Fim dos apoios não foi problema para a Noruega: elétricos atingem 80% de quota
Mesmo com o fim dos incentivos à compra de carros elétricos, estes foram os protagonistas do mês de maio, na Noruega: 80% de quota.
A Noruega é o mercado com a maior quota de veículos elétricos do mundo, resultado do forte apoio das autoridades a este tipo de veículo. Durante anos, o país incentivou a aquisição de carros a bateria, nomeadamente, através de uma isenção fiscal significativa, em comparação com os modelos térmicos.
No entanto, o fim desse incentivo, em janeiro de 2023, não causou tantos danos quanto previsto. Se, por um lado, a Noruega calculou uma queda significativa da quota de elétricos, por outro, os cidadãos decidiram não vacilar.
Apesar de terem sofrido ligeiramente, em maio, os veículos elétricos a bateria detiveram 80,7% do mercado. De um total de 13.342 automóveis matriculados, 10.773 foram elétricos.
O modelo mais vendido, na Noruega, foi o Tesla Model Y, com 2.691 unidades, seguido do Volkswagen ID.4 (738 unidades) e do BMW iX1 (594 unidades). Depois, seguiram-se Seguiram-se o Toyota RAV4 (580 unidades), o Volvo XC40 (539 unidades), o Skoda Enyaq (387 unidades), o Audi Q4 e-tron (386 unidades) e o Ford Mustang Mach-E (372 unidades).
A Noruega tenciona proibir a venda de carros com motores de combustão interna, incluindo os híbridos e os híbridos plug-in, a partir de 2025. Dessa forma, assegurará uma posição uma década à frente da União Europeia (UE), que definiu 2035 como horizonte temporal.
Aliás, a quota de mercado dos carros elétricos na UE era, em 2022, de 12,1% - muito longe dos números da Noruega.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Quando os vencimentos são elevados, o céu é o limite.
Nesse caso compravam mais carros a combustão, lá os elétricos são mais baratos que os a combustão.
Sim é verdade, mas em Portugal existe uma seita que prefere receber o ordenado mínimo para não pagar impostos e depois receber cerca de 1000 a 1500 em cartao livre de impostos. por exemplo os motoristas da TIR ou de certos hipermercados….. etc.
depois dizem que os vencimentos em Portugal são fracos….. um agricultor com um terreno de 1ha com um trator de 450mil euros…. um Mercedes elétrico de 100mil euros….. os ordenados são baixos……
Que tractor é esse? Eheheh
Quando os transportes públicos são gratuitos e de qualidade, tudo é possivel.
Ainda não são, vão ser….
O governo cortou mas a Tesla abdicou.
Na prática esses descontos nunca foram dirigidas aos consumidores.
Ou seja nada altera para carros abaixo dos 45.000€, para carros abaixo desse valor tudo se mantém: Isenção de Impostos taxas de importação e portagens nas AE grátis bem como estacionamentos.
Seja como for, os elektros mantiveram a cota mas estão a vender menos unidades nestes 1⁰s 5 meses de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado . O que não deixa de ser um sinal a ponderar.
Tal como os a diesel, que venderam menos em Maio, basta olhar para os numeros, onde a participação no ano passado foi muito maior, aliás, já lhe tinha mostrado que aconteceu o mesmo nos diesel e a gasolina, mas se quiser eu volto a postar o gráfico.
https://ofv-no.translate.goog/bilsalget/bilsalget-i-mai-2023?_x_tr_sl=no&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=wapp
A Noruega primeiro deveria de parar de produzir e vender petrolio!
https://www.worldometers.info/oil/norway-oil/
E depois você consumia petróleo oriundo de onde ? Do Algarve ?
Portugal so tem de obrigar as pessoas a comprar eletricos. A partir do proximo ano so eletricos podem circular em Lisboa e porto. Combustao ficam fora…as pessoas que usem transportes publicos
Eta, vai levar com todos os eléctrofobicos. LOL
Ah, ah, ah. E a receita fiscal, perdia-se?
A imagem é um bom retrato do que se tem de fazer em Portugal. Uma rede como deve de ser.
Pelo contrario, a estacaria pombalina que segura Lisboa está toda podre e só aguenta carros com taras até 1500 kgs, o que retira da circulação a maioria dos carros eléctricos.
Está ? Então mostre lá provas disso.
Compras um para mim?
“Diz-me que tens acesso a transportes públicos sem me dizeres que tens acesso a transportes públicos”
Está. É um assunto tabu para não alarmar mas basta estar atento aos vários buracos que abrem do nada por toda a baixa pombalina.
Tudo começou aqui
https ://www.publico.pt/2000/07/10/jornal/estacas-pombalinas-estao-ameacadas-146290
A grande engenheria de obras do metro e outras, resolveu provocar alterações no nível do lençol freático o q impliciu a seca das estacas e estas naturalmente apodreceram.
Agora andam a tentar conter danos e tudo se resume a contenção de stress sobre as estacas.
Até inventaram uma 5ª circular cujos pontos de passagem não lembram ao diabo. loolooloolool
Onde diz que não podem passar carros com mais de 1500 kilos ?
Essa parte estava no gozo. Mas o mais lógico é os mais pesados virem a ter problemas e não o contrário.
Por exemplo, como sabe, de momento pesados… só autocarros, ligeiros… só residentes. Isto entre Alcântara e Xabregas.
Conclusão…metade da zona ribeirinha está toda faralhada.
Ah já percebi, então quando se abrir lá um buraco e morrer alguém, depois culpa-se os eléctricos.
Já que vi você é muito bom nisso. LOL
Acho que neste eixo nc mais vai passar um carro particular. Seja bev ou ice. Parece-me que vão aproveitar o embalo…
Aproveitar ? Então essa parte pertence ao UK ?
Ainda não viu que esse assunto do peso é apenas sensacionalismo ? A física explica de maneira muito fácil, basta ver a distribuição de peso por cm2, são mais pesados, por isso usam pneus maiores e mais largos. Espero que isto dê para lá chegar, senão eu explico com tratores.
Nao amigo. Na baixa o transito nunca mais será o mesmo.
Grave mais esta.
Pois não, entretanto os a combustão vão ser proibidos.
Mas um sonho molhado da uve? loool
Não, é um objetivo antigo, tanto das câmaras, como das câmaras, como da UE.
Das câmaras,’do governo e da UE.