Lexus UX 300e: primeiro 100% elétrico da marca com 10 anos de garantia da bateria
A Toyota e a Lexus prometeram até 40 novos carros elétricos nos próximos 5 anos. Nesse sentido, o Lexus UX 300e será o primeiro carro movido exclusivamente a energia. Este será lançado nos próximos meses com um motor de 204 cv e um alcance de mais de 300 km. Contudo, a sua bandeira é outra. Conforme foi avançado, a marca atribui 10 anos de garantia à bateria.
Pese o facto desta pandemia ter travado algumas apresentações deste carro, como, por exemplo, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ainda assim, a marca não o quer "fechado" dentro de portas por mais tempo.
Lexus UX 300e: o SUV elétrico com 10 anos de garantia da bateria
A Toyota conseguiu acelerar, como pretendia, o desenvolvimento desta nova e promissora tecnologia de baterias. Aliás, fabricantes como a Mercedes, BMW ou a VW prevêem ter esta tecnologia pronta apenas em 2025. No entanto, nem todos os fabricantes veem as mesmas vantagens ou as mesmas aplicações.
Contudo, o que parece claro é que aliar-se aos melhores, como a Toyota fez com Tesla e Panasonic, permitir-lhes-á ganhar posições nesta corrida de estafetas rumo à eletrificação pura. Não podemos esquecer que o hidrogénio será, para a Toyota, o verdadeiro motor da mudança num futuro não muito distante.
A escola Toyota com a filosofia Lexus
Ao contrário de outros veículos da marca nipónica, a vantagem do Lexus UX é que já nasceu com a capacidade de assumir a transformação de híbrido para puro elétrico na mesma arquitetura GA-C. Esta recebeu melhorias estruturais e reforços para albergar o conjunto de baterias localizadas no chão, centradas entre as rodas para alcançar a melhor distribuição de peso possível e baixar o centro de gravidade.
Não, as suas baterias não são de eletrólito sólido. No entanto, estas têm uma nova - e obviamente secreta - reformulação química no seu interior que assegura processos de carga mais estáveis, maior capacidade de refrigeração e maior desempenho. Até agora, apenas uma única bateria de 54,3 kWh foi confirmada. Esta terá a missão de alimentar um motor elétrico síncrono que irá transmitir 204 cv para a parte da frente. Segundo parece, esta é a única variante de tração possível para este modelo.
A Lexus anuncia para este modelo 160 km/h de velocidade máxima e 7,5 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h. O Lexus UX 300e será equipado com um carregador de bordo de 6,6 kW para cargas AC walboox, suportando potências de carga até 50 kW. Com esta norma de carregamento, necessitará de apenas 50 minutos para uma carga completa.
Lexus UX 300e: mais que eletrificação total, existe "novo conceito de silêncio
A Lexus trabalhou na suspensão para conseguir, através de um conjunto de rigidez superior às variantes híbridas, assimilar o peso extra do novo motor e baterias. Contudo, a marca conseguiu não condicionar em nada o comportamento. Assim, é prometido não só uma referência dinâmica, mas também níveis de requinte e conforto que vão além do que as suas versões híbridas oferecem.
Além disso, apesar de esta versão proporcionar um funcionamento mais silencioso e "limpo", em termos de resposta mecânica, a Lexus também trabalhou para conseguir um ambiente interior mais cuidadoso, prestando mais atenção às fontes de ruído que passariam despercebidas noutras mecânicas.
Portanto, se a ideia é ter em 40 carros, em 5 anos, este começa com alguns trunfos face à concorrência.
Este artigo tem mais de um ano
10 anos de garantia da bateria ?? Isso é demais.Os carros elétricos são o futuro(no presente,se me faço entender),e medidas destas só ajudam o consumidor.Muito bem. 🙂
A Toyota e a Lexus oferecem sempre 10 anos de garantia da bateria nos seus hibridos, se fizeres as manutenções na marca onde eles a cada ano fazem testes de desempenho
O melhor Lexus que o dinheiro pode comprar.
Só é pena não terem sido mais ambiciosos na autonomia do carro. Um carro deste tipo seria mais utilizável com uma bateria maior.
E eu que vinha aqui ler os velhos do Restelo a dizer que os seus Tdi do açu é que era bons… que os carros a pilhas tinham de trocar as baterias ao fim de 2 anos… que as mesmas ficavam viciadas e custavam mais que o carro…. Afinal a Lexus/Toyota dá garantia de 10 anos ou 1milhão de km’s! (e não quer dizer que ao fim de 10 anos não estejam boas). E não é que também já vieram dizer que as baterias são 100% recicláveis e que a pegada do eléctrico face ao combustão é logo abatida em 1 ano?! Epahhhhh e agora?? Espera… ainda há uma que podem dizer… o eléctrico é mais caro que o modelo semelhante a combustão…. mas……. também convém fazer contas, e não ser como aqueles que dão mais 6 ou 7mil € pela motorização diesel e depois fazem 10mil km’s ano, só porque o gasóleo é mais barato!
Felizmente as mentalidades estão a mudar. Cada vez que vejo um desses comentários, só penso na vergonha que essa pessoa vai sentir daqui a uns anos quando comprar um eléctrico e perceber que, em cada um daqueles comentários, estava a mostrar orgulhosamente e para toda a gente ver a sua própria ignorância.
Era mais barato … Agora é vê-los por aí a fazer fumaça preta e com limites de entrada em zonas da cidade. Deveriam também ser proibidos de estacionar em garagens fechadas em zonas de elevada concentração potencial de gases de escape.
O fundamentalismo nunca deu em nada.
Passo a tentar explicar, uma vez que não está informado.
O preço do combustível diesel até pode ser superior ao preço da gasolina, mas os motores a diesel vão sempre superar os a gasolina, sabe porque ? Porque têm maior eficiência energética. Dai compensar comprar diesel em vez de a gasolina.
Outra situação é só falar nos antigos motores diesel e não falar dos NOVOS motores diesel.
Actualmente os modernos motores a gasolina poluem tanto como os motores diesel actuais.
A única diferença é que no diesel, a combustão produz mais NOX e os a gasolina produzem mais CO2.
Para limitar os efeitos do NOX os fabricantes utilizam catalisadores de três vias e catalisador acumuladores de NOx.
Caso tenha acompanhado a evolução do CO2 na Europa, desde que se diabolizou o diesel, as emissões de CO2 têm aumentado de ano para ano na Europa.
Que confusão vai nessa mente.
Os veículos eléctricos vão ser o futuro ?
Sim, mas não os a baterias, a não ser para percursos pequenos ou citadinos.
O futuro passa por as Células de combustível/hidrogénio ou outros que poderão vir a ser inventados.
Baterias é apenas uma transição.
Para quem parece que descobriu os motores eléctricos no século 21, pasme-se que no ano de 1828 (seculo 19), Ányos Jedlik começou por desenvolver o 1º motor eléctrico, que no ano de 1835 (sec. 19) Thomas Davenport construiu o 1º veiculo eléctrico e em 1899 o carro eléctrico La Jamais Contente construído por Camille Jenatzy, atingiu a fabulosa velocidade de 105,882 km/h em Paris.
Como tudo na vida existe a evolução, e quem pensa que as baterias são um fim em si mesmo vivem no passado.
Mas que o eléctrico é o futuro sem duvida.
Estás a contradizer-te, pois da mesma forma que os motores (elétricos e a combustão) evoluiram, as baterias também têm evoluído e continuarão a faze-lo. O falar de hidrogénio, para os veiculos ligeiros, atualmente (não quer dizer que mude de futuro) é uma falácia por causa da ineficiencia energética ao requererem um processo extra de conversão em eletricidade no veículo. As células de combustível, essas sim, parecem ser uma fonte de energia com futuro. Imagina uma celula que garanta 1000km e substituivel em alguns segundos.
Magnifico ! Qualidade Lexus, boa rede de assistência. Se tiver a autonomia do Kia e-niro…quase perfeito. Falta o preço…
É pena ainda não haver electricos que satisfação as minhas necessidades de autonomia.
Tens sempre a opção de um hibrido plug in. Estão a melhorar bastante
Sim. É verdade. Mais de 1000 km de autonomia. Com consumo 1,5 litros aos 100km. Acaba por ser mais barata do que a energia dos postos de rua a pagar.
A verdade é que a Toyota cada vez que lança um carro arrasa. Nenhuma marca faz carros tão avançados.
A Lexus sempre foi a melhor marca de automóveis.
Patilhas no volante??
Sinceramente o carro é bonito, mas “transpira” demasiado a ICE, não passa de uma adaptação ao invés de inovação.
A não ser os 2 anos a mais de garantia da bateria, não vejo mais nenhum trunfo face à concorrência, muito pelo contrário.
Não me julguem mal, pois por pouco dinheiro eu ficava já com ele 😀 , mas de Woow como querem fazer crer aqui, não tem nada face aos KIA e mesmo os Zoe para cidade.