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Não estamos preparados para enfrentar as fabricantes chinesas de carros elétricos

                                    
                                

Fonte: Reuters

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jota says:

    Se forem pesquisar bem sobre a BYD vão logo ver que é banha da cobra, preparem-se para ver carros a arder espontaneamente.

  2. Humberto Loureiro says:

    Não conheço os carros chineses, mas se a Tesla tem problemas ao nível da qualidade, imaginem os chinocas.

  3. Grunho says:

    A única coisa que os imperialistas são capazes de produzir é banheiras e pickups com motores V8 de camião a gastar mais de 30 lts/100. Mas têm solução fácil: em vez de gastar lts/100 kms fazem milhas por galão.

  4. David Guerreiro says:

    A verdade é que as marcas tradicionais demoraram muito a entrar nesse mercado. Quando a Tesla andava a investigar, riam-se da Tesla e diziam que ia falir em menos de nada e que os EV não serviam para nada. Agora andam todos a correr atrás do prejuízo.

  5. Naodouonome says:

    Tem a ver com patentes, quem as tinha nos veículos a combustão era a Europa, Japão e EUA, já nos eléctricos….

  6. TugAzeiteiro says:

    Próximas NOKIA… é o que vai acontecer às construtoras Europeias que continuam a dormir! O problema para a implementação, nem é tanto a adoção de novas tecnologias, vimos isso com os Smartphones… mas sim a falta de pontos de carregamento com o cada vez maior número de EV’s na estrada… principalmente com a burocracia toda em volta da construção de novos postos! Isso e de uma vez por todas começar a fiscalizar os que estacionam sem estarem a carregar e cobrarem o chamado “idle fee” para não vermos carros a carregar das 9h às 18h…. ou a noite inteira.

    • PML says:

      Se for é ótimo. A Nokia nunca teve tão bem como agora. Não confundam o mercado de telemóveis, altamente concorrencial, com o da empresa Nokia. Só em Portugal são mais de 2000 engenheiros e garanto que não andam a desenhar telemóveis.

      • Pedro says:

        Até podiam ser 5 milhões de engenheiros em Portugal uma coisa não invalida a outra a Nokia era a maior marca de telemóveis uma das mais influentes e hoje em dia é um 0 perdeu o maior mercado da empresa por simplesmente não acreditar numa nova tecnologia, para uma empresa daquela dimensão não se pode arriscar assim mesmo que não acredites numa tecnologia tens de apostar minimamente em R&D a nokia não fez isso e morreu naquele que era a maior fonte de receita da empresa

        • B@rão Vermelho says:

          Se considerarem só as grandes capitais Europeias e algumas Sul Americanas e Asiáticas então sim o futuro vai ser elétrico, mas o mundo não são só as grandes capitais, a maior parte da população mundial nem daqui a 100 anos vai poder ter carros elétricos, não é porque não queiram é mesmo que a rede elétrica nem consegue marter 24 por dia a rede elétrica sem falhas.

          • Realista says:

            Como assim não estamos preparados?

            Se do dia para a noite todos os veículos terrestres em Portugal mudassem para elétricos o impacto na produção elétrica, no pior dos piores cenários, seria necessário um aumento de 45% da produção de 2021.

            Se fosse necessário combustíveis sintéticos era preciso o dobro e hidrogénio o triplo da produção elétrica (estes dois no melhor cenário possível).

            É ridículo afirmar que rede elétrica não consegue manter as casas na hora do jantar com os fogões ligados.

          • JL says:

            Ou o dobro para o hidrogénio e o triplo para os sintéticos.

            Já agora, a rede eléctrica como está e sem alterações já aguenta 1/3 de todos os veículos.

          • Pedro says:

            Amigo se não conseguem manter a rede eletrica 24 horas sem falhas como é que mantém as bombas de gasolina ahahahah

          • Realista says:

            @Pedro Bem visto Sr. Pedro… xD

          • Yamahia says:

            Amigo as bombas têm geradores. Precisam patavina d a electricidade da rede looolooolo

          • JL says:

            Algumas, e as refinarias e poços também têm?

          • Yamahia says:

            Também
            Em alto mar usam exclusivamente geradores a gás natural produzido no local como combustível para alimentar turbinas a gás. Essas turbinas acionam geradores elétricos para produzir eletricidade. E turbinas a vapor, o petróleo ou gás natural extraído é utilizado para gerar vapor, que, por sua vez, aciona turbinas a vapor ligadas a geradores.

            Em terra usam geradores a diesel e algumas ligam-se à rede eléctrica se estiver acessível, mas nunca dispensam o gerador de backup, tal como as estações de serviço dignas desse nome!

          • JL says:

            Exato, é tudo isso é muito limpinho e até vai dizer que é mais eficiente que uma central de ciclo combinado, tanto que essas emissões nunca entram nas suas contas; de tão poucas que são. Looooool

        • Pedro says:

          Portanto estamos a falar de países de 3º mundo que não têm uma rede elétrica funcional mas vão ter geradores em cada bomba totalmente operacionais que por acaso usam o mesmo combustível que a bomba vende se não for la ninguem durante uma semana eles acabam com o próprio combustível ahahahhaah tens de me dizer qual é o pais que não tem uma rede elétrica nas bombas e tem as bombas a funcionar a geradores estou bastante curioso para ir visitar este negocio do seculo 21.

          • Yamahia says:

            Era para mim?! Não é preciso estar no 3º mundo para ter que lidar com uma falha de energia e os geradores não são para trabalhar 24/24. Apenas estão lá para o “just in case” tal como estão nos datacenters (estes últimos é um arsenal deles)

      • 100Tostão says:

        @PML
        “A Nokia nunca teve”
        Já não tem?
        Não confunda!

  7. freakonaleash says:

    O único carro chinês que vejo à venda na UE com boa relação preço é o MG4…o resto dos carros chineses praticam preços tão ou mais disparatados que os fabricantes ocidentais para a gama elétrica. Agora quando os chineses começarem a fabricar os carros na europa aí sim poderemos ver preços verdadeiramente competitivos!

  8. Miguel Porto says:

    Também diziam que as motas chinesas não valiam nada, que perdem peças, avariam muito e olha… andam aí e bem. Se o Ford diz isto é porque sabe o que vem aí.

    • Mr. Y says:

      O homem não pode estar mal informado porque até tem um relógio em cada pulso 🙂

    • B@rão Vermelho says:

      A quanto tempo tens motas chinesas a venda na Europa, vs Japonesas e europeias?
      Diz-me qual é a mota chinesa que vale mais a pena que uma das outras?
      A Zontes as motas até parecem a ter qualidade, mas pelo preço pedido acho caras vs a qualidade custo beneficio.

      • Yamahia says:

        Nunca trocaria mas tb não são assim tão más:
        “Também não podemos deixar de referir a estreia da marca chinesa Kove.

        Três “rookies” iniciaram esta edição aos comandos de motos da marca chinesa. Foram eles Sunier Sunier, Deng Liansong e ainda Fang Mingji. Todos chegaram ao fim desta grandiosa aventura saudita, tendo terminado o Rali Dakar, respetivamente, em 46º, 67º e ainda 77º.”
        https://motojornal.pt/dakar-2023-kevin-benavides-e-o-grande-vencedor/
        Deve dar para o gasto eheh

      • Miguel Porto says:

        As motas chinesas andam aí em força há cerca de 4 ou 5 anos. Andam sempre uns euros abaixo da referência japonesa.
        Mas andam e avariam como as outras.
        Agora todos sabemos que a qualidade paga-se.

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