Marca com menor degradação da bateria não é a Tesla, segundo um estudo com 1300 elétricos
Muito se demonizaram as baterias dos carros elétricos: além de serem dos componentes mais caros, eram aquele que precisaria de ser trocado mais cedo, representando custos adicionais para os proprietários. Segundo um novo estudo, contudo, isto não só não é necessariamente verdade, como a marca com menor degradação da bateria pode surpreender...
A empresa sueca de automóveis usados Kvdbil analisou dados de 1300 veículos elétricos e híbridos plug-in usados para determinar como as baterias dos carros envelheceram. Esta análise é particularmente relevante, tendo em conta o medo associado à potencial degradação do componente.
Além de ter fornecido algumas informações sobre o desempenho dos carros movidos a bateria usados anos depois, a análise ajudou a encontrar o modelo-rei em termos de saúde da bateria.
Kia liderou estudo sobre a saúde da bateria dos carros elétricos
O estudo conduzido pela Kvdbil analisa o Estado de Saúde (em inglês, SoH), uma forma de medir quanta capacidade útil a bateria de um carro elétrico perdeu ao longo do tempo.
Numa amostra de 1366 veículos - 723 veículos elétricos e 643 veículos elétricos híbridos -, oito em cada dez carros estudados mantiveram 90% ou mais da capacidade original da bateria.
Especialmente curioso é o resultado da marca Kia, cujo EV6 apresentou a menor degradação de todos os modelos testados.
Ficámos um pouco surpreendidos por haver tantos que fossem tão bons.
Revelou Martin Reinholdsson, gerente de testes da Kvdbil, segundo o Sweden Herald, explicando que, embora a Kia tenha liderado o estudo, a empresa sueca de automóveis usados concluiu que o estado de saúde da bateria estava mais relacionado com o uso geral e a fatores ambientais do que à fabricante.
Segundo esclareceu, os resultados sobre a saúde da bateria devem-se à "idade, clima, estilo de condução e hábitos de carregamento: eles são fatores bastante importantes no desgaste".
Neste contexto, segue-se o top 10 melhores carros elétricos e híbridos plug-in de entre os modelos analisados:
| Top 10 carros elétricos | Top 10 carros híbridos plug-in |
| Kia EV6 | Kia Sportage |
| Kia e-Niro | Kia Optima |
| Tesla Model Y | Volvo XC60 |
| Opel Mokka-e | Kia Ceed |
| Mazda MX-30 | Volvo V60 |
| Audi Q4 e-tron | Peugeot 3008 |
| Fiat 500e | BMW 530e |
| Volvo XC40 Recharge | Volkswagen Passat GTE |
| Citroën e-C4 | BMW X1 |
| Volkswagen ID 4 | BMW 330e |
Conselhos para retardar a degradação de um componente essencial
À medida que os veículos elétricos envelhecem, vai sendo mostrado que o estabelecido receio de que as baterias precisariam de ser descartadas devido à capacidade útil não se confirma, necessariamente.
Segundo a Kvdbil, o proprietário pode tentar retardar a degradação da bateria não carregando o veículo além de 80% regularmente, evitando carregamentos rápidos sempre que possível, evitando operar em condições climáticas extremas e evitando deixar o carro totalmente carregado por longos períodos.
Leia também:






















BYD não faz parte desse estudo ?
O estudo é para adultos. Crianças não participam. 😀
As crianças faziam as baterias dos nokias nos anos 90…
Os suecos não gostam dos produtos chineses.
“Segundo a Kvdbil, o proprietário pode tentar retardar a degradação da bateria não carregando o veículo além de 80% regularmente, evitando carregamentos rápidos sempre que possível, evitando operar em condições climáticas extremas e evitando deixar o carro totalmente carregado por longos períodos.”
No meu carro a gasóleo não tenho quaisquer cuidados e o depósito mesmo ao fim de 20 anos continua a levar os mesmos litros!
Não que fosse problema até porque um depósito não é nenhuma fortuna.
Sim, principalmente se meter sempre 20 euros, ah espera, a quantidade vai reduzindo…
Pode ir aumentando, depende dos factores macro, da produção de barris e do custo de fracking
Só tem vindo a diminuir.
Isso é certinho um deposito leva sempre o mesmo, agora não tens de ter cuidados nenhuns ahahah? Não faças a manutenção e tempos e horas que tu vais ver ao inicio o depoistio fazia 900km depois faz 700km já é impossível um carro gastar o mesmo depois de 150mil km se não tiveres cuidados então gasta o dobro, o carro vai sempre acumulando carvão no motor que faz o carro gastar mais, e anda sempre a puxar feito louco com o carro que vais ver quanto tempo dura falar de carros a combustão e não ter cuidades deve ser a coisa mais sem sentido que já li não deve haver muita coisa neste mundo que precise de tantos cuidados como um motor a combustão
Quando a acumulação de carvão começar a fazer efeito já mandei 3 baterias para o lixo.
Fala a pessoa que nunca teve um electrifico o meu ja leva 200mil km mesma bateria e com o que já poupei em gasolina deve dar para comprar umas 10 baterias mas são opções há malta que adora dar dinheiro à galp
Não sabia que as baterias eram tão baratas. Verdadeiras pechinchas pelas tuas contas.
Já encontro baterias para o meu por €2000…
Estou a falar de baterias de carros
O meu a combustão com 150.000km ainda não gasta mais de 5.6L/100km…
Quando gastar 10 já qualquer ev está num aterro a poluir os solos…
Como assim, qual EV lhe durou tão pouco ?
Qual durou tão pouco? Diz primeiro qual o ICE que com 150.000km.gasta o dobro…
Já para não falar do mito do carvão acumulado… Assim se vê quem nunca abriu um motor…
O dobro ? Não entendi, os ve gastam sempre o mesmo, os motores eléctricos não têm compressão nem peças de desgaste.
Exato assim se ve quem nunca abriu mesmo um motor para quem diz que um motor não acumula carvão nunca abriu um capot quanto mais um motor ahahahah
Trabalhei 5 anos numa oficina você sabe la as coisas que eu vi ahahahah
Põem-te à frente a ver se não é um carro… lol
Ena, em que carro fez isso ?
Qualquer um serve, pois todos degradam a bateria logo no primeiro ano.
Qualquer um ? Então qual trocou de bateria ?
JL, o homem cujas viaturas elétricas não se degradam e as a combustão “derretem” que nem manteiga ao sol LOOOOL
ps. isto é ironia para os mais lim….o mais limitado.
Onde disse que não degradam ?
E onde disse que derretem ?
Que você é limitado já sabemos.
@Nuno é só imbecis, claro que não gastam nada com carros a diesel (nem é preciso ter 20 anos, basta meia dúzia deles) é só ver as nossas estradas e a quantidade de sucata que aí anda a largar fumo com um cheiro nojento….
Mas é o que temos, felizmente tenho a consciência tranquila nunca comprei carro a Diesel, desde o início que nunca em carros que dependem de filtros para isto e para aquilo, quando chega a altura de fazer as manutenções necessárias é tudo a aldrabar.
É sabido que algumas marcas entre elas a KIA têm uma forma de leitura da Saúde da bateria que atribui 100% quando na realidade serão entre 105 a 110%, ou seja, todos os softwares de leitura da Saúde da bateria apenas conseguem acusar desgaste da bateria abaixo dos 100% mas nunca acusam uma saúde da bateria acima disso. Por isso é bastante natural encontrar veículos com muitos quilómetros ainda com 100% de Saúde da bateria principalmente das marcas aqui mencionadas.
São estudos, com a intenção de promover o carro elétrico. Há 15 ou 20 anos, falava-se que o carro a gás tinha futuro, tinha todas as vantagens em relação ao carro a gasolina ou a diesel. Viu-se o que deu.
Agora, vemos o mesmo em relação aos carros elétricos, até agora, são o melhor do mundo, mas acredito que daqui a 6 ou 8 anos, estes mesmos carros elétricos que estão agora a chegar ao mercado, valerão menos de metade do valor que tem agora.
Tal como num telemóvel, a bateria condiciona a vida e o valor do carro elétrico. E se num telemóvel, com 3 ou 4 anos, ou até antes, a bateria já falha e obriga a trocar de bateria ou de telemóvel. Num carro elétrico não vai ser diferente. E no caso dos carros, teremos carteira para trocar de bateria ou de carro elétrico ao fim de 6 ou 8 anos ? Isso até daria muito jeito à China, mas infelizmente, não temos dinheiro para isso. Por isso, para mim, os carros elétricos ainda não são solução.
O carro a gás tano tinha futuro que está aí para quem o quiser comprar.
E qual é o carro a combustão que ao fim de 8 anos ainda vale metade ?
No caso do a combustão é toda a mecânica, e não é mais barata que as baterias.
Mas porque havia de trocar a bateria antes da garantia acabar ?
Carlos, porquê trocar de bateria ao fim de 6 anos? Continuam com esses mitos…
A gestão de bateria num telemóvel não tem qualquer comparação com a de um automóvel elétrico.
@carlos, comparar bateria de um carro com telemóvel é de quem não faz a mínima ideia do que está a falar.
Muitos dos mitos nascem de falta de conhecimento e de conversas como esta.
Não digo maravilhas de elétricos, mas também não venho mandar bujardas só porque sim
Cromos há por aí muitos… deixem-nos e não percam tempo.
Os veículos no reino Tuga são do pior que temos pela europa, como é óbvio… pior só mesmo na África central… uma vergonha a fiscalização, nem falo nos centros de inspecção.
Um desafio: vão passear pela europa e observem, até mesmo os carros com riscos e amolgadelas…. aqui é supra.
Já parecem os estudos do TGV á 20 anos atrás… Ninguém sabe como o fizeram , só mesmo o resultado do dinheiro que gastaram… Ou seja, (nada útil) Não sabemos que tipo de baterias foram… Que é o mais importante…
Exato, não fui ver o estudo, mas a ser só esta informação, vale pouco ou nada.
Não tenho nenhum preconceito contra os EV (ao contrário de muitos comentadeiros) mas tenho uma dúvida: quantos anos e quantos km tinham os carros e respectivas baterias em teste? Parece-me que era importante saber.
Estudos…..a nova moda e excluem os melhores hehe
Vamos imaginar um cenário simples que ja aconteceu a todos, no final do dia de trabalho, chegar a casa com o carro na “reserva”, seja gasolina, gasoleo, electricidade… e de repente surge algo e temos sair de casa à pressa para fazer 70km, um imprevisto e temos de estar noutro local em 1:00 hora por exemplo…. quem tiver um electrico já ficou AGARRADO!!!! ou será que não ficou?? durante o dia já previa que teria de sair de casa mais tarde com pressa?? como resolvem?
Nessa excepção podes sempre chamar um Uber ou um taxi
Não me aconteceu, mas podia ter acontecido.
Normalmente nunca saio de casa com menos de 30% ou 40%, o que já dá para alguns imprevistos.
Qualquer das formas em 10 ou 20 minutos na maioria dos carros consegues carregar 100 ou 200km.
Se mesmo assim não for suficiente para o imprevisto, agarra um Uber 🙂
Tudo se resolve
Qual é o problema ? Não estou a entender ?
Pois, isso é normal.. Mas existe tolerância, não te preocupes.
porque é que o eléctrico fica “agarrado” e os outros não? parece-me que qualquer um tem de ir reabastecer…
Imagina que vais ter de sair à pressa no teu ICE e o carro não pega porque ficou com a bateria fraca, ou o filtro de partículas voltou a fazer das suas ou o carro simplesmente não funciona apesar do depósito cheio ou está a chegar o tempo de uma nova revisão de troca de óleo, filtros, etc e não tens nos próximos meses, uma tarde ou manhã livre para ir ao mecânico. Achas uma situação destas raras? Como resolves isso?
Acho que aí ja depende um bocadinho da pessoa a malta que anda com o carro na reserva há outros que chega a meio e enchem, mas num eletrico é igual ou deixas chegar a reserva ou chega a meio e carregas eu o meu dá me para a semana toda de trabalho e voltinhas de fim de semana à vontade mas normalmente carrego sempre a meio da semana e no fim de semana raramente vou abaixo dos 150km
Nessa situação pegam no carro de combustão e deixam ve a carregar. Acha que eles não têm um segundo carro, mas atenção não é deles, é da mulher ou dos filhos.
Eu não tenho, e conheço poucos que ainda os mantêm.
E se o a combustão não tiver combustível ?
Fico na dúvida sobre a qualidade das publicações do Pplware assim como sobre a qualidade destes “estudos”…
Pois se uns indicam como fator determinante para a saúde da bateria a forma de condução, já outros indicam que conduzir a abusar é o que lhes dá saúde…
Enfim… Venha o diabo e escolha. Uma coisa é certa… Só mentem quando acham que é preciso…
Então está tudo certo….
Claro que está tudo certo… Publicam 4 artigos em 2 meses a dizer que a condução suave estima as baterias e depois publicam 2 a dizer que o melhor é a condução agressiva…
Óbvio que está tudo bem. Foi o que eu disse!
Quem tem razão não precisa de mentir e quem mente é porque acha que precisa…
Quais são os artigos ?
Porra, não faças nada tu…
Não conheces o Google? Manda-me a tua morada que eu imprimo e entrego-te também em áudio que certamente não saber ler se os mandar só em papel…
Eu faço, até andei à procura e não encontrei os 2 que dizem que estimam a bateria a andar devagar.
Podia publicar aqui.
Já agora, a cena do carvão também contribui para a maior palhaçada que anda aqui, porque se andam devagar ganha carvão, depois andam depressa porque têm de passar os eléctricos, depois já andam devagar outra vez quando se trata de artigos sobre economia e emissões, portanto muitos por aqui andam ao sabor do vento, das 2 uma, ou realmente andam de autocarro e vêem aqui gabar-se que têm um automóvel, ou então enganam-se muito naquilo que por aqui transmitem.
Aí está… mais não digo
Hoje em dia não faltam estudos a dizer tudo e outros a dizer o seu contrário, simplesmente não nos podemos fiar em tudo o que lemos porque metade ou mais, é treta. No caso das baterias e carros elétricos, é normal ainda não se ter um conhecimento muito aprofundado porque são tecnologias relativamente recentes e ainda não houve tempo suficiente para se fazer análises profundas a longo prazo, portanto, é para ler tudo com um grãozinho de sal como dizem os anglo-saxonicos.
Sou um feliz proprietário de um KIA!
O artigo deixou-me com mais questoes do que respostas:
Todos os veiculos usados no estudo tinham a mesma idade? Kilometros? Mesmo tipo de uso?
Que tipo de baterias tinham esses EV? LFP, NMC, NCA?
A marca/modelo usa a tecnica de reserva de buffer da bateria?
Qual o tamando desse buffer?
Devolve ao utilizador parte desse Buffer para que o SOH da bateria se mantenha alto por mais tempo?
Quanto desse buffer é devolvido?
Não estás à espera de um estudo destes te dar essa clareza, pois não?
Este tipo de estudos é para ser usado como der mais jeito…
O estudo propriamente dito tem esses dados, faltam ser divulgados.
Estes “estudos” valem menos do que o papel onde são imprimidos…
a bateria da minha carrinha degrada totalmente em 4 ou 5 anos…é uma miséria
tenho de pagar 80 paus
A vantagem da Tesla já se esfumou há mais de 5 anos. Só os compra quem é viciado na marca e não percebe do mercado.
Vai ver vídeos e investigar um pouco eles não se vendem muito por acaso qualquer pessoa que perca 30 minutos a pesquisar sobre eléctricos e veja vídeos percebe claramente que os tesla são de longe os mais eficientes e os que a bateria tem menos problema mas já agora em que te baseias para dizer isso ?
Então coloque aí a sua visão do mercado…. Estou sempre aberto a visões diferentes… até ando á procura de carroça nova EV