Novo Nissan LEAF: o icónico automóvel que deu início a tudo promete até 604 km de autonomia
Com base no seu legado como o primeiro automóvel elétrico do mercado de massas do mundo, o novo Nissan LEAF é o próximo passo no percurso da marca em matéria de veículos elétricos. Com um design aerodinâmico e tecnologia de ponta, esta máquina promete até 604 km de autonomia.
Desde a sua estreia em 2010, o Nissan LEAF já vendeu cerca de 700.000 unidades em todo o mundo, conquistando o seu lugar na história como o primeiro veículo elétrico do mercado de massas do mundo.
Agora, consciente de que a mobilidade elétrica não é ainda para todos, a Nissan desenvolveu um modelo que procura ultrapassar as principais barreiras à adoção de veículos elétricos.
O novo LEAF representa uma alternativa que pode agradar aos compradores de motores de combustão interna (ICE), tendo em conta os seguintes argumentos:
- Uma autonomia máxima substancialmente maior (até 604 km);
- Velocidades de carregamento melhoradas (até 417 km em 30 minutos);
- Um conjunto de tecnologias que tornam a condução mais fácil e simplificam a posse de um carro elétrico.
Design aerodinâmico elegante para uma nova era de veículos elétricos
Concebido no Global Design Studio da Nissan, em Atsugi, no Japão, o novo LEAF apresenta uma silhueta elegante que reflete o seu carácter dinâmico e eficiência aerodinâmica.
Os puxadores das portas embutidos, a linha de tejadilho fluida, a cobertura total do piso e as superfícies esculpidas criam um perfil moderno, enquanto a iluminação dianteira e traseira exclusiva proporciona uma identidade distinta e de alta tecnologia na estrada.
Apesar do exterior compacto, ideal para a condução na cidade, o novo LEAF oferece um interior espaçoso, concebido para satisfazer as necessidades diárias de uma família moderna.
A disposição única da bagageira, cujo acesso é mais conveniente com a disponibilidade de uma porta de elevação elétrica, assegura até 437 litros VDA de espaço de carga. Algumas versões selecionadas incluem, também, barras de tejadilho, permitindo a instalação de barras transversais acessórias.
O novo LEAF está disponível em sete opções de cores exteriores expressivas, incluindo a cor turquesa exclusiva do LEAF - Luminous Teal, enquanto os acabamentos interiores estão disponíveis em preto ou branco com detalhes em roxo.
Em todas as versões, os designs das jantes são otimizados para um desempenho aerodinâmico e um estilo arrojado. As opções incluem:
- Jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus 195 na versão de entrada;
- Jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus 215 mais largos na versão intermédia;
- Jantes de liga leve de 19 polegadas com pneus 235/45R19 na versão topo de gama.
O design das jantes de liga leve de 18 polegadas apresenta uma referência subtil ao padrão "Ni-San", fazendo eco dos faróis traseiros holográficos 3D.
Nissan LEAF disponível em duas opções de bateria
Concebido para proporcionar flexibilidade e confiança, os clientes do LEAF podem escolher entre duas opções de baterias:
Bateria |
Capacidade | Alcance WLTP |
Standard |
52 kWh |
Até 436 km |
Extended | 75 kWh |
Até 604 km |
Com uma capacidade de carregamento rápido DC até 150 kW, o novo LEAF pode recuperar até 417 km em apenas 30 minutos. Na autoestrada, oferece mais de 340 km de autonomia a 130 km/h, permitindo aos condutores percorrer até 800 km - distâncias comparáveis às de um veículo ICE no mesmo período de tempo (8 horas).
Esta autonomia, anunciada pela Nissan, torna o LEAF uma escolha prática e confortável como carro principal da casa, para viagens curtas e longas.
Equipado com a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), o novo LEAF permite o carregamento de dispositivos externos diretamente a partir do automóvel, assegurando até 3,7 kW de potência.
O novo LEAF é ainda compatível com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), pelo que, no futuro, poderá enviar a energia armazenada para a rede elétrica.
Nissan assegura mais confiança na autonomia do LEAF
A gestão térmica inteligente da bateria assegura um carregamento rápido e consistente numa gama de temperaturas, e funciona, agora, em conjunto com o In-Car Route Planner do Google Maps para adaptar automaticamente a bateria à temperatura ideal quando se aproxima de um carregador rápido, otimizando a velocidade e a eficiência do carregamento.
O sistema integrado da Google ajuda, também, a resolver o problema do planeamento de viagens longas, identificando automaticamente as paragens de carregamento mais convenientes ao longo do percurso.
LEAF possui controlo avançado da condução
O novo LEAF combina a assistência inteligente ao condutor com um desempenho elétrico envolvente.
Construído com base na plataforma modular CMF-EV partilhada com o Nissan Ariya, apresenta uma suspensão dianteira MacPherson e adota uma disposição traseira multi-link para uma condução mais confortável, melhorando a eficiência, o equilíbrio e o controlo.
O automóvel foi concebido para apoiar o condutor com um conjunto de caraterísticas intuitivas:
- O ProPILOT Assist com Navi-link adapta-se às curvas e à alteração dos limites de velocidade para uma condução sem esforço em autoestrada;
- O e-Pedal Step e a travagem regenerativa ajustável proporcionam uma condução suave e com um só pedal em ambientes urbanos. Agora, os níveis de regeneração são ajustáveis através das paddle shifters ou automaticamente através do Intelligent Distance Control, que adapta a regeneração com base nas condições de trânsito.
- O 3D 8-point Around View Monitor e a visualização da estrada em tempo real ajudam a gerir manobras apertadas;
- Estão disponíveis uma vista invisível do capô e uma vista frontal ampla para ver além de carros estacionados, edifícios ou outros obstáculos
- A segurança de série inclui Intelligent Cruise Control, Lane Keep Assist, e Driver Monitor System.
Em matéria de tecnologia, o novo LEAF foi concebido para apoiar o condutor através de um conjunto de funcionalidades intuitivas:
- A Google incorporada oferece acesso ao Maps, ao Assistente e à Play Store diretamente nos ecrãs duplos de 14,3 polegadas do LEAF;
- Os condutores podem controlar a navegação, a climatização e os meios de comunicação em modo mãos-livres, ou sincronizar aplicações e serviços pessoais;
- A aplicação de conetividade (NissanConnect Services) permitirá o acesso remoto ao carregamento, ao pré-condicionamento do habitáculo e ao planeamento de viagens;
- O sistema áudio premium BOSE Personal Plus proporciona um som envolvente, enquanto um altifalante integrado no encosto de cabeça do condutor trata da navegação e dos anúncios telefónicos.
Entretanto, as atualizações regulares serão feitas over-the-air, com um Nissan ID a unificar as plataformas de infoentretenimento e móveis.
As encomendas do novo Nissan LEAF terão início neste outono, estando as primeiras entregas previstas para a primavera de 2026.
É um Renault Rafale, com motor 100% elétrico…
Megane. É a versão Nissan do Renault Megane elétrico
Interessante, mas tendo em conta a péssima imagem que os modelos anteriores deixaram, deviam optar por outro nome
Concordo a 100% contigo, as anteriores versões não devem de deixar muitas saudades
Não sendo bonito é mais bonito que o actual.
A versão extended de 75kw pode proporcionar uma autonomia real de 350km, o que não é mau.
Prepara-te para 50k ou mais. Ou seja, mais um carro para os ricos.
Se já tiver refrigeração da bateria já é um bom avanço…
Sim, o novo Nissan Leaf de 2026 já contará com bateria refrigerada por líquido. Segundo o anúncio oficial da Nissan, o modelo virá com uma bateria de íon-lítio de 75 kWh com refrigeração líquida, o que representa um avanço significativo em relação às gerações anteriores.
Esses dados confirmam que a marca está investindo fortemente em gestão térmica ativa, algo que o Leaf clássico sempre deixou a desejar principalmente em climas mais quentes e durante carregamento rápido.
Resumo das melhorias na bateria do novo Leaf:
75 kWh (existirá também versão de 52 kWh).
Refrigeração líquida, com sistema ativo de gestão térmica.
Bomba de calor, gestão térmica aprimorada para climas frios e melhor pré-aquecimento da bateria.
Isso trará maior durabilidade, performance em carregamentos rápidos e em condições extremas de temperatura.
O Leaf clássico tinha, o original. O de 2017 é que não.
Um destes com ar condicionado ligado e nem 100km faz….o tesla model 3 custa 60 mil euros e com ar condicionado nem chega ao Porto partindo de Lisboa….é uma vergonha. Qualquer clio com 40 anos faz isso a brincar
Com o Clio de 40 anos chegas a Lisboa estourado e a precisar de um banho.
Num carro moderno, especialmente elétrico, a viagem é bem menos cansativa e mais agradável.
Nem tudo se resume a rapidez da viagem, mas há gostos para todos.
Não, não faz.
Há 40 anos não existia Renault Clio, só foi lançado em 1990.
um destes com ar condicionado ligado nem 100kms faz??? model 3 60.000€??? não chega porto-lisboa???? só verdades. tenho um leaf 24 dos primeiros com 10 anos e faz 100kms com Ac ligado. tenho um leaf 40 com 5 anos o pior eletrico já alguma vez feito e pior assistencia pós venda e faz 180kms com o AC Ligado tenho um tesla model Y 37 mil euros + iva o mais barato com 3 anos e faz porto-lisboa com ac ligado.
Óbvio tbm tem qs o dobro da bateria do Leaf 40. Mal seria.
Mas tens que ir devagarinho e com AC ligado, só se a temperatura exterior não for muito extrema em relação aos normais 20 ou 22⁰ configurados no AC.
“…permitindo aos condutores percorrer até 800 km – distâncias comparáveis às de um veículo ICE no mesmo período de tempo (8 horas)…”
Pronto, tinham que estragar tudo.
🙂
Oito horas para fazer 800 km?
Ah, pois, é um EV, tem de se ir devafgarinho senão ficamos a meio do caminho. 🙂 😉
800km é para se fazer no maximo em 5h e isso se já incluir pausa para café.
É normal fazer Braga Algarve passar o dia na praia e estar de volta á para jantar
As vezes ainda venho almoçar a casa que o algarve está caro
Promover um EV dizendo que demora as mesmas 8 horas a fazer 800km como um ICE é no mínimo ridículo.
Exactamente porque ninguem demora 8H para fazer 800km, como disse no maximo em 5h e isso se já incluir pausa para café. Sem paragens sao 4h.
por isso todo o discurso é ridiculo
É um bonito carro. Mas também é carro para custar uns 40.000 euros. Sendo assim em Portugal não deve ter grande saída.
Para os carros que se vêm nas estradas até me parece barato
A esmagadora maioria dos carros que andam nas estradas são velhos. De acordo com os dados da ACAP, mais de 64% do nosso parque automóvel tem mais de 10 anos e 21% tem mais de 20 anos. Os carros XPTO modernos que vês na estrada são uma pequena minoria.
Engraçado que de acordo com outra estatisticas 50% dos carros ainda estao a ser pago com recurso a credito
Os usados tb são vendidos a crédito.
Sim mas a idade do carro + prazo de credito não pode exceder 13 anos portanto carros a credito na grande maioria são carro com menos de 5 6 anos
340km a 130km/h. Muito pouca autonomia!
Não esquecer que a média diária de km feitos pelos portugueses é de 34 km 😉 portanto, uma carga daria facilmente para uma semana.