General Motors tem um plano para convencer os fãs de carros a comprarem elétricos
Os carros elétricos comportam muitos senãos, especialmente para os fãs dos chamados "carros a sério". Por sabê-lo, a General Motors tem um plano para convencer os entusiastas a aceitarem (e comprarem) automóveis movidos a bateria.
Apesar das alternativas de que o mercado já dispõe, os carros elétricos estão estacionados sob uma nuvem de ceticismo e estereotipo. São carros mecanicamente diferentes dos, ainda, tradicionais e não correspondem à expectativa de condução dos fãs de automóveis.
Já conhecemos algumas soluções para este problema emocional, que prende os proprietários aos carros com motor de combustão interna, procurando todas elas aproximar os modelos elétricos da sensação descrita pelos condutores de carros convencionais.
Em mais uma tentativa, a General Motors parece estar a desenvolver um pedal de embraiagem para executar as transmissões dos veículos elétricos.
De facto, depois das preocupações com o carregamento e a ansiedade da autonomia, o maior problema apontado pelos fãs de automóveis é a condução, que perde toda a dinâmica por ser automática, com um pedal único, com travagem regenerativa e sem uma caixa de velocidades que dê, ao condutor, todo o controlo.
De acordo com as patentes registadas pela General Motors, o plano passará por desenvolver um novo tipo de acionamento da embraiagem para os seus futuros modelos elétricos, melhorando as transmissões encontradas em veículos elétricos de alto desempenho.
Neste documento, a GM discute a utilização de um mecanismo hidráulico para operar uma embraiagem em transmissões automáticas utilizadas em carros elétricos.
Um controlador variaria a pressão do fluido no mecanismo, que, por sua vez, moveria um pistão que abriria ou fecharia a embraiagem, dependendo do que o condutor determinasse como melhor num determinado cenário.
Lê-se na patente da General Motors, onde a empresa diz que "esta configuração seria mais simples do que as transmissões automáticas convencionais, algo que seria possível devido à necessidade de um motor elétrico para menos mudanças de velocidade".
Além disso, a General Motors explica que evitaria "instabilidades no motor elétrico" inerentes a outros tipos de operação da embraiagem.
A patente, que foi publicada no início deste mês, descreve, conforme partilhado pelo GM Authority, que a nova embraiagem melhoraria a "eficiência e o desempenho" dos futuros modelos elétricos da General Motors, uma vez que daria ao condutor "um controlo preciso sobre o funcionamento da embraiagem".
Ter controlo adicional sobre a transmissão ligada a um motor elétrico permitiria aos condutores fazer ajustes em tempo real nos seus automóveis e asseguraria mudanças de velocidade muito mais suaves em alguns modelos.
De ressalvar que esta solução está, apenas, descrita numa patente, pelo que pode não chegar aos carros elétricos da General Motors.
Leia também:
Tamanho segmento C ou D, 300cv, 500km autonomia real, tudo por 25000 euros.
Façam lá o que eu disse e vão ver a quantidade de pessoas que vão convencer!
não pode ter 300cv, quanto muito 150cv. há gente que nem devia ter carta, agora imagina o perigo de conduzirem uma máquina de 300cv.
É igual a um de 100cv
É igual a conduzirem uma máquina de 60kWh…. espetam-se na mesma.
Concordo apesar de 300cv achar um exagero entre 100 e 150 chega e sobra há malta que com 80 já é um perigo, 120cv 500 de autonomia e entre 25 e 30k é o ideal
Eu contratava-te já, que visionário!! Resolveu o problema em 10 segundos, ponham os olhos.
Obrigado, mas melhor só mesmo colocar uma embraiagem num VE, afinal quem não deseja mais uma peça com possibilidade de avariar no carro?
+1 qualquer Carro do segmento D com 300cv a não vale mais de 25000 euros.
Qual o combustão com esses cavalos a esse preço?
Nenhum :):):)
Sempre que acontecem e forçam estes movimentos tendenciosos e lobbistas, há que fazer exactamente o oposto, tal e qual os mercados.
Já agora informo que vamos ter saldos em 2026 com a queda massiva dos mercados, vão ter aquela oportunidade para comprar um carro que não a pilhas e que não vos iluda esses miolos com electricidade.
Um conselho de amigo : um vizinho meu ficou impotente e estéril porque conduz um VE. Por isso, não comprem.
Mais, o meu vizinho depois de conduzir um VE anda sempre de perna aberta!
Á minha vizinha cresceram-lhe pelos abaixo do umbigo se não tivesse visto não acreditava.
Talvez a tua vizinha tenha a solução para o amigo e o vizinho dos comentadores de cima. É uma questão de trocarem fotos.
A solucão é acabar com os imperialistas.
Plano a sério é reduzirem o preço a sério…… isso é que é…….
“caixa automática, com um pedal único, com travagem regenerativa e sem uma caixa de velocidades que dê, ao condutor, todo o controlo”
Isto são para mim, que tenho um EV, as grandes vantagens deste tipo de carro. Depois de me habituar não quero outra coisa. E adorava conduzir carros com mudanças, precisamente pela sensação de controlo.
A única desconfiança que as pessoas que conheço têm é o alcance (capacidade da bateria). A sensação de terem de fazer 200km de repente e terem de se preocupar se o carro está carregado ou não.
Percebo a preocupação, e reconheço que é suficiente para certas pessoas não quererem ter um EV. Admito que não posso fazer fazer 200km sem planear o percurso, principalmente se levo a família comigo. No interior ou no Alentejo tenho de ter cuidados extra.
Mas tenho a sorte de poder carregar o carro no trabalho e ter garagem em casa. Também passei a gastar 50-70€ mês de electricidade em vez de 200€-400€ em gasóleo, e a condução é muito muito mais agradável.
Fico sempre com a ideia que os maiores críticos (ou a maioria) dos EV nunca conduziu um… Se experimentassem talvez não dissessem tão mal.
Sei que os preços ainda não ajudam muito, mas é apenas uma questão de tempo. E já começam a aparecer VE usados fora de Portugal a preços interessantes…
Faço minhas as tuas palavras!! Exceto que acho que gastas muito em eletricidade e que provavelmente deverias verificar o teu tarifário…
O único problema (para já) dos carros elétricos é mesmo a densidade energética das baterias, mas é mais uma questão de tempo do que outra coisa.
Já a condução com um pedal e o silêncio/falta de vibrações é de facto uma grande vantagem e já não quero outra coisa! Isso e a rápida resposta do motor em que torna o carro como uma extensão do nosso corpo pois é só pensar em acelerar que ele faz isso instantaneamente e sem a demora típica dos motores a combustão que se levarem turbo ainda demoram mais tempo. O controlo do condutor sobre o motor é muito maior e granulado num elétrico do que num carro a combustão e só mesmo quem nunca conduziu um elétrico é que pode afirmar o contrário…
Acho que quem nunca conduziu um não percebe que a caixa automática de um EV não é a mesma coisa que a caixa automática de um carro a combustão.
Não existe qualquer pausa na aceleração do carro! Numa subida estou sempre com o corpo colado ao banco. Num carro a combustão existe sempre a mudança a mudar, uma pausa, uma alteração na potência entre alta e baixa rotação. Eu num EV sinto sempre a mesma potência sem pausas até exceder o limite de velocidade!
Para conduzir qualquer um se habitua a qualquer coisa. Pagar é que é um hábito diferente.
Culpa dos imperialistas e a pobreza forçada que fazem.
É ver a prosperidade nis países comunistas, carros até o estado os oferece….
@FilipeB, Parabéns pelo comentário apenas faço um reparo, como é que consegues passar de fazer milhares de Km por mês num veiculo a gasóleo, modas te de emprego ou os VE encurtam as distancias? 🙂 🙂 🙂
Assim contas por alto para poupares 200€ fazias 2400km e até estou a fazer a media comparado com os meus consumos, eu consigo fazer médias que quase ninguém consegue fazer sou bastante calmo na minha condução eu no meu carro a diesel com 70€ faço mais de 900km.
Tirando esta parte da poupança que talvez tenhas te enganado e a poupança é anual e não mensal foste muito assertivo e sem fanatismo e por isso os meus parabéns.
@ B@rão Vermelho, As distâncias não encurtaram, mas descobri que a travagem regenerativa ajuda muito no consumo. Uma vez a descer a serra da estrela (desde a torre até Seia) gerei eletricidade suficiente para andar 40km APÓS chegar a Seia (em estradas nacionais). +-70km de borla!
Os valores que falei são mensais, não foi lapso.
Depois, a verdade é que 90% das minhas viagens são a menos de 50km distância da minha Wallbox (100km máx). Ou seja, assim que o carro volta ao escritório está muitas vezes a carregar. É o reverso da medalha do meu EV. É preciso um pouco de disciplina, mas as poupanças são evidentes e nunca tive tanto gozo a conduzir um carro. Ainda não me fartei da aceleração e do silêncio.
Dantes andava de Renault clio 1.9D (foi até caírem as rodas basicamente…), e mesmo velho mantinha consumos à volta dos 5,5l/100km. Dependendo do mês fazia era muito km. Grande máquina, fiável e poupada, mas não quero voltar a carros a combustão.
Esta questão dos EV é para mim muito parecida com a discussão gasolina/gasóleo/GPL. Existe pessoal que adora o GPL, conseguem poupanças reais no consumo, mas também nem todos têm postos GPL perto… Quem faz poucos km o gasóleo não faz qualquer sentido. Cada caso é um caso.
Hoje em dia EV’s não são para todos. Quem não tem garagem não tem acesso a tarifários baratos. Os carregadores rápidos são cada vez mais caros (os do IKEA em Loures são um roubo hoje em dia, por exemplo). Não existem postos públicos suficientes para todos no país. Ainda existem diferenças enormes entre o litoral e o interior. Uma vez tive 1:30h à espera em Grândola pois apenas existia 1 posto rápido fora da auto-estrada nas redondezas (meio do Alentejo) e apanhei um i4, um Leaf e um Zoe à minha frente. Era uma viagem de 400km, estava a meio e cheguei com +- 5% carga. Tinha mesmo de esperar. Foi chato, mas aconteceu 1 vez no ano inteiro. Isto não é para todos, admito. Mas continuo a achar que vale a pena para mim. Os outros 364 dias compensam 😉
Apoio 100%, tenho um Y, adoro EVs, a andar é quase ter um Ferrari , mas silencioso, confortável, muito mais seguro e de gasto baixíssimo.
Mas agora comecemos com os problemas, todos os meses vou a Lisboa e Algarve, até ha cerca de 3 meses nunca tinha problemas de carregar em viagem, mas agora é diferente, as bombas de gasolina na AE são de 45 em 45 km, mais ou menos, e só têm 1a2 postos de carregamento, na minha última viagem, há 3dias, tive 5 , 5 postos ou ocupados ou avariados, resultado, 1 viagem de 6h, transformou se em 7,5h, e na volta tive que carregar num Yonity, carissimo, fica ao preço do gasóleo.
Na próxima vez vou pensar 2 vezes se vou de VE ou a combustão
“e na volta tive que carregar num Yonity, carissimo, fica ao preço do gasóleo.”
Fica bastante mais caro que o gasóleo!
Gasóleo para 100 kms são 7.5€, Ionity para 100 kms são 18,00€!
@FilipeB,
“Os outros 364 dias compensam ”
nc vais de fds?
Que exagero, como é costume em si, 100km a gasóleo sao 12,11€ e carregamento na Yonity, para o Y, são 10,74€
Redução de preços a sério não vão acontecer, caso eles realmente acrescentem mecanismos desnecessários para carros elétricos. Mas se as pessoas os querem…
ahahahahhaa
Pode ser q dessa forma já consigam desmultiplicar a força, atingir velocidades condizentes com os 300CV e obter melhores autonomias a velocidades médias banais para AE.