Em 1917, uma enfermeira revolucionou as estradas com uma solução que ainda utilizamos
Nem todos os condutores conduzem de forma exímia, mas as regras estão definidas para proporcionar o máximo de segurança possível. Uma das soluções que utilizamos ainda hoje remonta a 1917 e resulta do desenho que uma enfermeira dos Estados Unidos decidiu fazer na estrada.
No outono de 1917, enquanto conduzia nos arredores de Indio, na Califórnia, nos Estados Unidos, a enfermeira June McCarroll chocou com um grande camião, que seguia a alta velocidade pelo meio da estrada.
Na altura, as estradas funcionavam de forma caótica, pelo que a enfermeira, que circulava com frequência no Coachella Valley, como a única profissional de saúde do território, conhecia a realidade associada aos acidentes.
Quando foi projetada pelo camião para fora da estrada, June McCarroll pensou na solução que utilizamos até hoje: pintar uma linha branca no centro da estrada para maior segurança rodoviária. Nesse ano, pintou a primeira linha rodoviária conhecida na Califórnia, na Indio Boulevard - na altura, parte da estrada 99.
Com a solução em mente, June McCarroll demorou vários anos a vê-la implementada, tendo visitado câmaras de comércio e departamentos de estradas locais.
Eventualmente, discutiu a sua ideia no Clube de Mulheres de Indio. Num ápice, os clubes do estado da Califórnia mobilizaram-se e conseguiram apresentar um projeto de lei no congresso estadual para introduzir a medida.
Após traçar uma linha com cerca de 800 metros, em 1917, June McCarroll viu a sua ideia ser aplicada em mais de 5,6 quilómetros de estrada, com a prática a ser adotada pela California Highway Commission, em 1924.
🏅 Em 2002, a Califórnia deu o seu nome a uma parte da autoestrada.
Embora não tenha sido exatamente a primeira pessoa a delinear uma estrada para maior segurança, havendo outros casos anteriores relatados, inclusivamente nos Estados Unidos, a história de McCarroll importa, pois é um dos primeiros casos documentados em que a sociedade civil se consciencializou sobre o problema da segurança rodoviária e se organizou para o solucionar - uma solução que ainda utilizamos.
Solução simples que salva vidas e muda o mundo!
Em 1917 já havia “grandes camiões”? Essa é nova
antes de comentar disparates, nada como pesquisar. E é preciso comparar o “grande” camião” com o “pequeno” carro daquela época, e não com os dos nossos tempos.
https://www.ebay.com/itm/186403934247?itmmeta=01JK8AQC76WKSHKWFX6DT9T0C7&hash=item2b668a5027:g:bGcAAOSw9itZl446&itmprp=enc%3AAQAJAAAA4CodCO1vSDjg2xNOt8By6oD%2F324MJdJC09Xv5eAWIcpxTS7%2BMRxL6f28xGNOYihrSQdvUzrqG6T8OvEm%2BQ4taDqoJxLbZo8Ra%2B0Jwiy3V5MiL8t7Mw37e08GXxzvuLVfU5mSM7K8SpicCg9o7XProzosZhXlF%2FbPq%2BNZnYFZiOYhdj6Py9y%2F1jWGis4yDCsByazVz59KBGXMbqwlRfSFfeIQcBqTd4kIjLcZbxEPKhQU1es5ivl12FZKBHIwSDu6jZ7zL17EpHs5qw3Ezr9zB2D%2Bl7prCDDYgxfj9Be1ybXq%7Ctkp%3ABFBM2sPdippl
Grandes é relativo. Actualmente nem na Europa há grandes camiões comparados com os australianos.
Highway não é autoestrada, é só estrada.
Onde diz “parte da autoestrada 99” deve estar “parte da estrada 99”
Obrigada pelo reparo!
Na minha opinião a forma mais correta seria ficar como “Highway 99” no artigo.
Além do nome, “Highway” é um termo usado para “estrada” ou até “caminho” num inglês Britânico.
Mas nos Estados Unidos (Canadá e Austrália também), a expressão Highway é usada para estradas ou vias acima de uma estrada “comum”, normalmente vias com prioridade ou de acesso controlado, tais como “vias rápidas”, ICs ou AEs.
Sim e não, é conforme a zona dos EUA. Mesmo nos EUA, uma estradizita qq pode ser chamada de highway. Em 1917 nem havia autoestradas no sentido europeu do nome.
É verdade que nos USA há muitas diferenças entre estados (até entre condados).
E a definição oficial vai de facto ao encontro de “estrada”:
“any public street, public alley, or public road, including a privately financed, constructed, or maintained road that is regularly and openly traveled by the general public.”
Mas no geral, uma estrada chamada de Highway é uma via +/- “superior”. Bem, na verdade se calhar já foi. É como cá em Portugal uma estrada nacional. Antes eram vias estruturantes à escala nacional e prioritárias. Hoje estão quase todas enterradas nas malha urbanas.
Ok, se calhar tens razão.
Basta veres sérias e filmes. Às vezes estão em estradas que em Portugal seriam estradas municipais, e dizem highway e os tradutores traduzem para Autoestrada e nem passa carro nenhum, que aquilo nem tem trânsito.
Highway pode ser usado para qualquer estrada mas usam para se referir a estradas principais, as autoestradas são freeways (sem portagens) ou expressways (com portagens) mas ninguém lhes chama isso, tipicamente todas as freeways e espressways são designadas por interstates, curioso também que apenas nessas os limites de velocidade são maiores, 65-75 mph, no Texas existe uma estrada que o limite é 85 mph, curioso também que essas estradas raramente têm radares, era onde ia sempre a abrir e quando és mandado parar dependendo da tua atitude deixam-te seguir com um mero aviso, aconteceu-me a 120 mph numa estrada deserta e basta dizer que és europeu 😀
Enfermeira ao serviço da capitalismo fachista. A medida apenas facilitou o transito de camiões carregados de produtos capitalistas destinados á classe trabalhadora com a finalidade de encher os bolsos a uma oligarquia fachista sem medidas para a sua a ganância.
Uma imposição do vicio consumista ao proletariado criador de toda a riqueza.
Culpa do mestre de Propaganda, Edward Bernays, que transformou a sociedade americana de produção numa de consumo, alimentando a ganância da oligarquia à custa do proletariado.
lol um capitalista como deve ser ainda arranjava maneira de patentear a coisa e ainda estavamos a pagar hoje em dia para termos o minimo de segurança na estrada, alimentado parasitas ricos que compram politicos para que nada realmente mude a bem do povo claro, socialismo só para os ricos!
O X até se ri com a ideia de um capitalista a não ser tão capitalista quanto o X idealiza. É natural, afinal… quem melhor do que o X para saber o que realmente é preciso para se ser capitalista? A experiência conta muito!
Cá no nosso cantinho à beira mar plantado, as câmaras municipais estão-se nas tintas para a tinta. Há estradas que nem pintadas estão e das que estão…tinta quase não se vê.
Mas de facto é algo bem necessario, principalmente em dias de chuva.
Conheço um sujeito que, durante a noite, pintou uma passadeira, à porta dele!