PplWare Mobile

Fabricantes chinesas querem retaliar as taxas europeias sobre os seus carros elétricos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    A china que faça o mesmo que o Trump fez com o vinho francês.

  2. GM says:

    Não é necessário taxar. Basta não comprar.

  3. zebra says:

    e então, e que fiquem com as réplicas das marcas do ocidente…

  4. Rodrigo says:

    Só políticos facebookianos que a UE tem, estão a levar a UE cada vez mais para o abismo a França e a Alemanha já estão a sentir nos cofres as políticas dos últimos anos.

  5. Elia says:

    É claro que a China não ia ficar a ver a situação sem fazer nada a Europa continua no bom caminho e por falar nisso amanhã vai ser votada uma proposta para impedir a encriptação ponto a ponto de vídeos e fotos na Europa e claro que também vai servir de pretexto para o chat de texto. Se quiserem saber mais e pesquisem no google “chat control eu” até agora só a Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Austria e Polônia parecem ir votar contra.

    • Nirelle says:

      Desde de 2022 que andam a tentar isso. Em 2023 o parlamento europeu votou contra isso.

    • PorcoDoPunjab says:

      Elia, como é que se impede a encriptação do que quer que seja?
      Encripto o ficheiro primeiro e depois envio.
      Onde está o problema?
      PGP rules…

      • Damnupa Kot says:

        o problema são as coações e extorsões… se os porcos (não do Punjab) errados fizerem as leis, vai ser complicado. Espera mais controlo porque é por aí que a sociedade vai caminhar… subserviente ao lado negro!

        • PorcoDoPunjab says:

          Damnupa, há bastante tempo que digo algo que só não vê quem não quer. A UE critica estados autoritários mas vai a caminho do mesmo.
          Mas calma, se é a UE a fazer, é autoritarismo do bem.

          Tudo o que tenho na NET, a nível de ficheiros pessoais guardados na nuvem, está previamente encriptado com PGP.
          Quem os tentar aceder, boa sorte nisso, porque vai precisar.

          • Damnupa Kot says:

            E fazes tu muito bem porque de facto é mesmo isso que está a acontecer. Mas as pessoas acham que não, que não passam de teorias de conspiração. Basta afastarmo-nos das nossas crenças ou bolha e começar a ligar os pontos. Conheço gente muito inteligente mas pouco sábia!

  6. SouHumanoNaoOcidental says:

    A China não pode fazer muito porque implicaria dar um tiro no seu próprio pé. É uma especia de bola de neve.
    Reparem que as empresas de automóveis europeias estiveram na reunião.
    É a diferença entre sociedades ocidentais e orientais.
    A primeira é arrogante devido a posição dominante que teve nos últimos 500 anos, ou seja, toma decisões sem pensar nas consequências para outras economias. A China é dependente do Ocidente, seja como cliente, seja como fornecedor.
    Tudo isto não passa de fumo.
    O problema na mesa é a mudança da indústria automóvel ocidental de combustão para algo intermédio (híbrido) ou mesmo elétrico. É um processo moroso, que implica muito dinheiro, e as cadeiras de fornecimento de matetia prima (para elétricos) estão na mão dos chineses.
    Porque não muda a industria? Como o Bloco europeu e americano estão endividados até ao pescoço, seja por decisões de terciarização da sua economia para outros locais com custos mais baixos, que implicou maior desemprego (e custos sociais mais altos) seja por suporte de conflitos a volta do planeta ( para manter as cadeias de fornecimento de materia prima viradas para o ocidente, maioritariamente para os EUA), então a industria automovel para se financiar tem de competir com os governos nacionais na aquisição de fundos. Os investidores preferem emprestar a governos do que a empresas privadas. É mais seguro.
    As únicas hipóteses serão taxação mais agressivas as grandes fortunas, término dos paraísos fiscais, offshores, maior transparência nas transferências bancárias, acabar com os conflitos armados a volta do planeta, deixar de suportar regimes ditadurais como o saudita, fomentar a estabilidade de países como o Iémen, Sahara Ocidental, Somália, Palestina , Síria, Iraque e venda do ouro que cada nação tem para equilibrar as contas. Ao fazer isto liberta fundos que poderão ser aplicados no setor privado nomeadamente automóvel.
    E porque razão os governos ocidentais não fazem isso? Por orgulho, por um lado, e por outro lado seria o mesmo que dizer que estavam errados. O ocidente não gosta muito de admitir que errou.

  7. JL says:

    Ai está a razão pela qual os alemães não queriam esta taxa na europa….

  8. jota says:

    Querem não, vão retaliar!

  9. Rui says:

    Tantos génios da economia!!!!!
    Nenhum país sobrevive sem taxas e nenhum grande país vive sem tarifas alfandegárias que proteja o que produz em detrimento do que vem de fora!!!!

    Os EUA não aplicam taxas alfandegárias?
    A China não aplica?
    A Índia?
    O Japão?

    Esta gente pensa que um país não aplica taxas alfandegárias? Se pensam isso vivem na lua!!!!!
    Nem vale a pena discutir com gente que não usa a massa cinzenta.
    Os hospitais, as estradas, os salários dos funcionários públicos, etc…. é tudo de borla é tudo dado!!!!!!

    • Grunho says:

      Hospitais, estradas, salários dos funcionários públicos, não são financiados por taxas alfandegárias, mas sim por impostos sobre o consumo e sobre o rendimento, a esmagadora maioria IVA e IRS. Aliás, as taxas alfandegárias são receitas da própria UE, e não do estado membro para onde as mercadorias são importadas.

  10. Aves says:

    Bem, é natural que os fabricantes chineses de automóveis falem do aumento das taxas alfandegárias na importação de automóveis da UE com motor de combustão.
    Mas qual era a justificação que a China dava? Que a UE esta a subsidiar o fabrico e exportação de veículos para a China, tal como a UE acusa a China de fazer? E onde está a comprovação disso?
    E qual era o efeito que isso tinha? Os ricos chineses importavam mais Mercedes e BMW para ostentarem o que tinham que pago por eles. Não tem nada a ver com os navios atrás de navios a chegar com VE chineses baratos. E afetava poucos países e marcas.
    Então, se se pensar que provavelmente a UE subsidia a produção e exportação de carne de porco e que e que afeta muitos países e produtores, percebe-se melhor esta noticia:
    “A China anunciou a abertura de uma investigação à carne de porco importada da União Europeia, naquilo que está a ser visto como uma retaliação ao aumento das tarifas impostas pela Comissão Europeia aos veículos elétricos chineses.” (Sic Notícias, há dois dias)

    • Grunho says:

      A China é a panela de ferro e a UE a panela de barro. Não é difícil adivinhar quem se vai desfazer em cacos se forem para uma guerra comercial a sério.

    • PorcoDoPunjab says:

      Comprovação do quê?
      Vamos aumentar as taxas sobre produtos da UE por motivos de segurança nacional.
      Pronto, está tudo dito.
      Provas? Para quê? Tb é preciso disso?
      Segurança nacional… Se vale para um lado tb vale para o outro.

      • Ivo says:

        Gostei do termo ‘segurança nacional’. Este termo, usado e abusado pelo governo do outro lado do oceano Atlântico, é fascinante. Dá para tudo e não é necessário dar explicação ou prova. Quero, posso, mando…

        • PorcoDoPunjab says:

          Ivo, ora vê como eu disse logo de início que este pretexto seria desculpa para tudo e mais um par de botas?
          Agora é assim, se vale para um, tb vale para outros.
          Agora é lidar…

          Tipo, mas que provas tem que é segurança nacional? Não posso revelar, é segurança nacional.
          A prova faz se por ela mesma.
          Genial…

          • Ivo says:

            Eu ainda me lembro de alguns meses atrás, quando alguns senadores do outro lado do oceano Atlântico declararam que as cebolas produzidas pela China constituem uma ameaça à segurança nacional. É realmente ridículo…
            Eu acredito que nossos políticos, quando pressionados pela oposição, também deveriam usar e abusar do termo ‘segurança nacional’, dessa forma, eles não precisariam dar explicações ou satisfações a ninguém.

          • PeterJust says:

            É tudo segurança nacional e se não concordas é porque estás com os terroristas ou és comunista, basicamente é este o nível de estupidez em que estamos

    • João says:

      A China não tem de justificar nada. Eles fazem o que lhes apetece pois sabem o quão fundamentais são para que a Europa funcione . Se cada vez mais lhes dermos esse poder, cada vez mais arrogantes se tornarão , até ao ponto em que podem fechar as torneiras só por questão estratégica e demonstração de poder sobre o resto do mundo. Não abram a pestana não …

      • SouHumanoNãoOcidental says:

        João tens de olhar para tras para perceber o comportamento chinês. A China nunca se esqueceu do que os europeus fizeram no seu país. No inicio da guerra na Ucrania foi pedido pelos EUA a China para ter uma posição em relação a Rússia. China respondeu dizendo que os EUA e o Ocidente não tem moral para exigir nada a China porque a China não tinha esquecido a invasão que aconteceu há pouco tempo, a chamada Aliança das Oito Nações. Sabes quando foi essa invasão? Em 1900. Quais os países? Alemanha, Japão, Rússia, Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, Itália e Áustria-Hungria. Portanto não é por arrogância que a China está a fazer isto. É para evitar que voltem a ser uma colonia europeia. E para teres uma ideia da forma de ser dos chineses deverias ver o comportamento da China com o Japão. O Japão na segunda guerra mundial fez das piores atrocidades aos chineses. Depois da independencia da China e com o aumento do poder chines no mundo não vês a China a ser agressiva ou rancorosa com o Japão. E até podiam faze-lo mas não é algo intrinseco na forma de ser chinesa.

  11. João says:

    A Europa tem muito mais a perder em encher-se de carros chineses do que em exportar carros para lá . Quem acha que não , está com uma visão muito curta do futuro : no imediato as marcas vão perder um potencial mercado , mas na verdade olhando um pouco mais para a frente, com as vendas de carros europeus a cair por cá , o que vai acontecer é que não vai ser o mercado chinês a salvá-las, até porque eles também na China irão cada vez menos a querer carros Europeus… e pode também dar-se o caso de, quando o mercado europeu estiver bem minado e as marcas europeias enfraquecidas, a China dê a estocada final e trave na mesma a entrada de carros . Eles podem fazer: é só decretar, nem é preciso votar nem debater nada. E depois “o burro sou eu?”

  12. TdSR says:

    Esqueçam os elétricos. Ninguém está interessado neles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.