Fiat 500 «La Prima», o primeiro carro elétrico da marca italiana
O novo Fiat 500 «La Prima» é o primeiro modelo 100% elétrico na história da fabricante automóvel italiana. Assim, este carro elétrico tem na sua base uma nova plataforma, alguns conceitos que o ligam à tradição italiana e ainda algumas tecnologias modernas, como a condução assistida. Nesse sentido, o utilizador que queira avançar na sua compra já o pode fazer, mas este só chegará aos concessionários da Europa em outubro deste ano.
Apesar de ser um modelo de uma marca tradicionalmente com preços acessíveis, este elétrico tem um preço... caldo caldo!
Elétrico Fiat 500… modernidade com laivos do passado
O novo Fiat 500 finalmente chegou e é elétrico. A empresa diz que se inspirou nas gerações anteriores, ao mergulhar na sua herança italiana, mas também adicionou algumas características únicas. Desde o início deste mês que está disponível a reserva do carro. Conforme podemos ver, o preço é de 37 900 euros.
Num primeiro olhar, podemos de facto confundir um elétrico por outro modelo térmico da marca, mas um olhar mais atento vemos que o estilo evoluiu. Assim, sem perder a ligação às suas origens, vemos pormenores dignos de um carro moderno com ligações óbvias a versões anteriores.
Fiat 500 com exterior jovem sem ser imaturo
Os faróis redondos permanecem, mas agora estão divididos entre o para-choques e o capô, onde a parte superior da elipse dos faróis diurnos está integrada. Além disso, o símbolo Fiat deixou de estar na frente (presente apenas na parte traseira): o logótipo 500 está no centro da grade e as entradas de ar são minimizadas.
Apesar de ter linhas bem definidas na frente, este traz um novo indicador de mudança de direção. Como tal, este grande LED está integrado entre o capô e o arco da roda. Por outro lado, vemos que a extremidade traseira permanece fiel à configuração original. Vemos os faróis verticais e uma aparência limpa.
500«La Prima» respeita as origens e o traço do design de Itália
Sim, cresceu em tamanho. Baseada numa mecânica completamente nova, este carro elétrico tem dimensões ligeiramente diferentes das dos modelos atuais com motor térmico. Seis centímetros mais longo que o atual 500, o novo 500 tem três metros e 61 cm de comprimento e 169 cm de largura (+6 cm).
A distância entre eixos também aumentou em 2 cm (232 cm) e é precisamente entre os dois eixos que os técnicos decidiram colocar a bateria, para diminuir o centro de gravidade. Sim, está mais espaçoso e elegante, com interiores modernos.
Autonomia que envergonha muitos
Ok, a autonomia importa, assim como o tamanho. Então se o tamanho aumentou, a autonomia não fica atrás e este elétrico permite uma autonomia de 400 km na cidade. Assim, este novo carro da Fiat incorpora um motor elétrico de 118 cv (87 kW) alimentado por uma bateria de iões de lítio de 42 kWh. Nesse sentido, este conjunto permite uma autonomia de 320 km WLTP, o que sobe para 400 km em uso urbano.
O novo 500 «La Prima» está equipado com um carregador de 85 kW que permite recuperar 50 km de autonomia em apenas cinco minutos, atingindo 80% da carga em 35 minutos. Nesse sentido, para carregá-lo em casa, o proprietário pode usar o Easy Wallbox 7,4 kW (seis horas para uma carga completa).
A velocidade máxima, autolimitada, é de 150 km/h. E o seu coração permite ir dos 0 as 100 km/h em nove segundos, de 0 a 50 km / h em 3,1 segundos.
O elétrico possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa. Cada um destes modos pode ser escolhido para combinar com o estilo de condução de cada condutor. Portanto, estamos perante uma excelente proposta da marca italiana.
Este artigo tem mais de um ano
O primeiro eléctrico a ser produzido e comercializado pela FIAT foi o Panda Elettra em 1990.
https://pplware.sapo.pt/motores/fiat-panda-4-x-4-vintage-renasceu-como-um-aventureiro-totalmente-eletrico/
A marca chama-lhe a este o primeiro. Provavelmente o primeiro verdadeiro carro de grande produção. La Prima.
Um carro com uma autonomia de caca mas com preço ao nível dos melhores elétricos! Não, obrigado!
400 kms é uma autonomia de “caca”?
Sim isso já foi mais que debatido aqui.
Aparentemente a maioria das pessoas conduz em média 1500 km por dia e que se saiba o pessoal de Chaves trabalha todo em Faro. Por alguma razão construíram a N2
Em relação ao preço concordo, agora em relação à autonomia, será que te posso perguntar por gentileza onde é que é o teu caixote do lixo ?
Já não existiu o 500e, comercializado exclusivamente nos EUA?
Agora que fala nisso, relembrou-me de uma notícia do tipo. Não fui investigar, mas estou também com essa ideia.
E que a própria fiat disse para não comprar que era só mesmo para cumprir regulamentos e que era um péssimo carro.
Chiça, que preço!
O preço refere-se ao tipo de carro, pois podemos encontrar melhor mais barato.
nem de graça .
Primeiramente este é o preço para o 500e “La Prima” é preciso fazer intender o leitor que este é uma versão numerada por cada país, (1-500), em qual uma percentagem do valor da compra será distribuída por fundações ao qual o Leonardo Di Caprio faz parte. Depois aí sim teremos o 500e com o mesmo design mas “mais barato” e com algumas coisas a nível de interiores e assim diferentes.
Não esquecer também para quem gosta de exclusividade ao nível “hardcore”, teremos a versão Kartell e o Giorgio Armani esses sim bem mais caros.
A má fama persegue a electrónica nos carros italianos.
Vamos ver como se sai neste…