Sabia que quando lê uma notificação ao volante perde 450 metros de estrada a 130 km/h?
Um estudo realizado em simulador confirma o que muitos já suspeitavam. Ler uma notificação ao volante desvia o olhar da estrada durante mais tempo do que se pensa — com consequências por vezes dramáticas.
- Ler uma notificação ao volante desvia o olhar da estrada durante 12 segundos, o equivalente a 450 metros a 130 km/h.
- Os testes revelaram que as notificações aumentam o risco de acidente: 45% dos condutores perderam o controlo.
- Para reduzir o risco, recomenda-se desativar as notificações e consultar o telemóvel apenas com o carro parado.
O smartphone está quase sempre presente no tablier. Dá direções, mostra o estado do tempo, avisa sobre o trânsito… e exibe notificações. Um estudo encomendado pelo coletivo Assurance Prévention analisou o comportamento de 24 condutores num simulador, em diferentes contextos de condução.
Depois de vários cenários, concluiu-se que são precisos, em média, mais de 12 segundos para tratar uma notificação. A 130 km/h, isso equivale a mais de 450 metros percorridos sem atenção efetiva à estrada.
Ler uma notificação leva mais de 12 segundos — 450 metros a 130 km/h
No simulador, os participantes conduziram em autoestrada, zonas urbanas e estradas secundárias, de dia e de noite. A experiência durou um total acumulado de 33 horas e 3.600 quilómetros. Periodicamente, eram enviadas notificações para os seus telemóveis, e câmaras registavam os movimentos oculares.
Os números impressionam, até porque a situação é comum a quase todos nós. A cada alerta recebido, os condutores desviavam o olhar da estrada por uma média de 12,7 segundos, alternando entre o ecrã e a via. Nesse intervalo, a 130 km/h, percorriam cerca de 450 metros; a 50 km/h, em contexto urbano, são 176 metros.
Este tempo de distração reduz drasticamente a capacidade de antecipar travagens, mudanças de faixa ou movimentos de peões.
Numa hora de condução com notificações, os condutores passaram cerca de seis minutos a olhar para o ecrã. A análise também avaliou os acidentes em cenários de risco. Sem telemóvel ativo, 25% perderam o controlo em situações críticas; com notificações, esse valor subia para 45%. Em cidade, as colisões triplicavam.
Importa lembrar que os novos radares, além de detetarem o uso do cinto e o respeito pelas distâncias de segurança, já conseguem identificar a utilização do smartphone ao volante.
A tentação é maior que a prudência, mesmo conhecendo o risco
Michael, pai de dois filhos, seguia para férias com o GPS ativo e a playlist pronta. Diz nunca falar ao volante, nem com auricular, mas admite clicar por vezes numa notificação. Annick, reformada, partilha o mesmo hábito: «Tento não olhar sempre que toca, mas entre mensagens, alertas de notícias e notificações do Facebook ou Instagram, somos muitas vezes tentados a ler… e por vezes a responder».
Estas práticas são bem conhecidas pelos investigadores. O sociólogo Dominique Boullier, especialista em digital, lembra que cada alerta é desenhada para provocar uma reação imediata. Segundo ele, os interfaces no carro agravam o problema ao facilitar a exibição de informações supérfluas. E muitos acreditam conseguir conduzir enquanto consultam o telemóvel — o que reduz substancialmente a perceção do que acontece à volta.
Para Éric Lemaire, vice-presidente da Assurance Prévention, a atitude correta é desligar todas as notificações ou entregar o telemóvel ao passageiro. Sugere ainda que GPS e rádio sejam configurados antes da partida e que as pausas sirvam para verificar mensagens. Quase todos os alertas, diz, podem esperar.
De acordo com os dados mais recentes da Segurança Rodoviária francesa, 13% dos acidentes mortais em 2023 envolveram uso do telefone ao volante — mais de 400 mortes num só ano. E este número não inclui colisões sem feridos graves ou situações em que não foi possível confirmar o uso do dispositivo. Estudos como este, em ambiente controlado, ajudam a perceber como uma simples notificação pode afastar o olhar durante centenas de metros.
Se, ainda assim, tiver mesmo de usar o telemóvel em andamento, limite-se a chamadas recebidas, através de um dos muitos kits mãos-livres disponíveis no mercado — alguns dos quais testámos para si.
Quando são apanhados, era carta fora, na hora e multa minima, de 1000€.
Mas mexer em touchpads (maiores que a televisão que eu tinha no quarto quando morava em casa dos pais) já não causa qualquer problema?
Pois….
É parecido com ver notificações num smartphone realmente. Deves ser daqueles que antigamente tinha um acidente cada vez que precisava abrir um vidro com manivela LOLOL
Mais um não problema para os condutores de EVs. É só vantagens.
Com a diferença de q a notificação cai no ecrã principal
do telemóvel não sendo sequer preciso perder a visão periférica para q possa ser lida, enquanto q em certos carros elektros, para gestos simples como abrir o porta luvas, é preciso andar à navegar por menus e sub-menus até encontrar o comando apropriado.
Óbvio, tocar no ecrã é bem pior que estender a mão para abrir a meter a mão dentro do porta luvas. LOOOOOL
Não é preciso estender a mão. Não me diga,que nc viu um suporte de telemóvel num carro.
O que o telemóvel tem a ver com o porta luvas ?
Ja agora o ecrã nos carros está ao mesmo nível dos suportes de telemóveis e com letras maiores…
Agora usam um suporte de telemóvel para abrir o porta luvas?
What? Não é problema poque quem tem EVs nunca passa dos 80kmh
Então menor problema para os a combustão, se os ve não passam dos 80, então os a combustão nem aos 60 chegam.
Por isso e que quando comprei o meu carro, escolhi opção de botões manuais e não digitais.
Odeio conduzir e ter de olhar para ecrãs, só conduzi uma vez um carro com os botões todos digitais e quase que tive um acidente a partir daí nunca mais. Falam tanto de telemóveis e depois metem nos carros os botões todos no ecrã etc, devia de ser proibido
Condutores de EVs a olharam 24/7 para a autonomia. Por isso há tantos acidentes, os caramelos andam distraídos.
Então mas se diz que não se vendem eléctricos, ninguém quer e ninguém compra, como há tantos acidentes ?
Já agora, o TESLA MODEL 3 é o carro mais seguro da NCAP.
https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/tesla-model-3-recebe-pontuacao-maxima-nos-testes-euro-ncap/#:~:text=Esta%20quarta%2Dfeira%2C%20a%20Euro%20NCAP%20anunciou%20os,global%20de%2090%25%2C%20tornando%2Dse%20num%20dos%20ve%C3%ADculos
As estatísticas indicam o contrário. Teslas são os carros onde se morre mais por km percorrido.
Dizem ? Então mostre lá as estatísticas sobre isto ?
Imagino se não fosse
https://auto.sapo.pt/noticias/67439013297506d1d2cf16a8/tesla-tem-a-maior-taxa-de-acidentes-mortais-entre-marcas-automoveis-conclui-estudo
Este carro já existia nessa altura ?
CarPlay ultra FTW
A 200km/h perde-se 666,6(6)m o que significa que é uma velocidade do diabo.
O melhor é manter o chat aberto assim não precisam de ler as notificações ♂️
Pelos comentários que se lêem aqui vemos que todos são excelentes condutores e este problema é uma fachada. Aliás deve haver muito poucos acidentes por este motivo …