Hyper Truck, o camião de sonho da Bugatti para competir com o Semi da Tesla
A Tesla tem marcado os segmentos automóveis com os seus modelos. Do Tesla Model S, passando pelo Model X até ao Semi, a empresa americana deixa a sua assinatura em todos esses mercados. No caso dos pesados, o Semi é uma realidade, mas ainda não está a ser comercializado. No entanto, será seguramente um alvo para outras empresas que querem camiões elétricos. Há muitos protótipos, mas o da Bugatti parece saído de um sonho.
O Hyper Truck é o espetacular camião elétrico da marca francesa que desenha bólides incríveis.
O Semi da Tesla poderá ter este rival da Bugatti?
É uma pergunta legítima numa altura em que o design automóvel deixou de ter uma linha condutora, basta ver a Cibertruck. Assim, as marcas podem sonhar com a aparência, por mais incrível que possa ser, e ter um alvo bem presente, o Semi, da Tesla.
Relembrando um pouco deste camião que já anda pelas estradas dos Estados Unidos, este pesado foi apresentado em 2017. Descrito já na página do fabricante, este veículo elétrico oferece um ar futurista. Está equipado com quatro motores independentes (foram aproveitados os do Model 3) que irão entregar uma potência total de cerca de 1000 cavalos.
Na prática, o Tesla Semi irá conseguir atingir os 100 km/h em cerca de 5 segundos sem carga e, com carga completa (cerca de 36 toneladas) irá atingir a mesma velocidade em apenas 20 segundos.
A autonomia também não será um problema, visto que possui uma bateria de grande capacidade, que irá fazer o Tesla Semi viajar por uns fantásticos 500 a 800 quilómetros. Se esta autonomia não for suficiente, a Tesla introduziu o conceito dos Megachargers, ainda mais potentes que os habituais Superchargers. Nesse sentido, estes carregadores irão permitir realizar uma viagem de 400 quilómetros com uma carga de apenas 30 minutos.
Bugatti Hyper Truck quer ser ainda mais incrível
Convenhamos que a marca francesa dá cartas quando o assunto é fazer carros incríveis. Se puxarmos pelos exemplos de um Chiron “Longtail”, que mais tarde se tornou oficialmente o Chiron Super Sport 300+ em produção, percebemos que este quebrou a barreira dos 480 km/h com uma velocidade máxima recorde de 490.484 km/h. Além disso, nem precisamos também de falar da qualidade dos materiais (até porcelana usam), nem do luxo que se paga a peso... da platina!
Bugatti: Automóveis A Ettore Bugatti foi uma fabricante francesa de automóveis de alto desempenho, fundada em 1909 na cidade então alemã de Molsheim, Alsácia, pelo designer industrial italiano Ettore Bugatti.
Será que a Bugatti já pensou como será o seu camião elétrico?
Olhando para os traços dos seus carros, linhas fabulosas, traços únicos de design automóvel, podemos imaginar que esta, um dia, poderá querer ter um pesado... único. Prathyush Devadas, da empresa chinesa Dongfeng, meteu mão na massa de desenhou um concept, o Bugatti Hyper Truck Concept. Bom, pelo menos pensa este criativo que poderá ser assim que a marca fundada por Ettore sonharia.
Para manter o design diferenciado da Bugatti, a Devadas deu ao seu protótipo de camião a icónica linha "C" na frente do pesado. Curiosamente, a cabine parece estar suspensa dentro do "C", o que lhe dava um para-choque dianteiro que podia varrer o que estava na frente deste enorme camião.
Para suportar o peso da carga, o Bugatti Hyper Truck Concept vem com quatro pares de rodas. O trailer, no entanto, parece muito curvado para maximizar o volume da carga útil. Portanto, se a Bugatti considerar fazer um destes veículos, a empresa deve manter a traseira no formato convencional para que o camião possa cumprir o seu objetivo.
Assim, mesmo fantástico, este está debaixo de um exercício de design, longe do que o mundo estará preparado para receber. Contudo, pode ser um sinal à marca, já que esta parece não estar, para já, muito interessada em povoar as estradas com os seus luxuosos bólides... mas elétricos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mas afinal foi desenhado mesmo pela Bugatti ou por outra empresa mantendo as linhas características dum Bugatti?
Isto é areia a mais para a minha compreensão.Enfim… 🙂
Idiotas e outro Tesla querem estar, onde está o trailer como dois componentes, como no semi, trator e reboque. Claramente curvas amplas e pontos apertados não são possíveis, este é outro brinquedo que faz de conta.
A pequena diferença é que o “Semi” da Tesla já anda nas ruas (versão protótipo) enquanto este só existe em computador…
Verdade, aliás, tal como é referido, o Semi está em testes há anos. Os outros têm concepts e pouco mais.
“Os outros alemãs têm concepts e pouco mais.”
Isto é falso.
A Mercedes já tem camiões electricos na estrada em testes desde 2018.
Dentro do mesmo grupo, através da marca Fuso, já tem camiões a serem comercializados desde 2017.
Também a Volvo (não é alemã, mas é europeia), tem camiões em teste desde 2018 e acho que já existem alguns a serem comercializados desde o ano passado.
A gama Actros da Mercedes (que é a Estrela da Mercedes), vai começar a comercializar a sua versão electica eActros em 2021.
E esqueci-me da MAN que já tem camiões em teste na estrada há mais de 5 anos.
Para o ano vão passar à produção.
E mais importante, a empresa E-Force One AG tem camiões electricos de produção desde 2013. 🙂
Lá por ninguém falar em mais nenhuma marca além da Tesla, não quer dizer que as coisas não existam.
Ali na frase não era alemães, a ideia era todos mesmo. No que referes, são concepts ainda, eventualmente pode haver algo em testes mas não ao nível do Semi. Nenhuma marca tem mostrado estar no mesmo patamar da Tesla, mesmo a Mercedes referiu que tinha dúvidas quanto aos números do Semi, o que mostra que não está ainda com o mesmo nível de desenvolvimento. Aliás, temos visto o Semi um pouco por toda a América, a Mercedes está muito mais recatada com o seu veículo. Já agora, quantos camiões elétricos têm?
Quanto à Volvo, sim mostrou mas é como te digo, têm mostrado mais o protótipo que um Semi com muitas unidades, vários cenários, milhares de quilómetros já feitos e com muito mais aparições que qualquer outro. Mas não disse que não estão a fazer algo nesse nível, estão, até no segmento dos autónomos, mas muito mais atrasados que a Tesla. Até no que toca aos carregamentos, que é um ponto crucial. A Tesla até nisso tem já pensado e a funcionar 😉
Estão em testes da mesma forma que o Semi está.
Como refiro, já existem camiões electricos a circular na Europa e a trabalhar.
E-Force One AG não é concept! Já é comercializado há anos.
Da mesma forma que as outras marcas (Mercedes/Fuso, Volvo e MAN), já têm camiões em testes na estrada. Já não são concepts de computador e estão no mesmo patamar do Semi – provavelmente até mais optimizados para o dia-a-dia, já que estas marcas têm anos e anos de experiência no meio, conhecem certamente muito melhor as necessidades das empresas que a Tesla (basta ver o design do camião para se perceber que não foi pensado para todas as situações).
Mesma? Onde vês isso? Aliás, a Tesla até tem os carregadores já adaptados, tem os motores em utilização, tem a tecnologia semi-autónoma testada. Onde é que os outros tê, isso? Nem penses. 🙂 muito longe ainda. Não é só meter um motor elétrico num camião, há muito mais para o chamar de elétrico 😉 Aliás, ainda estão a dar os primeiros passos nos carros, que fará nos camiões.
Autónomos e uma coisa que não vai acontecer tão cedo, e é uma frente diferente do electrico – uma coisa não implica a outra.
Já existe tecnologia em utilização. A Tesla tem já tecnologia para nível 3 de autonomia. O mundo não estará preparado para ela, mas ela já existe. Aliás, vemos já o nível 2 em plena utilização nos Tesla. Há marcas com assistentes de condução muito bons, mas ainda não estão ao nível dos da Tesla, tecnologia que equipa o Semi.
Como é que consegues ter tanta certeza acerca das funcionalidades do Semi se este ainda nem sequer está a ser comercializado?
P.ex., autonomia: a Tesla diz 500 milhas. No entanto, algumas das empresas que já o testaram dizem que no máximo dá para 300.
O Tesla Semi provavelmente nem sequer pode vir para a Europa.
A Daimler também já tem camiões electricos nos States e que nada têm a ver com os Mercedes de cá – lá a marca é Freightliner.
O que quero dizer é que há muita coisa a acontecer neste mercado. Há marcas que já têm camiões a serem comercializados e a serem usados há anos.
E não sei onde te baseias para dizeres que mesmo em condução assistida a Tesla está na frente.
Muitas das coisas que estão referidas são referidas na página do veículo, outra coisa que muitos nem têm para mostrar nem para prometer. Outras, são dados de quem já os conduziu, não faltam artigos com essas declarações.
Sobre o vir para a Europa, não sei, depende, as regras podem ser adaptadas como foram com outros produtos Tesla, como vão ser em Portugal com os Supercarregadores, para as tecnologias de condução autónoma, etc… as leis não são rígidas. Até agora, com o nível de tecnologia que a Tesla colocou no Semi e prometeu para o mercado em geral, não vi ainda nenhum neste estado de desenvolvimento. Venham eles, e que venham rápido.
Na condução assistida a tesla não está na frente? Eu digo que está, pelo que testei de vários carros, nenhum nesse ponto se aproxima da Tesla (em muitos outros prontos, como nos materiais e conforto dão 10 a zero), mas nisso, ainda não vi nenhum.
Existe mais tecnologia nos camiões que nos carros. Não podes comparar a tua experiência de conduzir carros e julgares que os camiões têm menos tecnologia, até porque na generalidade dos casos isso é ao contrário.
Existem leis que são dificilmente adaptadas, entre elas está o comprimento dos camiões, por isso na Europa o aspecto dos camiões é sem frente, a cabine é em cima do motor.
A questão dos supercarregadores é secundária.
Uma das coisas que a Tesla diz é que os camiões podem carregar a bateria enquanto estão nas docas à espera de serem carregados… Mas, a realidade é que os camiões raramente estão nas docas. Os atrelados sim, o trator não.
O trator pega no atrelado que estiver cheio e segue.
O que tu vês na Tesla é de anunciarem ao público em geral os seus produtos, as marcas de camiões na Europa não fazem isso. Viste algum evento mediático da Volvo a apresentar o novo FH16 deste ano?
Bem, eu não vi. Sei porque sigo os canais da Volvo.
As marcas europeias fazem o seu marketing direccionado ao meio profissional e não ao público – ninguém do público vai comprar um FH16 só porque sim.
Tu pelos vistos nem sabias que já andam camiões eléctricos europeus a trabalhar na Europa há anos.
Do que me lembro das especificações da condução assistida do Semi da Tesla não me lembro de nada que outras marcas não tenham.
Nem o model 3 conseguem fazem sem defeitos e já se querem num camião…
Até gostava de ouvir de alguém que não tem o model 3 os defeitos do carro hahaha
Parece uma máquinas de barbear em tamanho grande
Ou um chouriço com rodas 🙂
Bom camião se o posto de entrega for em linha recta… tipo drag race.
Tão futurista e nem se lembraram que tem de curvar.
O camião é grande demais, tendo em conta que depois é atrelada o reboque e semi reboque. Mas continuem a desenhar, tempo não lhes deve faltar
Acho que o camião é completo, a parte de trás suponho ser o reboque.
Parece um daqueles aparadores de pelos para o nariz…
Ainda gostava de ver isso a passar uma lomba
Eu diria mais, uma rotunda… (com atrelado fixo)
“percebemos que este quebrou a barreira dos 480 km/h com uma velocidade máxima recorde de 490.484 km/h”
Que utilidade é que isto tem para o dia-a-dia? Produzir assassinos como os 3 imbecis que morreram na Segunda Circular e só por mera sorte não mataram ninguém?
Lê bem, consegues perceber que carro conseguiu essa velocidade? E consegues perceber qual é o foco da empresa para executar aqueles testes de velocidade?
Camião eléctrico que parece uma parede, provavelmente não olharam para a frente do semi, aliás, poucas pessoas entendem o que é realmente um tesla, mas pronto, vai competir com o semi tal como as outras marcas tentam competir com os restantes teslas, ou seja, ficam sempre a anos luz quando se trata de funcionalidade, eficiência e tecnologia, e ganham apenas em qualidade de construção.