Greves contra a Tesla na Suécia deixam mais de 100 postos de carregamento sem energia
Os condutores de Teslas na Suécia estão a enfrentar filas intermináveis nos Superchargers. Segundo a Tesla, as greves sindicais estão a impedir que novas estações sejam ligadas à rede elétrica.
A Tesla tem uma longa história de resistência à sindicalização, tendo conseguido evitar com sucesso a presença de sindicatos nas suas instalações de fabrico. No início, a greve na Suécia parecia algo controlável, envolvendo apenas algumas dezenas de trabalhadores. No entanto, a Tesla subestimou a solidariedade entre os sindicatos suecos.
Embora a fabricante tenha conseguido contornar parcialmente a greve dos trabalhadores de serviço, está agora a enfrentar o impacto das chamadas "greves de solidariedade" organizadas por outros sindicatos no país.
Vários sindicatos suecos, incluindo os de trabalhadores portuários, eletricistas e serviços de limpeza que colaboram com a Tesla, recusaram-se a trabalhar com a empresa em apoio à greve original. Atualmente, uma dessas greves de solidariedade está a afetar gravemente os condutores da Tesla e outros utilizadores de veículos elétricos (VE).
O sindicato IF Metall utilizou a sua influência para bloquear a ligação de novos Superchargers à rede elétrica como forma de pressionar a Tesla a negociar. Durante o período festivo, isto resultou em filas extremamente longas nos poucos Superchargers operacionais, como documentado nas redes sociais:
Teslas (mostly) in the middle of 🇸🇪Sweden waiting in line at a Superchargerstation in Malung. Can you count how many there are in line?
Because of IF Metall, Tesla can’t connect new stations to the grid. Crazy, isn’t it!@MdeZegher pic.twitter.com/86XFMUKBSS
— Nicklas 🇸🇪🚗T🐂📈♻️🚀 (@NicklasNilsso14) January 5, 2025
Comentário da Tesla sobre o impacto
Max de Zegher, responsável pela infraestrutura de carregamento da Tesla, comentou a situação, atribuindo a culpa às greves sindicais que têm impedido mais de 100 novos Superchargers de serem ativados:
Uma dessas greves de solidariedade está a ter um impacto significativo. Como previsto, os condutores suecos de veículos elétricos estão a sofrer, e a infraestrutura para VE não está a acompanhar a procura porque os Superchargers estão bloqueados pelas empresas de serviços que os impedem de serem energizados.
Os Superchargers são infraestruturas críticas, especialmente em dias de pico de viagens como estes. Mais de 100 novos postos na Suécia poderiam ter sido ativados este inverno, se não fossem as greves de solidariedade.
De Zegher acrescentou que ainda não existe uma solução clara para o problema:
Apesar de ainda não termos um caminho definido para ativar estas estações, continuaremos a investir e construir novas instalações para os condutores suecos de VE, incluindo maior capacidade em Malung, Käppen, Vansbro, Idre, Särna e Sunne. Agradecemos o apoio do público para ajudar a desbloquear esta situação o mais rápido possível. Esperar em filas assim é incrivelmente frustrante, prejudica a adoção de veículos elétricos e é algo que pode ser resolvido.
Elon Musk, CEO da empresa, tem adotado uma postura rígida contra os sindicatos, demonstrando pouca disposição para negociar com eles. Esta situação na Suécia é apenas mais um exemplo de como a resistência às organizações laborais pode ter repercussões significativas.
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E fazem bem em não aceitar negociatas com ninguém… os sindicatos apenas servem para chular dinheiro às pessoas.
Não estás a perceber, são os sindicatos de outros empreas que querem obrigar a Tesla a sindicalizar contra a vontade de quem lá trabalha 😀
É uma situação completamente ridicula.
Contra a vontade ou contra a mordaça?
Se abrem a boca ou tomam uma posição, no dia a seguir estão no olho da rua!
Se a Tesla dá melhores condições e beneficios que o que tinham antes…
Tens N reports sobre o assunto da malta de lá.
Tenho n reports de malta a queixar-se das condições de trabalho desumanas impostas pela Tesla. Isso sim! Através de malta que desistiu pq não aguentava mais e explicou o q se passava e pq saiu. Até ao nr. elevadíssimo de baixas resultantes dessa pressão. É de longe a empresa com maior abstinência na Alemanha. Não contente com isso, a Tesla manda inspectores a casa das pessoas para questionar as baixas invadindo a privacidade das pessoas ao melhor estilo pidesco.
Isso é na Alemanha, fala-me dos reports no pais em causa, pois não é igual… não podes comprar um pais meramente administrativo onde existe unidades de produção industrial.
Não é a sindicalização dos trabalhadores que está em causa. Os trabalhadores das fábricas da Tesla na Suécia estão sindicalizados. O que está em causa é a Tesla recusar-se a assinar um contrato coletivo de trabalho. Na Suécia, cerca de 9 em cada 10 trabalhadores têm acordos coletivos.
As greves começaram nas fábricas da Tesla. Do que se está a falar no post é de greves de solidariedade contra a Tesla.
contra a vontade de quem lá trabalha?! 😀 😀 😀 contra o que é imposto a quem lá precisa de trabalhar, queres tu dizer.
sendo o mister m de extrema direita não é de admirar que a escravatura seja uma meta 🙂 passe o trocadilho
Isso é totalmente falso. Na maior parte dos países serve como braço de ferro especialmente importante em países capitalistas.
No caso da Tesla, o CEO acha que o resto do planeta comunga com a sua filosofia de extrema direita e capitalismo extremo, coisa que em muitos países não é verdade.
É triste ver que uma boa empresa tem à frente um fala- barato explorador, que no mundo dos EUA parece ser eficaz.
Apesar de termos um Tesla e estarmos muito contentes com ele, não comungamos com a filosofia e mentiras do CEO. Até quando entrou na Tesla tinha umas boas ideias e pouco radicalizado, agora é insuportável! (Que nada tem a ver com a marca)
Sindicatos são irrelevantes nos dias de hoje e cancro nas empresas, na industria automovel por exemplo as exigencias feitas no US, meteram um prego no caixão das Ford e GM e o mesmo estamos a ver com VW na alemanha, tem de despedir pessoas e fechar fabricas para ter uma minima possibilidade de invitar falencia, mas neste momento não lhe deixam.
Também acho. Devíamos trabalhar 80 horas por semana. E a culpa é sempre dos sindicatos
Tendo em conta que foi o Henry Ford que começou a dar as 40 horas de trabalho com ordenados mais altos e 2 dias de descanso, claramente foi a conta de sindicatos que isso aconteceu, mesmo Henry Ford que abriu hospital e escolas para os funcionarios e familia e que tinah fabricas cheias de vidros pois a luz natural era mais benefica para todos…
Eu acho piada culparem sempre a raia miuda..
A culpa nunca é dos gestores ou dos acionistas em procura de lucros não sustentáveis a longo prazo…
A única vantagem dos Tesla é uns motores eficientes que tiram alguns kwh aos 100 em relação aos concorrentes, mas os chineses estão a fazê-la desaparecer. Em relação a peças e reparações aquilo é um pesadelo. Fora o preço inicial. Portanto, logo que os chinos anulem a desvantagem nos morores, é o fim da Tesla.
Um sindicato é supostoi ser um cartel de trabalhadores criado e organizado para vergar capitalistas, ou para impedir que eles o verguem. Se os sindicatos não existissem os trabalhadores nem para se vestir ganhavam, tal é a malvadez e a gula parasitária dos capitalistas.
Nunca tive sindicato e sempre me safei. Todos os anos sou aumentado e com melhores condições tudo negociado por mim.
Conheço quem tenha alifiado a sindicatos, ganham o que está na tabela e aumentos são irrisórios e tudo negociado pelo sindicato.
O Grunho não consegue enteder que há pessoas que gostam de traçar o seu percurso. Isso tem um nome, mas não posso dizer aqui, fiquemos por uma mistura de ronhamatismo e inveja!
Conheço casos de pessoas que foram impedidas de pedir aumento devido aos sindicatos. Por vezes são eles que definem os ordenados
Não conheces, porque não há lei nenhuma que impeça o capitalista de pagar acima da tabela. Agora, o que a constituição também prevê que em caso de trabalho igual ao do trabalhador que ficou a receber mais os outros podem reclamar a diferença ao capitalista. É o princípio “a trabalho igual salário igual”.
Não sei se é verdade, se é mentira, sei que o teu caso não conta para a estatística. Porque o salário que interessa ao capitalista é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis pela simples razão de que é com os mais baixos de todos os salários possíveis que se faz o mais alto de todos os resultados – ou seja, lucros – possíveis. Pontualmente, ao capitalista até pode interessar pagar um pouco mais a um outro trabalhador, mas só se em troca extinguir postos de trabalho com custos salariais maiores. On aggregate, o capitalista tem de sair sempre a ganhar.
Mas é fora do capitalismo que se praticam os salários mais baixos, diria mesmo miseráveis.
É ver os países sem capitalistas, os chamados comunistas. Cheios de sindicatos e os trabalhadores sem espaço para estacionarem os ferraris e porsches.
E os porsches e ferraris dos países capitalistas, são para quem? Para os trabalhadores?
Trabalho igual e as performances são iguais… Oh seja comunismo vai lá para Cuba vai
Ya, não viste as noticias? na Nvidia quase 80% dos funcionarios são milionarios…
A sério?? Então estás à espera de quê? Vão já todos os trabalhar para a NVIDIA, patrões e tudo. Basta o capitalismo para vos fazer milionários….
E qual o motivo da greve?
O motivo de qualquer greve: os capitalistas a tentar sacar tudo para eles e os trabalhadores não aceitarem.
Mentira, o motivo da greve é teres um cultura de sindicatos em que todas as empresas têm que ter a força, mesmo contra vontade de quem lá trabalha.
A industria automovel pelas mãos de Henry Ford fez mais pelo melhoramento de condições de trabalho e beneficios que qualquer sindicato.
Já estou a ver todos os trabalhadores aos berros, “vai-te embora, sindicato fajuto, queremos que o sr. capitalista nos pague menos”.
Vai ser óptimo para os sindicalizados da VW quando abrir falência por causa das exigências descabidas…
Os Musk tem os bolsos cheios de $.
Agora é dos sindicatos a culpa dos carros não carregarem com o frio.
Cá em PT aos anos que não é admitido um novo carregador Tesla e não é por causa disso que eles deixam de carregar.
Gostava de ver por aqui uns -20ºC só para apreciar o espectáculo eheheh
Primeiro os carregadores funcionam a qualquer temperatura, a bateria do carro é que não a menos que se auto aqueça.
Quanto a não haver em portugal é questão politica, a Mobi.e é obrigatoria em qualquer carregador, não podes ter venda direta de kwh sem passar por eles, a Tesla ainda abriu alguns até ter a lei a perna, após isso foi impedida e provavelmente isso vai mudar este ano porque agora o gorverno tem a europa a perna finalmente.
Que passou-se aqui então?
https://pplware.sapo.pt/motores/carros-da-tesla-sem-bateria-amontoam-se-junto-aos-superchargers-no-frio-extremo-de-chicago/
“agora o gorverno tem a europa a perna finalmente.”
Quem dera, a ver se é desta que começam a pagar o preço que deve ser pago pelo kWh em PT.
Em chicago pelos reports foi uma combinação de fatores, carros que não tinha energia suficiente para pre condicionar a bateria e varios carregadores com falhas deviada a manutenção deficiente, de salientar que a temperatura de operação dos carregadores oficial é entre os -30 e 40 graus C…
Está aqui o report da CS sueca. Em lado nenhum se fala que a greve é a consequência.
Tenho para mim que os suecos não aprenderam nada com os seus vizinhos Noruegueses.
O carro elektro não é adequado para viagens à montanha por isso os Noruegueses mantiveram os seus fiéis a combustão. Os elektros não servem para isto.
https://www.gp.se/nyheter/sverige/extremko-for-att-ladda-bilen-i-dalarna.7f2fa6b2-d1fe-4373-993b-c8ef4110bbe5
Tristeza a ME montes de crianças a chorar com o frio. Tudo isto era evitável. Autêntica comédia está insanidade de querer forçar a ME.
No limite os carros elektros servem para uma voltinha na cidade e mesmo aqui está a causar problemas por saturação dos espaços. Tb aqui os Noruegueses estão a inverter a opção, poder politico incluído, ao direccionarem as deslocações para os transportes públicos.
Não é diferente de quando os postos de abastecimento secam devido às greves. Já aconteceu várias vezes.
Eu nc vi. Só vi racionamentos q davam ≈400 kms por cada ida à bomba.
Eu e quem anda regularmente na estrada viu. Isso e filas de mais de 1h para abastecer. E pessoal impedido de ir trabalhar por falta de gota.
Só falta negar aquilo que foi vivido e falado por milhares de pessoas.
Como disse, não dei por nada e andava na estrada tal como ando hoje.
No limite dava ali um pulinho a Badajoz, atestava e ainda trazia uns bidons extra.
Sempre era mais rápido do que carregar um carro elektro!
Fazer centenas de KM e perder horas a ir a Badajoz? Como é que isso é mais rápido que um eléctrico que está á porta de casa a carregar.
Ir e vir a Badajoz são 4horas já com os abastecimentos para ≈2000 kms.
Por motivos de força maior nem olhava para trás.
Um carro elektro aqui à porta leva-me 22.53H para 250 kms…
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-EuNhq3iFHltW1e6w
Se for em casa acho q ainda é pior pq só tenho 1.15kw na garagem, ou lá o q é. Pelo que tenho lido nem é possível carregar o carro elektro com essa potência e aumenta-la pode ser um pincel.
Desconheço esse tipo de problemas. Na minha zona o normal é ter 7.5kwh e possível ter 11kwh todas as manhãs está completamente carregado.
Não conheço ninguém que demore 24 para carregar um Elektro.
1.15kw não dá para nada. Isso é viver numa casa que só dá ter iluminação e mais nada 0 de electrodomésticos.
E Perder 4h para abastecer um carro.
1kwh de potência eléctrica e a 2h de um posto de abastecimento.
Nem sabia que existiam zonas dessas em Portugal.
É tudo o q seja construção antes de 2010, Expo incluída.
Há dias estava a olhar para a história deste haja e estava a imaginar-me na mesma situação. Sem tirar nem pôr.:
https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=22402&sid=7b4c6f3ccf52ab8d6bc26cd61a43af0b
No meu caso, se quiser aspirar o carro com uma rainbow, o quadro dispara ao fim de 2 ou 3 minutos.
Decididamente a coisa foi pensada apenas para as lâmpadas e para abrir e fechar o portão.
Qt aos carregadores publicos, o que não falta são carregadores lentos que levam esse tempo para encher a bateria de um iPace. E em casa tem casos que é pior. (Ver site da ChargeGuru, por exemplo.)
Várias vezes? Só se foi aí na tua aldeia.
Já repararam que só os acéfalos é que fazem greves/manifs e respiram Sindicatos?
Não, nunca reparei, O que tenho visto é uns imbecis completamente pedrados a pensar que são os capitalistas que vão defender os interesses deles. Ou então já os próprios capitalistas a vir com esse paleio para tentar dissuadir o pessoal e virá-lo contra os sindicatos. Não sei quem é mais cretino.
Mau dia para o charlatão Musk! XD
Quem tem mais força para negociar com o dono de uma empresa, especialmente se este for bilionário com um caso grave de “hubris”?
Um trabalhador isolado ou os trabalhadores sindicalizados.
Quem defende que os sindicatos “não servem para nada”, “que deviam acabar” e “os trabalhadores sozinhos conseguem negociar de forma independente”, devem ser como os leões que dizem aos búfalos africanos: “não andes em manada, não precisas, pois és forte o suficiente!”,
Alguns búfalos acreditam, caso contrário os leões morriam à fome.
Vocês não estão a perceber! O Elon Musk quer um mundo de escravos, no verdadeiro sentido da palavra e quer uma relação Mater/Slave no sentido da propriedade! Ele quer mesmo controlar as pessoas a todos os níveis, quer a nível de automóveis, telecomunicações, politicamente, etc! Eu gosto da Tesla, estava mesmo a pensar em comprar um, mas ultimamente tenho pensado mais a sério neste tipo de controlo total que ele quer fazer!
Elon Musk é um empresário muito pouco democrático para não chamar outro nome
Por ser o homem mais rico do mundo pensa que pode fazer tudo.A Tesla fui de facto a Pioneira na revolução da mobilidade eléctrica,mas o chineses estão a dar caso dessa sua revolução e monopólio.Com carros muito mais bonitos,, melhores e mais baratos.Agora como está a ver a galinha dos ovos Douro ir á vida,juntou-se a Donald Tramp que é anti China.
Para ver se dá a volta ao seu negócio.
Estão preocupados com este tipo de atitudes? Então esperem um dia o estado poder em modo remoto ter o poder de individualmente cortar o acesso ou mesmo bloquear o seu automóvel por alguma razão de litígio consigo.