General Motores deixará de fornecer troca de baterias para o elétrico Chevy Spark
Como sabemos, os carros elétricos já detém uma significativa presença nas estradas portuguesas e em todo o mundo. E cada vez mais surgem novos modelos e marcas que aprofundam os seus conhecimentos neste campo para também se iniciarem na produção destes veículos.
No entanto nem sempre as informações neste segmento são positivas. E de acordo com dados recentes, a General Motors vai deixar de fornecer substituições de baterias para o seu elétrico Chevy Spark.
GM deixa de fornecer substituição de baterias no Chevy Spark
De acordo com um recente relatório da EV-Resource revelado pelo canal InsideEVs, a General Motors (GM) não vai fornecer mais substituições de baterias para os modelos totalmente elétricos do seu Chevy Spark. Este modelo foi lançado no ano de 2013, sendo que novos exemplares continuaram a ser fabricados até 2016.
Segundo os detalhes, um executivo da GM confirmou à EV-Resource que a empresa "não vai voltar a fornecer a bateria [do EV Chevy Spark]". Tal deve-se ao facto do stock de baterias ter acabado e a marca não ter planos para desenvolver mais. De forma a apurar mais detalhes, o The Verge contactou a General Motors, mas ainda não obteve resposta.
Proprietários dos carros ficam numa situação complicada
Os primeiros modelos do Chevy Spark vão fazer 10 anos de existência no próximo ano. E esta decisão pode colocar os seus donos numa situação complicada, na medida em que os veículos podem deixar de funcionar caso a bateria falhe. A GM oferece uma garantia de 8 anos / 160.000 km para a bateria dos EV Sparks, e outros carros elétricos. Como tal, muitos modelos de 2013/2014 já terão esgotado a garantia.
Não ficou ainda claro se a empresa vai manter a substituição para carros ainda na garantia, ou se poderá sugerir comprar os carros aos seus donos em vez de substituir o componente, como aponta o EV-Resource.
Esta é assim uma situação delicada para quem tem um destes veículos, e esperemos para ver se outras empresas do setor seguem os mesmos passos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Esta noticia é para o mercado nacional, ou internacional?
Chevrolet Spark sff….
Senão qualquer dia estão a dar aqui uma noticia do Hyundai Kona em vez do Kauai….
Um alerta à navegação. Se a UE não mete mão nisto, vai acontecer o mesmo que aconteceu com os carregadores de telemóvel, entre outros exemplos.
Mais uma razão para não comprar carro eléctrico. Carros eléctricos não economicamente viáveis para os clientes, para quem os compra, só o são para as empresas que os vendem.
Depende do preço final (ajudas incluídas) e da finalidade para que se compra carro eléctrico. Por exemplo, para taxi em cidade, ao fim de 6 anos é um negócio da China:
https://www.youtube.com/watch?v=fq6Ex-OgBHE
Não são economicamente viáveis*
E os a gasolina/gasóleo também não são economicamente viáveis 🙁
Os carros elétricos estão agora a aparecer em força, é uma mudança bem vinda. Como tudo, há que se estabelecer regras. Muitas transformações vão acontecer no mundo do trabalho, desde mecânicos, operadores de estações de abastecimento de combustível, vendedores de peças terão a ser cada vez menos. Áreas como mecatrónica, instaladores de wallbox e painéis fotovoltaicos deverão ser setores de grande expansão.
Elétricos são muito ecológicos e quem os compra pode sempre olhar para os seus filhos e lembrar-se que o seu carro a pilhas custa a vida e o sangue dos filhos de outros.
https://www.youtube.com/watch?v=RFHvq-8np1o
É o terror. 😀 😀 😀
General Motores vai ser promovido a Marechal Elétricos
General Motores hehehehehe
pois… ja começou.
o carro sai de produção e puff deixa de haver baterias.
pode nao ser um carro/marca mainstream em termos de eletricos, mas mostra um pouco o que vai acontecer na generalidade…
Eu até quero ter um carro eléctrico no futuro, mas primeiro não compro carros novos, não preciso de ter o ultimo gripo da coisa, e depois só compro o que tem provas dadas de longevidade, por isso só vou comprar um eléctrico em segunda mão de um fabricante que eu confie e quando souber que posso trocar a bateria a um preço decente.
Até lá vão acontecer tiros nos pés como o deste artigo. Quando estes carros se transformarem em e-waste em grande escala como os telemóveis e portáteis de hoje em dia, talvez os governos acordem para a vida para regular isto.
Vai ? onde ? o que não faltam são soluções para esses carros, até podem levar baterias de outros, eu tenho um peugeot com uma bateria tesla.
Aliás essa é mais uma vantagem dos eléctricos, de serem versáteis.