Fabricantes pedem ao governo para tirar o IVA dos carros elétricos
As fabricantes espanholas irão pedir ao governo que elimine o IVA dos carros elétricos, por forma a impulsionar as vendas.
De olhos postos em 2024, a Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Camiões (ANFAC) vai solicitar ao Ministério das Finanças de Espanha a eliminação do IVA dos carros elétricos, como forma de impulsionar as suas vendas. Isto, porque, atualmente, estas estão muito abaixo da média europeia.
Mais do que isso, solicitou ao Ministério dos Transportes a criação de um órgão estatal para a monitorização da infraestrutura de carregamento.
A proposta da ANFAC recai numa reforma tributária para substituir o atual Plano MOVES III, bem como no lançamento da terceira PERTE (Projetos Estratégicos de Recuperação e Transformação Económica) do Veículo Elétrico e Conectado, com o objetivo de promover a transição da indústria espanhola para a mobilidade elétrica.
Temos consciência de que o Plano MOVES tem os seus pontos fortes e fracos. Do ponto de vista temporal, flexibilizar o auxílio para que seja cobrado no momento da compra do veículo é um passo que vamos dar, esse é o compromisso.
Disse o anterior ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Héctor Gómez, anunciando, em outubro passado, que o plano de ajuda seria modificado para que o subsídio estatal fosse concedido no momento da compra.
Carros elétricos sem IVA, em Espanha, para incentivo à adoção
O principal problema do MOVES III são os longos períodos que os clientes têm de esperar até receberem o auxílio; em alguns casos chega a um ano e meio. No entanto, a reforma proposta demorará pelo menos até meados de 2024, pois, em novembro, o Conselho de Ministros concordou em prolongar o atual plano até 31 de julho de 2024.
A colaboração público-privada é essencial para alcançar uma mobilidade com emissões zero.
Defendeu Jordi Hereu, novo ministro da Indústria e Turismo, que esteve reunido, recentemente, com a secretária de Estado da Indústria, Rebeca Torró, com o presidente da ANFAC, Wayne Griffiths, e com o diretor-geral da associação automóvel, José López-Tafall.
Na reunião, foi destacado o interesse do governo em avançar para a descarbonização dos transportes.
Sabem que me reuni com o ministro dos Transportes, Óscar Puente, e com o ministro da Indústria, Jordi Hereu, e ambos querem implementar rapidamente medidas concretas e eficazes. Eles sabem que o consumidor tem dúvidas e querem incentivar a venda de mais carros elétricos e híbridos plug-in.
Espanha pode e deve ser uma grande referência na mobilidade do futuro. Se alavancarmos a nossa liderança em energias renováveis, seremos capazes de atrair mais investimentos para liderar a transição verde.
Disse Griffiths.
Tirar o IVA, humm, mais uns a sonhar, para uns tinham de os outros países fazer o mesmo, como a mama ao imposto é grande, não estou a ver irem nisso…
Abres uma empresa lá fora e compras um cá sem IVA….
Dentro de 4 anos um elétrico usado vale ZERO.
Fixe, então deixa de haver a desculpa que são caros.
Até lá já pagou o investimento só em combustível e impostos… Para mim em dois anos um carro desses fica pago
A valer zero fica bem mais fácil. lol
Em 2 anos.? Comé possivel? Qts kms faz por ano?
Lisboa porto 2x por semana… (Tesla King range) :)… Carrego aqui em casa e depois na empresa a vir para cima… Quando lá vou, durmo lá fico dois dias… Reuniões etc…Faço sempre cargas lentas
Um carro é um investimento?
É… Não paguei IVA, carrego com o sol e não pago IUC… Só gasto dinheiro em pneus e tenho desconto 30% … Para mim como sou obrigado a ter devido á rede de transportes públicos sem greves e sem nada, é um investimento sim
Que carro ? Que investimento ? Desde quando comprar carro é um investimento ?
Carro Vintage, sim o resto especialmente EV’s são consumíveis.
Um Giulia Quadrifoglio é um investimento tao bom como um S2000… Quem não percebe de carros pode ir jogar Tetris…
Não deixa de ser um investimento, principalmente se for a combustão, é sempre a investir naqueles que não sabem o que lhe fazer…
Exato… A combustão pega sempre e não está limitado no futuro bloqueio pelo aplicativo do automóvel XPTO…
Nisso é igual, ele tem eletrónica igual.
Mas porque haviam de bloquear qualquer um deles ? está a dever algum valor ao fabricante ?
Que líricos! Vão-se contentando enquanto não começam a pagar imposto de matrícula e de circulação. Já faltou muito mais.
Até lá aproveita-se
Ui, a malta que tem outras tecnologias vão ficar fulos.
“pedirão” ?! qual é o tempo mesmo?
Pedirão é [terceira pessoa plural do futuro do indicativo de pedir].
Certíssimo! Mas não se diz “os espanhóis pedirão ao governo…..” mas sim”irão pedir” ou “vão pedir”, tal como está actualmente, após correção, porque implica um acto, uma acção.
Não, diz-se das duas formas. Pedirão ou irão pedir. Nestas duas formas, uma é mais fácil para os leitores perceberem, a outra já exige puxar pela cabeça. Mas os leitores perceberão que ambas estão corretas.
Cada vez mais difícil circular nas cidades. As ruas continuam a ser as mesmas. Os carros elétricos não são transparentes, ocupam espaço na rua como os outros.
Proteccionismo encapuçado.
Aqui em PT basta abrir uma empresa para não pagar o IVA. Razão social poderia ser, compra de elektros novos à conta do erário publico e venda de elektros usados aos totós que não abriram empresa.
Outra mentira, paga sempre IVA, consegue deduzir se tiver como, ou seja, tem de vender serviços ou produtos e cobrar iva aos clientes.
Não espalhe mentiras nem faça sensacionalismo barato. Mas ok, já estamos habituados a isso.
Ao vender o usado abate o IVA. Só custa a 1ª vez.
What ?
Se vender usado tem de fazer o acerto do IVA.
Eu não pago o IVA… Abri empresa fora e comprei carro para representar empresa aqui com número de contribuinte internacional… Feito…
O que conta é onde o compra, e não tem a empresa.
https://impostosobreveiculos.info/importacao/iva-na-importacao-de-carros-ou-motos/
Sabe muito bem ter um automóvel de luxo elétrico e não pagar impostos. Muito bom mesmo! Vamos lá ver se a censura, não vai publicar novamente este post (depois dizem que não há tendência…)
Os automóveis de luxo eléctricos em Portugal pagam impostos, e também iva.
Pagam IUC?
Pagam, como não têm emissões nem cilindrada, o cálculo dá zero, a culpa não é deles.
Se forem anteriores a 2007 pagam 32 euros.
Não pagar IVA? Alguém o vai pagar, até porque em Portugal quem não anda em autoestradas, metro e pontes acaba por pagar tudo isso para os que lá moram passarem melhor à custa de todos
Bem, dos Espanhóis não sei , mas sei que um Kauai a gasolina custava 22.000€ em 2019 e agora custa 29.000€ !!! Não me parece que o IVA tenha algo a ver com isso . Não me parece que baixar ou retirar o iva sobre carros elétricos seja a solução pois já sabemos o que acontece a seguir : o preço sobe e come o espaço deixado pelo imposto. A solução passa por benefícios fiscais após a compra – é a única forma de garantir que não continuamos a ser comidos vivos pela indústria automóvel
Categoria! Queremos vender mais? Peçam desconto ao estado…
Vamos também pedir ao governo para eliminar os descontos para s segurança social!
Querem ganhar mais? Peçam ao patrão…
Haja subsídios…
Espero que seja uma medida nunca aceite pelos governos (se bem que em Portugal ela existe, claro que de uma forma ainda mais errada do que aquilo que é indicdo nesta noticia).
Para além não fazer grande sentido em termos de justiça fiscal, será talvez, a forma mais errada de a mobilidade ser incentivada.
O objectivo deve ser incentivar as vendas, mas acima de tudo que a evolução na industria seja mais rápida, que sejam lançados mais novos modelos e mais baratos.
Não é a retirar o IVA que se incentiva a redução dos preços de EVs, uma vez que o desconto é maior quanto mais caro for o EV.
Os incentivos deveria ser maiores para VEs abaixo de uma determinado limite de forma a incentivar os fabricantes a produzir carros mais baratos!
Já se paga impostos que chegue… Se querem que o pessoal compre carros inflacionados para mais tarde fazerem deles o que querem através do controlo do software como nós drones, é justo quem os compra não page o IVA… O Governo tem que gerir o dinheiro que lhe chega… Sabemos bem que vivem á Luís 14…