Elétricos são os veículos preferidos pelas mulheres e os mais velhos
Quando se fala em veículos elétricos há vários mitos e até narrativas de gozo. Mas a mobilidade elétrica está aí e como em tudo há sempre vantagens e desvantagens. Sabia que os elétricos são os veículos preferidos pelas mulheres e os mais velhos?
Veículos 100% elétricos ainda têm pouco impacto em Portugal
Segundo dados do Observatório ACP, os carros elétricos são maioritariamente conduzidos por mulheres, na faixa etária entre os 35 e os 44 anos ou pela faixa de 75 ou mais anos e de classe social alta, sendo nas Ilhas a maior penetração destes automóveis.
Os veículos 100% elétricos ainda têm pouco impacto em Portugal, onde a sua penetração corresponde a 3,5%, o que equivale a uma subida de 1,3% face a 2023, ano em que o Observatório ACP lançou o estudo pioneiro sobre o tema.
Mas 51% - mais 9% do que em 2023 - admite ser pouco ou nada provável a compra de um carro elétrico, em virtude do preço, autonomia e demora no carregamento.
Das pessoas sem carro elétrico que participaram no estudo, a maioria (57%) assume que é atualmente mais barato circular com um veículo elétrico do que a combustão, mas apenas 30% admitem a possibilidade de comprar um carro elétrico.
Na escolha do local para carregar os seus veículos, os condutores optam em primeiro pelo Preço mais baixo (69%, menos 6pp face a 2023), localização (65%, menos 2pp face a 2023) e carregadores rápidos (+ potência) (59%, mais 5pp face a 2023).
A escolha do local é feita para 37% (subida de 4pp) dos condutores através da App, 29% optam pelos locais que já conhecem (subida de 6pp) e 16% utilizam o computador de bordo (descida de 2pp).
Encontrar um posto de carregamento disponível é para 27% uma tarefa difícil. Maior dificuldade em encontrar um posto de carregamento nas pequenas cidades e vilas (49%, descida de 6pp face a 2023) e nas áreas rurais (46%, descida de 3pp face a 2023).
O Alentejo é a zona considerada mais difícil para encontrar postos de carregamento (28%, subida de 3pp). 16% afirmam nunca ter sentido dificuldades em nenhuma zona do país.
Pois, isto de trabalhar com pedais e caixa manual é para quem tem kit de unhas.
Não é para todos, percebe-se.
Carrega…
na cidade nada bate um carro com caixa automática (ou equivalente que não usa embraiagem) o resto é conversa.
“kit de unhas” é para quem faz uns track days ou competição mas como nunca sequer deves ter andado numa pista, exceto talvez com uns karts com motor de rega e mesmo assim ficaste assustado com a velocidade daquilo, sabes lá o que isso é… 😀 😀 😀
Aquilo que o @PorcoDoPunjab é um pouco bah até porque quem diz que tem kit de unhas geralmente só se acha.
No entanto, pessoalmente prefiro caixa manual em cidade, não porque seja melhor ou pior, mas porque sinto que tenho maior controlo do carro para fazer aquilo que quero.
se ao menos existisse forma de meter mudanças em caixa automatica.. oh, wait..
Zé Fonseca, está lá o pedal da embraiagem?
No meu carro com caixa DSG o pedal não está lá.
Pelo menos nunca o vi.
E a ideia de meter as patilhas de mudanças atrás do volante aquilo deve ter sido ideia criada na casa de banho.
Tentei usar aquilo uma vez e estava sempre a ligar as escovas LOL
Fusion, em lado nenhum eu disse que tinha esse tal kit de unhas.
Apenas disse que é preciso ter, não disse que o tinha.
MLopes, as coisas que vc sabe sobre mim.
Estou estupefacto…
Apenas falhou na velocidade, de facto quanto mais depressa me desloco mais gosto.
No resto acertou em tudo, menos no kart com motor de rega, até porque o mais certo é se me sento num aquilo nem sai do sítio.
Isto bem visto, afinal falhou em tudo…
Tenho dois carros, um automático e outro manual.
Gosto mais de conduzir o manual.
No dia a dia não há nada melhor que mudanças automáticas.
Em autoestrada são “todos” automáticos, é mais divertido conduzir com caixa manual mas não é mais confortável que caixa automática, é apenas a minha opinião pessoal.
Que comentário machista e preconceituoso.
Tenho décadas de condução de veículos com caixa manual.
Já tive caixa automática em veículo a gasóleo e agora também tenho veículo elétrico.
Não me sinto velho nem feminino. Simplesmente dou preferência à suavidade de condução, ao silêncio, ao conforto no para-arranca, mas não significa que não tenha unhas para um carro com mudanças manuais, e atenção que o binário nos VE para quem quiser abusar, pede boas unhas também. Por último, no que toca à boa condução, não é regra que as mulheres possam conduzir pior ou melhor. Depois de muitas centenas de milhares de kms na estrada e sem sinistros, digo com segurança pelo que vejo, que há muito homem que não sabe o que anda a fazer na estrada.
Até ao dia de hoje não me lembro de ver nenhuma mulher a conduzir um carro elétrico e já andei por muito lado. Não me devo ter apercebido.
Não? 😀 cúmCaneco tens de conduzir e olhar para o ambiente, tira os olhos do combustível 😀
Eu num elétrico olho é pra o nivel da bateria…. num a combustão o que menos me preocupa é o ponteiro do combustivel! 🙂
🙂 pronto, seja. Mas podes olhar as vistas. Nos elétricos a ansiedade ainda é um problema. Hoje cheguei a casa com 1% no Polestar 3 🙂
Precisamente caro Vítor 🙂 E numa pessoa ansiosa ainda mais.
@Vítor M.- cognome o Corajoso 🙂 🙂
A sério? Vítor isso é que foi “esticar” a autonomia do EV 🙂
já cheguei à bomba de combustível duas com 0km de autonomia num mx-5 nd2 😮
é burrice, mas às vezes as vistas são bem mais agradáveis do que o quadrante 😀 😀 😀
Já agora, e para lhe responder Vítor, eu não vivo nem ando em grandes cidades. O meio onde vivo é pequeno, por isso disse isso. Mas sim, é verdade que ando até em autoestradas e é raro ver mulheres em carros elétricos. Pode acontecer que elas até andem mas como eu disse nunca vi nenhuma a conduzir um. E também é verdade que não há muitas mulheres a conduzir carros elétricos, toda a gente sabe isso.
Nas grandes cidades, até nas cidades fora do arco das grandes (Lisboa, Porto) há muitas mulheres já ao volante dos elétricos, Braga, por exemplo, vejo muitas (muitas, dentro do razoável, claro, porque a maioria ainda conduz carros térmicos).
Não digo que não e você até estará certo, mas quanto a mim e que eu digo na minha pessoa é que eu não me lembro de ver nenhuma mulher a conduzir um carro elétrico. O meio onde vivo também é um meio onde não há grande riqueza por isso não é de admirar.
acho que onde vives não existem é mulheres
Deves ser cego, então teslas é mato
E agora também moda aqui para os nossos lados o Kia EV9, praticamente só conduzidos por senhoras, o carro é lindo mas pelos visto é carro de senhora 🙂
Vejo muitas. Então na empresa onde trabalho são mais que os homens.
Lol já vi bastantes.
é leafs, ids, zoes, EQEs, de vez em quando a aberração do machE…
Mudanças manuais é a razão.
Sou mais velho do que penso…. ou então, estou demasiado em contacto com o meu lado feminino!!! 🙂
Já somos dois hah aha hah hah ah ahah h a
Diz o estudo que: “Relativamente aos carregamentos, a grande maioria (86%) carrega o veículo em casa”.
Dos que não carregam em casa, uma parte há de fazer o carregamento na empresa, mas o estudo não diz quantos. E também não diz qual é a parte dos que carregam só na rede pública (não carregam em casa nem na empresa) – só se sabe que são menos de 14% dos que têm um veículo elétrico.
? A Aston Marin já aposta em eléctricos? Pensava que esta marca só tinha carros a combustão
Cozinhas e Lares de idosos existem por algum motivo.
ahahahhah
Sem dúvida a opção preferida de quem já não tem a destreza suficiente para conduzir e por quem não faz ideia do que é a condução.
Em ambos os casos, compram pq ouviram dizer que os elektros andam sozinhos.
os carros de caixa automática têm imensas vantagens no dia-a-dia e com as caixas automáticas atuais dá para fazer coisas que nem imaginas em modo manual.
os carros com com caixa manual são bons para quem sabe se divertir e para uns track days
“…dá para fazer coisas que nem imaginas em modo manual…”
Como o que, por exemplo? Pergunta genuína.
Com patilhas acredito q se safem.
track days com caixa manual é mesmo de quem nunca foi brincar para o estoril
Estoril?
O Autódromo Fernanda Pires da Silva fica em Alcoitão, Estoril é só para inglês ver.
Para mim condução é levar o carro de um ponto ao outro. Brincar com a caixa de velocidade é para racers.
Conduzi carros manuais durante 20 anos, é mais um empecilho que outro coisa.
E no transito das cidades só te queres ver-te livre delas e em AE vais em 5/6 mudança o caminho todo. É como na culinária, onde a maioria pensa que é um bom chefe de cozinha por grelhar bifes na churrasqueira, mas a maior parte deles o que cozinha melhor são noodles de microondas…
Bem dito. Deixei um comentário acima semelhante.
Esta malta esquece-se que quem tem VEs ou até mesmo carros a combustão interna pode ter décadas de experiência com carros de mudanças manuais, e por incrível que pareça, depois de mudar para VE ou caixa automática/robotizada, ainda continuam a saber conduzir com caixa manual se preciso, e com melhor precisão que os aceleras que ainda vivem no tempo em que o Fast and Furious estava na moda
O que é condução ?
Treta, pura treta!! Que comentário miserável
Tem toda a razão, então num semáforo, o combustão, 1@ vroomm, 2@ vroommm, 3@ vroommmm, eu no meu VE , ssssssss , eeh , já foste …
só mesmo isso e retas porque depois quando chegam as curvas…já foste… 😉 😀
Qual é que já foi, o combustão ou o eléctrico? Porque o eléctrico faz qualquer curva de gás
Então as curvas para eléctricos são diferentes ?
E do JL…
Resumindo, o JL gosta do mesmo que elas gostão.
Já comeste a sopa? 🙂
Este ouviu falar do que elas gostam e apareceu logo para reclamar um bocado 🙂
ehehe
*gostam
Não gosta de coisas que também gostam ? Era estranho.
Tiraste a vista do dicionário para olhar para a manete das mudanças… que coisa de principiante
Este post claramente tem foco nos comentários. hahaha
Realmente carros elétricos com mais tendência a terem assistentes de condução terá como clientes pessoas com mais preferências nessa área.
Pessoal mais velho entende-se, as mulheres, bem talvez elas deveriam analisar isto e tirar as suas conclusões.
Para nós homens, já se faz piada do tema a vários anos, e assim teremos de continuar.
Mas todos têm assistências à condução, isso não é um exclusivo destes.