os setups de maquinas que originam sucata) é vendida a essas empresas de reciclagem.
          Melhor informar-se um pouco melhor 😉

          • Yamahia says:

            @Egoniz, Dizem que são capazes, que já conseguiram reciclar este mundo e o o outro, mas na melhor das hipóteses retiram o alumínio e guardam a massa negra à espera de melhores dias.
            Com tanta mentira q já veio a lume, até já é de duvidar que estejam a armazenar a dita massa. Cá pra mim estão a armazená-la mas é em contentores que caem “acidentalmente” ao mar.

          • JL says:

            Sim sim claro, fazem tudo o que você sonha, o que não faltam são empresas a fazê-lo.

            Deve ser como os óleos, vão todos parar ao fundo do mar

  10. Luisa12 says:

    Mais socialismo?? Vocês andam á 40 anos em socialismo corrupto e teimam que o socialismo é a solução quando a única coisa que cria é pobreza e ladroes!

    • O realista says:

      Correram com o cavaco silva que foi o politico que mais modernizou o pais. E imacreditavel como em Portugal os politicos so querem tacho, a prova disso e o aeroporto e tgv em projecto ha 20 anos e nada…paises de leste como polonia e republica checa nos ultimos 15 anos construíram de raiz mais de 6 aeroportos e ja tem comboios de alta velocidade, paises que entraram para a UE 20 anos depois de portugal

    • Figueiredo says:

      Chamarás socialismo ao que na verdade se chama liberalismo e serás feliz.

  11. Ao sul says:

    Quais os incentivos oferecidos para que os noruegueses atinjam estes números, senhores jornalistas investiguem e depois digam qualquer coisa…

      • JL says:

        Investigado. LOL

        • Yamahia says:

          Tirando o facto de hoje venderem metade do que vendiam em 2022 apesar da crise dos componentes ter sido ultrapassada.
          Parece ser uma situação impar no mercado automóvel. Praticamente as vendas aumentaram em todos os países, excepto na Noruega.
          Antes queria 50% do dobro do que 80% da metade!

          • JL says:

            Ah agora já aumentaram, curioso porque há uns meses andava por ai a protelar que estavam a diminuir.

            Enfim.

          • Yamahia says:

            E abrandaram. Simplesmente na Noruega abrandaram ainda mais ao ponto de se estar a assistir a uma inflexão negativa.

          • JL says:

            Ena, que dado importante, bastou haver uma pequena oscilação e pronto, porque não fala antes que os a combustão diminuíram ainda mais ? Não sabe tão bem ?

          • Yamahia says:

            Combustão já estão servidos (80%) na estrada.
            O que era preciso incrementar era todos os outros para que os ideais dos políticos noruegueses fossem para a frente. Não esta a acontecer. E não está pq ofereceram tudo em troca de nada. Foi um erro.

          • JL says:

            Já nem a 70% chegam, mas eu falava em novos.

            Quais ideais ? Dos a combustão estarem a desaparecer ? Sim, está a acontecer.

            Ofereceram ? Não, tiveram de pagar para isso.

            Não foi para nada, foi para você ter combustível mais barato e abundante, agradeça.

          • Yamahia says:

            Pois os combustão não estão a desaparecer, aí é que está o busílis.
            O erro foi enfiarem elektros aos magotes quase dados e com uma série de outros benefícios associados isenção de portagens, estacionamento e IUC, uso dos corredores BUS…sem obrigarem à devolução do carro antigo a combustão.

          • Mr. Y says:

            Porque é que seria necessário obrigar a devolver o carro antigo a combustão?
            Ao comprares um VE já estás a reduzir a emissão porque vais usar MENOS o de combustão. É assim tão difícil de entender?

          • JL says:

            Não estão ? Entao voltam a comprar a combustão quando vão para a sucata ? Para os substituir, essa é a única maneira que vejo de não diminuírem.

          • Yamahia says:

            Pois @Mr Y, mas conforme explicado e devidamente reportado no artigo abaixo, os elektros é ue estão a ser usados como 2º carro.
            @JL, 1º que um combustão vá parar à sucata é preciso muito. Sobretudo se não houver substitutos à venda. É ver Cuba. Duram ad aeternum.

          • JL says:

            Errado, os a combustão é que passaram a ser usados como segundo carro, até que com a confiança nos primeiros largam os chaços, já o disse aqui que também fiz isso.

            Duram enquanto são arranjados, é igual se forem eléctricos, só que estes podem durar muito mais, já que têm menos por onde avariar.

          • Mr. Y says:

            Mesmo que o VE seja o secundário, que não é, senão não fazia sentido comprá-lo. Isso vai reduzir a pegada porque vais usar o VE em vez do outro.

            A tua visão anti-VE faz com que nem entendas este raciocínio lógico básico. Eu não gosto nada de usar estes ataques ad-hominem mas ou estás a ser troll ou nem tentas entender o panorama todo sem o viés que defendes.

            Todos temos as nossas bolhas mas deve-se tentar ao máximo ser imparcial e entender os prós e os contras de cada um dos lados.

    • Toni da Adega says:

      Boa educação, qualidade de vida, bons ordenados, boas estruturas. Existem inúmeros incentivos

  12. We R DOOM says:

    A transição para elétricos fica mais fácil em países onde o custo de vida é melhor, mesmo assim na Noruega há queixas de se privilegiar quem consegue pagar os seus próprios carregadores.
    Cá, em Portugal, não é muito diferente, aliás é bem pior… Preço dos carros elétricos altíssimos, pontos de carregamento de rua escassos (alguns nem funcionam), muito pouca gente tem a capacidade de carregar em casa porque não tem garagem própria nem mesmo no local de trabalho, ficar refém de pontos de carregamento de rua é uma ginástica para muita gente!
    Incentivos é praticamente igual a ZERO!

  13. Yamahia says:

    A Noruega apenas conseguiu agravar o problema das cidades com o apelo aos elektros. O espaço que já não era muito ficou completamente saturado. O parque automóvel aumentou dsmesuradamente pq os noruegueses não se desfizeram do seu velhinho carro a combustão. Em vez de terem um ou dois carros, os Noruegueses passaram a ter 2 ou 3- Resulta que hoje 80% dos carros em ciculação na Noruega são carros a combustão. O nr. de unidades de carros a combustão mantem-se praticamente inalterado. Estas coisas para serem bem feitas, o comprador de BEV, para ter acesso às benesses , teria que entregar o seu carro a combustão, comprovadamente seu há pelo menos 5 anos.

    • JL says:

      Ah sim, então porque diminuíram os carros por lá ?

      Os Portugueses também têm 3 carros por casa ? é que os noruegueses só tem 4 carros a mais que os portugueses por cada 1000 habitantes.

      Mantêm inalterada ? então mostre lá esses numeros ?

    • Gabriel says:

      Tens de rever essas contas porque na noruega para cada 1000 pessoas existem 584 carros, de qualquer das formas essa teoria não faz sentido nenhum não tem mal nenhum as pessoas guardarem o carro antigo ninguem vai comprar um carro novo para andar com o antigo portanto as pessoas vão sempre maioritariamente andar com o elétrico e é isso mesmo que se vê nas estradas da noruega mais de 80% dos carros em circulação no dia a dia são elétricos e desde que assim seja não vejo problema algum em guardar o carro antigo, eu também comprei um carro novo há 2 anos atras (a combustão) mas quis guardar o antigo (também a combustão) ninguem anda com ele mas eu quis ficar com ele e se um dia mudar para elétrico vai ser exatamente igual.
      Quando se compra um carro não tem que se matar o cavalo essa mentalidade não faz sentido algum as pessoas já vão andar mais com o carro novo de qualquer das formas

      • JL says:

        Já baixou para 544 por cada 1000 habitantes. Mais 4 que Portugal .

      • Yamahia says:

        @Gabriel até pode ter 10 carros se comprar com o seu dinheiro.
        Agora se lhe dão tudo e mais alguma coisa para aquisição de um elektro e ainda tem portagens e estacionamentos e IUC à borla, pode andar no BUS à vontade etc. Parece-me no mínimo imoral não ter que devolver o carro q era seu há pelo menos 5anos.
        Criaram um problema e isso é mais que evidente.

        Alias há por ai uma reportagem recente que suporta isto que já digo há muito tempo.
        Qd encontrar deixo aqui.

        • Mr. Y says:

          “Agora se lhe dão tudo e mais alguma coisa para aquisição de um elektro”

          Vou-me mudar rapidamente para a Noruega, não sabia que estavam a dar carros por lá!
          E qual era o problema de, supostamente, terem aumentado o parque automóvel, segundo dizes? É possivel uma pessoa conduzir 2 carros ao mesmo tempo?

          Sinceramente, vais buscar cada argumento mais doido…

          • Yamahia says:

            Agora já vais tarde. A maioria desses benefícios já foi.
            O que restou dessa loucura foram 80% de carros a combustão nas estradas.
            Elektros a serem usados como 2º carro, etc:
            “in the 1990s, then added more when EV technology really took off in the 2010s. EV drivers could get perks like free parking, permission to drive in bus lanes, and, most importantly, exemptions from taxes and fees that could ultimately save them a lot of money. In September, 87% of new-vehicle sales were fully electric vehicles. The problem, Ketan Joshi, a climate-analysis expert in Oslo, told me, is that that stat “doesn’t really give you a good picture of the rate of change.” Though the new-vehicle sales figure is high, data from Statistics Norway indicates the total share of EVs on Norwegian roads in 2022 was only about 20% — there’s still a long way to go until everyone’s driving electric.

            Even with this shift, Norway isn’t on track to meet its 2030 emissions-reduction targets. While emissions from passenger vehicles have fallen slightly, Joshi said, those reductions are being canceled out by an increase in emissions from trucks. People in Norway own more cars than they have in the past, in part because EV incentives encourage people to buy more cars, and the government has no plans to reduce how much people are driving. The researcher Benjamin Sovacool and his colleagues have pointed out that, just like in the US, EV buyers in Norway “tend to be in higher income brackets, often using their EV as a second car.”

            The Norwegian approach has also had a ton of unintended consequences. Joshi told me that the decline in gas tax revenue due to EV adoption had triggered a contentious political debate about increasing road tolls to make up the difference. (A political party was even formed on the platform of stopping the tolls.) Plus, heavier electric vehicles are harder on roads, produce more air pollution, and pose a greater safety risk for pedestrians.

            Norway has made great headway in getting buyers to go for EVs, but it’s not a silver bullet, especially on a short timeline. “It shows you the extreme slowness of transition that is basically guided by the rate at which people buy a new car,” Joshi said of Norway’s approach. Reducing transportation emissions by incentivizing people to replace their car with an EV is incredibly slow. And for countries like the US that got started late, it’s a warning sign.

            Norway shows that if US policymakers stick with the current model of EV transition, it’s going to be a difficult road. Even if adoption keeps ticking up, it will take a long time to get existing internal-combustion-engine vehicles off the road and see a notable decline in transport emissions. Plus, there will be other issues to deal with like increased road maintenance and pedestrian safety.

            “Narrow success in one area is not something you necessarily want to emulate,” Joshi said.
            https://www.businessinsider.com/electric-car-ev-sales-prices-problem-transportation-2024-1

          • Mr. Y says:

            “While emissions from passenger vehicles have fallen slightly, Joshi said, those reductions are being canceled out by an increase in emissions from trucks.”

            Quem é o/a Joshi? Mostra-me dados. O diz que disse não tem valor nenhum

            Quanto à existência de 80% de veículos de combustão é perfeitamente natural. A circulação não é proibida só a venda de novos é que se será daqui a uns anos. Esta transição demorará décadas e será diferente de país para país.
            Se irão cumprir as metas de redução de emissões? Veremos…

          • JL says:

            Simples, aumentem os impostos dos veículos maiores, o problema de serem grandes nada tem a ver com os EV’s, eles já eram grandes antes disso.

            Ok, vou vender o carro porque os americanos são diferentes de mim. LOOOOL

            Se fosse a si também vendia o diesel e comprava um a gasolina, porque nos states não usam carros a diesel, isso é coisa de toinos.

          • Yamahia says:

            Há mais desvantagens associadas:
            -Saturação do espaço publico
            -Risco acrescido para outros utentes da via
            -Degradação acrescida das vias.
            Quem é Joshi? E um especialista em análise climática em Oslo. Está patente no artigo.

          • Mr. Y says:

            -Saturação do espaço publico
            -Risco acrescido para outros utentes da via

            Podes detalhar isto?

          • JL says:

            https://ketanjoshi.co/2023/06/09/minimum-something-part-3-transport-and-power/

            “In what should have been good news, the government announced it is planning to introduce a fuel efficiency standard in the near future. The worse the climate impacts, the greater the penalty. It’s simple and effective, and should incentivise more EVs. ”

            Portanto, alvo aqui anda enviesado.

          • Yamahia says:

            @JL tb tenho carro a gasolina.
            Vc anda muito esquecido.
            E a parte desse artigo que interessa é a realidade na Noruega que é o que está aqui a ser discutido. E foi a única a ser citada. Os EUA são outros 500.

          • JL says:

            Agora vai dizer que os carros não fazem barulho e atropelam as pessoas. Looooool

          • Yamahia says:

            @Mr. Y, está no artigo.

          • JL says:

            Curioso porque o homem e outros artigos recomenda o incentivo aos ev’s enquanto no outro artigo é ver o “joshi told me”

            Eu sei que tem, parado e a poluir. Lol

          • Mr. Y says:

            @Yamahia

            «-Saturação do espaço publico»
            Como é que vai saturar se os VE irão substituir os de combustão? Onde é que há saturação se o número de veículos será praticamente o mesmo?

            «-Risco acrescido para outros utentes da via»
            Os VE vão atropelar mais pessoas que os de combustão? É isso?

          • Toni da Adega says:

            “-Risco acrescido para outros utentes da via”.
            Oslo é provavelmente a unica cidade do mundo a registar 0 (Zero, nenhum) mortes de pedestres e ciclistas. Como é que se consegue afirmar isso de um dos mais seguros paises do mundo 😀

            -Saturação do espaço publico – Dos paises com mais zonas livre de transito e areas pedonais.

            Nem quero imaginar se nao existissem veiculos electricos

          • Yamahia says:

            “enquanto no outro artigo é ver o “joshi told me” ”
            Esse artigo e diz respeito à Austrália

            E mesmo nesse artigo é possível conferir as referências do “joshi told me” em relação à Noruega;
            In Norway, where I live, the impact of our world-leading EV policy has only just now begun to change oil consumption and transport emissions – after a decade of gradual change in new sales. Though we’re nearly at 100% of new sales being non-fossil, only about 20% of cars and kilometres travelled are electric. This comes as a revelation to many, because the ‘new sales’ metric gets the most attention.

            And because our policy was so narrowly focused on consumer purchases, emissions from light and heavy duty vehicles (trucks) have risen in the meantime, countering the reduction from passenger cars and resulting in a stagnating trend in total road transport emissions

            Um só confirma o outro

            “Oslo é provavelmente a unica cidade do mundo a registar 0 (Zero, nenhum) mortes de pedestres e ciclistas.”
            Exactamente por isso. Elektros e ICEs não entram
            Assunto já discutido uns posts abaixo:
            https://pplware.sapo.pt/motores/noruega-continua-a-colher-os-frutos-eletricos-conquistaram-824-de-quota-de-mercado/comment-page-1/#comment-3353481

          • JL says:

            Ah bom, então afinal sempre reduzem as emissões.

            Curioso porque muitos dos autocarros são eléctricos, eles não mudaram para camiões. lool

            E sim, já existem muitos camiões eléctricos por lá, e não são a hidrogénio. lol

            Então mas segundo a sua teoria não devia ser a cidade com mais atropelamentos ? só as áreas car-free é que não têm carros, as restantes têm, e segundo o que disse antes, têm muito mais. Já não se entende o que diz…

        • JL says:

          Se pode andar de bus à vontade para quê ter um carro ?

          Você já devolveu o que deu que não usa? Isso é que parece imoral, ter carros em casa que não são usados e continuam a poluir.

          • Yamahia says:

            Andar no corredor de BUS…com o carro!
            Não são 1 , são 2!
            Não sendo usados poluem onde? Explique lá!
            Mas são usados, esteja descansado. Apenas raramente são usados em cidade que é uma coisa diferente!

          • JL says:

            Poluem porque os pneus, filtros, óleos, entre outros itens envelhecem e têm de ser trocados, ou isso não vem do petróleo ?

            Ou raramente são usados, se um já usa pouco, 2 ainda menos usa, já que só pode conduzir um.
            Loool

          • JL says:

            “Ketan Joshi told me”

            ” Joshi told me”
            “Joshi told me”

            Yeh right…. Looooll

          • Mr. Y says:

            @JL é só confiar no Joshi

          • Yamahia says:

            Esse deve saber mais disto a dormir do que nós os 3 acordados, lool

          • JL says:

            Sim, o Joshi defende que se aumentem as taxas nos combustíveis e incentivem os EV.

  14. Alberto says:

    Continuem a votar no PS que vao ter carros eletricos já já pro ano

  15. Rui says:

    No outro dia veio a notícia que já há andam a repensar a política dos eléctricos pois aumentou exponencialmente o trânsito nas cidades dado que a maioria deixou de usar transportes públicos. Dizem andar a retirar estacionamento nas cidades para retirar o interesse em trazer carro para as cidades. Sim, porque um carro eléctrico não deixa de ocupar espaço na via pública.

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