Malásia eliminará impostos associados aos carros elétricos
Embora conste da agenda de alguns países, para já, a Noruega é aquele com maior sucesso quanto à implementação de uma mobilidade elétrica. A Malásia inspirou-se e, no sentido de seguir o mesmo caminho, eliminará todos os impostos associados aos carros elétricos.
O país conta com 32 milhões de habitantes e quer acolher, plenamente, a mobilidade elétrica.
A Noruega é o país que regista maior sucesso na transição elétrica, correspondendo a sua taxa de penetração a mais de 80% - percentagem que inclui apenas carros puramente elétricos. Ora, a aposta e implementação de políticas de apoio refletiram-se numa massificada adoção de veículos.
Pelo mesmo caminho quer seguir a Malásia. Embora tenha uma população muito maior, de 32 milhões de habitantes, eliminará os impostos sobre os carros elétricos e abraçará a mobilidade elétrica. A novidade foi dada por Tengku Datuk, ministro das finanças da Malásia, que referiu que o governo detetou o seu potencial para ajudar na redução da poluição e na dependência energética externa.
Então, o ministro das finanças da Malásia propôs que os carros elétricos ficassem completamente isentos de impostos de importação, impostos especiais de consumo e do imposto sobre as vendas. Caso estas medidas não sejam suficientes, ainda beneficiarão de isenção de imposto de circulação.
A proposta do ministro da Malásia implicará a prorrogação da isenção fiscal total até 31 de dezembro de 2023, bem como a prorrogação da isenção de impostos de importação até ao final de 2025.
Efetivamente, estas novas medidas pretendem impulsionar a quota de vendas de carros elétricos na Malásia. Contudo, o governo espera também que permita que a indústria nacional expanda a produção de carros e componentes, tendo em conta o custo de importação de materiais mais reduzido e as facilidades fiscais.
Assim sendo, e seguindo os passos da Noruega, espera-se que a Malásia venha a ser também um caso de sucesso no que à adoção da mobilidade elétrica diz respeito.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
E então um esperto politico português viu a noticia e lembrou-se de tentar melhor.
Vamos aumentar os impostos em todos os carros que não sejam elétricos.
FDS!! Mais impostos!! Não tarda vais vale ir de bicicleta ou de carroça de bois!!