Por que motivo “ninguém se vai lembrar que a Tesla já fabricou carros”?
Após uma visita às instalações da Tesla dedicadas à robótica, um investidor afirmou que o robô humanoide Optimus poderá ofuscar o legado automóvel da empresa.
A Tesla é frequentemente associada à inovação no setor automóvel, mas a sua ambição vai muito além da produção de carros elétricos.
Desde cedo, a empresa definiu como missão acelerar a transição para um futuro sustentável, investindo em tecnologias que transformam a forma como a sociedade produz, armazena e utiliza energia.
Foco da Tesla está, também, na robótica
Numa visão ampla, a Tesla tem apostado fortemente nos setores da energia e da robótica, áreas consideradas estratégicas para o futuro. O desenvolvimento de soluções como baterias avançadas, sistemas de energia solar e redes inteligentes demonstra o seu compromisso com um ecossistema energético mais eficiente e limpo.
Em paralelo, o investimento em robótica e Inteligência Artificial (IA), que ganha forma através do desenvolvimento de robôs humanoides, revela a intenção de redefinir o papel da automação na indústria e no quotidiano, ampliando o impacto da empresa muito para além das estradas.
Optimus vai ser um produto-chave?
Apesar de estar verdadeiramente associada aos carros elétricos, Jason Calacanis, investidor em tecnologia, afirmou que o Optimus pode ofuscar o legado automóvel da empresa, depois de visitar as suas instalações dedicadas à robótica.
No episódio de quinta-feira do All-In Podcast, Calacanis disse que visitou o laboratório Optimus da Tesla com o diretor-executivo da empresa, Elon Musk, dois domingos antes, onde viu o Optimus 3 e observou equipas de engenheiros a trabalhar.
O, também, podcaster fez os comentários enquanto conversava com Bob Sternfels, sócio-gerente global da McKinsey & Company, e Hemant Taneja, diretor-executivo da General Catalyst.
Na sua opinião, citada pelo Benzinga, "ninguém se vai lembrar que a Tesla já fabricou carros", pois as pessoas lembrar-se-ão apenas do robô humanoide da empresa.
Além disso, revelou que os grandes modelos de linguagem permitirão que os robôs Optimus "compreendam o mundo e, então, façam coisas no mundo que não queremos [nós, humanos] fazer".
Mais do que prever que o Optimus será "o produto tecnológico mais transformador já criado na história da humanidade", projetou uma proporção de um para um entre humanos e robôs humanoides da Tesla.
Numa reunião de acionistas anterior, Elon Musk afirmou que o Optimus poderia acabar com a pobreza, e estabeleceu, mais tarde, uma meta de preço de 20.000 a 30.000 dólares por unidade, assim que a produção em massa começar.
- Robô humanoide Optimus da Tesla a servir convidados, durante o evento “We, Robot”, em 2024.
Um Optimus da Tesla para cada pessoa
O interesse da Tesla em fabricar um robô humanoide foi revelado pela primeira vez em 2021. Conforme acompanhámos desde o início, em 2022, já possuía um protótipo funcional e, em 2023, apresentou o Optimus Gen 2.
O Optimus é o robô humanoide em desenvolvimento pela Tesla, para executar tarefas físicas que sejam repetitivas, perigosas ou monótonas, tanto em fábricas como em ambientes domésticos ou de serviço, incluindo trabalhos industriais ou ajudar em casa.
Com o objetivo de combinar IA avançada com capacidades físicas humanoides, o próprio Elon Musk chegou a afirmar que o Optimus poderia, a longo prazo, ser mais significativo do que o negócio de automóveis da empresa.
A Tesla está a investir fortemente em algoritmos de IA e hardware próprio para permitir que o Optimus circule, perceba o ambiente e interaja com objetos de forma autónoma.
O robô humanoide deverá ter cerca de 1,7 m de altura e pesar cerca de 57 kg, com uma estrutura bípede e mãos com múltiplos graus de liberdade para manipular objetos e realizar tarefas complexas.
Inicialmente, a empresa planeia usar o Optimus dentro das suas próprias fábricas para tarefas repetitivas, prevendo-se que avance para a produção em maior escala e possível comercialização para terceiros num futuro próximo.
Fonte: Benzinga
Neste artigo: optimus, robô humanoide, Tesla


























Um investidor da Tesla disse isso? Mas que surpresa 😉
A Tesla atingiu o atual valor em bolsa, não por ser considerada um fabricante de automóveis, mas uma das tecnológicas. Que tem agora duas grandes promessas de grandes vendas e fontes de rendimento – os robots humanóides e os robotáxis.
Quanto aos robotáxis, lá continuam em áreas muito restritas, com condutores de segurança.
Quanto à produção de Optimus, em 2025, Musk anunciou 10.000, que depois reduziu para 5.000 unidades, que depois abandonou. Sabe-se que até meados do ano foram produzidos “algumas centenas”, mas nos relatórios do 4º trimestre a Tesla não anuncia números anuais. As metas anunciadas são de 1 milhão para 2026, 4 milhões para 2027 e a longo prazo 10 milhões, ou mesmo 50-100 milhões anuais. A ver vamos como fica a história.
Faz lembrar a história que em 2019 um Tesla era capaz de atravessar a América pq conduz melhor que um humano. E que antes do fim de 2020 a Tesla iria vender 20 milhões de carros por ano.
*2030
Era preciso uma visita para dizer isso?
Eu ainda tenho uma micro aparelhagem Hi-Fi da Nokia.
ITT-Nokia..
No caso da minha é sem o “ITT-“. Tem apenas a palavra “NOKIA”.
“um investir afirmou”? Suponho que queriam dizer investigador.
E como é habitual, estes investigadores quem são? Mais um investigador anónimo que prevê o futuro.
Mais uma vez ao ler este tipo de post publicitário a favor do Musk fico arrepiado. Eu sei que não é vossa culpa porque este tipo de post não começou em voces.
Primeiro a opinião do tal investidor sobre os robots é menos credível que a opinião de um padre da religião do dito Messias, que milagrosamente ressuscitou. Se eu já não acredito na última então não acredito naquele investidor . A razão é simples: qual é o investidor do Musk que iria falar mal dos produtos que o seu dinheiro ajudou a nascer?
Agora vamos falar da ideia de ter um robot por cada humano. É uma tremenda utopia que para acontecer teriam de acontecer outras coisas antes, como cada ser humano ter dinheiro suficiente para comprar uma máquina destas.
Imaginemos esta coisa hoje. Somos 8 mil milhões de humanos, se o preço do robot é de 30 mil dólares, a fortuna do Musk é de 700 mil dólares, é o homem mais rico do planeta e cada humano vai ter um robot?Percebem a ilusão? Percebem a verdadeira intenção por detrás desta demagogia? Money, money e money.
Depois temos um podcaster, que para mim é um papagaio de nome O, que afirma que será o produto tecnológico mais relevante para a Humanidade. Porquê papagaio?
Porque vê-se claramente que é outro adepto fanático do Musk que esqueceu que existem outras ideias mais disruptivas que poderiam elevar o ser humano.
Qual?
Fusão nuclear para ter energia limpa e quase ilimitada.
E posteriormente a agricultura na vertical, que iria usar a energia da fusão nuclear.
Só estas duas hipóteses iriam ser tão disruptivas que o planeta iria finalmente descansar de tantas agressões que fazemos nele.
The end
No decorrer do processo, os que vivem no “core”, terão de seguir à risca as regras determinadas, entre elas limites de procriação. Os que vivem no “gap”, servirão para ração para os animais domésticos do pessoal do “core”. Ou então têm de fugir para o “core”.
É impensável, uma sociedade de 8 mil milhões ter acesso a um consumo desmesurado.
Jamais irá acontecer, dê por onde der e os decisores farão o que tiverem de fazer para o evitar.
Não há recursos naturais para tal. É uma limitação real.
Para que a utopia venus project seja alcançada, drones, atlas e optimus, spots, entre outros, serão os polícias da sociedade. Seguirão a programação, sem juízos de valor ou arrependimentos.
Na saúde e agricultura, muitos crimes irão ser cometidos contra a humanidade, de forma a reduzir os 8 mil milhões para um número comportável pelo planeta, desenvolvimento técnico e tecnológico e diferentes culturas.
Pessoalmente, sou contra os métodos aplicados pela classe parasita, mas sou a favor da redução da população. Podia ser feito de outra forma, contudo.
https://americandiplomacy.web.unc.edu/2007/08/the-pentagons-new-map/
Se o robot da Tesla meter a máquina a lavar, estender e engomar a roupa… eu compro um.
Um optimus para cada pessoa. Tradução, um polícia para cada pessoa.
Os telhados fotovoltaicos da Tesla demoram muito a chegar?
O hyperloop demora muito a chegar?
O musk já amartou ou falta muito?
O testa de ferro da DARPA.
O JL está de férias?
Não estou a perceber. Está mal, pois claro que está mal.
Eu não sou fundamentalista como você, quando alguém ainda vem perguntar pelo hyperloop, está tudo dito sobre esses conhecimentos.
os robots sao o proximo “peixe” que vao querer vender depois do flop da IA
Enfim…..