Ford vai comprar baterias mais baratas à chinesa CATL para competir com a Tesla
Quem está mais atento às notícias do ramo automóvel, nota um significativo aumento do interesse das marcas no setor dos veículos elétricos. Há, claro, nomes que se destacam, como a Tesla de Elon Musk, mas uma parte importante das empresas de outras marcas já está também a apostar forte neste campo.
Neste sentido, há agora notícias de que a Ford vai começar a comprar baterias para carros elétricos mais baratas à empresa chinesa CATL, como forma de conseguir competir com a Tesla.
Ford aposta em baterias chinesas mais baratas para os carros elétricos
De acordo com as notícias avançadas pela Reuters, a Ford Motor Co. referiu nesta quinta-feira (21) que irá importar baterias de ferro-lítio (Lithium Ferrophosphate ou LFP) de baixo custo à empresa chinesa líder de vendas CATL. Estas baterias serão usadas nas pick-ups e SUVs elétricos da marca norte-americana.
Esta decisão acontece numa altura em que a Ford fortalece a sua relação com a CATL, entre outros acordos para conseguir ter stock de baterias e outros materiais suficientes para as necessidades ao longo na próxima década.
Lisa Drake, vice-presidente da Ford, disse que a montadora tem planos para garantir as baterias LFP de uma nova fábrica de 40 GWh nos EUA, a partir do ano de 2026. No entanto, a executiva não referiu se essa fábrica seria construída pela CATL, mas a Reuters já havia referido que a gigante chinesa das baterias tem procurado locais nos Estados Unidos para a construção de uma fábrica de baterias de elétricos para fornecer a Ford e a BMW.
E esta iniciativa pode ser interpretada como uma competição contra a rival Tesla, uma vez que esta também já está a integrar baterias LFP nalguns dos seus Model 3, que acabam por ser vendidos a um preço mais baixo nos EUA.
Segundo os detalhes, a Ford pretende aumentar a sua produção de elétricos para 600.000 veículos em todo o mundo até ao final de 2023 e mais de 2 milhões até ao final de 2026. Para além disso, a marca espera ainda que o crescimento anual de EVs atinja os 90% até 2026.
Recentemente já havíamos falado sobre a chinesa CATL, depois que esta criou a bateria revolucionária Qilin, capaz de 1000 km de autonomia.
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Fonte: Reuters
A CATL já produz baterias na China para a Volkswagen, Tesla, BMW, Nio e outros fabricantes.
A intenção de expansão para os Estados Unidos é para dar resposta às necessidades da BMW e Ford (e quiça Tesla também).
No entanto, 50% dos veiculos produzidos pela Tesla já utilizam esta bateria mais barata, made in China.
Esta iniciativa não é competição, é seguir os passos da BMW e Tesla, é seguir a movimentação do mercado para bateria LPF, e a importância destas baterias está na ausência de cobalto na sua produção que tem sempre origens duvidosas.
Penso que quem compra um tesla (seja qual for o modelo) não esteja a olhar unicamente ao preço do veículo, mas também esteja a considerar a rede de carregamento eficiente, que a marca disponibiliza. Algo que as outras marcas quase não investem e deixam o utilizador a merecer da vontade dos outros.
O barato por vezes pode sair caro
Carros completamente descaracterizados e sem identidade própria.