Quantcast

Combustíveis: preço do gasóleo sobe na próxima semana

13 Comentários

A sexta-feira traz consigo as previsões dos preços dos combustíveis para a próxima semana. Nos próximos dias, espera-se que o gasóleo fique mais caro, mas a gasolina deverá manter-se no mesmo valor.

Gasóleo sobe e gasolina mantém o preço

Na próxima semana, as previsões indicam que o gasóleo sobe um cêntimo e a gasolina mantém o preço.

De ressalvar que os valores previstos são apenas indicativos, pois cada marca e posto de combustível pode praticar o preço que quiser.

Em que posto de combustível os preços são mais baixos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Além dos preços, disponibiliza-se, igualmente, informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.

Este portal permite ainda apurar, diariamente e para cada combustível comercializado, os preços médios.

 

Leia também:

Afinal, como é calculado o preço dos combustíveis?

 

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Se o gasóleo é um resíduo, como aqui alguém diz, porque aumenta e o outro combustível que não é fica igual ?

    1. Avatar de Max
      Max

      Porque, em Portugal a fórmula para calcular o preço de referência da gasolina – é com base na cotação internacional da gasolina 95 FOB NWE, e para calcular o preço de referência do gasóleo – é com base na cotação internacional do gasóleo FOB NWE.
      Quem quiser ver (com uma semana de atraso) as cotações semanais FOB NWE da gasolina, do gasóleo e do Brent – em euros, para eliminar o efeito da variação da cotação do USD – pode consultar o site da EPCOL.
      Sobre o preço de referência as gasolineiras aplicam a sua margem, variável.

      1. Avatar de JL
        JL

        Em Portugal não existe fórmula de calculo para nenhum combustível, cada comercializar vende ao preço que quer.

        1. Avatar de Max
          Max

          Aplica a sua margem ao preço de referência. O preço de referência segue fórmulas que são públicas.
          O resultado da aplicação dessas fórmulas, que explica por que é que a gasolina e o gasóleo, em certos períodos, têm variação diferente:
          https://www.ense-epe.pt/precos-de-referencia/

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual é a parte do preço de referência que não entende ?

          2. Avatar de Max
            Max

            Que há para perceber? Fórmula de cálculo do preço de referência para a gasolina 95:
            = [Cotação + (Preço do Biocombustível substituto da gasolina- Cotação) x % Incorporação do Biocombustível + Frete + Descarga e armazenagem + Reservas Estratégicas + ISP] x (1 + IVA)
            Em que a cotação da gasolina é a “cotação diária de gasolina IO95 considerando o preço CIF NWE em USD/ton, posteriormente convertido para €/L”.
            (OBS: Enganei no comentário anterior – a cotação não é FOB, é CIF)

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde está ai a margem do comercializador ? Trabalham para aquecer ?

          4. Avatar de Max
            Max

            Ó melga, desde início que deixei claro que:
            Preço de venda = preço de referência + margem de comercialização
            Se a fórmula incluísse a margem de comercialização o preço de venda era fixo.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então afinal é como eu disse, cada um pratica o preço que quiser, não sei para quê complicar o que é simples.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A procura aumentou seu tonho. É por isso.
      Mas quanta X’s tenho q lhe explicar a mesma coisa? Dass…

      1. Avatar de JL
        JL

        Então aumentou a procura por um resíduo ? Looool

        Aquele resíduo que é o combustível mais consumido em Portugal ?

        Nenhuma, porque raramente explica alguma coisa onde tenha razão.

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Obviamente seu obtuso. Se nao explodisse a tech diesel o residuo resultante do refino de várias materias primas para elektros continuaria a ter que ser queimado a céu aberto e jogado ao mar.
          https://en.wikipedia.org/wiki/Toxic_ocean_dumps_off_Southern_California
          Hoje só caem ao mar “acidentalmente” milhares de contentores por ano, grande parte deles carregados de massa negra das baterias dos elektros q seguia para a reciclagem, portanto reciclagem instantânea.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mas antes de explodir a tecnologia diesel já havia eléctricos ?

            Continua onde ? mostre lá ?

            Manda um link com residuos dessa tecnologia que tanto defende ?

            Onde diz que são de massa negra ? ou apenas inventou ?