Lancia Ypsilon Rally 4 HF: um ícone do passado que regressa à competição
Quem se lembra do Lancia Delta Integrale a espalhar magia pelos traçados de rally? São memórias que a marca italiana, fundada em Turim no ano de 1906, parece não querer deixar cair no esquecimento. O Lancia Ypsilon Rally 4 HF é a proposta mais desportiva do novo utilitário que está prestes a regressar ao mercado europeu. Mas, há também novidade nos elétricos!
Ypsilon Rally 4 HF... o novo carro de rally da Lancia
A marca italiana vai regressar ao Campeonato do Mundo de Rally 4 da FIA com o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, a versão mais radical do novo modelo que será fabricado em Espanha. A empresa automóvel Lancia, pertencente ao grupo Stellantis, anunciou esta semana o seu regresso à competição mais de três décadas após o seu adeus aos ralis.
O Diretor-Geral da marca italiana, Luca Napolitano, anunciou a notícia durante uma conferência de imprensa realizada em Turim, na companhia do Diretor-Geral da Stellantis, Carlos Tavares.
A empresa italiana, que após 32 anos de ausência da competição continua a ser a marca mais bem sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis, participará a partir de 2026 na categoria R4 com o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, do qual apenas foi revelada uma antevisão.
O Lancia Ypsilon Rally 4 HF será a versão mais radical do novo Ypsilon a ser produzida em Figueruelas (Saragoça).
Esta versão será equipada com um motor turbo de 1,2 litros, 3 cilindros e 4 válvulas, conseguindo uma potência máxima de 212 cv.
Equipado com tração dianteira, transmissão mecânica de 5 velocidades e um diferencial autoblocante, o modelo terá como objetivo a vitória no Grupo 4 do Campeonato do Mundo de Rallys (WRC).
É um novo começo ao perfeito estilo da Lancia, caracterizado pela ambição, pragmatismo e humildade.
Afirmou Napolitano, que recordou o passado glorioso da Lancia no mundo das corridas: 15 campeonatos mundiais de ralis, três campeonatos mundiais de resistência para construtores, uma vitória na Mille Miglia, duas na Targa Florio (Giro di Sicilia) e outro título na Carrera Panamericana.
Lancia lança-se nos elétricos
A Lancia também apresentou na segunda-feira o novo Ypsilon HF, a versão de alto desempenho do Ypsilon 100% elétrico, o primeiro automóvel da nova era da marca que chegará ao mercado em maio de 2025.
Alimentado por um motor elétrico de 240 cv e acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, o novo Lancia Ypsilon HF terá uma suspensão rebaixada, uma via alargada e uma forma agressiva e musculada, inspirada nos automóveis icónicos mais radicais que fizeram a história da marca.
O Ypsilon não será o único modelo Lancia a receber uma versão HF. Depois do Ypsilon HF, o Lancia Gamma e o Lancia Delta também terão uma versão de alta performance com o logótipo HF, que significa High-Fidelity e foi criado em 1960 por um grupo de clientes fiéis da marca.
A Lancia voltará a dispor de uma gama completa e elegante, com uma oferta financeira que lhe permitirá posicionar-se no centro do mercado para oferecer exclusividade ao grande público.
Conclui Napolitano.
Esta proposta, o Ypsilon Rally 4 HF, irá permitir a Lancia regressar à competição, procurando repetir sucessos como os que ficaram na história, entre eles o Stratos, 037, Delta S4 e Delta Integrale.
É apenas um 208 com outra roupa. Não vale nada.
Ou OPEL. Ao olhar para o Y, lembra o CORSA: https://www.opel.pt/carros/gama-corsa/corsa-electric/vista-geral.html
O Lancia Delta Integrale é mais carro com 40 anos que a vasta maioria do lixo que se compra hoje.
As marcas estão a “estragar” as nomenclaturas com história.
Se querem fazer carros a pilhas com carácter desportivo ( seja ele qual for ) ao menos que lhes metam outra nomenclatura.
Neste caso estar a meter o HF nestes modelos é estar dar cabo de anos de história e sucesso dos antigos modelos HF.
A lancia não está a fazer nenhum a pilhas.
Sabe o que quer dizer HF ?
Eu não, e provavelmente muitos outros também não.
Será que podes explicar? Agradecido.
High Fidelity, não tem nada a ver com som, mas são carros para cativar a fidelidade dos clientes.
Nada que o chatGPT não possa esclarecer:
“As letras “HF” no Lancia Delta HF significam “High Fidelity”. Esta sigla foi usada pela Lancia para denotar os seus modelos de alto desempenho, enfatizando a precisão e a qualidade na engenharia e no desempenho do veículo. O termo “High Fidelity” originalmente vem do campo da tecnologia de áudio, onde significa reprodução sonora de alta qualidade e sem distorções, mas no contexto dos carros Lancia, simboliza uma elevada fidelidade em termos de performance e experiência de condução.”
Coisas que o chatgpt não diz: HF, era o clube de cliente mais fieis da Lancia, maior parte fazia corridas e rally, mais tarde passou a ser designada Squadra Corse, dando ao inicio da equipa de rally oficial da Lancia, isto no tempo do Lancia Fulvia e anteriores
Se fosse “Turbo” ou “GTI” ainda te dava razão, mas agora HF – significa alta fidelidade – não faz sentido estares a barafustar até porque é uma sigla que é transversal a vários modelos de carros e não apenas um.
A Lancia volta aos Rallys. O Y é um ícone mas nunca competiu… O título do artigo estaria bem se fosse, por exemplo, o Delta.
O HF 😉 aliás, fiz questão de escrever para os que não sabiam “O Ypsilon não será o único modelo Lancia a receber uma versão HF. Depois do Ypsilon HF, o Lancia Gamma e o Lancia Delta também terão uma versão de alta performance com o logótipo HF, que significa High-Fidelity e foi criado em 1960 por um grupo de clientes fiéis da marca.” basta ler 😉 está lá tudo.
“Lancia Ypsilon Rally 4 HF: um ícone do passado que regressa à competição” não dá a entender que o ícone é o “HF” e não o Ypsillon… O português não é o melhor é só isso…
É uma questão de interpretação. Pois, nenhum carro HF é o mesmo que o anterior e sempre foram ícones nos ralis. Este será mais um HF e, como tal, agora num Ypsilon, pisa as peugadas dos seus antepassados. Não podes levar tudo à letra, mas sim no contexto. Mas também é verdade que muitas vezes as pessoas não percebem e querem tirar o assunto só pelo título. Está errado, porque não se pode meter tudo no título.