Hacker cria dispositivo capaz de abrir carros em segundos
A segurança dos carros é algo em que as fabricantes do setor automóvel têm apostado. É verdade que a tecnologia também ajudou a criar sistemas de segurança mais simples de usar... mas também mais vulneráveis.
EvanConnect, é o nome do hacker que criou um dispositivo capaz de abrir carros em segundos. Veja o vídeo onde o hacker consegue abrir um carro e metê-lo em funcionamento.
A tecnologia é normalmente desenvolvida para auxiliar o ser humano nas mais diversas tarefas. No segmento automóvel as marcas têm adotado soluções que visam simplificar muitas ações, como, por exemplo, abrir ou trancar as portas do automóvel com uma simples “chave” sem fios..., no entanto, o número de carros que são roubados continua a ser preocupante.
As técnicas de roubo são muitas, mas um hacker criou um dispositivo que consegue abrir qualquer carro em poucos segundos. O dispositivo consiste numa caixa com um antena que emite em determinadas frequências. A caixa tem um pequeno ecrã onde é possível ver várias opções de escolha.
Hacker consegue abrir jipe com dispositivo
Para mostrar que o equipamento funciona mesmo, o hacker desligou-o e recebeu a indicação que a chave não tinha sido detetada. Nesse momento voltou a ativar o equipamento e conseguiu mesmo ligar o veículo. De referir que este processo foi realizado em poucos segundos e sem grande complexidade.
EvanConnect referiu ao site Motherboard que nunca roubou nenhum carro. No entanto, ele vende este tipo te tecnologia para clientes em diversos países. O equipamento de EvanConnect é também usado para analisar a segurança de algumas marcas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
não é pseudo-hacker, é hacker mesmo, não é um termo exclusivo na informatica, muito pelo contrario.
O termo correcto para este tipo de atividade ilícita é Cracker e não hacker como é comum ser referido pela sociedade.
+1
hacker é alguem que usa o seu conhecimento tecnico para resolver problemas, criar workaround, criar ferramentas, de coisas já existentes.
Ora aplicase aqui, um cracker é algo mais especifico, mas na parte de eletrônica é um hacker
Cracker é para partir o sistema. Hacker BlackHat é o termo de quem cria faz maneiras para fins ilícitos
pelos planos utilizados é fácil fazer um video semelhante sem hackar nada. basta estar uma pessoa com a chave do carro no bolso e aproximar-se da pessoa que está a filmar depois da tentativa de abrir o carro sem sucesso. provavelmente a relação entre os skills de hacking e de realizador são inversamente proporcionais.
Exacto, o vídeo em si não prova nada.
Pelo que percebi do vídeo, o “pirata” tem de se aproximar da chave para a copiar (provavelmente fazendo-se passar pela viatura – cada marca deve ter uma “assinatura digital” específica). Aí a chave tenta emitir o código de abertura.
Depois volta à viatura (já com o código que foi emitido pela chave verdadeira) e abre as portas.
E aqui temos o grande problema das chaves que emitem sinais rádio…
Inevitavelmente, hackaer ou crackear é algo que induz intrusão, a algo que não nos pertence, por isso vcs parecem os advogados do diabo… Ambos os significados ou rótulos sao, a meu ver, eticamente incorretos. No entanto a tecnologia existe, e existe tb MT confusão relacionada com start/stop, mesmo antes dessa tecnologia o que aqui foi demonstrado era possível, agora só se tornou mais simplificado. Tenho dito
duvida, o hacker que repara os equipamentos da apple que eles dizem ser inreparaveis e impossivel recuperar os dados dos users também é eticamente incorreto?
Mas onde está a novidade? É um relay attack… Como qualquer outro já usado anteriormente…
As marcas deviam adotar as chaves digitais no smartphone.
Sistemas start/stop é a maior banhada que as marcas inventaram… nada como as tradicionais chaves… a unica tecnologia que admito que possam ter é o codigo para abrir o carro…nada mais… tudo o resto é bonito mas não é funcional…
E mais, se ele fosse inteligente, como fez o produto, experimentar com imensas marcas e depois chegava ao pé delas e dizia: Meus amigos tenho tecnologia que consigo abrir o vosso carro… dou-vos a tecnologia se me derem € em troca… muitos ganham € a vender tecnologia a marcas e milhares de pessoas não o sabem…
O que tem haver o sistema start/stop com o tema das chaves?
Um carro com chave “tradicional” pode ter start/stop.
Ele deve querer dizer carros que não usam chave para lugar/desligar, apenas é preciso estar próximo e carregar no botão “Start / Stop”
Start/stop é para quando o carro para em transito. O meu carro tem start/stop e utiliza a chave normal.
Não acho que tenha utilidade pois não poupo nenhuma gasóleo mas nada tem a ver com com abrir portas de carro.
O start/stop não foi feito para a poupança mas sim por causa da poluição para as marcas puderem vender.
Sim e para quando for necessária a troca de bateria esta ser mais cara… e depois temos a o tempo útil de vida do motor de arranque.
epa o meu têm 10 anos sem problemas de motor de arranque, e a bateria é trocada a cada 3~4anos e sempre baterias normais.
Se não fosse chico-esperto, lia o artigo até a fim. E se fosse realmente inteligente fazia algo idêntico!
Como ligaram o carro? A tal caixinha tb tem imobilizado?
Questão: aos 45 seg quando o carro ainda está ‘trancado’ o dashboard está ligado, e quando o abre o carro ja tem a ‘ignição ligada’. Será isto verdade mesmo ou um fake com alguem la dentro a trancar e destrancar?
Até porque geralmente se fazem som a trancar como a buzina que se ouve ao inicio também devia fazer a destrancar. Agora entrar num carro desligado e trancado e ja ter a ignição ligada, ou estar mesmo ja algo ligado com ele ainda trancado deixa muito a desejar deste video.
Hacker vs Cracker é uma coisa totalmente diferente. Neste caso quam efetuou a intrusão e considerado um Cracker e não Hacker.
Há um pequeno bug neste aparelho que não foi referido, é quando a meio do processo sente os canos da caçadeira encostados à nuca, ou pior ainda se em vez dos canos sente o chumbo!