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General Motors tem um plano para convencer os fãs de carros a comprarem elétricos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    Tamanho segmento C ou D, 300cv, 500km autonomia real, tudo por 25000 euros.

    Façam lá o que eu disse e vão ver a quantidade de pessoas que vão convencer!

  2. Adolfo Dias says:

    Sempre que acontecem e forçam estes movimentos tendenciosos e lobbistas, há que fazer exactamente o oposto, tal e qual os mercados.
    Já agora informo que vamos ter saldos em 2026 com a queda massiva dos mercados, vão ter aquela oportunidade para comprar um carro que não a pilhas e que não vos iluda esses miolos com electricidade.

  3. Tiago Cordeiro says:

    Um conselho de amigo : um vizinho meu ficou impotente e estéril porque conduz um VE. Por isso, não comprem.

  4. BurroFuiEuQueEstudei! says:

    Plano a sério é reduzirem o preço a sério…… isso é que é…….

  5. FilipeB says:

    “caixa automática, com um pedal único, com travagem regenerativa e sem uma caixa de velocidades que dê, ao condutor, todo o controlo”
    Isto são para mim, que tenho um EV, as grandes vantagens deste tipo de carro. Depois de me habituar não quero outra coisa. E adorava conduzir carros com mudanças, precisamente pela sensação de controlo.
    A única desconfiança que as pessoas que conheço têm é o alcance (capacidade da bateria). A sensação de terem de fazer 200km de repente e terem de se preocupar se o carro está carregado ou não.
    Percebo a preocupação, e reconheço que é suficiente para certas pessoas não quererem ter um EV. Admito que não posso fazer fazer 200km sem planear o percurso, principalmente se levo a família comigo. No interior ou no Alentejo tenho de ter cuidados extra.
    Mas tenho a sorte de poder carregar o carro no trabalho e ter garagem em casa. Também passei a gastar 50-70€ mês de electricidade em vez de 200€-400€ em gasóleo, e a condução é muito muito mais agradável.
    Fico sempre com a ideia que os maiores críticos (ou a maioria) dos EV nunca conduziu um… Se experimentassem talvez não dissessem tão mal.
    Sei que os preços ainda não ajudam muito, mas é apenas uma questão de tempo. E já começam a aparecer VE usados fora de Portugal a preços interessantes…

    • Realista says:

      Faço minhas as tuas palavras!! Exceto que acho que gastas muito em eletricidade e que provavelmente deverias verificar o teu tarifário…

      O único problema (para já) dos carros elétricos é mesmo a densidade energética das baterias, mas é mais uma questão de tempo do que outra coisa.

      Já a condução com um pedal e o silêncio/falta de vibrações é de facto uma grande vantagem e já não quero outra coisa! Isso e a rápida resposta do motor em que torna o carro como uma extensão do nosso corpo pois é só pensar em acelerar que ele faz isso instantaneamente e sem a demora típica dos motores a combustão que se levarem turbo ainda demoram mais tempo. O controlo do condutor sobre o motor é muito maior e granulado num elétrico do que num carro a combustão e só mesmo quem nunca conduziu um elétrico é que pode afirmar o contrário…

      • FilipeB says:

        Acho que quem nunca conduziu um não percebe que a caixa automática de um EV não é a mesma coisa que a caixa automática de um carro a combustão.
        Não existe qualquer pausa na aceleração do carro! Numa subida estou sempre com o corpo colado ao banco. Num carro a combustão existe sempre a mudança a mudar, uma pausa, uma alteração na potência entre alta e baixa rotação. Eu num EV sinto sempre a mesma potência sem pausas até exceder o limite de velocidade!

    • Grunho says:

      Para conduzir qualquer um se habitua a qualquer coisa. Pagar é que é um hábito diferente.

      • Anung says:

        Culpa dos imperialistas e a pobreza forçada que fazem.
        É ver a prosperidade nis países comunistas, carros até o estado os oferece….

    • B@rão Vermelho says:

      @FilipeB, Parabéns pelo comentário apenas faço um reparo, como é que consegues passar de fazer milhares de Km por mês num veiculo a gasóleo, modas te de emprego ou os VE encurtam as distancias? 🙂 🙂 🙂
      Assim contas por alto para poupares 200€ fazias 2400km e até estou a fazer a media comparado com os meus consumos, eu consigo fazer médias que quase ninguém consegue fazer sou bastante calmo na minha condução eu no meu carro a diesel com 70€ faço mais de 900km.
      Tirando esta parte da poupança que talvez tenhas te enganado e a poupança é anual e não mensal foste muito assertivo e sem fanatismo e por isso os meus parabéns.

      • FilipeB says:

        @ B@rão Vermelho, As distâncias não encurtaram, mas descobri que a travagem regenerativa ajuda muito no consumo. Uma vez a descer a serra da estrela (desde a torre até Seia) gerei eletricidade suficiente para andar 40km APÓS chegar a Seia (em estradas nacionais). +-70km de borla!
        Os valores que falei são mensais, não foi lapso.
        Depois, a verdade é que 90% das minhas viagens são a menos de 50km distância da minha Wallbox (100km máx). Ou seja, assim que o carro volta ao escritório está muitas vezes a carregar. É o reverso da medalha do meu EV. É preciso um pouco de disciplina, mas as poupanças são evidentes e nunca tive tanto gozo a conduzir um carro. Ainda não me fartei da aceleração e do silêncio.
        Dantes andava de Renault clio 1.9D (foi até caírem as rodas basicamente…), e mesmo velho mantinha consumos à volta dos 5,5l/100km. Dependendo do mês fazia era muito km. Grande máquina, fiável e poupada, mas não quero voltar a carros a combustão.
        Esta questão dos EV é para mim muito parecida com a discussão gasolina/gasóleo/GPL. Existe pessoal que adora o GPL, conseguem poupanças reais no consumo, mas também nem todos têm postos GPL perto… Quem faz poucos km o gasóleo não faz qualquer sentido. Cada caso é um caso.
        Hoje em dia EV’s não são para todos. Quem não tem garagem não tem acesso a tarifários baratos. Os carregadores rápidos são cada vez mais caros (os do IKEA em Loures são um roubo hoje em dia, por exemplo). Não existem postos públicos suficientes para todos no país. Ainda existem diferenças enormes entre o litoral e o interior. Uma vez tive 1:30h à espera em Grândola pois apenas existia 1 posto rápido fora da auto-estrada nas redondezas (meio do Alentejo) e apanhei um i4, um Leaf e um Zoe à minha frente. Era uma viagem de 400km, estava a meio e cheguei com +- 5% carga. Tinha mesmo de esperar. Foi chato, mas aconteceu 1 vez no ano inteiro. Isto não é para todos, admito. Mas continuo a achar que vale a pena para mim. Os outros 364 dias compensam 😉

        • Antonio+Vasco says:

          Apoio 100%, tenho um Y, adoro EVs, a andar é quase ter um Ferrari , mas silencioso, confortável, muito mais seguro e de gasto baixíssimo.
          Mas agora comecemos com os problemas, todos os meses vou a Lisboa e Algarve, até ha cerca de 3 meses nunca tinha problemas de carregar em viagem, mas agora é diferente, as bombas de gasolina na AE são de 45 em 45 km, mais ou menos, e só têm 1a2 postos de carregamento, na minha última viagem, há 3dias, tive 5 , 5 postos ou ocupados ou avariados, resultado, 1 viagem de 6h, transformou se em 7,5h, e na volta tive que carregar num Yonity, carissimo, fica ao preço do gasóleo.
          Na próxima vez vou pensar 2 vezes se vou de VE ou a combustão

          • Yamahia says:

            “e na volta tive que carregar num Yonity, carissimo, fica ao preço do gasóleo.”
            Fica bastante mais caro que o gasóleo!
            Gasóleo para 100 kms são 7.5€, Ionity para 100 kms são 18,00€!

        • Yamahia says:

          @FilipeB,
          “Os outros 364 dias compensam ”
          nc vais de fds?

          • Antonio+Vasco says:

            Que exagero, como é costume em si, 100km a gasóleo sao 12,11€ e carregamento na Yonity, para o Y, são 10,74€

  6. Alejandro says:

    Redução de preços a sério não vão acontecer, caso eles realmente acrescentem mecanismos desnecessários para carros elétricos. Mas se as pessoas os querem…

  7. M.Gonçalves says:

    ahahahahhaa

  8. Yamahia says:

    Pode ser q dessa forma já consigam desmultiplicar a força, atingir velocidades condizentes com os 300CV e obter melhores autonomias a velocidades médias banais para AE.

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