Nas estradas da Noruega, um em cada cinco carros já é elétrico
Temos visto que a Noruega está consideravelmente à frente no caminho que tem a eletrificação como destino. Este avanço significa que um em cada cinco carros nas estradas já é elétrico.
Em percentagem, significa que 20% da frota norueguesa é elétrica.
A novidade foi confirmada pela diretora da Norwegian Electric Vehicle Association, Christina Bu, que acrescentou que a tecnologia está a ser implementada como "bola de neve": no mês passado, a Noruega atingiu um novo marco na transformação da sua frota automóvel para uma mobilidade sustentável, com a percentagem de carros elétricos nas estradas norueguesas a ultrapassar 20%.
É uma aventura fascinante da qual fazemos parte aqui na Noruega.
Os números relativos às vendas de elétricos têm aumentado de ano para ano, e fixam-se, atualmente, em mais de 80%. Contudo, é preciso considerar que a venda de automóveis novos não é a mesma coisa que a frota de veículos a circular nas estradas.
Afinal, foram precisos 10 anos, para que a frota de carros elétricos saltasse dos 0% para os 10% - percentagem que o país atingiu em março de 2020. Com a chegada de mais e melhores propostas, a Noruega viu o número de carros elétricos nas estradas duplicar, em menos de três anos, fixando-se nos atuais 20%.
De acordo com as estimativas, este valor poderia subir para 30% da quota de mercado, em menos de dois anos, e para 100%, em 2030.
Embora as previsões sejam animadoras, pesa o facto de a Noruega estar perto de eliminar os subsídios do governo de apoio à compra de carros elétricos. Além disso, a chegada de novas propostas poderá ter impacto nos números.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Com inúmeros benefícios fiscais é fácil.
Se tivesse os mesmos benefícios cá também mudava >?
Mudava qualquer coisa, mas no geral não me parece… realidades diferentes
Ou mentalidades….
ou carteiras…
Não têm nada a ver com benefícios fiscais antes pelo contrário!
Depois de 2025 é proibidos a venda de automóveis a combustão.
Automóveis a combustão tem impostos mais altos dos que nos eléctricos ou seja não são os eléctricos a ficarem mais baratos devido a benefícios são os a combustão a ficarem mais caros devidos a aumento de impostos, o mesmo está acontecer na Holanda.
Por isso é que aqui vamos deixar de comprar carros cada vez mais
Sim nao tem nada a ver com o nível de vida e poder de compra …..
Pois a Noruega não é governada por um partido chamado PS que há decadas que nos empobrece. A noruega pode ter esses luxos, nós nao
Lê a minha resposta mais a cima, os carros a combustão são mais caros, não são os eléctricos que são mais baratos . Cá os eléctricos e híbridos têm ajudas estatais ou seja é melhor pra nós
Se fosse por causa disso de 2011 para 2015 tínhamos ficado todos ricos como os noruegueses.
Não ficamos, mas a troika foi embora:
Se consultarmos a história, o cenário repete-se várias vezes.
A sério?…sabe o que aconteceu em 2011 e quem originou esse facto, bem dramático?
Ele é cada um…
Conduzi na Noruega. Velocidades bastante controladas em estradas estreitas e, não raras, próximas das beiras de fiordes. Em pleno verão levamos 8 horas para percorrer a principal estrada entre Oslo e Bergen, as duas “maiores” cidades, frequentemente ainda cobertas de neves eternas e a exigir muita cautela para conduzir na travessia de longos túneis sem necessária iluminação. Síntese: ambiente e condições das estradas são perfeitas para carros à eletricidade. Prefiro Portugal, Portugal, Portugal…
É curioso, só uma casta privilegiada de pessoas prefere Portugal, precisamente o país mais rasca da Europa ocidental e onde as pessoas são miseravelmente pagas. E só não foge quem não consegue.
Existem países com estradas melhores que portugal
Além de serem carros caríssimos , existem um problema imenso para carregar o carro.
Fora outros problemas dos carros elétricos.
Quais problemas conte lá?
Queres ver que tenho um e não dei.
*sei..
Deixa lá, se a ignorância matasse.
Que tal analisar o que se passou no túnel do Campo Pequeno no passado dia 7?
De entre o engarrafamento de carros apanhados com a subida das águas, apenas 1 lá ficou. Adivinhe o que era.
+1 Para andar em inundacoes ou atravessar rios nao é das melhores opcoes.
Tem a certeza ? , não me diga que os a combustão com água pelo tejadilho também lá passavam ?
Secalhar iam todos com snorkel.
Loooool, onde chega o fanatismo.
Esse “bricou” muito antes da água lhe chegar ao tejadilho, daí ter sido o único que lá ficou. Duhhh
Tendo ainda empatado a vida a uns quantos que tiveram que o ultrapassar de revienga para conseguir sair dali a tempo!
Tipo estes ?
https ://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=164664
Anda tudo enganado, os motores e baterias precisam de oxigénio para trabalhar. LOOOL
https ://www.motor24.pt/noticias/risco-de-cheias-rapidas-o-que-fazer-no-carro-em-caso-de-inundacao/1538339/
Sim e tu tens um, e o pessoal que gosta de carros clássicos ou carros a combustão não pode ser contra os electricos porque realmente gosta de motores, da própria mecânica em si, de como um motor trabalha?
As vezes penso que não deves pensar bem antes de escrever
smartphones com rodas povos facilmente manipulados por politicos.
Então a si não o manipulam a ir sempre à bomba ?
Esses sim, parecem os manipulados.
1º Politicos nem um se aproveita em Portugal e no mundo muito poucos começa por terem a mania que são deus , aldrabões e corruptos sem palavra, manipuladores e ladrões cheios de desculpas para justificar as suas obras ,torcem as leis a sua maneira e aos seus interesses…..
Então porque não se candidata à ser um político não corrupto ?loooll
Tinha que começar a varrer o lixo a Trump e já não tenho paciencia para aturar a merd que se vê nos acamados da politica.
Se calhar é pelo que mencionei abaixo que o Cesar não se candidata a politico.
Em Portugal, 1 em cada 5 carros tem menos de 5 anos.
O resto é tudo 20 anos Clios etc
Errado, 25 % dos carros têm mais de 20 anos, o que quer dizer que os restantes têm menos.
Também a Noruega não é exemplo .
Exportam todo petróleo e a poluição para os sitios onde produzem os carros electricos. Nem o usam porque o Slartibartfest fez aquele país ideal para as barragens que produzem toda a energia do país
Entao e a extração de petróleo não faz poluição ?
No entanto um dos maiores poluidores “per capita”
Em que posicao estao eles?
Em 2021, num universo de 185 países, a Noruega é apenas o 153º menos poluente per capita e apesar de todo esse alarde com os BEVs obteve uma variação para pior de 0,65%. Realmente notável pela negativa.
Para comparação destaco Portugal que com o seu parque automóvel deveras envelhecido consegue poluir menos de metade per capita; Ou ainda Cuba conhecida pelos seus carros quase cinquentenários polui menos da terça parte per capita!
https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2?anio=2020
E quanto produz e exporta Portugal e Noruega ?
1/3 ??? errado, cerca de metade, já que 3.8 não é 1/3 de 7.7.
Óh que caraitas…
“Vá lá ver de novo:
– “Portugal que com o seu parque automóvel deveras envelhecido consegue poluir menos de metade per capita”
E o que é que as exportações têm a ver com o assunto?
Estamos a falar de BEV’s e dos supostos benefícios para o meio ambiente! E ao que parece não resolvem o problema, antes pelo contrário, apenas contribuem para o seu agravamento!
Sendo que é mais que certo que a origem do problema provém de outras áreas, como vc inconscientemente acabou de confirmar!
Que tem a ver ? Quer ver que agora a produção de coisas não faz poluição ?
Porque será que ele ganham 4 a 5x mais que nós? Poupam muito e fazem pouco ?
Porque razão os países pobres aparecem em primeiro lugar ?
Não resolvem ? Parece que a Noruega agora com 20 % de BEV está a reduzir muito as emissões, basta ver as emissões deles ao longo dos anos.
Secalhar estão todos errados, e você é que está certo. Loooool
Não tem a ver com BEV’s que é o assunto.
Já agora se querem mesmo salvar o planeta e bem podiam começar por parar de produzir coisas supérfluas e inúteis para a subsistência e bem estar da humanidade. A começar pelos BEV’s cuja produção gera uma poluição medonha!
Então invente outros que poluíam menos que estes 2 e venda -lhes, já que sabe mais que eles.
Já agora, eles têm vindo a diminuir, e nós temos vindo a aumentar e já começamos a diminuir, olha que mau, parece que até coincide com a entrada de veículos eléctricos em massa. LOOOOL
Claro que isso você não viu.
https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/portugal
https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/noruega
Vc parece mesmo que lê pela metade ou então faz-se desentendido qd os factos lhe tocam onde mais lhe doi!
O link q vc coloca aó só confirma o que eu já tinha dito há 2 posts atrás:
“a Noruega é apenas o 153º menos poluente per capita e apesar de todo esse alarde com os BEVs obteve uma variação para pior de 0,65%.”
Eu faço-me desentendido ou você quer fazer desentender ?
Então mas quantos bevs tinha a Noruega em 2010 ? Isso já não interessa ?
2010 – 10.08
2020 – 7.65
Segundo você, só estes dados só servem para classificar poluição de bevs.
Bevs:
2010 – 0%
2020 – 10%
Então não existe variação ? Só lhe apetece ver a variação de um ano? Nada tendencioso.
Pois, ainda há bocado também Portugal era 1/3, afinal era metade.
É como o zoe, só o zoe é que fica dentro de água.
Enfim…
Portanto
Não era Portugal era Cuba! Xiça
Pela 3ª vez…Vá ver melhor carago:
“…Ou ainda Cuba conhecida pelos seus carros quase cinquentenários polui menos da terça parte per capita!”
Até amanhã 🙂
Tem razão sim.
Sim, como vê Cuba pouco ou nada têm reduzido, e nalguns anos até aumentou e bem, parece que lá compram poucos eléctricos. Loool
https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/cuba
Vamos lá a ser sérios.
Estamos a comentar um artigo de 2022 onde é dado enorme ênfase ao facto de 20% dos carros que circulam na Noruega serem electricos. Todos sabemos pq nos últimos 2 anos atingiu repentinamente esses valores. É que foi anunciado que a partir de 2023 grd parte dos benefícios para aquisisão de BEV´s deixariam de existir. Portanto tudo o que queria e não queria foi a correr comprar BEV’s…
E o facto é que as emissões de CO2 em vez de baixarem em consequência do aumento de BEV’s…pioraram bastante!!
Agora vc vai buscar 2010 para comparar o incomparavel.
Muitas coisas se passaram para justificar esse decréscimo em 12 anos de 10.08 para 7.65=2.4 pontos percentuais per capita (ainda assim um valor vergonhoso), entre os quais e tlz o mais relevante foi o facto da produção de petróleo bruto em território norueguês ter sido reduzida para metade! Nada a ver com os BEV’s.
Fui, como prova com 1 ano que aumentou, e que foi devido aos BEV’s ?
Vão diminuir os incentivos em 2023 ? onde dizem isso ?
Até podem diminuir, os bev’s na Noruega mesmo sem incentivos ficam mais baratos que os ice’s.
2.4% são 25% menos no total, não é revelante.
Exportou menos ? onde inventou isso ?
https://pt.tradingeconomics.com/norway/oil-exports
Mas quem é que falou em valor da exportação??
Hoje um bem vale 10 amanhã pode valer 100. Não é por ai,
Eu falei em produção, veja lá melhor:
“o facto da produção de petróleo bruto em território norueguês ter sido reduzida para metade!”
E por acaso nesse mesmo site que vc linkou +e possível conferir isso: https://pt.tradingeconomics.com/norway/crude-oil-production
A Noruega chegou a produzir no início do seculo XXI 3,417,000 de barris por dia e no final da 2ª década já só estava a produzir 1,408,227. Bastante menos de metade conforme pode conferir. Como sempre até fui bonzinho! lol
Aliás, esse noruegueses são mas é uns hipócritas de todo o tamanho.
Acabadinhos de assinar o acordo de Paris em finais de 2015, e provavelmente preocupados com a tendência de queda na produção, trataram logo assim que sairam de começar a distribui concessões para a exploração de mais petróleo no Artico. Concessões essas que violavam o acordo de Paris sobre o clima, bem como a própria Constituição norueguesa.
O governo norueguês ainda em 2017 foi levado a tribunal por várias associações ambientalistas, entre as quais a Greenpeace mas estes acabaram por perder a acção em 2018.
Mais uma vez os interesses económicos a sobreporem-se à preservação da natureza.
Tenho dúvidas que essas acções venham a ter efeito nas contas das emissões per capita dos noruegueses pois a destruição é no no mar de Barens bem distante do continente e ainda a Norte da Suécia.
Das concessões, apenas uma foi atribuida a uma empresa norueguesa, as restantes são americanas e russas.
Se eles produzem a maior parte é para exportação.
Exato. Por isso é que reduziram as emissões, e como nos últimos 2 anos aumentaram a produção, voltaram a subir as emissões.
Não é lógico ? Como produz e exporta petróleo sem emissões ? Pensa que é que com energia renovável ?
Pois, parece que tem de produzir menos petróleo.
Mas quer que eles parem de produzir ? Então depois compra a quem ? Quer pagar mais por litro ?
Você decida-se ? Anda meio confuso, nao quer eléctricos e inventa tudo para nao querer, e depois vem meter todas as vantagens nos a combustão, agora quer que os noruegueses, a quem nós compramos petróleo, que parem de produzir.
Então não podem ter eléctricos porque você não quer, e não podem extrair petróleo. Isto é que está um problema, daqui a pouco aparecem os defensores do hidrogénio a dizer que podem abastece com hidrogénio vindo do universo. Looooool
Como disse e pela 5 ou 6ª vez vou ter que fazer um quote a mim próprio pq vc teima em não ler o que está escrito.
“Tenho dúvidas que essas acções venham a ter efeito nas contas das emissões per capita dos noruegueses pois a destruição é no no mar de Barens ”
Como não lê muito menos é capaz de interpretar os dados que lhe colocam à frente é escusado insistir para que perceba o alcance da demagogia dessa gente,
Fico-me por aqui.
Eu li, se tem duvidas conforme, prove, não invente como é costume.
Fico à espera que também prove que são os bevs que provocaram o aumento das emissões, até porque não têm escape e 98% da energia eléctrica na Noruega é renovável.
Portanto, ou andaram a queimar os carros , ou os pneus têm emissões de co2 também.
*Confirme…
Eu sei interpretar, simplesmente não aceito a sua interpretação. Porque havia de aceitar, não faz o menor sentido.
Tal como você não aceitou a minha… lol