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Entusiasta da manete das velocidades? Toyota quer uma caixa manual falsa para os elétricos

                                    
                                

Imagem: Unsplash

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rambo says:

    Estou com pena dos carros a combustao agora. Lembro do meu primeiro carro a combustao. Se eu pudesse eu comprava ele devolta para recordacao e sair com ele vez enquando. Gostaria que a evolucao nao deixasse de olhar para tras tambem

    • Rrrrrrr says:

      Vamos todos comprar uma carroça e andar de cavalo ao fim de semana… e enviar uns telegramas tb 😉

      • Rambo says:

        Parem de desvalorizar o carro a combustao. Voces nem sabem como és um barulho do motor cross de um carro esportivo. Prefiro andar de ferrari, lamborghini, mazda, nissan GT, carros esportivos a gasolina com motores cross que um carro eletrico popular sem graca.

        • Koso says:

          Ora se todos pensassem como tu, voltávamos atrás e não haveria combate às alterações climáticas. Vendi o meu primeiro carro há pouco tempo, sei que vou sentir saudades mas agora tenho um Yaris híbrido e não estou arrependido pois a mudança é por uma causa maior.

          • Nuno says:

            Era bom que pudéssemos todos ter dinheiro para deixar de usar carros a combustão…

          • JL says:

            Sim, até porque continuar literalmente a queimar dinheiro não vai dar.

          • Nuno says:

            Queimar dinheiro é gastar mais na aquisição de um EV do que num ICE com 200.000km de gasóleo incluído…

          • JL says:

            Só se comparar com um carro de baixa gama a combustão com um de gama mais alta electrico.

          • Nuno says:

            Dei 39.000€ por uma carrinha Arteon R-Line. Quanto custa um EV equivalente?
            E qual a carrinha a ser seguir a esta se é de ganga baixa?

          • JL says:

            Deu em segunda mão, porque novo custa muito mais.

          • Nuno says:

            Não sei se achas que os outros são todos parvos ou se estás apenas a disfarçar…
            É óbvio que falo de um carro novo! Nem faria sentido outra comparação. E continuo à espera do preço de um EV equivalente ou, caso este carro seja de gama baixa, que outra carinha poderia ter comprado à VW…

          • JL says:

            Quanto custa agora ?

          • Nuno says:

            Não comprei agora mas no site está 4.652€ mais caro do que quando o comprei.
            Estava a 54.000€ e comprei por 39.000€ e acredito que o mesmo desconto se consiga já que o meu cunhado comprou uma igual algum tempo depois e pagou mais 2.000€ quando estava no site a 56.000€.
            E podemos saber qual a gama superior para uma carrinha destas e qual o preço de um EV equivalente ou nem por isso?
            Não nos podemos esquecer que apesar de algumas marcas venderem os carros com preço fixo como os produtos na prateleira do supermercado, outras têm uma estrutura a manter e os preços são negociáveis com maior vantagem para o comprador quando as vendas estão mais baixas (apesar de ser parcialmente anulada pelo aumento do preço anunciado).
            E para quem ache estranho um desconto tão grande, basta ver que o A5 Sportsback S-Line com mais potência, já com Mild-Hybrid, tem um preço de tabela mais barato que este pelo que é óbvio que este preço está inflacionado precisamente para vender à conta do grande desconto.

          • JL says:

            Nesse caso não sabemos, primeiros temos de comprar com descontos de 15 mil euros.

            Não porque nos ve ainda não existe no formato carrinha.

          • JL says:

            No máximo temos de comparar com outros ve, mas primeiro precisamos de obter o valor de desconto.

          • Nuno says:

            Não tens de comparar com descontos de 15.000€. Tens é de comparar com os preços que se consegue.
            E esquece ser a carrinha. Tens a versão carro também. Quanto custa um VE equivalente ao carro Arteon?

          • JL says:

            Nesse caso custa 40 mil tambem.

          • Nuno says:

            E pode saber-se que carro é esse?
            Ou contradizes o que os outros dizem não só sem saber de que carros falam como também sem dizer quais as alternativas a que te referes?

          • JL says:

            Tesla Model 3 por exemplo. Existem mais, é questão de se pedir cotação.

          • Realista says:

            O VW Arteon foi bem comprado em 2019.

            Em 2023 o negócio já não é bom, porque agora com o mesmo valor já se compra veículos equivalentes BEV pelo mesmo preço equivalente, a começar pelo VW ID.5 a terminar no Tesla Model 3.

          • Nuno says:

            Não me levem a mal mas temos conceitos de “equivalente” bastante diferentes…
            Não considero um model 3 equivalente de forma nenhuma a um Arteon.
            Se o é, porque não falamos de uma Megane ou de um Leon?
            Já entraram num model 3 e num Arteon? O que têm os carros de equivalente na vossa opinião?

          • Realista says:

            Para começar:

            O Arteon é um Sedan;
            O Model S é um Sedan;
            O ID.5 é um Sedan;
            O Megane é um SUV;
            O Seat Leon é um Hachback.

            Assim a comparar tens de comparar os carros da mesma categoria.

          • JL says:

            Pelo mesmo valor do Aerton também tem o Bmw I4.

          • Nuno says:

            Lá está. É como disse antes. Temos conceitos de “equivalente” diferentes.
            Para uns, ser equivalente é ser da mesma categoria, para mim é ter características práticas e de acabamento semelhantes…

          • Nuno says:

            Quando falas do bmw i4 estás a ignorar que paguei 39.000€ pelo Arteon ou a bmw também está a praticar descontos elevados nesse modelo? É que ainda não fez 15 dias que 52.000€ e uns trocos era o mínimo que arranjava aqui na zona sem contar com as taxas e despesas iniciais.
            Não foi à toa que disse que um EV custa o mesmo que um ICE com 200.000Kms incluídos…
            Mas se sabes alguma coisa que eu não saiba diz ao menos qual o stand que sou capaz de estar interessado.

          • JL says:

            Estou a considerar o preço de ambos, o que pagou pouco interessa.

          • JL says:

            E não, não faz 200 mil kms com essa diferença.

          • Nuno says:

            Bem, se o que se paga por um ICE não faz diferença então os EVs são de longe melhores. Se é para ignorar a aquisição…
            Pois não, com os 12.000€ só faço 150.000kms.

          • JL says:

            Também não faz , a não ser que não i leve à oficina, não pague impostos e não mude de pneus.

          • Nuno says:

            Há 2 coisas fantásticas sobre quem tem um ICE…
            A primeira é não precisarem de trocar pneus no carro. Deve ser por serem mais leves.
            A segunda é eu saber ao cêntimo quanto gasto com cada um dos meus carros e motas e um estranho qualquer na internet achar que sabe mais do que eu só porque o carro dele leva uma bateria em vez de gasóleo…

          • JL says:

            Você é que não considerou os pneus, não eu.

            Mas os que têm agora uma bateria em vez de gasóleo, já tiveram gasóleo em vez de bateria, e sabem muito bem os custos de um e de outro.

          • JL says:

            Já agora, pneus é igual, mesmo que seja mais pesado, que nem sempre, o caso da sua aerton até é mais pesada que alguns ve aqui mencionados, o intervalo de troca de pneus até é inferior, o peso pouco influi, já que usam pneus também maiores.

          • Nuno says:

            Ai agora os pneus é igual? Até parece que fui eu que puxei do argumento dos pneus…
            Às tantas vamos a ver e os VE também não fazem 150.000Kms de borla e alguém se está a esquecer disso.

          • Realista says:

            Errado.

            Um banco de um camião TIR têm mais funções e é mais confortável para o condutor que qualquer banco de Sedan mas tu nem sequer vais à IVECO quando estás à procura de carro, porque a categoria do veículo interessa… e interessa muito.

            E sem esquecer que os veículos profissionais tendem a ter materiais mais resistentes, mais duradouros devido à utilização mais intensiva que possuem. Também não te estou a ver com esses argumentos a entrar na VW e a testar a Crafter Cargo.

            Assim, é a categoria do carro que te permite a melhor comparação de veículos. Por exemplo comparar um Aston Martin Mini a com um BMW 520d apesar de o primeiro ser extremamente luxuoso não se compara ao BMW em termos de espaço, preço, manobrabilidade, consumos, potência, etc… e portanto não faz sentido estar a comparar os dois diretamente porque são categorias diferentes.

            E já agora não posso deixar de constatar que acabas de referir_

            “Há 2 coisas fantásticas sobre quem tem um ICE…
            A primeira é não precisarem de trocar pneus no carro. Deve ser por serem mais leves.”

            Estas a referir que as empresas de trocas de pneus são um embuste?? Andei eu a trocar de pneus à toa estas décadas todas…

            Por favor não te esqueças que quem têm um elétrico também já teve vários a combustão e portanto sabe comparar muito melhor que tu as situações pelo seu acumular de experiência. É verdade que existem casos em que nem sempre se aplica alguns raciocínios, mas na grande esmagadora maioria dos casos, aplica-se e não há volta a dar.

            Assim, dito isto, mesmo que metas hoje uns pneus num veículo a combustão e deixes o carro na garagem parado durante 10 anos, vais precisar de trocar de pneus porque todos os pneus possuem prazo de validade. Podes andar na mesma com eles, mas corres o risco de rebentarem e teres um acidente grave. Mas isto é válido para todos os veículos sejam a combustão ou elétricos.

            A verdade é que os veículos elétricos gastam mais pneus por serem mais pesados e devido a terem uma aceleração instantânea. No entanto para condução normal um pneu de um elétrico pode durar mais que muitos pneus de veículos a combustão pois por exemplo existem casos onde se utilizar pneus low cost estes só duram em média 10.000km nos veículos a combustão (e eu tive vários destes!!) outros 40.000km ou 50.000km dependendo da utilização assim como acontece com os veículos elétricos.

            No entanto já algumas empresas de pneus que referem que os pneus dos elétricos até duram mais que os de combustão, por exemplo a Nokian (empresa produtora de pneus fyi) refere precisamente isso:

            https://www.nokiantyres.com/company/news-article/there-is-a-common-misconception-related-to-electric-cars-in-reality-tires-will-last-for-a-long-time/

            “– Tires on a modern electric car will wear down much slower than in a car with a traditional internal combustion engine. This is due to good traction control. The driver assist systems reduce slipping by utilizing the electric motor’s rapid power adjustment. This system is much quicker than in ICE vehicles, where it is based on braking and limiting engine RPM, Liukkula says.”

            Da minha experiência não te posso dizer se é verdade ou não, porque o meu carro ainda é demasiado recente para ter necessidade de trocar os pneus (a nível de km ou de tempo).

            E sim, devido à nossa experiência acumulada de anos a utilizar veículos a internet consegue saber se um carro a combustão gasta mais ou não que um elétrico… 😉

          • JL says:

            Sim, são iguais, nunca notei diferença em relação a isso, são um pouco mais caros, mas até duram mais, a regenerativa como é algo suave ajuda a gastar menos.

            Alguns fazem,’tenho um que tem carregamentos gratuitos para sempre nos postos rápidos, em casa e a gastar 5 euros por mês de luz para tudo pouco ou nada conta. Sim tenho painéis solares que até já se rentabilizaram.

          • Realista says:

            @Nuno Tu compraste o teu Arteon por esse preço porque já referiste que tiveste um contacto interno… e como tal, já te referi que foi uma boa compra. No entanto normalmente essas descontos não estão assim acessíveis e é o mesmo que eu te dizer que para mim um Tesla Model 3 fica-me por €32.500 sem regatear porque eu compro por empresa e empresas deduzem o IVA.

            O que tiveste acesso foi ao desconto de frota das empresas – que é normal – basta entrares em qualquer stand de qualquer marca e dizeres que queres ver carros para empresas e perguntam-te quantos veículos existem na empresa – Se for superior a 3 dão-te 25% de desconto sobre o PVP. Eu comprei um Renault assim, estava por €35.000 pvp e comprei por €24.900 (este limite existe por causa da tributação autónoma).

            Mais uma vez o desconto que tiveste acesso não é válido para o público em geral e aconteceu porque a VW até tinha necessidade de escoar stock (E por causa disso o Arteon até foi descontinuado).

            Que compraste bem, compraste! Mas não podes comparar a tua situação com o panorama geral, pois como referi se for hoje à Tesla o model 3 também me fica por €32.500 e sem regatear, não é por ter um contacto dentro da empresa.

            😉

          • Nuno says:

            Não tive contacto nenhum interno. Disseram-me que a VW estava a fazer bons descontos na Arteon. Fui à VW de Leiria e fiz negócio. O meu cunhado de Lisboa fez o mesmo na VW das Caldas e teve um desconto idêntico uns meses depois.
            Quanto aos pneus, não falei deles porque ambos os carros gastam pneus.
            Quanto à categoria, o que quis dizer é que 2 sedan não são automaticamente equivalentes. Basta ver que um dos exemplos que deram tem uns 30cm a menos em comprimento!
            Um A3, um A4 e um A6, um BMW Série 7 e um Chevrolet Cruze são todos sedan. São equivalentes?
            Um Qashqai é equivalente a um X5M?

          • Realista says:

            O Arteon foi vendido a esse preço porque a VW estava desesperada para o despachar… tanto assim o é que ele foi descontinuado.

            Não confundas as situações. 😉

          • Nuno says:

            Vai ser descontinuado em 2024 e no início de 2021 já faziam descontos de 15.000€…
            Lá estão vocês sempre a exagerar como se sem isso não tenham razão…

        • JL says:

          Você é que está a desvalorizar, se não fossem os avanços da tecnologia, nem sabia o que eram esses carros. Portanto decida-se.

    • AJ says:

      pois é, até deviam considerar uma manivela de arranque falsa para lembrar os velhos tempos do Model T

    • JL says:

      Eu também me lembro do primeiro, do segundo e de todos os outros, ainda bem que mundo evolui, só de pensar nas latas que tive e do dinheiro que gastei com elas, alguns só tenho pena de não me ter desfeito muito antes. LOOL

    • Stanley says:

      Veículos a combustão podem ser divertidos, e remetem ao passado infanto/juvenil de muitos.

  2. luisa says:

    Então mas vocês não andavam a passar noticias de que a toyota não era muito apologista dos eléctricos e que não iria apostar em carros electricos? E agora vai fazer manetes falsas para eléctricos?

    • JL says:

      Sensacionalismos, foram os que começaram mais cedo a eletrificação, já invenstem neles há 30 anos, apesar de que na ultima década tenha pedido ajuda a outras marcas, como é o caso da Tesla.

    • João says:

      A Toyota está mais perdida do que cego em tiroteio.

    • Koso says:

      Devem estar a incluir na “gama elétricos” os híbridos a eletricidade visto que também têm caixa automática CVT… Mas eu penso que a maior aposta na eletrificação será no combustível hidrogénio. A toyota já tem a tecnologia nalguns modelos de competição e no Mirai. Agora é massificar a quantidade de hidrogénio líquido para arrancar com a produção dos motores em larga escala e deixar os elétricos a baterias de iões de lítio para trás. Corrijam-me se estou enganado.

      • JL says:

        Sim, está enganado, o único carro que a toyota tem a hidrogénio e que é funcional é o mira, que é eléctrico e também tem bateria de lítio.

        Hidrogénio líquido não funciona em carros, já viu o que era ter um carro que abastece agora, com cerca de 210 euros, custo atual para 7 kilos, e tem 12 a 17 horas para usar esse hidrogénio em no máximo 200 kms ? Senão ele é ventilado para a atmosfera ?

        O mirai usa hidrogénio em gás, esse sim tem mais autonomia, cerca de 350 a 450 kms reais, e já dura alguns meses com os tanques cheios.

        • Koso says:

          https ://www.motor24.pt/marcas/toyota-e-a-primeira-a-usar-hidrogenio-liquido-num-carro-com-motor-de-combustao/1592111/#:~:text=A%20Toyota%20foi%20a%20primeira%20marca%20a%20utilizar,Taikyu%20no%20Jap%C3%A3o%2C%20realizado%20no%20circuito%20de%20Fuji. 😉

          • JL says:

            Errado, não foi a primeira,
            Há quase 20 anos já a bmw tinha isso, procure por BMW hydrogen 7, enquanto a toyota tem apenas um carro com isso, e a passar vergonhas, a BMW teve 100 carros entregues a utilizadores para testar a viabilidade da solução.

          • Miguel says:

            Parece-me que estão a par, especialmente porque a Toyota já usa a tecnologia em competição e é parceira da BMW

          • JL says:

            A parceria com a bmw é para lhes vender as pilhas de combustível que vão usar no X5, tal como têm com outros, como a CaetanoBus.

  3. Grunho says:

    Sai mais barato fazer “vrrum vrrum” com a boca enquanto se conduz. E faz o mesmo efeito.

  4. JL says:

    Tá visto que a toyota será para sempre a marca associada aos velhos do restelo. ahahaha

  5. João says:

    Que Coisa mais estúpida. Coloca fumos falsos, vibração falsa e cheiro falso também. Como as pessoas emburreceram.

  6. Santos says:

    Se me vendessem um elétrico que fizesse barulho idêntico ao de um a combustão, mandava-o era pra sucata.
    Diz o ditado que: O silêncio é de ouro.

    E de a desculpa de que é para ser ouvido pelos outros condutores, basta andarem com atenção à estrada (emvez de olharem p’ro tlm) que já se resolve.

    • B@rão Vermelho says:

      Claro só há acidentes desde a massificação dos telemóveis ,antes não havia, vamos também vamos obrigar as mulheres a usar burcas que um bom par de pernas também faz desviar a atenção da estrada e colocares barreiras ao lado de todas as estrada para não teres a tentação de olhar para uma bela paisagem

    • Yamahia says:

      A 100 kmh qual a diferença de dB entre um elektro e um a combustão?

      • JL says:

        Cerca de metade em termos de dB, e não de barulho, se é que me entende.

        https://www.vehiclecontracts.co.uk/blog/could-evs-solve-the-uks-noise-pollution-problem/

        • Yamahia says:

          Portanto mais um estudo falacioso.
          O ruido proveniente do tráfego intenso em cidades é caracterizado sobretudo pelo rolamento ( 60 dB e 70 dB) e pelas buzinas (90 dB a 100 dB)! Não têm buzinas os elektros?
          Os Londrinos sofrem à noite mais por causa do people que fala nas imediações dos bares (10 a falar na calma bastam para atingir 70 a 80 dB e se um ou dois deles gritar, é suficiente para a coisa ultrapassar os 100dB) do que propriamente pelo tráfego automóvel (50 km/h pode estar na faixa de 60 a 70 dB a uma distância típica de observação) !

          Portanto os BEV não vão resolver coisa nenhuma neste quesito. Porque produzem um ruido quase semelhante (entre 50 dB e 70 dB, com o AVAS desligado eheh)

          O próprio estudo mete os pés pelas mãos ao afirmar que de acordo com a lei do AVAS os EV’s e híbritos são obrigados a produzir um mínimo de 56dB quando circulem abaixo de 12mph (20 kms/h) e antes tinham alertado para que a poluição sonora nocturna acima dos 50dB provoca distúrbios no sono e afecta a saúde das pessoas. Pois a essa velocidade um carro a combustão não emite mais que um leve ronronar, logo os carros EV’s são piores. Nem quero imaginar se andasse meia dúzia deles aqui a cirandar-me o quarteirão durante a noite. Certamente não iria conseguir pregar olho e seria gravemente prejudicado.
          É acabar com isso já, antes que seja tarde demais! lool

          A velocidades de 90/120 o ruido de rolamento dos pneus e vento abafam facilmente o ruido do motor do ICE, portanto tanto o ICE como o BEV produzem tendencialmente o mesmo ruido neste cenário, salvo que, devido ao peso excessivo, o BEV tem propensão para ser mais barulhento a estas velocidades.

          • JL says:

            Bem me parecia que ia trocar tudo.

            Leia outra vez. E escreva menos, ou seja,
            Invente menos, se precisar de tradutor diga.

          • Yamahia says:

            Meu amigo, não está nada trocado. O artigo refere claramente que ruidos provocado pelos carros durante a noite acima de 50dB é muito prejudicial para a saúde dos humanos.
            Mais à frente o mesmo artigo indica que por lei o AVAS tem q andar ligado a debitar 56dB como mínimo qd o carro elektro circule até 20kms/h e que o elektro vai ser a salvação do ruido em Londres.
            Hilariante

          • JL says:

            Exacto, parece que já la chegou.

  7. Koso says:

    LOL

    Para aficionados do trabalho (ou esforço inútil)

  8. JL says:

    O que deviam era preocupar-se com a eficiência dos seus carros que é uma vergonha, a começar no Mirai e no Bz4x, o mirai para a 120 km/h consome quase o dobro do que a 90 km/h e o bz4x não é Muito diferente, tem uma diferença de 45%, coisa nunca vista noutros carros, nem mesmo eléctricos.

    Isto sim devia ser a preocupação principal.

  9. Dani Silva says:

    Não faz grande sentido. Agora que me habituei a conduzir um carro eléctrico, especialmente utilizando quase só o pedal do acelerador (o carro trava quando se larga o acelerador), não quero outra coisa.

    Mudanças é coisa do passado…

    • B@rão Vermelho says:

      Mas qual é o problema?
      Não gostas, não compras, vês como é fácil?
      Eu também me lembro que os utilizadores de um telefone, diziam que era parvo ter telefones grandes que andavam com uma telha no bolço e a gora são só os que vendem mais.
      Eu não sou contra a mobilidade elétrica, mas ver uma corrida de formula 1 e uma corrida de formula E, é a mesma coisa que comer pão sem sal com manteiga sem sal, ou ver uma corrida de Moto GP e ver de Moto E, não há comparação, eu compreendo e respeito quem ache o contrário, para quem realmente gosta de desporto motorizado ouvir o “barulho” dos escapes é musica para os nossos ouvidos.
      Eu também não compreendo porquê se vende vinho ou tabaco, mas há quem goste.
      Eu comprei mota no ano passado podia comprar com DCT, até havia uma promoção na altura, mas para mim parte do prazer que tenho a pilotar uma mota é esse mesmo a utilização da embriaguem, eu gosto mas tenho amigos que não gostão.

      • JL says:

        Gostei da resposta “mete na borda do prato” boa, curioso, interessante. Looooool

        Não é isso que dizem os adeptos da fórmula E, senão não eram adeptos.

        Como vê há espaço para todos e para todos os gostos, afinal só temos de respeitar.

        Eu não sou contra a esta opção da toyota, ja o disse atrás, só sou contra em relação às suas prioridades, já que para mim, carros eléctricos ineficientes não vale a pena, e está é uma média que mais uma vez, não abona a favor da eficiência. Nesse aspecto e tirando alguns híbridos a toyota é uma autêntica desgraça.

    • JL says:

      É um pouco como quem muda de manual para automática, até hoje nunca vi ninguém dizer que queria voltar atrás.

      • B@rão Vermelho says:

        Claro que há adeptos de formula E, formula 2 e 3, até há adeptos de corridas de cortadores de relva, e do Sporting que ganha de 20 em 20 anos.
        Eu já fui Taxista aos fins de semana, trabalhei com Mercedes C 220 os 190D e os 240D, o mais confortável de todos era o 240D, mas o melhor para trabalhar era o C220 automático, para andares no para arranca não há duvidas que é o melhor, para mim não me desagrada por mudanças, para mim, o meu anterior carro era um Smart fortwo de caixa automática e tive o carro quase 10 anos, depois tive a necessidade de comprar uma carrinha comercial Dacia Dooker, , para se adequar as minhas necessidades, e não faz sentido ter dois carros a combustão , como vez não tenho carro para mostrar aos outros tenho carro para as minhas necessidades que são seguramente diferentes das tuas, estou quase a acabar a construção da minha casa, depois vai ser mobilar a casa e de seguida então a compra de o VE, mas mantendo a carrinha, para os meus projetos apenas VE não consigo, como vez nada é ineficiente a não sere que consideres que o sol gira a tua volta.

        • JL says:

          Por não girar à minha volta é que disse o que disse.

          No início também mantive o meu anterior a diesel, já que a confiança era baixa, até que depois de uns anos desfiz me dele.

  10. Rui says:

    Tanta crítica aos condutores de carros a combustão…
    Mas imagino que todos os condutores de EV’s antes andavam a pé e não poluiam! E alguns não fumam, fazem churrascos, usam gaz em casa, …
    Deviam era criticar os barcos de cruzeiro que poluem o equivalente a 12 mil automóveis. E aviões e autocarros a combustão, maquinaria pesada, indústria da distribuição, …
    Aprendam que se as pessoas não têm dinheiro ou motivos para trocar de veículo, não faz sentido trocar (PONTO).
    A verdadeira solução é acabar com os automóveis e usar transportes públicos com sistemas ecológicos, a hidrogênio, eléctricos, …
    Patrocinar a indústria automóvel é pagarmos fábricas, mão de obra, despedimentos, os descontos nos impostos, …
    Até parece que mudar de viatura não tem custos e não polui. Os materiais não nascem no chão da fábrica!
    Se querem ser ecológicos, por vezes manter o que se tem em boa condição e durante mais tempo é melhor que trocar!
    Não digo que se aplique a todos os veículos em circulação!

    • JL says:

      Onde estão essas críticas ?

    • Mr. Y says:

      Não sei onde vês as críticas aos condutores a combustão. Seguramente, todos os que conduzem um eléctrico já têm um passado com os carros a combustão. As pessoas é que levam para o lado pessoal, sem sentido nenhum…

      Sim, tens razão! Não são os carros eléctricos que resolvem o problema do trânsito. Não é esssa substituição que o resolve mas sim com o reforço dos transportes públicos quer em termos de frequência quer na rede que cobrem. Além disso, dever-se-ia apostar em mais parques de estacionamento para se poder usar o transporte público, normalmente nas periferias e se pretende ir para o centro da cidade.
      Agora seguramente que reduzem, e muito, a poluição do ar e a sonora.

  11. Carlos Silva says:

    Ahhh já estou mesmo a ver a malta dentro do carro a meter uma abaixo e a fazer o barulho com os lábios do motor e a perdigotar o vidro todo. BAMM BAM …. BAAMMMMMMMMMMMMMMMMMMM….. TU TUTU TU TUTUUUU.

  12. Nuno says:

    em 2022, os 218 navios de cruzeiro que navegaram na Europa emitiram mais óxidos de enxofre do que o equivalente a mil milhões de carros.

  13. Nuno says:

    Os carros eléctricos são feitos de quê? plástico, metais e muitas baterias. kilos de baterias de metais raros e poluentes. Os carros vão passar a ser um electrodoméstico que se deita fora 2 anos depois de acabar a garantia…

    • JL says:

      E os a combustão são feitos de quê ? Couves e batatas ?

      É que esses segundo os ambientalistas usam 300 a 400x mais recursos.

    • Realista says:

      Não se fazem reparações de automóveis na sua zona?

      É que se não fazem deve ser complicado ter de deitar fora os fumarentos ao fim de 20.000km…

      • Nuno says:

        Essa referência a 20.000km vem de onde?

        • Realista says:

          Entendes melhor tempo em vez de quilometragem?

          • Nuno says:

            Só quis perceber o que se passa com os fumarentos ao fim de 20.000km já que com os meus não se passa nada…

          • JL says:

            Porque têm de ir à revisão….

          • Nuno says:

            A revisão não é uma reparação…
            E os meus carros desde 2010 fazem-na a cada 30.000km apenas.

          • JL says:

            É feita pelas mesmas pessoas.

          • Realista says:

            Como trocar peças de desgaste antes que danifiquem ou levem a uma paragem do sistema geral é considerado uma manutenção, assim se substituíres um componente qualquer por antecipação podes dizer que o teu carro nunca foi reparado… só fez manutenções! Aliás até podes trocar a junta da colaça por antecipação que dessa forma é só uma manutenção e não uma reparação. lolol

            Isto é só manobra de semântica.

            Basicamente o teu carro precisa de trocar componentes de X em X quilómetros ou de Y em Y tempo como qualquer outro veículo independentemente do tipo de propulsão.

            Assim como tu não trocas de carro de X em X quilómetros ou de Y em Y tempo, se um veículo elétrico necessitar de trocar um componente, tal como um modulo da bateria em vez da bateria toda, também o pode fazer não sendo necessário deitar o carro todo ao lixo da mesma forma como fazes no fumarento…

        • Nuno says:

          Sim. Mas porque chamam reparação a uma revisão quando se trata de um ICE?
          E porque perguntam se os deitam fora ao fim de 20.000kms?
          E porque baixam o valor dos kms entre revisões também?
          Parece que têm de exagerar em tudo para ter razão… Porque será…

          • JL says:

            Porque é feita pelos mesmos, revisão é uma coisa, reparação é outra.

            Foi você que disse que tinham de deitar fora os eléctricos ao fim de 2 anos.

            Depende do carro,
            Há os que fazem as revisões aos 15 mil, 20 mil, 30 e até 40 mil, e até há aqueles em que não têm plano de manutenções.

          • JL says:

            Quem exagerou não fomos nós, ao dizer o que disse, 2 anos ? Porquê 2 anos ?

          • Nuno says:

            Não, não fui. Foi outro Nuno. Eu só questionei o porquê de chamarem reparação a uma revisão e o porquê de falarem em 20.000km quando hoje em dia as revisões podem ser de 30.000km…

          • JL says:

            Como têm exatamente o mesmo nick, não dá para saber qual foi.

            Depende da interpretação, retirar uma peça e colocar uma nova, para mim tanto podem chamar reparação como manutenção.

            Sim, e até ha como menos é mais intervalo, a média deve andar pelos 20 mil, aliás, a média deve andar pelos 10 mil, já que é feita uma vez por ano e a média de kms que o português faz não chega a 10 mil
            Kms.

          • Nuno says:

            Pois, quem faça poucos kms e vá lá 1x por ano gasta mais que eu… Faço entre 40 a 50 mil por ano pelo que normalmente vou à revisão só 3 a 5 vezes com cada carro e não costumo ficar com eles além de 3 anos. É com base nessas contas que comento por aqui… A Arteon leva 64.000km e ainda não fez ano e meio.

          • Realista says:

            A quantidade de peças que vais necessitar de trocar compensa largamente um elétrico…

          • Nuno says:

            Pelas minhas contas e tendo em conta a utilização que dou, não me compensa nem lá perto…
            Não costumo ter carros acima de 200.000km e honestamente acho que vocês exageram um “bocadinho”…
            Basta ver a minha Arteon que quando a despachar ainda vou vender quase ao mesmo preço…
            Já quem tenha comprado um elétrico daquela marca que baixou 10.000€ o preço já perde mais que eu.

          • JL says:

            Sem procurar muito encontra arteon com 200 mil kms, 3 a 4 anos por 20 mil euros.

            Tesla model 3 da mesma altura e kms acima de 30 mil. Portanto, os teslas que são teslas até desvalorizam menos.

          • Nuno says:

            A Arteon vai seguir antes dos 120.000Km e antes dos 3 anos se tudo correr como previsto. E até se encontram mais baratas, mas eu não vendo à oferta mais barata da mesma forma que não compro à oferta mais cara.
            Quanto à desvalorização, quando o valor em novo cai 10.000€, o valor em usado também cai. Não há milagres e é transversal a todas as marcas e todos os produtos.

          • JL says:

            Cai mas não na mesma propulsão, ate porque baixaram mas também trazem menos equipamento.

          • Realista says:

            Não vendes ao mesmo preço, porque existem mais pessoas/empresas que compraram a esse preço para além de que existem os usados e importados que são mais baratos…

            Também pensei que depois do desconto que tive iria vender sem perder dinheiro, mas proposta atrás de proposta o valor que recebia nadava sempre dentro dos mesmos valores e sempre propostas de stands, e apesar de publicitar (olx, piscapisca, standvirtual, redes sociais, etc) a maioria dos particulares não mostravam interesse pois não possuem dinheiro para andarem a comprar a pronto e eu não estava a fazer preços de venda igual a stand eu estava a colocar
            à venda 8 a 10% a mais sobre o valor que os stands queriam dar por ele.

            Aliás, se pesquisares pelo pisca-pisca o Arteon mais caro de 2019 está a ser vendido por um stand um valor de €37.000 (40.000km) e a este preço o stand já está a colocar a sua margem (que geralmente anda na volta dos 50% a 60% sobre o preço de compra) portanto os preços de venda para stands comprarem a um particular devem andar nos €25.000 a €27.000. No entanto o teu é mais antigo e com mais quilómetros, portanto podes contar com preços de compra a particulares na ordem dos €19.000 a €22.000…

            Pode ser que consigas vender a particular que tenha capitais próprios, mas eu pelo menos não consegui e eram valores menores.

          • Nuno says:

            Mais antigo? Não deves estar a falar para mim, pois não?
            Acabei de dizer que o vou despachar antes dos 3 anos!

          • Realista says:

            Estas a entrar em contradição:

            1# Dizes que como a Tesla desceu os preços tal facto faz desvalorizar o mercado dos usados, no entanto o Arteon que foi vendido a preço de saldo porque têm fracas vendas e irá ser descontinuado, esse já se consegue vender ao preço de mercado… Agora as forças de mercado só atingem a Tesla?!

            2# Associei a tua compra a 2018. Se foi em 2022 ainda me dás mais razão, porque como as vendas foram fracas em 2022 e este ano 2023, a VW já anuncia que irá descontinuar o modelo em 2024 (para descontinuar o modelo é preciso tempo para terminar contratos de fornecimento de matérias primas). Assim, mais uma vez se conclui que a tua compra foi uma exceção de mercado e não a regra.

            3# Se o Arteon será descontinuado em 2024 significa que muita gente irá também ter a oportunidade de comprar um Arteon a preço de saldo pelo que voltamos ao ponto 1#. A não ser que apareça alguém que compre com capitais próprios E que desconheça o mercado, porque de resto a maioria das ofertas será de stands que possuem as tais margens de 50 a 60% sobre o preço de venda. Assim mesmo que fosse vendido a €50.000 significa que o stand necessitava de o adquirir por €33.000, logo não recuperas o valor pago. Nem mesmo na troca, porque se te valorizarem a mais também estarás a comprar outra viatura mais valorizada e portanto estás sempre a perder dinheiro.

            🙂

          • Nuno says:

            Começas por falar em contradição e largas 3 desconhecimentos de causa… Daqui a uns meses falamos e depois podemos ter dados reais em vez de andar a fazer futurologia como tu para evitar tendências…

          • Realista says:

            Exato…

    • JL says:

      Já agora, a garantia acaba dos 7 aos 10 anos, depende da marca.

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